Por que não a Edinara?

Quando Edinara Brancher se lesionou na primeira partida do Pinheiros na Superliga 2019/2020, eu lamentei. Não que eu não lamente sempre que uma atleta se machuca, mas ali eu já depositava muita esperança na oposta e também imaginava que aquela seria uma lesão muito grave.

Duas temporadas antes, Edinara carregava o Barueri até Skowronska chegar e na temporada seguinte acabou má utilizada em Bauru pelo seu antigo técnico, mal de que jogadoras como Naiane e Vanessa Janke também sofreram. 

Naquele início de 2020, eu já depositava esperanças na Edinara na seleção, mas a lesão me frustrou. Quis o destino que a Olimpíada também fosse adiada. E agora, talvez seja cedo para dizer, ela está voltando a jogar, ainda sem ritmo, fora de seus 100%. E mesmo nessas condições, voou em quadra hoje, o que me faz perguntar: por que Edinara não pode vir a ser uma opção para Tóquio?

Edinara Brancher começou returno da Superliga como titular (Foto: Ricardo Bufolin/ECP)


Falando em estatísticas

Os números de hoje me deram gás para essa teoria: 26 pontos, 51% de aproveitamento no ataque. Além disso, é ótima defensora e tem bom bloqueio, podendo inclusive vir a ser opção para a ponta. É claro que ela está atrás de Lorenne e Rosamaria na disputa por uma segunda vaga e ainda tem muita temporada pela frente, mas na minha opinião, pode sim entrar nessa briga.

E olha que essa boa atuação de Edinara veio em um dia ruim do Pinheiros, muito mal na recepção, principalmente a líbero Letícia que sofreu com uma sequência de saques flutuantes. O ataque também foi muito mal e muito dependente de Edinara. Aliás, se eu pudesse dar uma dica a Reinaldo Bacilieri, seria: melhore seu saque. O saque do Pinheiros é muito ruim e nem conseguiu incomodar a fragilidade de Tifanny na recepção.

Aliás, passando para o outro lado da quadra, ela foi de fato a melhor jogadora de Bauru hoje, bem na recepção e bem efetiva. Tifanny fez 19, seguida de Fernanda Ísis com 14, ótima atuação da central que parte de nós acha que deveria ser titular. Dani Lins também fez ótima distribuição, Vanessa foi muito bem no ataque: Bauru tem muita margem pra crescer. 

Tifanny encara bloqueio de Priscila; ponteira foi a maior pontuadora de Bauru (Foto: Marcelo Ferrazoli/SESI-SP)


O que gosto em Rubinho é o fato dele não considerar estrelismo. Está mal? Senta, não importa se você é a principal pontuadora da Superliga. Até porque Rahimova merece um descanso e não tem que provar nada no momento. Bauru segue com aquele problema que me puxaram a orelha perfeitamente por não ter falado: um número bizarro de erros. Hoje foram 22 em quatro sets, tudo bem contra o Pinheiros, mas se faz isso contra os líderes, leva um 3 a 0.

O Pinheiros é um time mais frágil mesmo, critiquei seu saque e isso reflete no bloqueio, que mal funciona. O que não dá para não comentar é sobre sua defensa oriental, é maravilhosa, o time toca em todas as bolas. Se o saque fosse um pouco mais pesado e o bloqueio mais imponente, esse time daria ainda mais trabalho na Superliga.

Sesi Bauru 3 x 1 E.C. Pinheiros (23/25, 25/20, 25/18, 25/23)

BAU: Mara 6, Dani 2, Tifanny 19, Vanessa 12, Rahimova 4, Fê Ísis 14 e Brenda 1 (sim, e está na estatísica oficial). SUB: Carol 1 e Pamela 11.

PIN: Adriani 4, Edinara 26, Gabriela 6, Natália 10, Priscila 7, Yael 2 e Letícia (L). SUB: Ana Cristina, Maiara 3, Nandyala 3, Kimberlly 1 e Keyla (L).

Com um jogo a mais, Bauru ultrapassou o Praia Clube na tabela, assumindo o 3º lugar (Foto: Marcelo Ferrazoli/SESI-SP)


Comentários

  1. Acredito que ela fique para o próximo ciclo. Rosa e Lorenne já pegaram rodagem internacional, além de estarem melhor. Sim, e ainda tem o fantasma da respondedora de perguntas do insta(credo).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entendo, mas só fico receoso com essa questão de idade. A gente ainda trata meninas de 23 anos como promessas, enquanto a Zhang foi campeã olímpica com 21 anos e Egonu e Boskovic estrearam em olimpíada com 18 e 19 respectivamente.

      Vou fazer um post sobre isso mais pra frente hehe

      Excluir
    2. Perfeito, Gustavo. Também tenho reparado essa tendência do Brasil de tratar jogadoras de 23, 24 anos como promessas e de achar que elas só estão maduras aos 30 anos, o que vai na contramão do resto do mundo. No masculino, por exemplo, o Gianelli aos 20 anos foi levantador titular da Italia e ajudou o time a conseguir a prata. No Brasil isso seria impensável (Bruninho ainda deve ser titular por um bom tempo).

      Excluir
    3. (Eu tava falando da Rio 2016)

      Excluir
    4. Exatamente!!! Que mentalidade é esta adotada no nosso país?! A sensação que me dá é que o/s próprio/s técnico/s brasileiro/s implementa/m essa lógica... podando as atletas...
      Começam com aquela historinha: "tem que ter rodagem internacional..."
      Aí, fica a pergunta: "mas sem jogar, como teram tal bagagem??"

      Excluir
  2. Excelente destaque pra Edinara Gustavo, ela merece. Confesso ter ficado muito triste com a lesão dela. Em plena forma prefiro ela do que Rosamaria e Lorene, mas infelizmente acredito que seria preterida de qualquer forma. É deprimente como algumas jogadoras por motivos não técnicos adquirem mais o gosto da imprensa e dos comandantes da seleção. Concordo contigo quanto à qualidade da Edinara, mas infelizmente acho que ela não tem nenhuma chance agora, quem sabe 2024.

    ResponderExcluir
  3. Além de ser ótima jogadora, Edinara tem uma leveza e uma humildade comovedora (dá vontade né, Rosamaria), mas duvido que tenha alguma chance de Olímpiada. Sobre a segunda oposta, Zé ficará entre Lorenne, Sheilla e Ana Cristina, felizmente Rosamaria creio eu, não esteja nos planos do Zezinho.

    ResponderExcluir
  4. Edinara é uma excelente aposta. Lembro quando a própria Sheilla falou dela como uma promessa que seria sua possível substituta na seleção. E isso antes da Rio-2016. Triste ver que ela não teve tantas oportunidades quanto merecia. Espero que respeitem a escolha dela de jogar como oposta e parem com essa mania de forçá-la para a ponta, como fizeram com a Rosa.
    De todo modo, como você mesmo apontou, parece evidente qur a Rosa e a Lorenne ainda estão bem à frente da Edinara, seja em experiência, seja em desempenho.

    Além disso, acho que, considerando que o próximo ciclo olímpico será mais curto, o ZRG já devia convidar jogadoras mais jovens para treinar junto do grupo que ele vai treinar para Tóquio.

    Quanto mais cedo elas tiverem experiência internacional, mais cedo estarão prontas para defender a seleção principal.

    Levantadoras: Juma, Naiane, Lyara, Kenya, Jack, Vivian.

    Opostas: Edinara, Lorrayna, Kisy, Kimberly, Bruna Moraes.

    Ponteiras: Tainara, Julia, Karina, Ana Cristina, Pietra, Mayara, Natália.

    Líberos: Natinha, Nyeme, Lelê, Marcelle.

    Centrais: Valquíria, Diana, Lays, Lorena, Karyna.

    ** Lorenne, Mayany e Gabi Cândido, apesar de serem dessa geração também, acredito que já deveriam ser convocadas dentre as selecionáveis para as Olimpíadas.

    ResponderExcluir
  5. Concordo em partes sobre a Edinara!!!
    Gustavo, acredito sim que a Edi é uma ótima oposta!!! Mas devido sua grave lesão, ficou muito tempo parada e não creio que até a convocação para as Olimpíadas ela esteja no "patamar" que o Zé queira, sabendo que Rosa está atuando no Italiano e tem mais experiência, assim como a Loreny, que até competiu o Pré Olímpico!!
    Mas torço pra Edi ser a oposta da seleção no próximo ciclo!!!
    E espero que ele faça uma superliga excelente e ajude o Pinheiros a chegar nos Plays offs...
    Lembrando que pra Olimpíada, se tiver jogos né....Eu convocaria como opostos a Tandara e a Taynara.... Acredito que Taynara jogando 100% é melhor que a Loreny e a Rosa!!!Sheila é passado!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tainara de oposta mesmo, pq tá dando prejuízo na ponta do Oz por causa do passe. Sheilla escolheu um campeonato de um mês para tentar Tóquio kkk. Gosto dela, mas seria melhor ter sido titular na SL em um time de menor investimento para trabalhar mais o físico.

      Excluir
    2. Falando em ponta e Oz, Jaque é fundamental no esquema tático do time. Ela varre o fundo de quadra com a Brait e as duas ajudam a Gabi na recepção. Tainara fica na reserva substituindo Cândido ou Tandara dependendo da situação e do jogo.

      Excluir
    3. Falando mais uma vez do Oz, Mayany precisa melhorar o ataque se quiser Tóquio. Só block não dá. O contrário serve pra Gattaz. Só china não adianta, central precisa bloquear muito. A única completíssima até agora é a Thaísa.

      Excluir
  6. Adorei a análise Gustavo, tbm acho que Edinara merece mais chances, mas me parece que a Lorenne cresce na seleção, ao contrário da Rosa. Ainda to achando que Zé vai levar 4 centrais e só a Tandara de Oposta. Se lembrarmos de Pequim 2008, ele quase não fez a inversão e usou muito pouco o banco.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)