Porque eu esperava mais da República Dominicana contra a Sérvia

Ao longo dos anos, eu acabei criando um grande carinho pela seleção da República Dominicana. A gente está tão acostumado com elas, que quase não cita uma coisa bem importante: a RDOM é um país extremamente pobre. O PIB delas é menor do que o de Quênia e Cuba, por exemplo, e mesmo assim elas desenvolveram voleibol de alto nível por lá.

É incontestável o trabalho incrível do brasileiro Marcos Kwiek, de quem sou fã e tenho enorme carinho. Mas também não posso deixar de criticar algumas de suas escolhas. Diante da poderosa Sérvia, a RDOM nunca foi favorita, mas eu acredito que ela deveria ter entregado mais. E é aí que começo a questionar as decisões de Kwiek.

Na ponta, Brayelin Martinez ataca contra duplo sérvio (Foto: FIVB)


Em primeiro lugar, por que a insistência em Marte? Não que ela seja uma levantadora ruim, mas está longe de ser absoluta na sua posição. Eu acho sua reserva, Dominguez, muito melhor. Foi ela que jogou de 'mão a mão' com a China, com o time reserva. Ela realmente não poderia ser titular? 

Depois desço à escolha de Rivera como oposta. Mais uma vez, com todo respeito, mas por quê? Esse é um elenco com pelo menos outras 4 ou 5 jogadoras que poderiam assumir essa posição. Eu ainda considero como ideal que Martinez seja sua oposta e que sua ponteira titular da rede de 3 deveria ser quem vive o melhor momento: Peña.

Acho que Marcos cometeu um erro grave levando Vargas e deixando Rodriguez para trás, em três sets a central saiu completamente zerada, não tem opção pior para o meio. Esse é um dano irreparável, por Eve é uma central da rede de 2 e Jineiry é indispensável nessa posição.

Eu vejo muito potencial nessa equipe e se eu pudesse escalar a RDOM hoje, eu usaria Dominguez como levantadora, Brayelin de oposta, Peña e Rivera (a melhor passadora) nas pontas, Eve e Jineiry no meio e Castillo de líbero. Hoje a RDOM é a adversária do Brasil, favorita a perder novamente. Sorte dela, as olimpíadas começam oficialmente para elas contra a Coreia na quinta. 

E se quiser chegar às quartas, como torço para que cheguem, terão que fazer mais e melhor do que fizeram contra a Sérvia.

Clique aqui para estatísticas de RDOM x Sérvia


Semblante sério de Marcos Kwiek mostra insatisfação do treinador com atuação dominicana (Foto: FIVB)

Comentários

  1. Rep. Dominicana pareceu seleção amadora africana nesse jogo.

    Ansioso pros jogos de hoje:
    ITA x TUR
    JPN x SER
    USA x CHN

    Imagina o rachão que vai ser Kenya x Korea e Argentina x Rússia? Kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Placar: RUS 3 x 0 ARG.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Placar: RUS 0 x 3 ARG.

      Excluir
    2. Cravei o placar novamente! ( Anônimo26 de julho de 2021 18:37) A Tradicional Rússia não perderia para a Argentina. Foi um jogo rápido e elas dominaram em todos os fundamentos.

      Excluir
    3. Mas irá perder para:

      CHN 3 x 0 RUS;
      USA 3 x 0 RUS;
      TUR 3 x 0 RUS.

      Excluir
  3. Acredito que a seleçao argentina feminina no proximo ciclo vao apostar em algumas jogadoras da base como por exemplo a levatadora ayoub a oposta cugno e a central sandez

    ResponderExcluir
  4. República Dominicana sempre acaba decepcionando, faz bons jogos, como fez contra a China na VNL, aí pega uma Sérvia e acaba fazendo um jogo péssimo. Tinha tudo pra ser um jogo ao menos difícil pras sérvias, tendo em vista a grande dependência da Boscovic. Tbm concordo que o técnico peca muito em suas decisões, mais teimoso que ZRG.

    ResponderExcluir
  5. Tem duas seleções que sempre espero algo e nunca correspondem, a holandesa e da República Dominicana. E olha que acho que a da República Dominicana tem muito mais potencial.

    ResponderExcluir
  6. Alguem sabe onde vai passar China vs EUA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gostaria de saber, um dos jogos mais importantes dessa fase - se não o mais, é ninguém vai transmitir... q mancada.

      Excluir
  7. Por que Kwiek se desfez da Arias?

    ResponderExcluir
  8. O Nome dela é Tiffany!!!27 de julho de 2021 às 00:44

    As Dominicanas estão ultrapassadas....
    Tem jogadoras que estão na seleção desde 2003... socorro...
    Não tem renovação?????
    Sempre as mesmas jogadoras....
    Tá na hora de trocarem jogadoras e o técnico....

    ResponderExcluir
  9. Amigo, com tudo respeito mas a República Dominicana não é um país extremamente pobre. Antes de postar qualquer informação sensível sobre outro país, revise bem as suas fontes. República Dominicana é a maior economia do Caribe e uma das maiores da América Latina. Você deve estar confundindo-se com outro país. Enfim...parabéns pelo o seu blog e espero que continue torcendo pela República Dominicana. Com escassos recursos temos o privilégio de ter uma grande equipe que compete de igual a igual com outras seleções mais poderosas economicamente falando. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As informações que ele postou estão corretas. O PIB dominicano é menor que o queniano e o cubano. Ser a maior economia do Caribe e 7ª da América Latina não quer dizer muita coisa diante da pobreza dos vizinhos. Brasil é a maior potência econômica latina e ainda sim é um país pobre. O próprio Kwiek falou que é muito difícil o trabalho na RDOM pois é um país insular pequeno, com poucas ofertas de jogadoras e grandes problemas financeiros.

      Excluir
    2. Uma coisa é pobreza e outra é extrema pobreza. São conceitos diferentes. Mesmo sendo pobres competimos contra Brasil, Rússia, Estados Unidos, China, Japão e outros países com maior quantidade de recursos. Quando você se refere a outro país, tem que ser muito cauteloso. Enfim, tudo de bom para você também. Abraço!

      Excluir
  10. Amigo, a República Dominicana é um país menos pobre que o Brasil


    https://admin.grupo-ekos.com//storage/posts/March2020/paises-america-latina-pib-per-capita-paridad-poder-adquisitivo.png

    https://elordenmundial.com/mapas/pobreza-en-america-latina/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)