WO do Yenisei revolta Metar: "as jogadoras receberam a notícia chorando"

Uma situação vexaminosa segue causando problemas na Liga Russa. Hoje foi oficializada a derrota do Yenisei Kranoyarsk por W.O., placar de 3 sets a 0 para o Yuzhno-Sakhalin. O resultado deu a classificação ao Sakhalin e eliminou o Dínamo Metar do campeonato.

O presidente do Metar, Vladimir Pakhomov, falou sobre a situação: "Reagimos vigorosamente sobre esta decisão do Yenisei, que cria um precedente perigoso no campeonato russo. Como pode acontecer isso? O voleibol feminino de Chelyabinsk (sede do Metar) está em ascensão, temos jovens na composição. Como elas podem não estar ofendidas? Ontem todas as meninas estavam chorando quando descobriram sobre isso", disse Pakhomov.

Segundo o presidente do Metar, jogadoras do Metar receberam a notícia chorando (Foto: Russia Volley)


O Sakhalin é um antigo vilão dos times russos. Demérito da liga do maior país em extensão territorial do mundo. Sakhalin fica a mais de 9 mil km da capital Moscou, mais próximo de Tóquio, a capital japonesa. Para o Yenisei, no entanto, é menos sofrível: são quase 5 mil km. Pakhomov lembra que a atitude não é inédita e o Dínamo Kazan já usou um time reserva no passado, favorecendo Sakhalin. 

"Quando o Campeonato Russo começa, Sakhalin já está um passo à frente, já que algumas equipes enviam times reservas para os jogos lá, o que foi feito no ano passado pelo Dínamo Kazan e o Leningradka não se classificou para os playoffs. Este ano, nós temos essa situação, no próximo ano, alguém sofrerá. Como simplesmente não puderam voar? Isso não é bom. Agora, todas as equipes vão parar de voar. O que vai começar?" - disse o presidente do Dynamo-Metar.

Não puderam voar: essa é a justificativa oficial do vice-presidente do Yenisei, Sergei Khubayev. Um problema no voo teria sido a causa desta situação:

"Nós planejamos jogar com Sakhalin, mas, infelizmente, não houve passagens de Krasnoyarsk para Yuzhno-Sakhalinsk. Há dois dias atrás, jogamos na Eslovênia pela CEV Cup, voamos para casa e nos preparamos para a próxima partida. Queríamos voar diretamente para Sakhalin, mas não havia passagens ", disse Khubayev.

Khubayev ainda falou sobre os fusos horários nos compromissos de sua equipe:

"Precisamos entender que a equipe está agora em uma situação difícil, com Liubliana (Eslovênia, onde aconteceu o jogo da CEV) há seis horas de diferença de Krasnoyarsk, mais quatro horas com Yuzhno-Sakhalin e apenas três dias após o jogo com Sakhalin, teremos nosso próximo jogo. Sugerimos a Sakhalin que fizéssemos um jogo em Krasnoyarsk ou em algum lugar de território neutro, mas entendemos que todos os clubes têm seus próprios planos ", completou Khubayev.

Vice-presidente do Yenisei creditou a desistência a problemas com voos e sobrecarga em sua equipe (Foto: Russia Volley)


Para Pakhomov, presidente do Metar, a justificativa de Khubayev não é válida: "Não havia passagens? Eles poderiam ter mudado o jogo com antecedência, é um absurdo ser sobre as passagens", disse o presidente.

A penalidade na liga russa para W.O. é equivalente a uma derrota por 0x3 (triplo 0-25) e uma multa de 200 mil rublos (o equivalente a 11 mil reais no Brasil). Pakhomov diz ter enviado um projeto à Federação Russa (VFV) para mudar essa situação na próxima temporada. O Dínamo Metar, já eliminado, fecha a rodada de classificação do russo nesta segunda-feira contra o outro eliminado, lanterna do campeonato, Dínamo Krasnodar.

"Vamos voar para Krasnodar para a partida da última rodada e queremos provar que éramos dignos de um lugar nos playoffs nesta temporada. Todo o resto será sobre a consciência dos outros", finalizou o presidente do Metar de Chelyabinsk.

Com informações de RIA Novosti/Rsport

Comentários

  1. Muito chororô do METAR, se fossem realmente dignos de estarem nos playoffs, que conquistassem a vaga dentro de quadra sem depender de combinação nenhuma de resultados!
    O YENISSEI fez a parte dele, conseguiu sua própria classificação, o YENISSEI não tem obrigação nenhuma de conquistar a vaga para o METAR também!
    O METAR que tome VERGONHA NA CARA, treine mais, jogue melhor e não fique dependendo de resultados alheios para se classificarem!
    O mesmo serve para PINHEIROS e SAO CAETANO que disputam a OITAVA vaga para os playoffs que façam a sua parte e não fiquem dependendo dos outros para conquistarem a oitava vaga!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aí você acha que é fácil entrar nos play offs de uma liga omo a russa ou a brasileira tanto faz , Nao tem pq colocar a culpa no METAR sendo que quem não vai jogar é o outro.
      o outro n tem msm obrigação de conquistar vaga mas tem por obrigação cumprir as rodadas definidas antecipadamente ou então adiaria mas n ficar sem jogar eliminando a chance de oitro time de classificar isso é no minimo amador por parte do YENISEI e sua parte de logistica

      Excluir
    2. Têm-se que compreender as distâncias da RUSSIA. O País mais extenso do mundo. Seria como o SESC tivesse que sair do RIO DE JANEIRO para jogar na Argentina e logo depois jogar na Europa.
      Só de MOSCOU a SAKALINA são mais de 9000 Km e o YENISSEI estava estava em LIUBLJANA, próximo à ITALIA, enquanto SAKALINA está próxima do JAPAO. Não é fácil ir da Italia ao Japão em um curto intervalo de tempo, inclusive mudar de fuso horário repentinamente.
      Enfim, o YENISSEI poderia mandar um time só de reservas, se tivesse elenco pra isso, para perder de 3x0 para o SAKALIN e CALAR A BOCA do METAR.
      O YENISSEI não tem obrigação NENHUMA de ganhar do SAKALIN para classificar o METAR. O METAR que deveria ter chegado à última rodada já classificado para depender do YENISSEI!
      O METAR está fora por sua própria INCOMPETÊNCIA e não por culpa do YENISSEI!
      Acho também que disputar a COPA CEV junto com o Campeonato Russo dá esse tipo de problema: num dia ter que jogar na Europa Ocidental e no outro dia ter que jogar próximo ao Japão. Nesse caso é necessário ter um elenco grande e mandar o time A para a COPA CEV e o time B para SAKALINA.

      Excluir
    3. Acho que esse tipo de precedente no esporte é perigoso. Nenhum time pode desistir de um jogo porque é vantajoso ou porque não vale nada para ele. Compreendo sobre distância e sobre a dificuldade de fusos horários.

      Mas é como disse o Pakhomov: Sakhalin já entra no campeonato russo com essa vantagem. Além disso, uma opção seria adiar a partida. Enviar um time B seria o mínimo que o Yenisei poderia fazer.

      Não podemos menosprezar times como o Dínamo Metar, São Caetano e Pinheiros. Gamova começou a jogar no Metar, Fernanda Garay começou pelo São Caetano.

      Excluir
    4. Vocês não me entenderam. Sou contra WO, acho ridículo um time simplesmente "dar o bolo", é muito feio para a torcida que espera ver um jogo e este jogo não acontece.
      Mas também não sou a favor que o Yenissei tenha que ganhar o jogo para classificar o METAR. O mais correto seria o Yenissei ter enviado um TIME B para Sakalina e poupado as titulares que estavam na CEV CUP.

      Excluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)