Fracasso na Champions expõe decadência de times russos

A eliminação do Dínamo Moscow nesta quinta-feira (4) registra um dado desagradável para a Rússia: a decadência do voleibol feminino no país. O maior campeão da história da Champions League terminou hoje em 10º lugar na competição.

É o pior resultado dos times russos nos últimos 10 anos, desde que o Uralochka terminou em 11º na temporada 2004/2005. Na ocasião, o time era o único representante do país dentre 12 times. Essa também foi a última vez que a Rússia ficou de fora da fase de playoffs da Champions. 

E não foi por falta de oportunidade, a Rússia teve quatro chances: Dínamo Moscow, Dínamo Kazan, Uralochka e Lokomotiv Kaliningrad. O Uralochka desistiu antes da fase de grupos e os demais caíram nela.

Maior estrela da Rússia, Nataliya Goncharova recusou inúmeras propostas do exterior e nunca deixou o país para atuar fora (Foto: CEV)


Vexames velho e novo

Eu me lembro de ver, há dois ou três anos, entrevistas de estrelas russas dizendo que a sua liga era a melhor do mundo. Eu me perguntava se elas realmente acreditavam naquilo ou só queriam apoiar a federação. 

Espero que reflitam, afinal, tanto o Dínamo Moscow, um dos times mais antigos do mundo, quanto o caçula russo nesse torneio, o Lokomotiv Kaliningrad, perderam para o Allianz Stuttgart.

Não é nenhum demérito perder para o alemão, afinal, acredito que esse é um dos melhores grupos do Stuttgart nos últimos anos, em mais uma temporada excelente de Krystal Rivers ao lado da muito eficiente Michaela Mlejnkova

Rivers ultrapassa bloqueio duplo do Moscow; americana foi MVP da vitória contra o time russo (Foto: CEV)


Mas convenhamos: o Moscow tem Nataliya Goncharova e Natália Pereira, além de grande parte da seleção russa como Irina Fetisova e Tatiana Romanova.

O Lokomotiv é ainda mais carente e se não conta com Louisa Lippmann, alemã que sempre fez da vida do Stuttgart um inferno, é alvo fácil para a fúria de Rivers. Até porque na atual temporada, Irina Voronkova não vem segurando... 

E eu nem preciso dizer que nenhum dos dois sequer chegou a fazer frente ao Eczacibasi, não é? Mesmo Eczacibasi que mal consegue definir uma base titular e oscila muito, inclusive contra o Stuttgart, que lhe tirou dois pontos em dois tie-breaks, com direito a 40 pontos de Rivers. Não é equilíbrio, é falta de competência, com todo respeito.

Eczacibasi venceu os dois jogos contra o Lokomotiv por 3 sets a 0, sem chance para as russas (Foto: CEV)


Mas o pior resultado...

O que não podemos ignorar é: o Chemik Police está nos playoffs! Por competência, sem comprar vaga (lembram-se da 'treta' entre Maja e Wolosz? Foi nessa ocasião rs), definindo na bola.

Mandando inclusive o Dínamo Kazan com duplo 3 a 0 para casa. Vocês imaginam Ekaterina Gamova perdendo para esse time polonês por 3 a 0? Não aceito tirar os méritos do Police, está jogando muito e na superação! Esse é o mesmo Police que teve dois surtos de covid no início da temporada, uma série de lesões e começou o Polonês sendo aniquilado.

O Kazan reúne Samantha Bricio e Samanta Fabris, duas campeãs da Itália com o Conegliano. Mais da base selecionável russa: Evgeniya Startseva, Irina Zaryzhko e as promissoras Tatiana Kadochkina e Arina Fedorovtseva.

As únicas vitórias do Kazan na Champions foram sobre o Olomouc, porque Novara e Chemik Police passaram por cima.

Chemik Police não respeitou último campeão russo da Champions e venceu o Kazan duas vezes por 3 a 0 (Foto: CEV)


Recado para a liga russa

Ficou muito clara a mensagem que a Europa direciona para o Campeonato Russo: vocês estão em decadência. E olha que essa liga chegou a discutir a redução do número de estrangeiras e até chegou a apostar em elencos puros. Isso sem contar o número de times desistindo do torneio, alguém se lembra do problemático Sakhalin? 

Pouco trabalho no passe, levantadoras limitadas, centrais pouco utilizadas, jogo antigo que privilegia o ataque pesado: elementos que mantêm o voleibol russo em um formado ultrapassado. É melhor que a Federação Russa ligue o alerta. Países como Espanha e Azerbaijão também já tiveram ligas dentre as maiores do mundo - e a gente mal ouve falar deles hoje em dia.

Comentários

  1. O Lokomotiv iria passar de fase, mas jogaram se Dijkema, Lippmann, Galkina e Kurilo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada garantido e Kurilo se afastou por estar grávida.

      Excluir
    2. Mas o time tava entrosado jogando completo, e é disparado o time russo que joga com mais velocidade e com volume na defesa, certeza bateria de frente com o Eczacibasi.

      Excluir
    3. Talvez, mas a certeza mesmo é que os desfalques prejudicaram demais o time ainda mais jogando as partidas de volta em casa.

      Excluir
    4. Evdokimova tbm ficou de fora.

      Excluir
    5. O Lokomotiv com certeza teria mais chances completo, mas acho que mesmo assim ficaria de fora. No turno perdeu para o Moscow com Kurilo, Evdokimova e Galkina em quadra.

      Lippmann é um super reforço e poderia sim fazer diferença, mas acho que frente ao Eczacibasi não.

      Excluir
    6. Lembrando que o Lokomotiv está pior do que os Dínamos no próprio campeonato russo.

      Excluir
  2. Muito boa a matéria! O pior de tudo é ver a Natalia se aventurando nessa liga russa. Certamente foi uma escolha baseada em dinheiro, mas nenhum clube turco ou italiano cobriria a proposta? Deve ser frustrante jogar num time desses

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já terá valido a pena Natália jogar na Rússia uma vez na vida pela grana se conseguir ganhar a Superliga do país com esse time mal montado do Moscow. Ela deve voltar pra Turquia na próxima temporada.

      Excluir
    2. Obrigado, Felipe! =D

      Com certeza foi uma escolha financeira, o Moscow abriu o cofre para levá-la. E corre o risco de não ganhar nem o nacional...

      Excluir
  3. Anna Malova não faz parte do Dínamo Moscow. Ela é atleta do Dínamo Ak-Bars Kazan.

    ResponderExcluir
  4. Goncharova tava um cone em quadra. Qualquer bola caía na frente dela, péssima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela tá cada vez mais displicente na defesa e o ataque já não é o mesmo de antes. Acredito que depois de Tóquio ela se aposente da seleção e continue apenas no Moscow por mais alguns anos até encerrar a carreira. A melhor chance da Goncha ser medalhista olímpica era em Londres, mas felizmente o Brasil estragou isso hihi kkk. E a Rússia irá passar muito apuro em Tóquio já que a melhor ponteira passadora do país, Parubets, tá fora da Olimpíada. Imaginem uma linha de passe com Koshe e Voronkova? KKKKKKKKK Malova não dará conta de cobrir as duas ao mesmo tempo.

      Excluir
    2. Parubets não tem sorte, coitada. Foi cortada injustamente pelo louco do Marichev da Rio 2016 e lesionou gravemente o joelho depois do adiamento de Tóquio 2020.

      Excluir
    3. Dizem as más línguas que todo mundo que tinha suspeita de doping foi cortada de 2016. Não tiraram a Startseva daquela olimpíada por acaso, muito menos a chance da Gamova se despedir.

      Excluir
    4. Tem essa tbm, Gustavo. Mas a participação medíocre russa na Rio 2016 foi um ótimo karma para essa história de doping. É só lembrar o que aconteceu um pouco antes da Olimpíada na Champions e ligar os pontos.

      Excluir
  5. E pensar que a Romanova é a 2ª melhor levantadora da Rússia na atualidade kkk

    ResponderExcluir
  6. Gustavo, não lembro da treta da Maja com a Wolosz, relembra por favor!
    Quanto ao volei russo, já imaginávamos. Não adianta pagar rios de dinheiro pela Natália, cobrindo qualquer oferta turca, se não tem uma líbero e uma levantadora decente.
    Natália pegou o espírito do time e tava tão ou mais apática que a Goncharova, que jogo feio!
    O Kazan nem vou comentar, ainda mais que na próxima temporada a Fedorotseva deve ir pro Fenerbahce. E duvido que a Brício renove nessa bomba de time.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Matéria dele sobre a treta:

      https://www.toflyvolleyball.com/2019/12/desafetas-historicas-wolosz-e.html?m=1&fbclid=IwAR35spA24oyO12Qqpo5fnSOCf6fBE1TIOYju0j6MV6dJnuGhTFOA9y0GPRQ

      Fabris péssima no Kazan tbm.

      Excluir
  7. Por que a Talysheva não tá jogando pelo Moscow se é contratada pela equipe? Está lesionada? O instagram dela é fechado. A atual líbero titular, Bibina, é pavorosa!

    ResponderExcluir
  8. Percebeu isso agora foi? Já faz tempo q os clubes russos decaíram, o Moscow se acomodou em cima da Goncharova, sempre monta mal os times e com Goncha mal não tem quem salve. No Kazan Fabris faz uma temporada ruim, só virá se a Startseva deixa ela no simples ou bloqueio quebrado e na champions a Bricio sumiu, sobrou para as novinhas. O Lokomotiv teve muitos problemas, gravidez da Kurilo, jogar sem Lippiman, surto de covid, ficou sem Djkema, Evdokimova e Galkyna, difícil para a Voronkova fazer algo sozinha.

    ResponderExcluir
  9. O Kazan ganhou fácil do Monza e do Busto temp. passada pela cev Cup. Não dá pra entender essa queda de rendimento. Bricio >> De La Cruz.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelo conteúdo, acompanho as competições europeias e é deprimente ver a decadência do Dinamo Moscow, esperava até algo a mais do Dinamo Kazan, mas, foi uma decepção total. Acredito que o esporte russo vem deixando a desejar muito, assim como o VitrA em muitos jogos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)