As 12 da favorita: China tem a lista mais coerente dentre as grandes seleções olímpicas

A técnica Lang Ping não está para brincadeira e, na minha opinião, fez as melhores escolhas para o elenco olímpico. A China vem com um elenco praticamente indefectível, dentro do que tem a oferecer.

Confira as 12 da China para Tóquio:

Levantadoras: Xia Ding e Di Yao
Opostas: Xiangyu Gong e Yanhan Liu
Ponteiras: Ting Zhu, Changning Zhang, Yingying Li e Xiaotong Liu
Centrais: Xinyue Yuan, Ni Yan e Yuanyuan Wang
Líbero: Mengjie Wang

Lang Ping não surpreendeu nas suas escolhas e fez bom trabalho tático na convocação (Foto: FIVB)


Analisando o elenco de Lang Ping

Se em 2016 ela fez escolhas questionáveis, neste ano Lang Ping foi extremamente justa. A verdade é que nós já conhecíamos suas 6 favoritas: Gong, Ding, Zhu, Li, Yuan e Yan. Dificilmente Zhang ficaria de fora dessa lista, a VNL só solidificou isso. 

No levantamento, Yao fez ótima VNL e assegurou sua vaga. Pode parecer, mas não é surpresa que Wang tome o lugar da líbero Lin, todo o ciclo da estreante olímpica foi melhor do que o da já campeã.

Havia então 3 dúvidas para o roster olímpico e uma delas era se Liu XT, melhor passadora dentre as quatro ponteiras, conseguiria sua vaga. Mesmo jogando abaixo, o passe e um eventual uso como líbero a garantiram.

Chegamos à mais acirrada disputa: Wang x Yang. As duas centrais fizeram ótima VNL, mas sempre achei Wang mais versátil do que Yang. Além disso, Wang é melhor na rede de duas, tem uma china e um tempo atrás melhores e provavelmente foi o que Lang Ping considerou.

A última vaga ficou para a oposta passadora reserva e foi aí que Ping me surpreendeu. A técnica escolheu seu coringa, Liu YH, oposta de força, ao contrário de Gong, A disputa de Liu YH era com Li Yao, uma oposta mais técnica, melhor passadora, mas limitada no ataque. 

Embora eu considere que Yao tenha feito uma VNL melhor, Lang Ping optou pelo ataque forte de Liu, ainda que isso mude seu esquema tático. Esperta a técnica!

Considerando as listas de Itália, Brasil, Estados Unidos e as pré-listas de Sérvia e Turquia, a China me parece ter feito as escolhas mais coerentes até aqui.

VOCÊS NÃO SABEM O PRAZER QUE É SER OLÍMPICA: Yanhan Liu vai para Tóquio (Foto: FIVB)


Comentários

  1. Pelo nome, só conheço metade dessas jogadoras. SCRR!!!
    Medo dessa seleção chinesa, mas diferente da Rio 2016, não sofrerei nenhum choque emocional com uma possível eliminação da seleção brasileira. O jogo das quartas de 2016 foi cruel demais, mesmo envelhecida nossa seleção era fortíssima e se perdeu no próprio nervosismo, isso foi um paradoxo, pois de todas a nossa seleção era a mais experiente, mas acredito que tem dias em que nada dá certo na nossa vida. Bola para frente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra mim, no Mundial de 2014 e na Rio 2016 o Brasil tinha o time mais forte. Infelizmente naquela semi contra os EUA e nas quartas contra a China era o dia das adversárias.

      Excluir
  2. Disparada a lista mais coerente que vi até agora. China vem fortíssima! Feliz que ela finalmente deu uma chance para a Liu Yanhan.

    ResponderExcluir
  3. Realmente a lista de convocadas mais coerente até o momento. Mais coerente do que a própria seleção americana. Realço um banco capaz de suprir qualquer peça que venha a comprometer. Torcer pra seleção brasileira se sair bem e passar longe do caminhos das chinesas nas quartas de final.

    ResponderExcluir
  4. Acredito que se nada de bizarro vier acontecer, a China será campeã olímpica novamente!! Só perde se tiver no mínimo umas três contusões de titulares!! Sobre o Brasil, acredito que se elas jogarem tudo o que sabem, sem erros bobos, podem brigar pelo Bronze contra qualquer seleção, tirando a China que ao meu ver estará na final e ganhará o Ouro!!
    Já a seleção masculina do Brasil, acredito que seja favorita ao Ouro, na VNL desde as primeiras semanas de disputa falei que o time do Brasil, comandado pela Bruneca iria ganhar e acertei, e agora em Tóquio, também ganharam, só perdem se acontecer algo bizarro!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Masculino não ganha! Anota aí. A Itália é que vem forte, além disso, a POL é mais time. Foi obvio, que o técnico polaco escondeu/segurou o Leon).

      Excluir
    2. Sai do anônimo, SOVTCHEV. Quem é Itália na fila do pão hoje em dia? Polônia é mais time e levou uma surra do Brasil na final da Liga das Nações, aham LOL. León flopou mais uma vez, pois foi 'escondido/segurado' pelo surtado do Heynen? KKKKKKKKK. Vaza daqui e fica lá comentando no Elite do Vôlei, maníaco.

      Excluir
  5. China é favorita ao ouro, há não ser que Egonu apronte pra cima delas, pelas últimas competições, apenas a Itália tem encontrado uma maneira de vencê-las. USA tem um ótimo conjunto, se jogarem o tempo todo com passe na mão, podem vencer até a China. Sérvia, se perder a Mihajlovic não ganha nem bronze, inclusive, Brasil ganhará delas e será primeiro do grupo. Japão em casa, são "frexadas" mas não acredito em nada além de passar da primeira fase. Mesmo digo das turcas. Pela ordem de favoritas, coloco assim:
    China
    USA
    Itália
    Brasil
    Sérvia
    Turquia
    Japão

    ResponderExcluir
  6. Mais um ouro pra lenda YUAN.

    ResponderExcluir
  7. Cuidado com as russas e as dominicanas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahahaahahahahahahaha
      Adorei a piada!

      Excluir
  8. China favoritissima mesmo! Jogadoras versáteis e completas em todas as posições e em ótimo momento, tanto titulares quanto as reservas. Só não ganham se acontecer de ter um dia onde nada dá certo e esse dia ser num jogo eliminatório. Depois da China, não vejo nenhuma seleção tão mais forte do que outra.

    Chicleteiras têm muito entrosamento e um jogo bem acelerado e distribuído com várias jogadoras em excelente momento e um sistema de defesa e saque muito organizados.

    Brasileiras encontraram um time na VNL e têm Gabi, Macris, Brait, Tandara e Carol em um ótimo momento com um sistema de passe, defesa e sideout muito bons. Blok e saque são o ponto fraco do time.

    As italianas ainda se apoiam muito na Egonu (basta ver a disparidade de pontos entre ela e as outras jogadoras), embora a Caterina e Monica também se encontrem em grande momento. As levantadoras e outras ponteiras são medianas mas o sistema de saque, blok e defesa italiano é muito arrumado e acabam compensando.

    Dentre as 5 seleções favoritas, pra mim a Sérvia é a menos forte de um modo geral atualmente. A única em grande momento é a Bosko e as outras todas, incluindo Maja, fizeram uma temporada bem mediana pra ser generoso. Se a Miha não estiver inteira, correm o risco de nem passar das quartas.

    ResponderExcluir
  9. Essa Oposta Reserva eh beeeeem melhor que a Gong, porradeira

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)