As novidades ousadas do Eczacibasi que quebraram o favoritismo do Vakifbank na Supercopa

O Vakifbank era teoricamente o favorito ao título da Supercopa hoje em Istambul. O time já se conhece, é todo renovado, tem boa parte da base turca e algumas das melhores do mundo em suas posições. 

O Eczacibasi vinha bem misto e mesmo estrelado como no ano passado, já tinha sofrido com o arquirrival. Não hoje. O Eczacibasi bateu o Vakifbank por 3 sets a 2 (25-14, 25-22, 18-25, 25-27 e 15-12) e sagrou-se tricampeão consecutivo da Supercopa Turca.

Fiquei impressionado com alguns desempenhos do Eczacibasi. Talvez o principal deles seja na jovem Elif Sahin, jogadora da seleção sub-20 turca. Elif veio do Karayollari, um time menor da Turquia (e olha a importância deles). A levantadora não sentiu a pressão, distribuiu bem e com velocidade. E suas passadoras são duas opostas de origem, além da líbero Akoz que tem no passe seu fundamento mais fraco.

Elif Sahin, levantadora de 19 anos do Eczacibasi que comandou o time na Supercopa (Foto: divulgação)


Os dois primeiros sets de Elif foram muito bons, mas dois fenômenos puxaram a surra que o Vakif tomou na primeira parcial: Boskovic e Thompson. A sérvia é fenômeno todo dia, mas a gente volta a falar dela daqui a pouco. Vamos a Thompson, efetivada agora como ponteira: 6 pontos no primeiro set, 5 no segundo, no total foram 19.

Caçada no saque, acabou obrigando Elif a insistir (demasiadamente) com Boskovic. Ficou claro que a levantadora prefere a sérvia na hora do aperto. E falando em aperto, o que mudou para o Vakifbank a partir do 3º set? A distribuição. 

Tática inicial do Vakifbank fracassou e rival passou o trator (Foto: divulgação/Eczacibasi)


Longe de achar Ozbay terrível, mas eu não deixaria Ognjenovic no banco. E Guidetti percebeu isso, sacrificando Gabi pelo limite de estrangeiras - mas convenhamos que ela não vinha em uma atuação sólida no ataque. E cá entre nós, no passe a Ismailoglu resolve.

Maja buscou sua segurança e trouxe Haak para um duelo com sua compatriota. Com um ligeiro crescimento de Bartsch e a sueca voando, o Vakif empatou a partida. E foi o Boskovic x Haak que ditou o rumo do tie-break, sem exagero: a oposta do Eczacibasi recebeu 8 dos 13 levantamentos do set, enquanto a do Vakifbank atacou 11 de 18. 

O jogo terminou com 35 pontos de Haak e 31 de Boskovic, mas foram justamente os erros do Vakifbank no tie, 7 no total, que creditaram mais um título na conta do Eczacibasi. Mas cá entre nós, sigo com a pulga atrás da orelha sobre o favoritismo no Turco. 

Isabelle Haak foi a maior pontuadora do jogo, mas não conseguiu deter a vitória do rival (Foto: divulgação/Vakifbank)


Apesar do resultado, os erros do Vakifbank parecem ter sido decisivos - e todo mundo sabe como esse time cresce durante a temporada. Pelo Eczacibasi, me sinto feliz. Parece ser um jogo mais solto e mais ousado do que nunca. Espero que as tigresas se achem e ganhem outro título na temporada. 

Supercopa Turca 

Eczacibasi 3 x 2 Vakifbank (25-14, 25-22, 18-25, 25-27 e 15-12)

ECZ: Elif 6, Thompson 19, Guveli 3, Boskovic 31, Baladin 6, Ogbogu 9, Akoz (L). Sub: Arici 1, Saliha, Mirkovic, Yildirim.

VAK: Ozbay, Gabi, 5, Gunes 9, Haak 35, Bartsch 15, Akman 7, Ayça (L). Sub: Ismailoglu 5, Ognjenovic 1, Yilmaz 1.

Eczacibasi Vitra é o campeão da Supercopa 2020 (Foto: divulgação)

Comentários

  1. Fiquei impressionado como a Thompson evoluiu no passe. Caçada o tempo inteiro e não comprometeu, se saiu super bem! A Gabi hj tava mal e no final das contas ficou Haak vs Boskovic, como joga essa Sérvia.

    ResponderExcluir
  2. Ótima visão a respeito do jogo. Desde o início da partida eu notei o desempenho da Elif, muito satisfatório. Onde consigo ver as estatísticas do jogo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SUPERCOPA TURCA FEMININA 2020

      VAKIFBANK 2 X 3 ECZACIBASI
      ( 14/25 22/25 25/18 27/25 12/15 )

      Vakifbank:
      Haak: 35 pts (33/61; 54% | 2 ac).
      Bartsch: 15 pts (14/29; 48% | 1 ac).
      Günes: 9 pts (6/12; 50% | 3 blk).
      Akman: 7 pts (3/5; 60% | 4 blk).
      Ismailoglu: 5 pts (4/10; 40% | 1 ac).
      Gabi: 5 pts (5/12; 42%).
      Yilmaz: 1 pt (1 ac).
      Maja: 1 pt (1 ac).
      Erros cometidos: 32.

      Eczacibasi:
      Bosković: 31 pts (30/48; 63% | 1 ac).
      Thompson: 19 pts (18/30; 60% | 1 ac).
      Ogbogu: 9 pts (3/9; 33% | 6 blk).
      Baladin: 6 pts (6/15; 40%).
      Elif: 6 pts (3/4; 75% | 2 blk, 1 ac).
      Guveli: 3 pts (1/5; 20% | 2 blk).
      Beyza: 1 pt (1/3; 33%).
      Erros cometidos: 27.

      Excluir
  3. Achei a Guveli muito fraca, ainda prefiro a Arici. Mas meu comentario principal do jogo e' como tava bom o passe do Ecza, mesmo com Thompson e Baladin no passe, fiquei impressionado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menino, exatamente o que eu pensei. De início, fiquei um pouco cético com a Thompson na ponta ainda mais dividindo a função de passar com a Baladin que, convenhamos, não é uma exímia passadora. Acho que até por isso atribuí a vitória fácil para o Vakif. Mas eu quebrei a cara! Thompson de uns passes A's e segurou a marimba muito bem! Com essa derrota, Eczacibasi mostra que não ta pra tras como muitos pensavam (inclusive eu kk) e se junta ao Vakif e ao Fener como top 3 (igual ano passado mesmo).

      Mudando de assunto, eu to com medo do time dos EUA... imagina a Thompson dividindo a extrema com Robinson ou Larson, duas centrais boas e a Drews com as bolas rápidas atrás?? Quero nem pensar... #AsChicleteirasNãoPodemGanhar

      Excluir
  4. Bem, não sou clubista, mas, analisando o jogo em si, achei meia boca para uma final (apesar de ter sido 5 sets).

    Sobre o Vakif:
    Não sei mto sobre a Haak, mas deu pra perceber que ela tem muito talento e vontade, só que acho inadmissível tantos erros, até pq ela não começou a jogar agora... Já faz um tempinho ne? Maja com uma péssima atuação, não deu ânimo ao time e o principal fundamento do time, o saque, ficou muito a desejar, quebrando poucas vezes e não comprometendo o adversário.

    Sobre o Ecza:

    A Levantadora fez decisões acertivas e precisas, jogou com gosto, e pela falta de pressão do saque adversário, pôde trabalhar a maior parte do tempo com bola na mão, usando mto suas atacantes de extrema e tbm centrais, falando em central, que jogo fez a Chiaka. Um ponto mto positivo pro Ecza.

    Thompson, jogou mto bem, porém não sei se realmente vai segurar uma onda de ponteira na seleção dos EUA, convenhamos, qnd for enfrentar seleções com saques poderosos, a história é bem diferente.
    Bosko, fez seu trabalho e apareceu quando foi preciso, um ponto positivo, pois mostra o quanto o time pode ter evoluído e não ficou dependente só dela, ela deixou suas companheiras brilharem.

    Mas tudo isso teve seus pontos negativos. Muitos erros de ataque, saque e deixou o jogo bem morno a maior parte do tempo.

    ResponderExcluir
  5. Nem Eczacibasi, nem Vakifbank, nem Conegliano, o Praia clube é o melhor time da temporada e venceria todos esses aí.

    ResponderExcluir
  6. Capaz. Nossa Betania de La Carla vai pisar em todos no Mundial! #GoMinas

    ResponderExcluir
  7. Thompson passando e atacando bem, levantadora precisa, Ogbogu jogadora promissora que vai fazer diferença no time, e Bosko brilhando como sempre

    ResponderExcluir
  8. O Marco Aurélio e um ótimo técnico e sabe formar e extrair o melhor da base. Assim foi a Naz e agora mais uma promessa. Na mão dele veio Paula, Sheila, Fabizinha e sasá em 2002 e o resultado já sabemos. Sem esquecer da geração de 96 que foi campeã mundial com ele em 87. O cara é fera na formação de jovens talentos.

    ResponderExcluir
  9. Muito Ibope p haak só acho que a Gabi e cansu deveria ter jogado desde de o começo só acho 👎👎

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elas jogaram desde o início e jogaram bem mal por sinal por isso no terceiro saíram

      Excluir
  10. Alguém sabe pq a Gizem não jogou? Achei que a Ayça não se saiu bem na defesa.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)