O grande duelo do voleibol africano aconteceu nesta terça-feira (07) em Yaoundé. As anfitriãs de Camarões receberam as "atacantes da rainha", o Quênia, para mais um duelo "sangrento" em cinco sets. Só que diferente da final do último Campeonato Africano, quem saiu vencedora foi a equipe visitante: o Quênia venceu Camarões por 3 sets a 2 (25-16, 23-25, 25-21, 23-25, 15-11).
![]() |
Quênia comemora vitória no quinto set contra Camarões (Foto: FIVB) |
As duas equipes foram para o torneio desfalcadas, mas Camarões sofreu mais sem sua ponteira titular Laetitia Bassoko, atacante do francês Mullhouse e MVP do Africano. No Quênia a ausência foi de Janet Wanja, levantadora reserva que constantemente assumia a titularidade.
Quem acabou com o jogo foi a queniana Sharon Kiprono, dona de 30 pontos na partida, seguida da experiente Mercy Moim com 19. Em Camarões outra experiente tentou segurar o ataque, a oposta Christelle Nana fez 18 pontos. Mas sem Bassoko na ponta, Camarões até lutou, mas o Quênia era superior.
Camarões segue vivo!
Em alguns lugares já se comemora a vaga olímpica do Quênia, mas matematicamente falando ela ainda não existe. Aliás, o líder do Qualificatório Africano atualmente é Camarões. Isso porque as leoas bateram o Egito hoje por 3 sets a 0 e se igualaram ao Quênia em número de vitórias, 3.
Para classificar-se, Camarões precisa de um verdadeiro milagre: a vitória da Nigéria sobre o Quênia amanhã (9). Improvável e sem esse precedente recente, o Quênia provavelmente levará a vaga. Mas se a Nigéria acordar iluminada e fazer o improvável, Camarões será abençoado.
![]() |
Adiana ataca contra duplo egípcio de Maia e Aya Ahmed (Foto: FIVB) |
Camarões protagonizou o FLOP dos FLOPS! Organiza o torneio e perde para o Kenya em casa! O Kenya nunca que vai perder pra Nigéria, logo, a vaga é do Kenya!
ResponderExcluirNão foi um flop, Quênia e Camarões estiveram "pau a pau" durante todo o ciclo. Hegemônico na África é o Quênia e Camarões vem desafiando isso nos últimos anos.
ExcluirMas convenhamos: perder a Bassoko, MVP do Africano, é um golpe considerável.
Gente, é impossível a Nigéria vencer o Quênia amanhã. Na partida contra Camarões no dia 6, elas não chegaram nem aos 15 pontos em nenhum dos 3 sets (As camaronesas venceram com parciais de 25/12, 25/10 e 25/8).
ResponderExcluirA Nigéria não é nem a terceira força da África e o desnível entre ela e o Quênia é muito acentuado. Mas precisamos considerar a matemática: ainda é possível, até por algum tipo de desastre (bate na madeira) é possível.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO que aconteceu com a seleção da Argélia? Elas que foram pra londres e ganharam uns africanos, hoje em dia nem o qualificatório disputam.
ResponderExcluirPena ver seleções da Argélia, que chegou a ir a duas Olimpíadas consecutivas, e a Tunísia, que jogou o Mundial de 2014, fora da disputa por uma vaga Olímpica.
ResponderExcluir