Novara e Busto confirmam favoritismo e se enfrentam no Final Four

Um confronto do Final Four já está definido: o Novara vai para Vicenza enfrentar o Busto Arsizio. Os dois times se enfrentaram nesta terça-feira (1) e, como já era esperado, garantiram sua vaga.

Mas não foi fácil para o Novara. Aliás, teve muita reclamação (ao meu ver justa) por parte do Firenze por ter jogado no domingo em Cremona e ter que viajar para Novara para um jogo dois dias depois. Nesse sentido, as bisontinas foram claramente prejudicadas.

Herbots abre fogo contra triplo do Firenze; jogo aconteceu menos de 48h do confronto das bisontinas contra o Casalmaggiore (Foto: Igor Volley)


Vamos ao jogo e quem se destacou foi a oposta Enweonwu, prima da super campeã Egonu. A oposta teve uma atuação mediana no primeiro confronto, mas comandou o Firenze na segunda partida com 25 pontos. Quem joga muito lá também é a ponteira Guerra, que impressionou nessa Supercopa pela qualidade. O jogo contra o Casalmaggiore serviu para que o Novara entendesse que ela é a bola de segurança de Cambi e a ponteira foi muito marcada hoje.

O jogo das centrais não funcionou, Belien jogou bem abaixo com uma distribuição fraca de Cambi em alguns momentos importantes. O fato de Van Gestel não ser uma grande atacante não obriga a maioria das bolas a irem para a central. 

Firenze não conseguiu emplacar segunda vitória contra o Novara (Foto: Luca Pietro Santi)


E não dá para brincar quando Hancock está do outro lado, não é? Mas suas meios também não funcionaram bem, é início de temporada e justifica a distribuição mais fraca. Washington jogou mal hoje, diferente do primeiro jogo, e a defesa do Firenze também é impiedosa!

Vamos falar de opostas e Zanette está jogando muito bem! Grata surpresa que veio da A2 e se destaca pelo Novara. Mas seria amadorismo pensar que ela vai "roubar" a titularidade de Smarzek, a polonesa provavelmente tem alguma lesão e estreou hoje de forma discreta. 

Zanette e Herbots fizeram 19, a belga joga muito e eu adoro ver a pipe dela! Cate Bosetti fez 18, que grande elenco de extremas. Herbots cometeu 1 erro em 34 tentativas, 47% de aproveitamento. Deu Novara, como era esperado, à caminho de Vicenza.

Alberti e Hancock disputam bola na rede, Novara levou a melhor no tie-break (Foto: Igor Volley)


Por lá ele vai encontrar as borboletas de Busto Arsizio, que estrearam oficialmente hoje. Gostei da estreia de Poulter, achei uma distribuição equilibrada e inteligente para início de temporada. Comentava hoje com um amigo como o elenco do Busto não tem estrela, mas é bem montado: as centrais são boas e se completam nos fundamentos, tem uma ponteira de definição (aliás, se você não conhece a espanhola Escamilla, tá na hora) e uma de preparação, além de líbero boa e a maior pontuadora do último campeonato. 

Mingardi fez 18, mas o show foi de Gennari com 17, ponteira de preparação com 39% de aproveitamento. Mazzanti se derrete todo, né, Gennari é uma de suas queridinhas (com justiça) a ir para Tóquio. Vale citar também que Escamilla teve 50% de aproveitamento, mas foi menos acionada por Poulter. 

Gennari enfrenta duplo do Chieri; ponteira teve melhor desempenho no ataque dentre suas colegas de time (Foto: G. Alemani)


Difrente de Smarzek, quem eu acredito que possa perder sua titularidade é a belga Grobelna, que já não foi tão convincente no primeiro jogo e jogou mal contra o Busto. Laak pode abocanhar essa oportunidade, vem tendo melhor desempenho que a belga. 

Quem está impressionando nesse início é Villani, hoje foram 21 pontos, maior pontuadora do jogo. Uma ponteira! Mayer ainda está no banco e a gente espera que por pouco tempo, mesmo porque Bosio é bem limitada. O meio do time também não funcionou...

Chieri não conseguiu repetir sucesso da primeira partida e foi eliminado (Foto: Fabio Bianco)


Amanhã é dia de Scandicci e Monza, jogo duro entre 4º e 5º colocados do torneio na data do cancelamento. Confiram abaixo as estatísticas.

Supercopa - Quartas de final

UNET E-WORK BUSTO ARSIZIO 3 x 1 REALE MUTUA FENERA CHIERI (25-22 25-27 25-20 25-17)

BUS: Escamilla 15, Stevanovic 13, Mingardi 18, Gennari 17, Olivotto 12, Poulter 5, Leonardi (L), Piccinini 1, Bonelli.  

CHI: Perinelli 14, Zambelli 5, Bosio 2, Villani 21, Mazzaro 6, Grobelna 7, Gibertini (L), Laak 10, Alhassan 2, Frantti 1, De Bortoli (L), Mayer. 

IGOR GORGONZOLA NOVARA 3 x 2 IL BISONTE FIRENZE (23-25 25-16 20-25 25-18 15-12)

NOV: Washington 8, Hancock 4, Herbots 19, Bonifacio 10, Zanette 19, Bosetti 18, Sansonna (L), Chirichella 1, Napodano, Smarzek, Battistoni. 

FIR: Guerra 17, Alberti 6, Enweonwu 25, Van Gestel 10, Belien 11, Cambi 1, Venturi (L), Lazic 4, Nwakalor 2, Vittorini, Hashimoto, Panetoni (L). 

Comentários

  1. O começo lá tá errado Gustavo. Os dois não se enfrentaram. Corrige depois.

    Time enjoado esse que o Firenze montou. Se a Cambi estiver inspirada, com Guerra nesse nível e a Enweonwu sendo a definidora, pode dar trabalho no italiano.

    O elenco do Busto é bem razoável mesmo. Já tinha escrito que Monza, Scandicci e Casal podem surpreender e incluo o Busto, embora eu ache que falte alguém que resolva os problemas. Talvez esse protagonismo possa ser da Mingardi mas tem que ver se ela vai responder à altura.

    Ainda acho que a final vai ser Novara x Cone.

    ResponderExcluir
  2. Acabei de ver que o Scandicci ganhou de 3x1 do Monza com 28 pontos da Stysiak. O final four vai ser foda.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)