Copa Pan: R. Dominicana atropela Brasil e EUA fazem 21 bloqueios no Canadá nas semifinais

Aconteceu ontem (13) a fase semifinal da Copa Pan-Americana 2018. E um resultado cruel marcou a partida entre as anfitriãs e uma das equipes favoritas, o Brasil. A República Dominicana bateu o Brasil por cruéis 3 sets a 0 (25-16, 25-12, 25-23), com uma inacreditável parcial de 25 a 12. 

Brayelin Martinez (20) comandou o atropelo dominicano sobre o Brasil (Foto: Norceca)


É claro que precisamos considerar que a RDOM é um time muito mais entrosado e que esta é a seleção B do Brasil - mas que trabalho ruim. Sem passe, sem ataque, bloqueio vagando, defesa péssima. O Brasil pode esquecer esse campeonato e essa atuação - apesar de ainda disputar o bronze. Tássia foi muito mal no passe, Dani ficou perdida nas distribuição, as extremas brasileiras não pontuavam: Bruna com 31% de aproveitamento, Maira com 23% e Tomé com 17%. Prova disso é que a RDOM fez o dobro de pontos de ataque: 44 contra 22 do Brasil.

Do outro lado, uma seleção que vinha abatida, que nem jogou tão bem assim, teve uma oposta com 5 pontos e uma ponteira com 4, mas teve também Brayelin Martinez voando em quadra. Foram 23 pontos, 58% de aproveitamento. A defesa dominicana deu uma surra na brasileira, a ponto de que as atacantes do Brasil tentassem largar na frente de Brenda Castillo - convenhamos, né?

Peña supera duplo de Francynne e Lorenne (Foto: Norceca)


E o rival da RDOM vai ser quem todo mundo esperava: os Estados Unidos. Depois que o técnico Newman efetivou Adora e Wilhite como titulares, o saque do Canadá não assustou tanto as americanas, que venceram por 3 sets a 1 (25-18, 23-25, 25-23, 25-19). Van Ryk e Gray até tentaram evitar a derrota, em jogo que o Canadá pontuou mais no ataque. Mas os EUA montaram um paredão contra as rivais, incríveis 21 pontos de bloqueio! Um terço deles só da central Ogbogu, que saiu durante o terceiro set (talvez por algum problema físico).

Nos ataques, Wilhite comandou e a velocidade da central Washington se destacou, mesmo que Carlini nos deixe com um pé atrás na sua distribuição. Já a oposta Whitney jogou mal - posição maldita essa para os EUA. 

PAREDÃO: EUA fizeram 21 pontos de bloqueio contra o Canadá (Foto: Norceca)


Agora, o paredão americano enfrentará a fúria do ataque dominicano (com Martinez) neste sábado, pelo título da Copa Pan. O Brasil disputará o bronze com o Canadá, enquanto Porto Rico enfrentará a Colômbia pelo 5º lugar, última vaga do torneio para o Pan 2019.

Copa Pan-Americana - Semifinais 

MP: Martinez (23), Peña (12) | Bruna (10), Thaísa (7)

MP: Wilhite, Adora, Washington (13) | Van Ryk (18), Gray (16)


Comentários

  1. Como é gostoso ver o Brasil fracassando... Faltam mais dois fracassos: Montreux e Mundial... kkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu problema é grave viu?

      Excluir
    2. Nossa! Parece até o SECA PIMENTEIRA do VOLOCH... Acho q esse anônimo é o próprio Voloch...

      Excluir
  2. Podem falar o que for, ainda prefiro a Monique pro mundial. Ela de fato não fez uma boa liga, mas é mais constante e é boa em outros fundamentos. Jaque Líbero fará falta! Ao invés de Tassia, apostaria na Natinha mesmo que é mais jovem e promissora. A Martinez já tem clube?? Ela poderia ir pra Barueri, ia ser mt bom, joga muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A única coisa q as DOMINICANAS precisam é de um técnico COMPETENTE, q treine PASSE EXAUSTIVAMENTE com elas!!!
      Quando as DOMINICANAS acertam o PASSE ocorre um MASSACRE de 25 x 12 contra as brasileiras!
      As Dominicanas são gigantes, tem braço grosso e musculoso fortíssimas, tem um alcance de bola incrível! Se não fosse o Kwiek afundar o time em várias oportunidades, as Dominicanas já teriam subido num pódium olímpico ou Mundial!
      As Dominicanas precisam contratar alguém pra treinar a linha de PASSE-DEFESA, quando alguém conseguir isso, as Dominicanas acabarão com hegemonia dos EUA e BRASIL nas AMÉRICAS!!!

      Excluir
    2. Tem gente pedindo renovação, mas renovar com quem? Nossa base é fraca!Fraca não,fraquíssima!O Brasil SUB18 acabou de levar uma surra de um time de anãs peruanas de 1,70m!É sério!O time do Peru praticamente não tem nem jogadora de 1,80m e com jogadoras nanicas de 1,70m deu uma coça no Brasil com direito a set de 25x09!!!E tem gente pedindo renovação!Não temos base para renovar,tem que aproveitar ao máximo as jogadoras que tem por aí em atividade mesmo!
      Acabei de ver o vexame brasileiro na Copa Pan-Americana que levou um 3x0 das Dominicanas com direito a set de 25x12!!!Dani Lins jogou muito mal,com muitas bolas baixas,parecia muito nervosa,um nervosismo de adolescente!Bruna Honório não tem técnica pra se virar com as bolas baixas,senti falta da técnica da Monique pra se virar com isso...As ponteiras inseguras,das centrais só se salvou a Thaísa(Graças a Deus!!!)com 7 pontos,porque Francynne marcou apenas 2 pontinhos e MARA,que entrou de titular no terceiro set,não viu a cor da bola e marcou apenas um mísero ponto!
      Wagão fez a inversão do 5x1 no final do terceiro set e Lorenne marcou 3 pontos seguidos,aí o Wagão desfaz a inversão e retorna com Dani Lins e Bruna e o Brasil perde o set e o jogo! A seleção brasileira no geral jogou muito mal contra as Dominicanas,só Thaísa se salvou do vexame!

      Excluir
    3. Voce deveria se informar um pouco mais , antes de tecer esse tipo de comentário. Você deve ser muito competente no que faz ou deve ser um phd em voleibol pra poder julgar competência de profissionais que estão na área a mais tempo que, pode ate ser, você tem de idade. Quando você fala de linha de passe/ defesa, você não deve estar levando em consideração nenhum tipo de estatística , pois se fosse assim, você veria que a Seleção Dominicana quase sempre aparece entre as melhores defesas dos torneios.
      Voce hoje so comenta a Seleção Dominicana , pois o Técnico incompetente que você menciona , colocou a Seleção no mapa do voleibol em 10 anos de trabalho.
      Ja que voce conhece tanto a Dominicana, deve saber o numero de habitantes do Pais, quantidade de praticantes de voleibol, apoio financeiro, instalações, como é o processo de Seleção de atletas, enfim, tudo que se trabalha e gira em torno de uma equipe de alto rendimento para poder emitir uma opinião tão pobre de argumentos, pelo simples fato de querer desmerecer ou falar mal. E, antes que você pergunte ou fale, sim, eu conheço o trabalho do Kwiek, sei de seu profissionalismo e de sua capacidade.
      Quando o time perde, a culpa é sempre do tecnico, quando ganha, foram as atletas ou porque era a Seleção B,C,D...... na vitoria nunca mencionam os méritos .
      O esporte é assim mesmo...O Zé Roberto, com 3 medalhas Olímpicas é atacado, imaginem os simples mortais.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. As dominicanas vem forte na base! O sub 23 bem alto e como ótimas levantadoras! O mesmo digo da Colômbia que evoluiu bastante! Nem sempre o técnico é o culpado, talvez é a falta de investimento que não possibilita o técnico trabalhar do jeito que ele quer.

      Excluir
    6. Boa Tarde Kaike, raciocina comigo: que investimento é necessário pra fazer essas GIGANTES treinarem PASSE até aprenderem a PASSAR MUITO BEM?
      O mais DIFÍCIL que é ter essa quantidade enorme de jogadoras ALTAS e FORTES a República Dominicana tem pra dar e vender!
      Bora lá por essas GIGANTES pra treinar FUNDAMENTOS, principalmente PASSE !

      Excluir
    7. Cara, as dominicanas não vão caminhar pra frente de uma hora pra outra!
      Eu acho que Bernardo treinando seleções femininas atualmente daria certo, principalmente com a dominicana, mas parece que o Kwiek gosta da seleção dele daquele jeito! Se elas não evoluírem no passe, azar é o dele! Sendo que o passe tem sido o problema da atual seleção brasileira. Castillo e Rivera são as únicas que se salva, mas as dominicanas em geral tem potencial pra melhorar nesses fundamentos.

      Excluir
  3. Essa Ogbogu ainda vai dar trabalho!!! A Washington foi a bola de segurança da Carlini nesse jogo.
    Quanto ao Brasil foi um blé. Apesar de falarem mal da Monique, há algo que ela tem que a Bruna precisa adquirir, Técnica.
    Fernanda Tomé só tem tamanho, nunca engoli ela.
    Mara é a piada em pessoa, entrou no jogo só pra comemorar os pontos. No mais, nenhum brilho ou destaque nessa seleção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mara roda o mundo para carregar água! Chega na copa Panamericana e banca pra Fran. Só vai pra fazer turismo kkkk.

      Excluir
  4. EU sei é q Kwiek afundou o Bauru e foi demitido!
    Eu sei q quem foi responsável pela ascensão DOMINICANA foi um técnico cubano e depois o Kwiek só fez afundar a Rep.Dominicana!
    Material humano de excelente qualidade Kwiek tem, ele só não sabe fazer o time atuar como um time e sim como um amontoado de jogadoras como ele fez no Bauru!
    A República Domininca sob o comando do Kwiek é um vexame! Se o time dele não passa, a culpa é do técnico! Não se dá para treinar altura, mas dá pra treinar passe! Se vc é um técnico que tem o privilégio de ter um excelente material humano com jogadoras de 1,90m pra cima, muita potência de ataque e uma excelente impulsão, porque vc como técnico não põe essas gigantes pra treinar passe EXAUSTIVAMENTE?
    O maior feito da Rep.Dominicana foi vencer o time TRICAMPEÃO OLÍMPICO CUBANO na final dos JOGOS PAN-AMERICANOS em 2003, esse mesmo time cubano seria BRONZE nas Olimpíadas de Atenas em 2004, mas mesmo com tantas jogadoras talentosas as cubanas foram derrotadas pelas dominicanas em 2003.
    Nessa época o técnico da Rep.Dominicana era o cubano Jorge Garbey, que antes era auxiliar técnico da equipe cubana campeã olímpica em Sidnei 2000.
    O técnico cubano Jorge Garbey foi quem conseguiu fazer as dominicanas evoluírem no vôlei, porém, quando Marcos Kwiek assumiu como técnico da Rep.Dominicana, ele nunca conseguiu fazer a equipe produzir como o cubano Jorge Garbey fez. Com Kwiek a Rep.Dominicana acabou de dar um grande vexame na Liga das Nações e em muitos outros campeonatos.
    Levar sufoco da fraca equipe de Porto Rico jogando dentro de casa é um vexame para Rep.Dominicana e é totalmente culpa do Kwiek

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito o seu comentário!
      O Kwiek acumula mais uma decepção com o time principal da República Dominicana! Nadou, nadou e morreu na praia novamente! Jogando dentro de casa e contra um time de Universitárias do EUA, a República Dominicana decepciona mais uma vez e não consegue ser Campeã!
      Parabéns ao técnico cubano Jorge Garbey que foi o único responsável pela República Dominicana enfrentar e vencer as tricampeãs olímpicas cubanas da época, porque depois que Kwiek assumiu o time, já era!

      Excluir
    2. Quanta asneira, Kwiek nao foi demitido de Bauru, ele saiu por escolha própria, depois de levar um time medíocre , como o de Bauru, ao 5 da superliga.
      Garbey sim, foi mandado embora da Republica Dominicana por incompetência, herdou um time construído por Perez Vento e só ganhou o Pan porque Nancy Carrillo
      se machucou. Foi mandado embora porque era um bêbado, procure se informar.
      Em 10 anos de trabalho a Republica Dominicana acumula 5 medalhas em Mundiais
      de categorias de base, um fato que nunca se imaginou, sendo uma medalha de ouro, 2 pratas e um bronze, que para um Pais como a Republica Dominicana é um feito histórico.
      A equipe adulta com a chegada dos brasileiros, foi por primeira vez Campeã Continental , vencendo a principal equipe dos USA e de Cuba e foi para a Copa dos Campeões onde terminou a competição em terceiro lugar. Acha pouco? Vai se informar antes de falar um monte de asneiras. Falar até papagaio fala.
      Se os cubanos sao os gênios, porque Cuba esta assim? Não me venha dizer que
      a politica do Pais não ajuda, porque se são tão bons, Porque aparece um talento a cada 10 anos?
      onde esta o TRABALHO DE CUBA?



      Excluir
    3. Eu só queria entender como RDM perdeu para as universitárias Usa?
      O Time estava completo e dentro de casa ....Vale e muito a reflexão sobre o Kiwiek

      Excluir
    4. Faço a mesma pergunta , como o Brasil , com jogadoras campeãs Olímpicas, rodadas
      em superliga, perderam de 3x0 para a Dominicana e para o Canada? Antes de sair do Brasil, eram as favoritas para ganhar o Ouro, algumas praticamente cotadas para a Seleção A do Brasil. Vale muito a reflexão , não acha? Esse é o nivel da Rep. Dominicana , é o que se tem pra trabalhar, Mambru vindo de cirurgias nos 2 joelhos e
      De La Cruz de cirurgia no joelho tambem depois que chegou da Italia. 2 jogadoras fazem muita falta para a Rep Dominicana, diferente do Brasil ou USA ou CHINA, SERVIA, RUSSIA, ITALIA , que podem se dar ao luxo de ter Seleção A,B,C.....
      Nao super estime um time médio que possuem dois ou três talentos, acreditando que podem fazer milagres. Muito tem feito o Kwiek permanecendo com esse time MEDIO,
      entre os 10 do Mundo por tanto tempo. Isso sim , vale uma reflexão.

      Excluir
    5. Porque voces que entendem tão bem de vôlei e sabem tudo sobre a Republica Dominicana, não mandam um CV para a Federação Dominicana , candidatando-se ao cargo de Técnicos ? Expliquem , que vocês sabem como solucionar todos os problemas e tornar a Seleção campeã Olímpica e Mundial, ja que o Time principal da Dominicana é uma potência Mundial. FICA A DICA.

      Excluir
    6. Kwiek não consegue mais evoluir essa equipe dominicana e isso é fato.

      "Faço a mesma pergunta , como o Brasil , com jogadoras campeãs Olímpicas, rodadas
      em superliga, perderam de 3x0 para a Dominicana e para o Canada?" Jogadoras campeãs olímpicas = Thaisa voltando de gravíssimas lesões e Dani de gravidez.

      "Antes de sair do Brasil, eram as favoritas para ganhar o Ouro, algumas praticamente cotadas para a Seleção A do Brasil." As favoritas ao ouro sempre foram as dominicanas por estarem jogando em casa e com o time principal completo. Brasil e US corriam por fora por estarem com as seleções B.

      E a maioria do elenco dominicano já está acima dos 30 anos. Kwiek já fez muito pelo vôlei feminino da República Dominicana, mas não vejo ele evoluindo mais a seleção daquele país no cenário internacional. Acredito que um novo técnico faria bem para as caribenhas, assim como o Rizola que ressuscitou a equipe colombiana.

      Excluir
    7. RSRSRSRSRSR, so rindo mesmo , pegue a ficha da Republica Dominicana e veja a media de idade da Seleção, so 2 jogadoras com mais de 30 anos, Valdez e Rivera.
      Se para voce 2 é maioria, ok... Kwiek lançou jovens jogadoras na seleção, que hoje são realidade, Peña, as irmãs Martinez, Gonzales, Arias, entre outras.
      Cleverson, pra sua informação, Rizzola, pegou o time da Colombia praticamente
      montado pelo Mauro Maracciulo, Ele, nao fez praticamente nada, essa seleção da Colombia ja vinha evoluindo nas mãos do Mauro.

      Excluir
    8. Jogadoras campeãs olímpicas = Thaisa voltando de gravíssimas lesões e Dani de gravidez. -- que mesmo nessas condiçoes sao melhores que muitas jogadoras. Mara, viindo da Seleçao principal do Brasil da NVL, Bruna, cotada para a seleção principal no lugar de Monique, Claudinha campea da Superliga, Tassia, melhor libero da ultima Superliga, Fran, Milka, Maira, todas titulares em seus clubes na Superliga, Edinara com participação na seleção A no Grand Prix, Loraine , para muitos uma da grandes revelações do Brasil, e por ai vai. Se vamos aos fatos, esse time nao era pra ser quarto colocado, nem correr por fora, independente de ser Seleção A da Dominicana, visto que na Republica Dominicana, só tem essa seleção mesmo.
      USA, acho que nem era assim a equipe B, era uma mescla de B com C. mas, qualquer Seleção Americana vai ser universitária ou saindo de universidades, pois la nao existem clubes. Essas jogadoras saem de um TRY OUT de mais de 2000 atletas, mas isso, eu acho, que você deve saber não é? Nao sei se voce sabe, mas a MVP da NVL, estava na Seleção Americana na Copa Panamericana 2017 n Peru, e de la saiu para a equipe principal, ou seja, nao tem como os USA ter uma equipe ruim, onde quer que seja, sempre serão favoritos ou estarão entre eles, nunca vão correr por fora.
      FICA A INFORMAÇÃO.

      Excluir
    9. "RSRSRSRSRSR, so rindo mesmo , pegue a ficha da Republica Dominicana e veja a media de idade da Seleção, so 2 jogadoras com mais de 30 anos, Valdez e Rivera."

      KKKKKKKKKKKKKKKK Falso. Além dessas, Mambru e Beth têm mais de 30. Ou seja, a maioria do time titular dominicano.

      Rizola não fez praticamente nada pelo time colombiano? KKKKKKK Sem noção alguma da realidade. As colombianas não são tão altas e fortes quanto as dominicanas, mas têm mais técnica e o principal: uma linha de passe bem mais estável.

      Da onde que a Tássia foi a melhor líbero da última Superliga? KKK Edinara jogou Montreux ano passado e não o Grand Prix.

      "independente de ser Seleção A da Dominicana, visto que na Republica Dominicana, só tem essa seleção mesmo." É justamente isso. As dominicanas estavam em casa, com o time principal completíssimo, abrem dois 2 a 0 e levam a virada completa da seleção B do US? Faça-me o favor, pra isso não tem desculpa. O Brasil não foi bem na semi e nem no jogo que valia o bronze, mas tbm estávamos com o time B e com apenas 1 mês de treinamento (leia a matéria do Voloch sobre a CBV, o COB e a Copa Pan para entender melhor isso).

      "USA, acho que nem era assim a equipe B, era uma mescla de B com C. mas, qualquer Seleção Americana vai ser universitária ou saindo de universidades, pois la nao existem clubes."

      Era a seleção B do US sim e o fato de não ter liga profissional naquele país fazem as atletas jogarem fora. Exemplos: Carlini no Savino/Novara, Whitney na China, Rivers na França, Lee no Cone, Wilhite no Busto Arsizio, Ogbogu no Firenze etc.

      "Nao sei se voce sabe, mas a MVP da NVL, estava na Seleção Americana na Copa Panamericana 2017 n Peru, e de la saiu para a equipe principal, ou seja, nao tem como os USA ter uma equipe ruim, onde quer que seja, sempre serão favoritos ou estarão entre eles, nunca vão correr por fora."

      Se informe melhor, a Bartsch já estava com a seleção do US no Grand Prix 2016. Esse é o 3º ano da Michelle no time principal.

      E a obrigação de ganhar era da República Dominicana e não da equipe B do US, quando mais cedo vc aceitar isso melhor. E se prepare pq no Mundial as coisas vão ficar ainda mais difíceis para as caribenhas. FICA A INFORMAÇÃO.

      Excluir
    10. Cleverson, deixa de devaneios e volte para a realidade. Mude para Cuba , se voce ama tanto e para de falar asneiras. Saia de tras de um computador e vai para uma quadra dar treino. Colombianas técnicas? kkkkkkkkkkkkk, 4 jogadoras é maioria em um time de 14? Mambru e Bethania voltando de lesões, com apenas 2 semanas de treinos, 2 titulares fazem muito mais falta que o Time B do Brasil com 3 semanas de treinos.
      Se voce tirar a Tandara do time do Brasil, o que acontece?
      O Brasil não foi bem na semi e nem no jogo que valia o bronze, mas tbm estávamos com o time B e com apenas 1 mês de treinamento (leia a matéria do Voloch sobre a CBV, o COB e a Copa Pan para entender melhor isso----quer dizer que foi bem com Argentina e Colombia? Matéria do Voloch? kkkkkkkk boa fonte de informação, rsrsrsrs. Melhor parar né? kkkkkkk rindo ate ano que vem.

      Excluir
    11. "Cleverson" W T F.

      O iludido aqui é vc achando que o Kwiek vai fazer a seleção dominicana crescer no cenário internacional. Ele já deu a sua contribuição e é hora de testar um outro técnico naquele time.

      "Mude para Cuba , se voce ama tanto e para de falar asneiras." Quem falou de Cuba aqui? KKKKKKKK Misericórdia.

      "Saia de tras de um computador e vai para uma quadra dar treino." Eu não preciso ser treinador de vôlei para gostar e entender sobre o esporte.

      "Colombianas técnicas? kkkkkkkkkkkkk" A verdade dói, eu sei. As comandadas do Rizola passam melhor do que as dominicanas. Não adianta ter força física e altura se a equipe não tem uma boa recepção. É por isso que esse time não evolui.

      "4 jogadoras é maioria em um time de 14?" 4 jogadoras com mais de 30 anos é a maioria entre as 7 titulares em quadra. Faça a conta, não é difícil.

      "2 titulares fazem muito mais falta que o Time B do Brasil com 3 semanas de treinos."

      Força um pouco mais. Peña e Gonzalez substituíram bem Beth e Mambru respectivamente. E novamente vc tá comparando o time completo e experiente da República Dominicana com o Brasil B que se juntou um mês antes da Copa Pan sem fazer um amistoso sequer como preparação pro torneio. E por mais que deram vexame, as dominicanas estavam com ritmo de jogo por jogarem 5 semanas na VNL.

      "Se voce tirar a Tandara do time do Brasil, o que acontece?" Eu nunca falei que o Brasil não depende da Tandara. Mas ao contrário do time caribenho, nós não temos uma segunda oposta de confiança.

      "quer dizer que foi bem com Argentina e Colombia?"

      E eu falei que fomos bem contra Argentina e Colômbia? Citei apenas que na semi e no bronze tivemos um desempenho muito ruim.

      "Matéria do Voloch? kkkkkkkk boa fonte de informação, rsrsrsrs. Melhor parar né? kkkkkkk rindo ate ano que vem."

      O Bruno é um recalcado, mas fala verdades vc querendo ou não. Ele comentou que o COB bancou a ida da seleção pra Copa Pan. A CBV, atolada em dívidas, não queria nem disputar a competição como acontece quase todo ano. As meninas só foram pra República Dominicana pq valia vaga pro Pan 2019. E elas treinaram um mês apenas pq a CBV queria reduzir custos ¬¬ O US B, por exemplo, tava se preparando pra Copa desde o começo de maio. Deveria ser assim aqui tbm já que a Superliga acabou no final de abril. Não teria pq o Voloch mentir sobre isso, até pq não é uma opinião pessoal dele mas um fato sobre a má gestão do vôlei brasileiro.

      E antes de copiar e colar o que eu comentei use aspas pelo menos.

      Excluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)