Escândalo do doping: como a FIVB poderia substituir a Rússia na Olimpíada?

Desde ontem (09) não se fala em outra coisa na Rússia que não seja o banimento do país, imposto pela Agência Mundial Antidoping (WADA). A sanção responde ao escândalo mundial do doping russo pelo acobertamento no uso de meldonium e já havia sido projetada em 2016 (relembre aqui), cumprida durante os Jogos Olímpicos de Inverno de 2018 e novamente anunciada agora, para os Jogos Olímpicos de 2020 sendo estendida até 2023. 

A Agência Antidoping da Rússia (RUSADA) tem 21 dias para recorrer da decisão, mas até então, a Rússia está banida da Olimpíada. Diante dessa possível confirmação, claro, o vôlei feminino também fica suspenso (até porque há várias suspeitas sobre atletas do nosso esporte no escândalo). O problema é que a Rússia já está classificada para os Jogos Olímpicos. Então, fica a pergunta: o que a FIVB faria para substituir a Rússia? Elencamos algumas dessas possibilidades abaixo.

A Rússia de Nataliya Goncharova está atualmente banida dos Jogos Olímpicos de 2020 (Foto: reprodução)

1. Atletas russas competirem como independentes

Caso se confirme a suspensão, essa é a opção mais provável. Claro, isso dependee também da FIVB e da CEV, mas as duas instituições já apoiaram a Federação Russa (VFV) em 2016. A primeira vez em que um atleta competiu sem bandeira nos Jogos Olímpicos foi em 1992, quando a extinta Iugoslávia foi proibida de participar por motivos de segurança. 

Isso se repetiu nos Jogos de Inverno, em 2018, quando a Rússia já cumpriu sanção por esse escândalo de doping. Neste caso, a comissão foi designada como "Atletas da Rússia", sem permissão de usarem sua bandeira ou seu hino. Dos 500 atletas russos que pediram a participação, 111 foram reprovados e no final 168 disputaram o torneio. A participação está condicionada a cerca de 40 critérios, incluindo histórico (lembrem-se que Kosheleva já admitiu uso de meldonium) e exames adicionais. 

Se confirmada a sanção, esse é o sonho russo: que a seleção nacional seja representada por atletas independentes. Na esfera dos esportes coletivos isso aconteceu com a equipe de hóquei no gelo russa, em 2018, por exemplo.

Atletas da Rússia desfilam na abertura dos Jogos de Inverno em Pyeongchang. Bandeiras, brasões e hino da Rússia foram proibidos (Foto: Reuters/Eric Gaillard

2. Substituição pela Coreia do Sul

Outra opção seria a substituição da Rússia pela Coreia do Sul, já que as russas foram campeãs do Grupo E, no qual as coreanas ficaram em segundo. Isso é menos provável e não seria justo com os outros segundos colocados.

Coreia do Sul poderia substituir a Rússia? (Foto: FIVB)

3. Substituição pela melhor colocada não ranqueada

Mais uma opção polêmica e mais possível do que a opção acima é usar o ranking da FIVB, dando vaga ao melhor país no ranking que ainda não esteja classificado. Claro, isso depende do momento em que essa regra seria utilizada.

Se fosse de imediato, a vaga seria da Holanda (7ª no ranking). Mas o mais provável é que, entre recursos e avaliações dos atletas, essa decisão perpasse o mês de janeiro, ou seja, os classificatórios continentais. 

Dependendo do campeão de cada Confederação, essa lista de sucessão se alteraria com: Coreia (9ª), Rep. Dominicana (10ª), Argentina (11ª) ou Turquia (12ª). Como temos dois europeus entre o 7º e o 12º lugares, daí não passaria de forma alguma.

Decisão por ranqueamento favoreceria a Holanda, mesmo que não se classificassem no Quali Europeu (Foto: FIVB)

4. Um novo qualificatório

As seleções melhores ranqueadas pela FIVB ou os segundos colocados de cada grupo do Qualificatório Mundial poderiam ser selecionados para uma nova disputa valendo uma vaga. Esse torneio poderia acontecer até maio, por exemplo, tempo que pode definir a situação russa. A logística é complicada e as jogadoras atuariam em situações complexas: mas vale quase tudo por uma olimpíada, não é?

3ª CHANCE: se houvesse um novo qualificatório, Polônia não teria chances por ranking (é a 26ª) mas se classificaria como segunda colocada do quali mundial (Foto: FIVB)

Comentários

  1. Eu acho que elas não perdem a vaga não, vão disputar com bandeira neutra como foi nas olimpíadas de inverno da Koreia do Sul.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha aí.

      "Existe a possibilidade de esportistas russos competirem no Japão com bandeira neutra se estiverem dentro de alguns critérios já estabelecidos. Os atletas russos só poderão participar se não tiverem sido incriminados nos relatórios McLaren, se não tiverem resultados positivos em amostras nos bancos de dados e se passaram por testes adequados em competições e fora delas."

      Excluir
    2. Gente, é exatamente o que eu falei no texto õ_õ

      A nomenclatura é correta para "bandeira neutra" é Atletas Olímpicos Independentes (IOA), quando na verdade eles disputam com a bandeira olímpica, sem direito a hino ou brasões e sem contar medalhas para o país.

      Excluir
    3. Eu vi Gustavo só dei uma reforçada.
      Fico muito triste acho que bastava tirar os que testaram positivo, da forma que foi feita puniu um pais inteiro, sua torcida.

      Excluir
    4. A questão é que não se trata de um caso isolado e sim de um esquema de falsificação de resultados de exames antidoping, que funcionava com um estrutura fixa. Acho que a punição é coerente com o caso.

      Excluir
    5. Tem inclusive um documentário na Netflix, chamado Ícaro, que fala sobre a verdadeira máfia que esquematizou e estruturou todo um sistema de falsificação de resultados de exames antidoping de atletas russos, com a anuência de instituições e federações esportivas russas.

      Excluir
    6. Exato, eles não estão banindo toda a delegação porque houve um grande número de pegos no doping, mas sim porque a forma como a federação russa institucionalizou a falsificação de resultados impede que se tenha certeza com relação a todos os resultados. Não dá mesmo para saber quem deveria ou não ter sido pego no doping porque eles simplesmente elaboraram um sistema complexo de adulteração dos testes.

      Excluir
    7. "When allegations emerge in the international media over the possible existence of such a program, Fogel realizes that Rodchenkov is in danger of being "silenced" by the Russian government and has him flown to Los Angeles for his protection. Using Rodchenkov's knowledge of the doping program, they speak to the U.S. Department of Justice as well as the New York Times, alleging that Russia has conspired to cheat in the Olympics for decades, and he was hired to ramp up the operation after the Russian team's embarrassing performance in the 2010 Winter Olympics in Vancouver."

      https://en.wikipedia.org/wiki/Icarus_(2017_film)

      Destaque para "...alleging that Russia has conspired to cheat in the Olympics for decades..." e para o fato de que o cientista russo Rodchenkov, que denunciou o esquema, ter fugido para LA por causa de ameaças de morte.

      Excluir
    8. https://www.youtube.com/watch?v=qXoRdSTrR-4

      Trailer de Icarus.

      "Eu ajudava a facilitar um dos mais elaborados casos de doping da história do esporte."

      "Isso começou em 1968" Meu Deus!

      "Duas pessoas do programa de doping da Rússia já estão mortas."

      Excluir
  2. Russas e Russos disputam as Olimpíadas com ou sem a bandeira do pais!!! Essa decisão servirá de estopim!!! O lado bom é que eles e elas jogarão com muito mais empenho. E elas, as jogadoras principalmente, irão perder aquele desinteresse costumeiro/momentâneo que acontece em partidas, quando tem vantagens nos jogos! Os atletas russos virão detonando, principalmente no masculino. Os atletas farão questão de se submeterem aos exames impostos pelo COI e FIVB. A Rússia virá mais compenetrada e com muito mais afinco!!!! A Seleção Masculino é a grande favorita ao OURO!!! As outras oponentes se valem de cubanos na tentativa de barrar a Rússia. Mas USA - FRA - SER e RUS não precisam de cubanos. No feminino as atletas virão com outra postura!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse esquizofrênico só tem de russo o uso de substâncias ilegais. Só vive chapado esse lunático.
      "Pare tentar fazer o barro (Rússia) pegar". George, Regina.

      Excluir
    2. Será que o Muserky vai participar????

      Nesse caso a Rússia ta longe de ser favorita....

      Excluir
    3. Ele correu da Rio 2016 justamente por causa de doping, assim como a Startseva e a Gamova. Lixos.

      E o russo de Taubaté sempre tem que vir bostejar com esses textos prolixos, né? Passar pano para doping é falta de vergonha na cara.

      Excluir
    4. Obs: não precisam se cubanos ok, porém a maior jogadora russa da atualidade é naturalizada: GONCHAROVA, ela jogou pela Ucrânia até 2007.

      Excluir
  3. Eu ainda acho que elas vão competir com a bandeira Russa, representando o país.
    A FIVB e a CEV com certeza vão apoia-las

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo! Acredito que pelo grande nome da Rússia mas Olimpíadas, principalmente no voleibol, tanto no feminino quanto no masculino.

      Excluir
    2. FIVB e CEV vão se calar mais uma vez diante de um esquema de doping gigantesco que conta com o apoio do governo russo desde antes da URSS?

      E o 'grande nome da Rússia' foi construído justamente com base em fraudes de dopagem. Já passou da hora de dar um basta nisso.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Russos que compõem a Federação Russa de Voleibol também são membros da FIVB e da CEV, tanto nos departamentos específicos quanto no Conselho Administrativo dessas entidades. O que significa que, na minha opinião, se o COI deixar a decisão da participação russa nos Jogos Olímpicos a cargo das federações esportivas nacionais (que uma das possibilidades), com certeza nada acontecerá com russos e russas em Tóquio-2020. Como sempre aconteceu nessas entidades, vão imperar os interesses políticos e econômicos e a Rússia provavelmente passará impune.

      Excluir
  4. Bom, se a Rússia está sendo banida pelo fato de que a institucionalização do doping como uma prática impede de ter certeza qual(is) atleta(s) usaram ou não substâncias ilegais, não acredito que seja justo permitir que joguem como atletas neutras.

    Entendo que nem todos podem ser punidos por outros atletas do mesmo país terem sido flagrados em doping, mas se o motivo aqui é a ausência de certeza de quem esteve limpo em que momento do passado, o mais correto seria realmente excluí-los de vez.

    Nesse caso, o que me parece mais justo é sim que a Córeia do Sul herde a vaga. Não entendi e nem concordo que isso seria injusto com os outros segundos colocados nos qualificatórios.

    As opções de usar o ranking, realizar um novo qualificatório ou distribuir duas vagas no qualificatório europeu eu acho, sim, injustas.

    ResponderExcluir
  5. Se a Coreia ficar com a vaga, certamente a Tailândia se classificaria no quali. Sonho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://www.instagram.com/p/B54unUtH_C_/

      Tailândia merece muito se classificar, ainda mais pq a geração da Tomkom está bem próxima de se aposentar da seleção. Vou ter que torcer contra a Kim mês que vem. Coreia do Sul ficou a 3 pontos da classificação olímpica em agosto, mas deixou as dopadas virarem o jogo complemente. Agora é a vez das tailandesas garantirem a inédita vaga olímpica na casa delas.

      Excluir
  6. O mais justo é impedir que os atletas russos participem até com bandeira neutra e que todos os títulos do país nas últimas décadas sejam revistos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Sei muito bem onde você quer chegar com esse comentário: nos dois Mundiais que a Rússia ganhou em cima das brasileiras.

      Excluir
    2. Se cavucar mais fundo a Rússia perde os títulos até quando era União Soviética...

      Excluir
    3. Sim, o esquema de doping vem desde a época da URSS.

      E segundo anônimo: eu me referi a TODOS os títulos de TODOS os esportes. Nada pode passar impune.

      Excluir
  7. Existe muita conspiração do "ocidente" contra a Rússia. Alguns dos cientistas ou ex atleta que desertou para USA e lá foram aceitos, obvio que teriam que fazer "declarações" ou fazer "revelações". Não acredito nessa versão do governo russo ter financiado algum esquema. Estados Unidos e muitos países aliados deles não confiáveis e USA já tiveram inúmeros atletas pegos no doping e outros até morreram de tanta intoxicação. USA tem seus métodos!!! E há seguidores secretos!!! Todos os atletas russos tiveram e tem muitas oportunidades de competirem com seus adversários e todos estão disponíveis para testes legais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem Rússia e nem EUA são bonzinhos. Ainda mais quando se trata de dois países que, entre outros setores, usaram o esporte como forma de propaganda ideológica durante a Guerra Fria. Inúmeros atletas americanos já foram pegos em testes antidoping, outros inúmeros escaparam. Da mesma forma, aconteceu com os russos. Não cabe maniqueísmo quando se trata de russos e estadunidenses. Mas a questão aqui são os erros dos russos e o uso sistemático de substâncias químicas para melhorar os desempenhos de atletas em competições internacionais. Não tem desculpa e erros de um país não justificam os erros de outros. Que paguem todos.

      Excluir
    2. Perfeito, aforest!

      Excluir
    3. Então....eu penso que uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa.O mundo e a ciência do esporte sabem e constaram que atletas ou modalidades que ficam até o 20.lugar em "competições nobres" se utilizan desdes caminhos tão "politicamente " questionáveis.A pergunta que não quer calar::A QUEM INTERESSA A RUSSIA FORA DO CENÁRIO ESPORTIVO INTERNACIONAL?QUE INTERESSES ESTÃO LIGADOS A ESSA PUNIÇÃO RUSSA EM MASSA? Ou vão nos convencer com esse extranhamento de doping no esporte de alto rendimento? Colonizados sim mas idiotas naoooo

      Excluir
    4. Elaine, as dopagens russas vêm sendo desenvolvidas com ajuda do Kremlin, pelo menos, desde de MIL NOVECENTOS E SESSENTA E OITO. É mais de MEIO SÉCULO de falcatruas. Talvez se esse esquema nojento tivesse sido freado já na época da URSS, não precisaríamos discuti-lo agora em 2019.

      Excluir
  8. Brasil não estar isento não!!! E os dopados do Brasil???? Giba; Nalbert e tantos outros!!! Atualmente tem jogador de vôlei brasileiro suspenso por doping!!! ( é só ver as noticias em sites do Brasil) e há vários nadadores brasileiros pego no doping. Inclusive uma velocista foi pega este ano!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Casos absolutamente isolados x esquema gigantesco de doping que dura há décadas com apoio do governo russo. Senso de proporção mandou lembranças.

      Excluir
  9. "SE os exames de doping não detectam o que eles imaginam ser doping, então NÃO se configura doping". É impossível o doping ser decisivo num esporte coletivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os resultados dos exames são fraudados LOL.

      "É impossível o doping ser decisivo num esporte coletivo."

      Meu Deus kkk.

      Excluir
    2. "É impossível o doping ser decisivo num esporte coletivo".
      A senhora está louca kirida. Tenta dopar Zhu, Boskovic e Egonu pra vc ver.
      As demonias serão capazes de fazer 80 pts sambando no ar e de olhos fechados.

      Excluir
    3. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. morta, Aleksandro.

      Excluir
  10. Jamais!!! a FIVB ou COI deixará as Olimpíadas sem as russas. Uma das maiores atrações são justamente elas!!! O Mundo aprendeu a reverencia-las. E as Olimpíadas - por ter mais audiência - é o momento perfeito em que fãs e admiradores procuram as russas para vê-las! conhece-las!! O publico quer saber quem é a destaque da vez!! quem é a revelação! Quem é a jogadora estrelar!!! Foi assim com Artamanova - uma verdadeira Rainha! Foi assim com inúmeras outras. Russas só ficaram fora em Los Angeles!! E quando voltaram conquistaram o titulo, com a mãe da Pankova em quadra!! Com a irina Kirolova e tantas outras!! E Karpol no comando!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      Excluir
  11. China e Rússia sempre disputaram as olimpíadas, de qualquer jeito kkkkkkk aí de quem se opor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que desta vez os dopados russos não escapam.

      Excluir
  12. Mas se a RUS não for mesmo - vamos escolher a China como uma das que irão conquistar o OURO no feminino e no Masculino vamos com a França!!! ou Itália com Juantorena e Zaytsev. De qualquer jeito irei ter minhas preferidas seleções. kkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. França não tá nem classificada ainda kkk. E Itália não está nem perto do que era na Rio 2016.

      Excluir
    3. "Quais são suas preferências sexuais: Muserskiy ou Goncharova?"
      Não sou o anônimo que tá torcendo pra Itália ou França, mas que nojo hein? Nem pra oferecer um Kliuka ou o Poletaev... kkkkkkkkkkk

      Excluir
    4. Poletaev sim, mas Kliuka não kakaka. Parando para analisar, as jogadoras de vôlei russas são mais bonitas do que os homens da modalidade.

      Excluir
    5. Último anônimo: procura no Google Irina Ilchenko e Valentina Ogiyenko kkkkkk

      Excluir
    6. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      Estou em SHOOK ao descobrir que a mãe da Parubets é campeã olímpica pela URSS O:

      Excluir
    7. Sim. Achava que a Parubets era irmã gêmea da Edinara né?

      Excluir
    8. KKKKK

      Nunca tinha parado para pensar nisso, mas as duas têm traços parecidos qqqkkk. Sobre a mãe da Ilchenko, eu não fazia ideia mesmo.

      Excluir
    9. Pois é. Também fiquei chocado quando eu vi. Mas existe um abismo entre mãe e filha. A mãe era uma lenda, jogava em várias posições, era agitada em quadra mesmo as russas da época entrando muda e saindo calada da quadra. Já a filha parece que fuma um beck antes de cada jogo. É ate bem tecnica perto dos padrões russos, passa bem, é versátil nos ataques, mas ainda existe um abismo entre Ilchenko e Parubets

      Excluir
    10. Gente as russas sã9 feias socorro. A goncha seria a unica que pegaria caso fosse hetera a loka kkkk
      Quanto aos russos, tem uns bonitões, os grandões( em todo o sentido da palavra) mikaylov, sokolov e grankin. Lindissimos

      Excluir
    11. Sokolov é um homão, mas nasceu na Bulgária.

      Excluir
  13. Alguém mais suspeita que a Egonu seja uma jogadora dopada também. Eu acho impressionante o número de bolas que ela recebe por jogos sem esboçar menor cansaço em nenhum momento do jogo e sempre atacando muito acima de bloqueios altíssimos. Muito estranho na minha opinião

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já cogitei isso, ate porque eu não boto a mão no fogo por jogadora nenhuma, mas falavam a mesma coisa da Mireya e da Regla Bell (duas das maiores ponteiras da história) e nunca ficou nada provado. A alta resistência ao cansaço pode tanto ser uma evidência de doping como pode só ser a evidência de que a/o atleta tem uma capacidade de capitação de oxigênio (VO2 na linguagem esportiva) do que outras pessoas. Só de observar não é possível deduzir. Mas entendo sua questão.

      Excluir
    2. Egonu bate por cima do block, dá um ódio kkk. Ela salta mais do que Zhu e Bosko.

      Excluir
    3. Calderon - também filha de técnico campeão - bate por cima do block

      Excluir
    4. Gente o caminho da dopagem é um percurso finito.Ou seja são considerados muitas características físicas , fisiológicas, ambientais, geograficas até ,de treinamento e de modalidade onde doping é ou fica mto limitado.Nao treina até rachar pra ver o que vira esse doping.Agora entre Egnou e Mireya Ruiz,
      quem apareceu destruindo por onde passava?O mundo e sempre a ciência fez vistas grossas aos antigos países da cortina de ferro,por ex Alemanha Oriental.tipo Cornélia Hender da natação.A ginasta romena Nádia das 4 ou 5 notas 10,0 ,as chinesas que apareceram nadando em 88 ou 92.De novo: quem apareceu depois dessas atletas?creio que se fizessem um traçado entre Países e Modalidades exitosas o futebol brasileiro seria banido do cenário esportivo por doping?

      Excluir
  14. Não sabia que a Smirnova-Ilchenko era mãe da Parubets. Jogava muito, lembro bastante dela. Sua filha é muito inferior.

    ResponderExcluir
  15. Entendo o banimento a Rússia e acho legitimo, dado as proporções dos escândalos, mas as atletas conquistaram a vaga. Comprovando que elas não cometeram nenhuma irregularidade, deveriam competir sob bandeira neutra mesmo.

    ResponderExcluir
  16. Precisa ficar claro que atletas que fazem uso do doping..NAO SAO CRIMINOSOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem se beneficiou deste esquema gigantesco de doping russo é criminoso, inclusive os atletas envolvidos.

      Excluir
  17. Muserskiy em Londres 2012, Godina em 2006 e Gamova em 2010. Foram estas as atuações mais destoantes.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)