Busto vence Novara e joga hoje de novo, favorecendo Conegliano

O que tinha tudo para ser um espetáculo da maior liga do mundo acabou se tornando algo bem bizarro. Hoje pela manhã, por volta das 11h30 do horário local, Busto Arsizio e Novara se enfrentaram em jogo adiado ontem. O Busto levou a melhor e venceu os dois sets remanescentes, finalizando a partida em 3 sets a 1 para as borboletas. 

O problema é que a final, contra ninguém menos do que o gigante Conegliano, será hoje também, às 21h15 do horário local (16h15 aqui no Brasil). Menos de 10 horas depois da finalização da partida.

E a final será no PalaGoldoni, mesmo ginásio que recebeu a semifinal hoje. Por que? Porque há previsão de chuva para Vicenza, 44% de possibilidade no horário do jogo. Isso quer dizer que toda aquela estrutura maravilhosa e impecável foi utilizada apenas ontem, em apenas um jogo e meio. 

Erros simples, primários para quem quer realizar um evento dessa magnitude. O pior deles foi não ter movido o jogo para o PalaGoldoni ontem, imediatamente, e o argumento foi a transmissão.

Times conversam durante cancelamento da partida em Vicenza no sábado (Foto: Rubin/LVF)

Enfim, vamos ao jogo!

Repito o que eu disse no início dessa competição: o Busto não tem estrelas, pode parecer fraco por isso, mas é um time completo, forte em todas as posições. E mostrou que tem banco também!

O que mais me impressionou em Busto x Novara foi a atuação de Asia Bonelli. A levantadora tem 20 anos e vem da segunda divisão, do Consilini. Por algum motivo Poulter não jogou ontem (e nem hoje), mas Bonelli a substituiu à altura.

Sem poder contar com Poulter, Busto assistiu a uma boa atuação de Asia Bonelli (Foto: Rubin/LVF)


Mingardi é o destaque, dispensa comentários, 20 pontos, comandou a vitória do Busto. Por lá, Stevanovic atua como uma líder, a central fez 14 pontos, 6 deles de bloqueio (todo o time de Novara fez 7). Méritos também a Gennari, "ponteira de preparação" que marcou 14 vezes. Se mantém esse nível, carimba o passaporte para Tóquio.

Paredão: comandado por Stevanovic nesse fundamento, Busto bloqueou muito mais do que o Novara (Foto: Rubin/LVF)


O Novara parece ainda estar no forno, o time claramente não jogou seu melhor. Zanette caiu de rendimento gradativamente, à medida que o time avançava. Foram apenas 2 pontos em mais de três sets e Smarzek fez 11 em sua passagem pela quadra, bem mais acionada. 

As centrais do Novara não funcionaram e as ponteiras carregaram o time, principalmente a excelente Herbots, destaque do primeiro set e maior pontuadora do jogo com 21. A holandesa Daalderop fez 15, Cate Bosetti não jogou efetivamente.

Apesar da derrota, Birtt Herbots foi a maior pontuadora do jogo com 21 pontos. A belga joga muito! (Foto: Rubin/LVF)


As borboletas disputam a final hoje às 16h15 (de Brasília) contra o Conegliano, sendo o rival totalmente favorito ao título.

UNET E-WORK BUSTO ARSIZIO 3 x 1 IGOR GORGONZOLA NOVARA (23-25 25-18 25-22 25-22)

BUS: Escamilla 6, Olivotto 4, Mingardi 20, Gennari 12, Stevanovic 14, Bonelli 4, Leonardi (L), Herrera Blanco 4, Piccinini. 

NOV: Washington 6, Hancock 6, Herbots 21, Bonifacio 5, Zanette 2, Daalderop 15, Sansonna (L), Smarzek 11, Bosetti 1, Chirichella 1, Battistoni, Populini. 

Borboletas venceram o Novara, mas voltam à quadra ainda hoje (Foto: Rubin/LVF)

Comentários

  1. Realmente o Busto me surpreendeu nesse jogo! De fato tem um time completo e quando a Alexa Gray chegar será bem mais perigoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Gray é muito boa! Ela foi para a Itália há dois dias e provavelmente deve ficar duas semanas em quarentena antes de juntar ao time.

      Excluir
  2. Gennari já comentou que não aguenta fisicamente conciliar clube e seleção. Não foi à toa que não participou em nenhum momento do atual ciclo olímpico. As Bosetti e Sylla estão garantidas em Tóquio. A dúvida pendente é a Pietrini pelo desentendimento com o Mazzanti antes do último Europeu. Acredito que a Picci fique merecidamente de fora, era melhor ter encerrado a carreira mesmo com o título na Champions ano passado.

    ResponderExcluir
  3. Stevanovic tem muito mais recursos e experiência do que Popovic, mas ficará fora de Tóquio por causa do ranço do zumbi cigarrento.

    ResponderExcluir
  4. Bosetti precisa ser titular por ter muito mais controle no fundo de quadra do que Daalderop. Smarzek não vinga em clubes como faz na seleção polonesa, é estranho. Darei o desconto pelo atual momento em que o vôlei está sendo retomado, mas enfim.

    Por que Conechella não jogou como titular, btw?

    ResponderExcluir
  5. O jogo hoje de manhã começou atrasado e com a transmissão só a partir do fim do terceiro set kkk Os italianos estão putos e com razão. A organização da Lega falhou muito nesta Supercopa.

    ResponderExcluir
  6. Pelo final da transmissão deu pra entender que Bosetti foi preservada por questões físicas.

    Mas ficou bem claro que esse time do Novara só funcionará com ela em quadra. E o Mazzanti precisa parar de birra e entender que na seleção tem que ser ela ao lado de Sylla (ou de Pietrini). Com todo respeito à Lúcia, que faz o fundo muito bem, não adianta nada ter só o fundo e sair de quadra com 2 pontos em 5 sets (como aconteceu com ela em vários jogos). Caterina é tão efetiva quanto a irmã no passe e na defesa (principalmente na defesa) e é beeeeem mais ofensiva no ataque. Hoje não lembra em nada aquela toqueira do início da carreira com 17 anos, tem muito mais golpes.

    Alesia Gennari e Cate Bosetti são jogadoras muito parecidas pra mim. Elas dão segurança no fundo e também viram suas bolas na maioria das vezes que são acionadas. Não entendo gongarem tanto o ataque da Caterina, sendo que até a interrupção do italiano ela foi maior pontuadora do time várias vezes.

    Também não entendo a Alesia nunca ter participado do ciclo olímpico, sendo que vive sua melhor fase. Acho que, diferentemente do que tá na matéria, ela não tem passaporte carimbado pra Tóquio coisa nenhuma rs Ela não faz parte da equipe nacional há anos (talvez por própria escolha), então pq isso mudaria agora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim!

      Eu li uma entrevista do Mazzanti falando que a Gennari foi chamada para a seleção em 2018 e 2019, mas não aceitou por questões físicas. Ele tbm disse que a prioridade para o grupo olímpico são as atletas que vem jogando juntas desde 2017. Acho que o Davide irá manter a filosofia do Guidetti em barrar atletas mais experientes da Olimpíada por não terem participado do ciclo (Ozsoy, por exemplo). Já ZRG não tem esse tipo de pensamento. Garay só jogou mal e porcamente o Mundial, mas tem passe livre do técnico para Tóquio. O ideal pra mim é levar as melhores independente de qualquer coisa.

      Excluir
    2. Eu nunca vou esquecer da Malinov no tie da final do Mundial enchendo a Bosetti de bolas kkk. A Sérvia ganhou pq a Maja foi objetiva e deixou a Bosko decidir o jogo.

      Excluir
    3. Se ela e Egonu eram as únicas que viravam bolas naquela final, Sylla e Conechella como de praxe deram pane. Bem feito! Não sei fora de quadra, mas dentro de quadra o ego da Sylla é maior que Gamova e Muserskiy juntos. Se bem que as sem medalhas olímpicas italianas se acham pacas, palavras da fada dominicana Rivera.

      Excluir
  7. Fico impressionado com o quanto a Herbots joga!!!! O tempo todo com passe em cima, atacando e pontuando, defendendo demais. Incrível a garota. Caterina e Zanete caíram bem de produção. Talvez seja normal por conta do tempo sem jogar. Novara bem entrosado, e com a Malwina porradeira, dará trabalho Gostei desse time do Busto. Bem equilibrado. Todas com as funções bem definidas. Taticamente muito eficiente. Particularmente não gosto de nenhuma levantadora italiana: Orro, Malinov, Camera..... muito atrás da Maja, da Wolosz, da Macris e até da Micha que vem fazendo bons jogos pelo menos na Supercopa. Não conheço muito essa Asia, só assisti esse jogo dela. Cedo ainda pra saber se vai vingar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)