Em duelo de Boskovic e Vargas, Eczacibasi toma virada do Fenerbahçe

 Vencer dois sets de uma partida e tomar uma virada completa é o terror de qualquer time, qualquer torcida. E foi exatamente o que aconteceu com o Eczacibasi hoje no superclássico contra o Fenerbahçe. As tigresas fizeram 2-0 com parciais de 25x19 e 27x25, mas se perderam a partir do terceiro set, com os anjos revertendo para 2-3, 20x25, 22x25 e 14x16.

Mihajlovic e Erdem marcam ataque de Boskovic, maior pontuadora da partida (Foto: TVF)


O jogo das equipes foi muito semelhante e o Fenerbahçe deve muito da virada à sua jovem levantadora Lila Sengun, de 18 anos. Sengun foi a aposta de Terzic a partir do terceiro set, colocando Naz Akyol no banco. Quem diria... e deu certo! 

A levantadora percebeu o principal problema: Mihajlovic estava em um dia ruim. A ponteira sérvia marcou apenas 12 nos cinco sets, considerando que praticamente não passa (recebeu 9 saques e levou 2 aces). Mesmo assim, Terzic a manteve em quadra - méritos para a líbero Sarioglu que assumiu a maioria absoluta dos passes.

Outro feito de Sengun foi trabalhar bem com Busa, principalmente no tie-break, o que surpreendeu o time adversário. A atuação da sérvia rendeu 15 pontos, mais do que a compatriota ofensiva. Mas ninguém superou a cubana Vargas, dona de 25 pontos. Vargas travou um duelo em pontuações com a oposta rival, mas cresceu mesmo no terceiro set e principalmente no quarto. 

A oposta rival dispensa apresentações e eu diria que carregou o Eczacibasi hoje (nenhuma novidade, eu sei). Boskovic foi a maior pontuadora do jogo com 27 pontos e 57% de aproveitamento. Sim, é uma das, senão a melhor do mundo. Chamo a atenção para um detalhe específico desse clássico: 3 das 4 maiores pontuadoras são justamente as titulares da seleção sérvia.

Bem, mais ou menos na verdade, já que Baladin e Arici fizeram os mesmos 12 de Mihajlovic. Quem jogou mal hoje foi Thompson, com apenas 6 pontos e sacada por Motta ainda no terceiro set. A gente já sabia que essa estratégia de "3 opostas" era sensível, não é? Mas a verdade é que a americana ainda tem crédito. 

Thompson não repetiu a boa atuação do último clássico (Foto: TVF)


Também não entendi o troca-troca de Motta com as levantadoras. Começou com Mirkovic, trouxe Elif, voltou com Mirkovic e terminou com Elif. Me critiquem, mas eu não vejo nada que justifique a titularidade da levantadora sérvia. É muito mais necessário que Ogbogu seja titular do que Mirkovic - devido ao número de estrangeiras. O Eczacibasi renovou com seu trio de centrais como se ele tivesse sido extremamente eficiente na temporada passada. Das centrais turcas, eu gosto de Arici e acho que ela foi uma das poucas que se salvou hoje. Também gostei da entrada de Saliha Sahin, a irmã de Elif, e acho que ela deveria ter recebido mais bolas. 

Enfim, um jogo tecnicamente fraco, normal para início de temporada e carregado por suas opostas. Chamo a atenção para as duas ponteiras de definição que atuaram mal hoje e para as duas levantadoras titulares que não se sustentaram. É o primeiro clássico dos clássicos da liga turca.

Campeonato Turco - 3ª Rodada

Eczacibasi 2 x 3 Fenerbahçe (19-25, 25-27, 25-20, 25-22 e 16-14)

ECZ: Boskovic 27, Arici 12, Baladin 12, Guveli 2, Thompson 6, Mirkovic 3, Akoz (L). Sub: Saliha 6, Ogbogu 4, Elif 2, Yildirim.

FEN: Babat 6, Vargas 25, Busa 15, Mihajlovic 12, Erdem 5, Akyol 1, Sarioglu (L). Sub: Sengun 1, Cetin, Toksoy 2.

Anjos amarelos vencem o primeiro clássico da temporada (Foto: TVF)


Comentários

  1. Acho o Fener mais time que o Ecza. A Vargas é muito forte, não tem a mesma técnica da Boskovic, erra mais, mas é nova e tem muito a crescer ainda. Se conseguir se naturalizar turca bota Boz e Karakurt no banco fácil.
    A Yildrim devia fazer dupla com a Thompson (que ainda tem crédito!), melhora o passe e não compromete tanto no ataque. Gosto mais da Bahar do que da Babat e fiquei impressionado com a Eda que costuma ser super eficiente.

    ResponderExcluir
  2. Mudando de assunto: será que o carcamano narigudo, gêmeo da Sonsirma, vai mesmo barrar a Ozsoy de Tokyo? Mesmo sendo pipoqueira, Neriman de longe é a melhor atacante turca. Se almejam ao menos passar de fase, deveria levá-la. In my opinion.

    ResponderExcluir
  3. Melissa Vargas vai jogar por Cuba. A seleção cubana feminina irá se reestruturar, assim como já ocorreu com a masculina. Em Cuba, no masculino já irá ocorrer disputas por vagas para a Seleção. E em 2021, volta a Liga local com tudo. Há pressão para o mesmo ocorrer no masculino. Ao que parece as atitudes estão mudando nas concepções dos dirigentes da federação cubana, mas ainda há empecilhos, só não sei quais! O masculino, contabilizando todos os contratos dos jogadores, irá embolsar e trazer muita grana já neste ano!!! Com o dinheiro chegando na federação Cubana, pode ser que ocorra maior interesse em trazer as cubanas de volta a seleção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. * Há pressão para o mesmo ocorrer no feminino.

      Excluir
  4. Eu sou um torcedor ferrenho do Fenerbahce, mas tenho que assumir, que jogo terrível, muitos erros bobos, achei o jogo entre Vakif e Eczacibaşi muito Interessante, o mesmo não se repetiu hoje. Alguns são fãs da Boskovic outros das Egonu, mas eu sou fã mesmo é da Melissinha Vargas, só que a menina estava doce para o bloqueio, nem de longe foi a melhor partida dela, que jogo terrível da Naz, nem a principal arma dela que é jogar com Eda, não estava dando certo, isso foi o ápice pra Terzic, melhor técnico do mundo ao lado da fada Lang Ping, colocar a turca no banco, fenerbahce, o maior da Turquia, ainda vive.

    ResponderExcluir
  5. Só quero exaltar a eficiência da Boskovic. Muito maravilhosa! Concordo com vc, o Motta tem que colocar a Ogbogu. Excelente central. Acho a Merve Atler uma ótima central tb.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)