Moscow fica a 2 pontos do título, toma virada e Lokomotiv é campeão pela primeira vez na história

O Dínamo Moscow esteve ontem (3) com a taça do Campeonato Russo nas mãos e deixou escapar. O maior campeão da história da Rússia vencia a final contra o Lokomotiv Kaliningrad por 2 sets a 0 e 23x21 no terceiro set, mas permitiu a virada. 

Louisa Lippmann, ao centro, vibra com companheiras de time; alemã foi a maior pontuadora do jogo (Foto: VFV)


Natália não definiu, Klimets não definiu, Bibina errou um passe, Sheshenina errou um levantamento: o voleibol de alto nível não permite tantas chances perdidas para que algo desse certo e a virada no terceiro set foi o suficiente para que o Lokomotiv entrasse no quarto set com moral.

A derrota do Moscow na temporada passa pela queda acentuada no rendimento daquela que já foi uma das melhores do mundo em sua posição: Goncharova. A oposta ontem fez apenas 15 pontos, atrás de Shcherban com 19 e Natália com 20.

Baixo rendimento de Goncharova na temporada chamou a atenção (Foto: VFV)


As ponteiras foram as atacantes de confiança de Romanova, ambas com 18 pontos, enquanto Goncharova fez 14. Scherban foi a atacante de extrema mais eficiente da partida, acreditam? 40% de eficiência, seguida de Natália com 38% e Goncharova com 30%. A russa está em queda acelerada no rendimento, problemaço para sua seleção.

E aí não dá para brincar com uma oposta em situação contrária, a alemã Lippmann em franca ascensão no cenário internacional. A oposta foi a maior pontuadora do jogo com 25 pontos e foi decisiva no tie-break para a virada do Lokomotiv. O time do técnico Voronkov, que nunca foi favorito, sagrou-se campeão pela primeira vez em sua recente história.

Campeonato Russo - Final 

Dínamo Moscow 2 x 3 Lokomotiv Kaliningrad (25-21, 25-19, 23-25, 19-25, 12-15)

MOS: Scherban 19, Romanova 2, Goncharova 15, Enina 23, Fetisova 7, Natália 20 e Bibina (L). Sub: Klimets 2, Sheshenina, Khodunova, Orlova.

LOK: Ezhak 18, Zaitseva 9, Voronkova 16, Evdokimova 13, Lippmann 25, Dijkema 2 e Galkina (L). Sub: Ryseva, Vorobyova 2, Melnikova, Stalnaya.

Classificação Final

  1. Lokomotiv Kaliningrad
  2. Dínamo Moscow
  3. Dínamo Kazan
  4. Uralochka NTMK
  5. Minchanka Minsk
  6. Próton Saratov
  7. Dínamo Krasnodar
  8. Lenningradka
  9. Lipetsk
  10. Yenisei Krasnoyarsk
  11. Tulitsa
  12. Odintsovo
  13. Sparta
  14. Dínamo Metar

Criado em 2018, Lokomotiv Kaliningrad é campeão pela primeira vez na história (Foto: VFV)

Comentários

  1. Essa liga russa é medonha, tentei assistir essa partida, mas o nível é de sangrar os olhos. Natália foi pelo dinheiro, mas jogar com Romanova e Sheshenina é um castigo que eu não desejo nem ao meu pior inimigo. Se antes a força física russa ditava o voleibol mundial, hoje em dia nem pra coadjuvante a Rússia serve mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será uma das maiores humilhações da história do vôlei feminino da Rússia perder a 4ª vaga no mata-mata de Tóquio para a Turquia. O karma por décadas de doping na veia dos avatares está chegando <3

      Excluir
  2. Vendo a serie final entre o Minas e o Praia, percebi que o nível do jogo parece ser melhor nas finais brasileiras do que nas finais da Rússia. Foram grandes jogadas e defesas no Brasil e na Rússia muitos saques pesados e ataques. No fuso brasileiro, a final russa foi no inicio da tarde, enquanto a serie final no BRA foi no fim de noite. Foi dia de muitas selecionaveis em quadra nos países rivais. A torcida foi por Lokomotiv, apesar da Goncharova estar no Moscow, mas um feito maior estava em jogo para uma família do vôlei russo. Voronkov, o técnico e o pai da atacante Vorokova, defendiam o mesmo club e precisavam vencer juntos no Lokomotiv Kaliningrad e foi o que aconteceu. Busato, aquele técnico de nível indesejável, estava lá assistindo. Não é esperado grandes mudanças por parte do técnico-italiano, que nunca dirigiu nenhuma seleção. Ele vai mesmo confiar no taco das jogadoras. Há umas centrais mais fortes do que algumas que costumam ser convocadas. No geral foram elas que mais pontuaram. Natalia pipocou, como sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O nível da SL brasileira é muito melhor do que a russa, nem se compara.

      Como Natália - melhor atacante do torneio - pipocou se carregou a decadente Goncharova nas costas e ainda teve que se virar com o caroços vindos das jaqueiríssimas Romanova e Babeshina? A última mesmo no fim do 3º set mandou umas bolas tão horrendas para a brasileira que chegou a doer os olhos, aff. /copiaecola

      Excluir
  3. Admiro todos aqueles que conseguiram assistir essa "partida" até o final, porque eu não consegui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu assisti com muita raiva até o final depois do 23 a 21 no 3º set pro Moscow sabendo que o Loko daria a virada completa, aff.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. A melhor coisa que o Lokomotiv fez foi contratar uma levantadora estrangeira. Dikema imprimiu um estilo de jogo muito diferente do volei russo, e olha que ela nem é uma levantadora tão boa assim. Romanova tem aquele típico estilo russo e ainda é mt imprecisa.

    Goncharova jogou bem abaixo. A Russia corre sério risco de passar por um tombo histórico em Toquio.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)