A 'trilha da sorte' do duodecampeão chinês Tianjin

O favoritismo sempre foi delas, do início ao fim. Afinal, o Tianjin Bohai Bank não só é o maior campeão nacional disparado na China, como também é um dos times mais ricos do país. No último dia xx, ele chegou ao seu 12º título, comandado pela maior estrela do país na atualidade, a ponteira Ting Zhu, MVP desta edição. Eu acredito que com o elenco que tinha, o Tianjin venceria o Chinês de todo jeito, mas contou com muita ajuda da sorte para permanecer invicto...

Tianjin comemora título no pódio (Foto: Sina)


Isso já começa na semifinal contra o Beijing Baic Motors, reedição da final de 2019, quando o time de Pequim venceu. O problema é que a principal atacante do Beijing, a americana Michelle Bartsch, adoeceu na semana dos dois jogos. Bartsch jogou no sacrifício no primeiro jogo e fez 8 pontos, mas acabou substituída no segundo set. Com isso o Tianjin venceu por 3 sets a 0. 

No segundo jogo da semifinal não teve jeito, a americana teve febre e nem conseguiu entrar em quadra, sendo substituída por Chunlei Zeng, que nem é ponteira de ofício, mas também joga nessa posição. O Beijing lutou, mas caiu por 3 a 2, eliminado com 29 pontos de Zhu e 28 de Li, nesta partida. Muita gente chamou o confronto de final antecipada, mas não deu para a equipe da capital.

Por sorte ou incompetência da Associação Chinesa (CVA), o Tianjin dobrou sua sorte na série final. Isso porque a maior pontuadora de todo o campeonato, a alemã Louisa Lippmann, precisou deixar sua equipe, o Shanghai Ubey, ainda na semifinal para disputar o Pré-Olímpico Europeu. A série de final do Chinês começou no dia 7 de janeiro, mesmo dia em que começou o Quali na Europa.

O Shanghai disse que assinou com Lippmann antes de ter conhecimento das datas do Qualificatório e que a CVA não aceitou a alteração. E sem a oposta alemã, o Sanghai foi arrasado no primeiro jogo, com Lei Zhang, a oposta substituta, saindo da partida zerada e Hooker marcando 19 pontos pelo Tianjin, 3 a 0 com direito a 25 a 11. O segundo jogo foi melhor, mas Zhu inventou de fazer 31 pontos e Li 26, com um jogo em que Hooker foi para o banco para que as estrelas chinesas ficassem mais livres do passe.

Maior pontuadora do Campeonato Chinês, Louisa Lippmann precisou deixar o Shanghai para defender a Alemanha no Pré-Olímpico Europeu (Foto: reprodução)


Para piorar a vida do Shanghai, a Alemanha de Lippmann foi à final do Qualificatório Europeu. O que isso muda? Sua volta para a China demorou mais! Lippmann joga a final do pré-olímpico na tarde (aqui no Brasil) do dia 12 e no início da manhã do dia 14 já se apresenta ao Shangai para o terceiro e decisivo jogo da final. E a alemã deu um show, o que nos deixou com um gostinho de "poderia ter sido melhor". 

Mesmo depois dessa maratona para chegar a tempo do jogo, Lippmann fez 22 pontos, 45% de aproveitamento, mesmo percentual de Ting Zhu, que fez 15. E olha que Larson brilhou nesse dia e foi mais eficiente do que Zhu no ataque, 15 pontos, mas 47% de aproveitamento. Quem desequilibrou foi Hooker, 18 pontos, 57% de aproveitamento, mesma pontuação de Li. Sem uma outra atacante eficiente, o Shanghai não resistiu e caiu por 3 a 1.

O Tianjin era favorito, mas será que sem a doença de Bartsch ou principalmente se a CVA tivesse alterado as datas da final, ele não sofreria mais? Talvez, mas o esporte não vive de 'quases' e de 'se'. Justo ou não, no vôlei só há vitória ou derrota. E dessa vez, deu Tianjin.

Eleita a MVP, Ting Zhu ganhou sua primeira Liga Chinesa da história (Foto: Osports)

Comentários

  1. Análise perfeita! Já pensou se Hooker volta pra disputar o restante da Superliga pelo Osasco? Eu não duvido.
    Ainda mais pelo desempenho bem abaixo da Sérvia e pelas atuações inconstantes de Casanova.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas daí o Osasco teria que mandar uma das estrangeiras embora. E já pegou mal o que o Minas fez nessa temporada. Por isso acho bem pouco provável a Hooker voltar ao Brasil. Quem sabe ela não consegue uma vaga em algum time da Russia ou da Itália.

      Excluir
    2. Obrigado! =D

      Mas não dá mais tempo da Hooker voltar haha, o prazo de inscrições fechou ontem para a Superliga.

      Excluir
  2. Gustavo gosta dessa Liga Chinesa tanto quanto gosta da Eda Erdem rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Será CVA faz isso para que as jogadoras da seleção já comecem treinar com Lang Ping? Se eu não me engano depois da derrota do Mundial, a China proibiu jogadoras de jogar fora do país para começar o treinamento mais cedo, me corrija se estiver errado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, você está coberto de razão.

      Mas essa proibição (que eles chamam de recomendação) não é novidade e por isso a Yimei Wang ficou queimada lá quando foi, por exemplo, para o Eczacibasi.

      Mas em ano olímpico é obrigação: elas se apresentam em fevereiro. Por isso a Zhu foi obrigada a voltar, caso contrário perderia a olimpíada.

      Excluir
  4. Eu só queria um post sobre O flop de Osasco. "Passe? Teremos!" Eles disseram 😂😂😂😂

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nacional é meio difícil, mas vamos ver ^^"

      Excluir
    2. POC ridícula, Bauwho finalmente fez um joguinho onde não foi pisado. Flop Bauru é quem tá passando vergonha nessa Superliga.

      Excluir
    3. Eu tô morrendo, Rahimova fez só aces nos peito das "melhores passadoras" o salão de festas estava lindo, narrador torcendo para o Flop estava lindo, mais lindo mesmo foi a festa de arromba no espaço de show Liberatti 😂😂😂

      Excluir
  5. Tianjin contou com a sorte mas também contou com a eficiência de seu plantel! Hooker cresceu muito durante o campeonato e isso ajudou bastante.

    Excelente postagem, parabéns ao blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O time delas é bom, era favorito mesmo.

      Obrigado pelo comentário! =D

      Excluir
  6. Muito feliz pela rainha Negra, ela e a Jaque são das poucas que respondem ou curtem nossos comentários no insta. Lindas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade - Hooker é uma tipica americana da gema. A Federação USA deveria obrigar o técnico chamar Hooker para a Seleção para ir para Tokyo. Jaqueline voltará sem dúvidas para a Seleção do Brasil novamente. A Liga Chinesa chegou ao fim e as demais ligas do mundo já estão próximas do fim do 2º turno. Kosheleva de volta a Liga Russa, visando Tokyo. Uma selecionável russa fez 39 pts na Champions League. As jogadoras começam a mostrar serviço! E os tecnicos começam a ter duvidas em quem convocar. As Olimpíadas deveriam levar 14 jogadoras e não apenas 12.

      Excluir
  7. Parabéns Gustavo! Posts assim sempre enriquecem nosso conhecimento sobre vôlei. Já sabia da vitória do Tianjin mas a análise foi muito pertinente. Tinham um timaço e dificilmente não venceriam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabo. Obrigado! =D

      Concordo com vc, já eram muito favoritas, nenhum time tinha essa trinca de ataque. Mas poderiam ter se complicado mais, sofrido mais no passe...

      Excluir
  8. A Seleção Chinesa virá muito preparada. Acredito que a Comissão Técnica irá treinar todas as jogadoras, porém o time titular juntas só em Tokyo. Nas Competições antes dos jogos Olímpicos serão testadas as jogadoras em diferentes formações. Lang Ping vai se preparar para parar a Egonu. China muito preocupada com a ITA - SER e USA. Acredito que China não tem medo do Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só quem está engrossando o jogo das chinesas ultimamente são as amarelas, seu desqualificado.

      Os últimos embates entre chinesas e chicleteiras, as chinesas passaram o rodo, China já desencantou e eu DUVIDO que elas deitem pras ogras italianas e as ogras sérvias não tem gabarito pra levar um ouro olímpico, tenho certeza que se a China tivesse passado pelas italianas no último Mundial, elas tinha ficado com o título.

      Brasil com o trio de extremas e as torres gêmeas bem fisicamente tem time pra vencer qualquer seleção em Tokyo, mesmo as chinesas sendo um timaço.

      Excluir
    2. Último anônimo troca o remédio que tá feio. A senhora vive de passado? "Torres gêmeas" é tão geração 'orkut' kkkkkkk
      A senhora tem a coragem de achar que a China deita pro timeco? China vai passar o trator em todos!
      Fabiana está no auge né kirida kkkkkkkkk rindo muito
      Brasil só ganha se o paneleiro chamar as animadoras de torcida jaque e ade.
      Lembrando de atualizar a play list 'ressuscita-me 2.0'

      Excluir
    3. Aleksandro, o único que não troca de remédio, pois esse adora uma dose diária de PIROXICAN. POC chineszinha safadenha.

      Excluir
  9. Aí esse Aleksandro não é gente kkkkk, tô morrendo de rir kkkkk.
    Realmente a seleção do Brasil já mostra que tá um fiasco desde 2017, parece que a derrotada nas quartas no rio, abalou demais o time , foi decaindo cada vez mais. Os impecilho da China em 2018 era a Itália, mas isso já é passado, 2 confrontos de 2019 a China venceu , e no segunda vez a China estava com o time B. Erronu já não assusta mais o dragão chinês. Acredito que ninguém pode com uma China completa

    ResponderExcluir
  10. As vezes acho que a Zhang Changning merecia mais reconhecimento até do próprio país , é uma baita jogadora, alta 1,93 , passa bem( todos sabem que jogadoras altas tem dificuldade no passe) bloqueia bem e é uma excelente atacante! Ela é a mais completa da seleção

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)