Novara surpreende Fenerbahçe em Istambul e vence por 3 a 1

Quem esperava superioridade total do gigante turco Fenerbahçe frente ao italiano Novara se surpreendeu. Em Istambul, o Novara bateu os anjos amarelos por 3 sets a 1 (19-25, 25-12, 25-19 e 27-25) e garantiu a primeira de duas vitórias necessárias para chegar às semifinais da Champions. 

Sansonna, Herbots e Hancock vibram em vitória do Novara (Foto: CEV)


Eu sempre digo por aqui: as equipes italianas da atualidade não devem em nada às turcas e no confronto de segundos das duas ligas isso ficou óbvio hoje. O Novara teve uma grande atuação de Caterina Bosetti, tanto ofensiva quanto defensiva. Aliás, o sistema defensivo do Novara é excelente e não dá para não elogiar a sempre eficiente Sansonna.

No italiano vocês sabem quem carrega, hora é Cate, hora é Herbots e a belga foi a segunda maior pontuadora do time com 15, atrás apenas dos 18 de Bosetti. As centrais ajudaram pouco hoje, o que abrilhanta a distribuição de Hancock. Agora, vamos respeitar a parede do Novara: 15 pontos de bloqueio, 6 de Washington, 5 de Chirichella.

Washington e Naz disputam bola na rede (Foto: CEV)


O principal ponto negativo do Novara é sua oposta, Smarzek caiu em um limbo de decadência e ainda não consigo entender como Lavarini insiste na polonesa. Hoje foram 13 pontos, 10 de ataque com 28% de eficiência - isso é muito pouco para uma oposta do nível dela! Não entendo porque insistir com Smarzek, prejudica até a distribuição. Tem Zanetti e a ponteira Daalderop como opções.

Mas falando em queda de jogo e decadência, o Fener consegue estar ainda pior. O que aconteceu com Mihajlovic? Hoje foram 4 pontos de ataque e 4 erros de ataque, incluindo os bloqueados. É uma atuação tão pífia que a compatriota Busa fez os mesmos 4 pontos em pouco mais de um set e Robinson marcou 8, o dobro da super atacante sérvia.

Triplo do Novara marca ataque de Mihajlovic; sérvia deixou a quadra com 4 pontos (Foto: CEV)


O Fener é completamente dependente de Vargas, tudo no time gira em torno dela. No primeiro set ela fez 10 pontos dos 29 no jogo. Quando o Novara entendeu a dependência na oposta, montou sua parede. Vargas levou 7 bloqueios e cometeu 7 erros de ataque. É muita coisa! Parte também é culpa dela, não a isentemos. Bom jogo de Naz, assim como deu, e da líbero Yilmaz, sofrida cobrindo uma ponteira que não vira.

Com ponteiras ineficientes, centrais que não rodam e uma oposta sobrecarregada, o Fener sofreu contra o sistema tático eficiente do Novara. Agora a missão turca é muito difícil: vencer em Novara por 3 a 0 ou 3 a 1, forçar o golden set e vencê-lo. Já o Novara só precisa vencer mais dois sets no confronto. Como diria um bom mineiro, o Novara tem a faca e o queijo na mão. Se Smarzek jogar bem, ganha a goiabada. 

PRIMEIRO E GRANDE PASSO: Novara só precisa de um tie-break para se classificar (Foto: CEV)

Comentários

  1. Achei que a Naz não jogou muito bem hoje. E a Hancock desequilibrou no saque.
    No próximo se mihailovic resolver jogar o fener leva.

    ResponderExcluir
  2. Micha jogou muito bem, sacou e atacou bem. Herbots é hoje uma das minhas ponteiras prediletas, ataca com força, defende, passa. Novara deu uma aula pro Fener. Vamos aguardar o próximo jogo!

    ResponderExcluir
  3. Esse jogo foi um griteiro!!! Ânimos exaltados, jogadas disputadíssimas, grandes defesas.
    Chirichella hoje estava monstra, amo.

    ResponderExcluir
  4. A diferença fundamental nos times é o técnico: Lavarini é muito melhor que o Terzic. Se o Fener almeja voltar a ganhar a Champions e o Turco, precisa se livrar do sérvio e contratar alguém melhor.

    ResponderExcluir
  5. Se tem uma coisa que o Novara não fez, na minha opinião, foi surpreender o Fenerbahçe. Eu tinha para mim que na atual fase do Fenerbahçe, quem ganharia era o Novara (mesmo a distância entre elas e o Conegliano ser de mais de 10 pontos no italiano)

    ResponderExcluir
  6. Concordo em quase tudo, mas acrescentaria algo a essa passagem '' Eu sempre digo por aqui: as equipes italianas da atualidade não devem em nada às turcas e no confronto de segundos das duas ligas isso ficou óbvio hoje ''. Meu acréscimo: '' As equipes turcas, exceção feita ao VakıfBank , cairam demais de nível. Fener tem um ótimo elenco, mas tem perdido do rival VakıfBank de 3x0 na liga italiana. E periga, na temporada seguinte, ser um time ainda mais inferior. E nem vou comentar o atual nível mediano do Vitra.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)