O que muda no Minas com a chegada de Dobriana Rabadzhieva?

Apresentada para algumas equipes brasileiras após o término do campeonato chinês, a búlgara Dobriana Rabadzhieva já está de contrato com o Minas Tênis Clube. E foi anunciada na manhã de hoje (18) nas redes sociais do clube. A ponteira chega para substituir a americana Deja McClendon, que se despediu do clube, mediante a um "acordo amigável" entre equipe e jogadora. Mas essas informações já são do conhecimento da maioria dos amantes da superliga e gerou algumas discussões sobre a atitude.

O fato é que Deja já não é mais uma realidade para o Minas e com a chegada da búlgara a configuração da equipe mineira passará por transformações. Processo que pode ser uma carta na manga para o returno e reta final da Superliga. Mas, o que muda na equipe minastenista com a chegada de Rabadzhieva? Para isso é preciso entender a trajetoria da atleta até aqui.

Rabadzieva já entrentou o Minas no Mundial de Clubes de 2019, fez 15 pontos (Foto: FIVB)


Primeiramente vamos para algumas informações básicas. A jogadora tem 28 anos e 1.93 de altura, a mais alta entre as atuais ponteiras do Minas. A búlgara estava atuando desde 2018 no time chinês Guangdong Evergrande e chegou a jogar ao lado da brasileira Tandara Caixeta na temporada 2018/2019. No time chinês, Rabadzhieva não conquistou títulos importantes mas foi peça fundamental para a equipe.

Nessa temporada, a búlgara ficou em quarto lugar no campeonato, perdendo a disputa do 3° lugar para o Beijing. No primeiro confronto (3x0), a búlgara amargou 8 pontos em todo o jogo e 63% de efetividade no passe. Porém, se redimiu no segundo jogo com 28 pontos , maior pontuadora da partida, mas não conseguiu superar a equipe de Michele Bartsch que venceu por 3 sets a 2.

Além disso, a ponteira acabou o campeonato em 8° lugar com melhor positividade no passe, alcançando 74% de efetividade. Na primeira temporada no Guangdong Evergrande, Rabadzhieva chegou a jogar de oposta quando Tandara se lesionou. No Fenerbahce, da Turquia, conquistou feitos importantes para a carreira. Ganhou por 3 anos consecutivos a premiação de melhor recepção na Champions League. Sendo que em 2017 e 2018 também liderou os dados de melhor eficiência no passe.

Na passagem pelo Volero Zurick chegou a ser MVP no Yeltsin Cup 2016, torneio realizado na Rússia com 6 seleções e a anfitriã. Esta foi a primeira edição realizada com clubes. Além de ficar com a medalha de bronze em dois mundiais de clubes. A atleta também passou pelo Galatasaray. Pelo Rabita Baku conquistou a maioria dos troféus na carreira. Foi campeã e vice no Mundial de Clubes pela equipe, venceu 3 ligas nacionais no Azerbaijão, além de um segundo lugar na Champions League.

Pelo Fener, a búlgara conquistou 3 vezes o premio de melhor passadora na Champions (Foto: reprodução)


No Minas, Rabadzhieva terá que entrosar com a equipe no returno, já que o campeonato está a todo vapor. A dinâmica com o clube só vingará com a prática. Se antes a equipe mineira sofria com o passe, a experiência da búlgara como passadora contribuirá para maior efetividade. Sem dúvidas, ela será uma carta na manga para a equipe, principalmente para estabilizar um fundamento que Didi não ia bem e que a equipe vem sofrendo ao longo da temporada. Em terras mineiras, a atleta ainda contará com a ousadia de Macris para aumentar o seu volume de ataque e desafogar o minas com as centrais. Mas ter um bom currículo, não significa muito.

É importante ressaltar que o Minas já enfrentou Dobriana no Mundial de Clubes do ano passado. Na ocasião, a antiga equipe chinesa da ponteira derrotou as mineiras por  3 sets a 1 (25x22, 28x26, 23x25, 25x22). Sendo Rabadzhieva a segunda maior pontuadora do confronto com 15 acertos e a melhor sacadora.










Comentários

  1. Agora a piada ficou mais intensa. Minas tá perdido!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perdido pq? Trouxe solução para um problema explícito. Muito difícil a búlgara render menos que a americana kkk

      Excluir
  2. Eu acho que ela vai ser tudo que o Minas queria.
    Próxima temporada eu renovaria com ela e traria uma outra gringa para ponta ou pra saída

    ResponderExcluir
  3. Se fosse possível trazer uma terceira estrangeira acho que o minas também teria dispensado uma das opostas....

    ResponderExcluir
  4. Gente, o que mais me chateia em tudo são os torcedores de times rivais rebaixando a jogadora, apenas por ela estar indo para um time rival. A jogadora não é uma das tops de hoje em dia, porém uma jogadora com vasta experiência e chegará para somar com certeza. A inveja de Osasquences e Sescquianos me cansam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Torcedores de Oz e Sesc = escória do vôlei.

      Excluir
    2. Concordo com o Anônimo dois, os primeiros citados que antes diziam que iam ser campeão com a chegada de estrangeiras improvisadas, já sentiram o baque kkkk

      Excluir
  5. Sempre achei ela uma ótima passadora, mesmo sendo altíssima, sem contar que parece ser uma ótima pessoa, uma pena que foi para esse time ridículo do Minas, pois simpatizo muito com ela.

    Detesto as carioquentas suvaquentas, mas ler alguns manés dizendo que os torcedores do Sesc têm inveja do Minas me fará rir até o próximo título do Minas, décadas talvez. Kkkkkkk

    ResponderExcluir
  6. São Paulo e rio não tem vôlei no sangue como os mineiros,tem só inveja.osasco e um time despedaçado,só junta os cacos pra formar um time.ja o Sesc coitado não tem tradição nenhuma então estão todos com inveja,vão tomar remédio contra veneno de cobra porque o minas já tomou ,e quem não sabe vcs podem invenanar com seus próprios venenos .kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai aprender a escrever primeiro, anta!

      Excluir
    2. Osasco não conseguiu nem ir para semifinal da Copa Brasil 2020. Perdeu para o Sesi Bauru! hahahahaha rolei de rir.

      Excluir
  7. Nossa... Espumou e não foi pouco, hein? Tá precisando de uma anti-rábica, rs

    ResponderExcluir
  8. Ela é melhor do que Deja. FATO! Possui um bom passe e não compromete no ataque, apesar de achar ela um pouco inconstante. Ela é capaz de marcar 30 pontos num jogo e 5 no outro. O que preocupa é se ela vai se entrosar rápido com o time. Ela não ataca essas bolas aceleradas que a Macris gosta de levantar. Mas, sem dúvida, é um bom reforço.

    ResponderExcluir
  9. Já comentei isso e repito, Dobriana não tem 1.93 NUNCAA , não é difícil de perceber isso, Kosheleva 1,91 e Peyan Chen 1,94 são infinitamente mais altas que ela, Zhang 1,93 também é bem mais alta que ela . Ela deve ter 1,87 no máximo, qualquer jogadora de 1,90 é mais alta que ela. Um absurdo a FIVB não corrigir isso e pior o pessoal não perceber

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E vc já viu todas lado a lado pessoalmente kkk

      Excluir
    2. Querido, você é sonso ou finge ser ? Já vi varais vezes elas lado a lado pousar nota foto, o próprio Gustavo já postou elas lado a lado em uma matéria sobre o Mundial de clubes, e outra coisa ,não precisar olhar lado a lado, só assistir e jogo e é notável a diferença de tamanho, ela não tem essa altura nunca

      Excluir
    3. Realmente 1,93 ela não tem mesmo, no máximo 1,88 se tiver !

      Excluir
  10. No ataque medianissima, no passe ela quinou horrores no guandong, será que minas será diferente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No Guangdon, teve 28 pontos na decisão do 3º lugar, 73% de eficiência no passe. Estamos falando da mesma jogadora? Isso no campeonato Chinês que tem a maior eficiência no passe do mundo.

      Excluir
  11. É muito engraçado como encontro opiniões contraditórias aqui rsrs, porém tenho educação em não ofender ninguém.

    Quantas críticas tenho visto à Rabadzieva, ninguém precisa endeusar a jogadora, que nunca esteve entre as melhores do mundo, mas também beira à sacanagem colocá-la abaixo do que ela é e rende. É uma ótima contratação e se encaixaria em qualquer equipe brasileira, rodada, venceu grandes campeonatos, é uma ponteira alta com bom passe e isso convenhamos é raro.

    Não é a top das tops, mas queridos, considerando as estrangeiras que estão atuando hoje no Brasil pra mim ela é com margem sem dúvidas a melhor, sou muito mais ela que Bjelica, Casanova, Fawcett, Acosta, jogadoras medianas sem títulos como Rabadzieva. FATO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Válido dizer ainda que muitos comemoraram a vinda da americana Sara Whilite pro Brasil, como podem criticar a búlgara kkk. Comédia.

      Excluir
  12. Já assisti vários jogos da jogadora. É uma ótima atacante. Mas, sinceramente, não passe bem não!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima atacante kkkkkkkkk que blasfêmia, guandong deve ter tido um arrependimento de ter contratado ela e a koshe , pq a ponteira chinesa numero 12 desconhecida diga-se de passagem , era bem melhor que elas, muitas vezes que desafogava o time era a ponteira 12.

      Excluir
  13. Dobriana 1,93 ???? Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  14. Sou sócio do Minas e assisti o primeiro treino dela, ela ao lado de Thaiza são quase da mesma altura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dobriana estava com salto então kkkkkkkkkkkk , tenho certeza absoluta que ela não passa de 1,90

      Excluir
    2. Primeiramente senhor Sócio, ela chegou hoje, ainda nem treinou. Eu sim posso dizer, pois estou aqui e vi. Ela é menor que a Thaiza.
      Sem mentiras por favor.

      Excluir
  15. No Guangdong ela teve 73% de acertos no passe. Na disputa do 3º lugar fez 28 pontos.

    ResponderExcluir
  16. Tem gente que ainda acha que Dobriana tem 1,93 nossa gente, é óbvio que ela não tem essa altura , olhem esse foto dela com a Kosheleva ,koshe tem 1,91 , e vejam como dobriana é bem mais baixa.
    http://www.melhordovolei.com.br/wp-content/uploads/2019/08/69340297_1106244192900633_3360942884147691520_o.jpg

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)