Kazan ultrapassa Lokomotiv na última rodada do Russo (mas o protagonista é outro)

Terminou hoje (24) a fase classificatória do Campeonato Russo. A última rodada levou a uma disputa ferrenha pela liderança entre Lokomotiv Kaliningrad, dono de 13 vitórias e 40 pontos, e Dínamo Kazan, dono de 12 vitórias e 39 pontos. 

O Kazan tinha vida fácil e seu adversário seria o Yenisei, lanterna do campeonato. O Lokomotiv tinha um problema maior, o sexto colocado do campeonato, que já havia vencido em casa por 3 a 1 no turno. Mas o sexto colocado não é qualquer um: é o Sakhalin.

Com jogadoras como Fabris, De La Cruz, Startseva e Malova, Dínamo Kazan tenta voltar ao topo do voleibol russo (Foto: VFV)

Sakhalin: o lobo mau russo

Vocês se lembram do Sakhalin? É aquele time que fica na cidade de Yuzhno-Sakhalinsk, a cerca de 10 mil quilômetros de Moscow e todo mundo tem pavor de jogar contra. Esse time já protagonizou dois momentos tensos nas últimas temporadas do russo: na 17/18, o Yenisei resolveu desistir da partida contra o Sakhalin na última rodada, eliminado o Dínamo Metar com o resultado. Já na temporada 2018/2019, o Dínamo Krasnodar teve o voo cancelado devido a uma nevasca e não conseguiu chegar a tempo do jogo na cidade e perdeu a invencibilidade no campeonato, revoltando sua diretoria.

A verdade é que normalmente os técnicos consideram que perder os jogos contra o Sakhalin é melhor do que obrigar suas jogadoras a enfrentar essa longa viagem até Yuzhno-Sakhalinsk. E assim, costumam enviar seus times juvenis, como o Lokomotiv fez, perdendo por 3 a 0 e o Kazan também já havia feito, mas perdendo por 3 a 2, ou seja, nada tira os méritos do Kazan.  

Todo mundo faz isso por lá e o Sakhalin finalmente entendeu que se tivesse um time minimamente eficiente, poderia estar muito bem no campeonato. Foi o que fez e está invicto em casa por esses dois fatores. Sim, Sakhalin bateu Kazan, Lokomotiv e Krasnodar em casa, por exemplo. É ou não um time que bota medo em todo mundo?

Lokomotiv recebeu o Sakhalin com time titular, mas enviou juvenis para o jogo na casa do adversário (Foto: VFV)


Playoffs

Estão definidos os confrontos das quartas de final do Campeonato Russo. Essa fase será disputada em melhor de 2 jogos com golden set de 15 pontos, se necessário. Os confrontos ficaram assim:

Dínamo Kazan (1) x (8) Lenningradka
Lokomotiv (2) x (7) Dínamo Krasnodar
Uralochka NTMK (3) x (6) Sakhalin Yuz.
Dínamo Moscow (4) x (5) Próton Saratov

Não dá para chegar até aqui sem falar no azar do Uralochka em enfrentar o Sakhalin. O time de Ilchenko tem duas escolhas: viajar com o time reserva e acreditar que vencerá a partida e o golden set em casa ou enfrentar os 10 mil km. E se o Uralochka resistir a essa maratona, pegará o vencedor de Lokomotiv x Krasnodar e ainda joga o Kazan para um provável encontro com a estrela Goncharova na semifinal. Parece que perder nunca soou tão bem assim para o Lokomotiv.

Ilchenko ataca contra bloqueio duplo do Sakhalin; com novo regulamento do Russo, o time de Karpol estava em outro grupo e só enfrentou as rivais uma vez, em casa (Foto: VFV)

Comentários

  1. Putz, excelente e interessante (além de cômica srs) matéria, Gustavo!!!
    Eu aproveitei a curiosidade para ir dar aquela conferida no elenco do Sakhalin e num site achei uma coisa hilária. Consta como best players in history: Pasynkova (hahahaha), Maligna (hahahahahaha), Akulova, Ksenia Bondar (alguém sabe quem é?) e a Regina Moroz (ela foi uma boa titular do Kazan e nunca teve chances na seleção, será que merecia?)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Malygina é um poste, muita coragem. KKKKKK
      Malykh foi cortada injustamente da Rio 2016 e do Mundial 2018. Marichev e Pankov monstros kkkq. Agora a Natalia está fora do esporte e esperando o primeiro filho.

      Excluir
  2. PS: olhando no santo google rsrsrs. Vejam:

    https://www.google.com/maps/dir/Moscovo,+Rússia/Yuzhno+Sakhalinsk,+Rússia/@44.9107806,49.2303503,3z/data=!4m14!4m13!1m5!1m1!1s0x46b54afc73d4b0c9:0x3d44d6cc5757cf4c!2m2!1d37.6172999!2d55.755826!1m5!1m1!1s0x5f19016b4f195737:0x848c2ae7bb49394b!2m2!1d142.7347555!2d46.9641127!3e2

    Detalhe: segundo o Google, o trajeto inclui uma balsa rsrsrs

    A distância é tipo 3x de São Paulo até o nosso kiridu Acre, terra daquela senhora que sai da hibernação de 4 em 4 anos para a eleição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      O voo sem escalas dura 8 horas e meia. A Rússia é tão gigante que parece um continente o_o

      Excluir
    2. A cidade fica super perto do Japão o_o

      Excluir
    3. Tenho preguiça desse voleibol russo feio e ultrapassado.

      Excluir
  3. Nunca fui tão fã do vôlei russo como nessa temporada, torcendo muito para esse time do Kazan, The Big Beth (a melhor Dominicana de todos os tempos) e Fabris estão jogando demais, o time está realmente parecendo muito unido, coisa que parece um pouco estranha apesar de que na história não há um povo tão unido e nacionalista como eles. Muito bom ver a queda de Moskow, lá estou igual aqui, espero que qualquer um possa ser o campeão menos o Moskow, aqui é (Espero que qualquer um possa ser campeão menos o Rio)

    ResponderExcluir
  4. A RUS tem nada mais, nada menos do que 14 fusos horários!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E imaginar que os russos venderam o Alasca prós americanos. Se o Alaska ainda fosse território russo já teria tido a Terceira Guerra Mundial.

      Excluir
    2. A Rússia tem 11 fusos e não 14.

      Excluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)