Camarões segue vivo, mas só um milagre tira vaga olímpica do Quênia

O grande duelo do voleibol africano aconteceu nesta terça-feira (07) em Yaoundé. As anfitriãs de Camarões receberam as "atacantes da rainha", o Quênia, para mais um duelo "sangrento" em cinco sets. Só que diferente da final do último Campeonato Africano, quem saiu vencedora foi a equipe visitante: o Quênia venceu Camarões por 3 sets a 2 (25-16, 23-25, 25-21, 23-25, 15-11).

Quênia comemora vitória no quinto set contra Camarões (Foto: FIVB)


As duas equipes foram para o torneio desfalcadas, mas Camarões sofreu mais sem sua ponteira titular Laetitia Bassoko, atacante do francês Mullhouse e MVP do Africano. No Quênia a ausência foi de Janet Wanja, levantadora reserva que constantemente assumia a titularidade.

Quem acabou com o jogo foi a queniana Sharon Kiprono, dona de 30 pontos na partida, seguida da experiente Mercy Moim com 19. Em Camarões outra experiente tentou segurar o ataque, a oposta Christelle Nana fez 18 pontos. Mas sem Bassoko na ponta, Camarões até lutou, mas o Quênia era superior.

Camarões segue vivo!

Em alguns lugares já se comemora a vaga olímpica do Quênia, mas matematicamente falando ela ainda não existe. Aliás, o líder do Qualificatório Africano atualmente é Camarões. Isso porque as leoas bateram o Egito hoje por 3 sets a 0 e se igualaram ao Quênia em número de vitórias, 3.

Para classificar-se, Camarões precisa de um verdadeiro milagre: a vitória da Nigéria sobre o Quênia amanhã (9). Improvável e sem esse precedente recente, o Quênia provavelmente levará a vaga. Mas se a Nigéria acordar iluminada e fazer o improvável, Camarões será abençoado.

Adiana ataca contra duplo egípcio de Maia e Aya Ahmed (Foto: FIVB)

Comentários

  1. Camarões protagonizou o FLOP dos FLOPS! Organiza o torneio e perde para o Kenya em casa! O Kenya nunca que vai perder pra Nigéria, logo, a vaga é do Kenya!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não foi um flop, Quênia e Camarões estiveram "pau a pau" durante todo o ciclo. Hegemônico na África é o Quênia e Camarões vem desafiando isso nos últimos anos.

      Mas convenhamos: perder a Bassoko, MVP do Africano, é um golpe considerável.

      Excluir
  2. Gente, é impossível a Nigéria vencer o Quênia amanhã. Na partida contra Camarões no dia 6, elas não chegaram nem aos 15 pontos em nenhum dos 3 sets (As camaronesas venceram com parciais de 25/12, 25/10 e 25/8).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Nigéria não é nem a terceira força da África e o desnível entre ela e o Quênia é muito acentuado. Mas precisamos considerar a matemática: ainda é possível, até por algum tipo de desastre (bate na madeira) é possível.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. O que aconteceu com a seleção da Argélia? Elas que foram pra londres e ganharam uns africanos, hoje em dia nem o qualificatório disputam.

    ResponderExcluir
  5. Pena ver seleções da Argélia, que chegou a ir a duas Olimpíadas consecutivas, e a Tunísia, que jogou o Mundial de 2014, fora da disputa por uma vaga Olímpica.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)