Com show de Maja Ognjenović, Vakifbank bate Dinamo Moscow.

Começaram hoje na Europa os Playoffs da Champions League, e abrindo a rodada, o VakifBank Istanbul da Turquia venceu o frágil Dinamo Moscow da Russia, que vem decepcionando na temporada com diversas derrotas.

O diferencial da partida foi a consistência na linha de recepção, enquanto o Moscow possui uma  fragilidade no fundamento, com Scherbam, Krotkova e Pospelova, obrigando a levantadora americana Lauren Carlini a jogar somente com bolas altas nas extremas, o Vakifbank joga o tempo todo com o passe na mão, com a brasileira Gabriella Guimarães sendo o grande destaque no fundamento, e se sem o passe a levantadora servia Ognjenovic já é um monstro, com ele, ela se torna a melhor do muno.

Ademais, a oposta sueca Isabelle Haak foi a grande pontuadora pelo lado amarelo e preto, com 21 pontos, já pelo lado azul, Goncharova voltando de lesão, anotou 17 vezes. O jogo de volta acontece no dia 12/03, em Istanbul, na Turquia, Vakifbank é o favorito para avançar a semi-final.



   (Com 7 pontos em três sets, Maja Ognjenovic é a MVP da partida. Foto:Instagram / divulgação)


Amanhã (04/03), o favorito ao título da Champions League, Imoco Conegliano viaja até a Alemanha, para enfrentar o valente Allianz MTV Stuttgart. O favoritismo é todo da equipe italiana, comandada pela melhor oposta da atualidade Paola Egonu. Entretanto, tudo pode acontecer, e assim como bateu a boa equipe de Novara, o alemão pode surreender o Conegliano. Atenção voltada a grande pontuadora do campeonato alemão, a americana Kristal River. O jogo de volta acontece dia 10/03, na Itália.


(Campeão do Mundial de Clubes, Conegliano é o favorito a conquistar a Champions League. Foto: FIVB)


Por fim, os jogos entre o turco Fenerbahce e o italiano Novara, e o turco Eczacibasi e o italiano Sccandcci, deveriam acontecer até o dia 05/03, porém, com o surto do novo Corona Vírus na Itália, os jogos não estão com a data definida no site da CEV - (Confederação Europeia de Volleyball).


Já os jogos de volta deveriam acontecer na semana que vem, entre os dias 10 e 12/03. Na disputa entre Fenerbahce e Novara, a equipe da servia Brankica Mihajlovic é favorita para avançar a semi-final, porém, o Novara tem como característica derrubar favoritos, e com o crescimento da boa levantadora americana Micha Hankoc na temporada, tudo pode acontecer.

No duelo entre Vitra e Sccandcci, não há favoritos, tudo pode acontecer. Sccandcci está com a sua principal definidora, a oposta polonesa Magdalena Stysiak voltando de lesão, a holandesa Sloetjes assumiu a titularidade, porém não está tendo o mesmo rendimento de temporadas anteriores. Pelo lado turco, a ponteira turca Hande Baladin, e a coreana Kim Yeoun Koung estão lesionadas, a esforçada ponteira anericana Sonja Newcom assumiu a titularidade, porém é uma jogadora com características de fundo de quadra, se tornando uma opção a menos na fraca distribuição da levantadora americana Carli Lloyd.  


                                                                   (Foto: CEV/ divulgação)


ESTATÍSTICAS:
Vakifbank Istanbul 3X0 Dinamo Moscow
            25-13 25-17 25-17

Vakifbank: Haak 21, Rasic 9, Bartsch 9, Gabi 7, Gunes 7, Maja 7.
Moscow: Goncharova 17, Krotkova 9, Fetisova 5, Efimova 3, Scherbam 3, Halvekova 1.  



Comentários

  1. Maja é incrível. Jogadora fantástica.

    ResponderExcluir
  2. Ok. Maja é ótima? É, mas ela só enxerga as opostas em quadra. Como pode a Gabi receber apenas 10 bolas em 3 sets?
    Todo ponto ela mandava bola pra Haak.
    Volto a dizer, ela é fenomenal, mas não gosto dela levantar somente pra Haak o jogo todo.

    Kim deve jogar o jogo de volta, Natália e Boskovic estão jogando sozinhas.

    Novara pode surpreender e eu apostaria em uma vitória delas.

    Vakif e Conegliano são amplamente favoritos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Errado! Gabi recebeu 12 bolas para atacar e não 10!

      Excluir
    2. Então, por isso ela é ótima. Objetiva, levanta pra quem põe bola no chão pro jogo acabar logo, poupar as jogadoras e descansar mais.

      Excluir
  3. Gabi não merece esse time...muito triste receber a quantidade de bolas que ela recebe!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala sério! Gabi recebeu 12 bolas num jogo super rápido de 3x0, não está bom? Com placar super dilatado 25 x13, 25 x17, 25 x17, o jogo não durou quase nada, acabou rapidíssimo, o Vakif atropelou o Moscow num piscar de olhos e nem deu tempo pra Gabi receber mais bolas!

      Excluir
    2. Gabi está com um percentual muito bom na recepção, isso sim que é importante.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. É sério que as pessoas vão reclamar da Maja por ter levantado "apenas 10 bolas" (12, na verdade) para a Gabi????

    Vocês assistiram o jogo? Se só viram as estatísticas, leram com atenção???

    Normalmente (e isso a gente aprende na base ou mesmo assistindo jogos): a ponteira que mais recebe saque e defende acaba atacando menos, porque cobre uma maior área da quadra no passe e no sistema defensivo. E foi o caso da Gabi no jogo de hoje. Principalmente porque a Bartch está longe de ser uma exímia passadora.

    A Gabi foi a jogadora do Vakifbank mais caçada pelo saque adversário. Foram 24 recepções, com 54% de passes excelentes e 71% de passes bons. Ou seja, nesse jogo ela cumpriu muito bem a função de ponteira passadora. Só pelas estatísticas já dá para perceber porque a Maja levantou "apenas" 12 bolas para a Gabi no jogo.

    Quem assistiu a partida, viu que a Gabi e a Pinar (líbero) cobriram uma área enorme da quadra, deixando a Bartch mais solta para cumprir a função de ponteira de definição. Só que a Bartch foi mal no ataque (recebeu 22 bolas e colocou apenas 8 no chão: 36% de aproveitamento).

    Qual foi então opção para a Maja levantar? A Haak, carai! Ela fez 20 pontos de ataque em 35 bolas recebidas (57% de aproveitamento). Ou seja, a Maja fez o que qualquer boa levantadora deveria fazer: levantou para quem está ali para decidir. Colocou a bola para uma jogadora que tem a função exclusiva de atacar e pontuar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra quem tiver interessado, as estatísticas do jogo tão no site da CEV:

      https://www.cev.eu/Competition-Area/MatchStatistics.aspx?ID=38024

      Excluir
    2. Orge é a líbero e quem quiser ganhar do Vakif tem que metralhar a Bartsch no saque. Acho que a Gabi continua no clube na temporada 2020/2021 com o retorno da Zhu.

      Excluir
    3. Mas não falam mal da Fabíola, por ela levantar apenas bola para Tandara? Ah, esqueci que o brasileiro tem a eterna Síndrome de Vira Lata, apenas os de fora é que são fod*.

      Excluir
    4. Ótimo ponto, último anônimo! Fora que as bolas da pastora para a Tandara são ótimas, muito bem levantadas no geral.

      Excluir
    5. Perfeito! Gabi cumpre a função de ponteira passadora. Bartsch tá sendo a de definição. Óbvio (pra quem entende de vôlei) e normal que a Fadabi receba menos bolas e se a outra ponteira não vira, bola p quem vira, no caso a Haak. É assim nos times eficientes e com levantadoras eficientes.

      Excluir
    6. Penúltimo anônimo: se reclamam da Fabíola por ela só levantar para a Tandara estão errados e a Fabíola está certa.

      E sobre o comentário da líbero do Vakifbank ser a Orge: Sim. Mas quem jogou foi a Pinar.

      Excluir
    7. Orge jogou os 3 sets LOL
      O link das estatísticas tbm é útil para você.

      1 ÖRGE Gizem (L) . * * * - . - - . . 6 . 67% 50% - . . . . .

      12 EREN Pinar (L) . - . - - . . - . . . - . . . . .

      Excluir
  6. Alguém tem o link onde posso assistir aos jogos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procura a página TopVolley (tudo junto mesmo) no Facebook. Desça a timeline deles que você encontra o jogo.

      Excluir
  7. Quero ver vcs acharem bonitinho a Gabi ,nas olimpíadas,apenas exercer a função de ponteira de preparação.
    Não sejam hipócritas.
    Ninguém merece uma levantadora como a Maja.
    Qualquer um de nós empinaria bolas para a Haak.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Gabi infelizmente não tem escolha e precisa fazer muito mais que passar na seleção. Na VNL de 2019, inclusive, ela recebia a maior parte das bolas e quase sempre saía das partidas como maior pontuadora porque tinha a Paula Borgo na saída e a Amanda na ponta. Ela só passou a receber menos bolas e ficar menos sobrecarregada depois que a Natália assumiu a responsabilidade nos ataques e a Lorenne assumiu a titularidade. E isso só na fase final. É só procurar as estatísticas no site da FIVB e buscar notícias da época pra comprovar.

      Acredito que se a Tandara e a Natália estiverem bem nas Olimpíadas ela ficará bem mais responsável em compor a recepção junto com a outra líbero (que provavelmente será a Brait) do que em ter que receber a maior parte dos levantamentos. Ninguém está sendo hipócrita aqui não. As pessoas só não concordaram com a crítica infundada à Ognjenovic que fizerem lá na parte de cima dos comentários. Não precisa levar as discordâncias dos outros pro lado pessoal e não precisa ofender quem não concorda com você. Se você leva uma discordância dessa tão à sério a ponto de chamar alguém de hipócrita, é porque você está precisando mais de um terapeuta do que assistir uma partida de vôlei. Passar bem.

      Excluir
    2. Arrasou aforest! Como alguém que entende o mínimo de vôlei não consegue entender que no Vakifbank Gabi ter maior responsabilidade na composição, recepção e defesa. Maja Ognjenovic sabe disso, levantadora que não precisa provar mais nada pra ninguém, pelo amor de Deus. Daqui a pouco vocês vão querer que Gabi recepcione o saque e levante pra ela mesma atacar, me poupe!

      Coitado do Dínamo, presa fácil. E mais coitada ainda da Goncharova, voltando de lesão e tem que segurar a onda sozinha. Apesar de muitos não concordarem pra mim após Egonu e Boskovic é a melhor oposta a nível mundial, top 3.

      Excluir
  8. Quero ver o bloco do Cone, todo armado para Haak, o q a tal Maja vai fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cone é favorito Rafa, irá ganhar e não será culpa da Maja. Ou você acha que Haak, que nunca me inspirou confiança, é melhor que Egonu? Me poupe.

      Excluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)