As lições de como se quebrar um favoritismo com o guerreiro Novara

Enquanto todo mundo apontava um favoritismo absoluto no Tianjin, um dos hóspedes desse Mundial, o Novara ficou quieto no seu canto. Mesmo depois de levar uma verdadeira surra nos dois primeiros sets, não é o que o Novara conseguiu a virada?

A vibração de Stefania Sansonna durante o jogo (Foto: FIVB)


Bater favoritos e se superar virou rotina para esse time que a gente não dava muita coisa. Mesmo sem opostas à disposição, ficou na vice-liderança do Italiano. Agora, com Brakocevic de volta mostra como a experiência da sua oposta pode ainda ser determinante para um grande jogo. A sérvia brilhou hoje, como fazia no auge de sua carreira. Foram 28 pontos, mais do que Li e do que Zhu, ambas com 20.

Algo curioso do Novara é como Vasileva caiu de produção desde que Brakocevic voltou. É possível explicar, afinal sua responsabilidade aumenta no passe e na defesa e diminui no ataque. Depois que o Novara parou de errar e mirar nos braços da gigante Yuan, que teve atuação fenomenal com 7 pontos de bloqueio, o time andou. Courtney foi de uma jogadora anulada a uma atacante de bolas importantes e Hancock melhorou durante o jogo.

Yao e Yuan montam um paredão contra o ataque de Courtney (Foto: FIVB)


O Novara tem uma defesa excelente e Sansonna mostrou que não duela com De Gennaro a tantos anos apenas por sorte. O atual campeão europeu não só virou, mas devolveu a surra no Tianjin. Hooker jogou muito mal e acho que o técnico Chen deveria ter usado mais Yang, a oposta passadora.

A torcida do Novara deve estar orgulhosa, afinal o time começa cima do esperado, assim como foi no Italiano. Sua missão mais fácil será passar pelo Praia Clube, o que, convenhamos, não deve ser tão fácil. O Tianjin tem o mesmo caminho, mas com uma vitória a menos. Que em um grupo como esse, tende a pesar muito...

Mundial de Clubes 2019 - Grupo B

Igor Novara 3 x 2 Tianjing Bohai Bank (17-25, 15-25, 25-18, 25-15, 15-11)

NOV: Brakocevic (28), Courtney (16), Chirichella (10), Hancock (5), Vasileva (11), Veljkovic (11) e Sansonna (L). Sub: Napodano, Gorecka, Di Iulio, Arrighetti.

TIA: Li (20), Zhu (20), Hooker (6), Yuan (16), Wang (5), Yao (2) e Meng (L). Sub: Yang, Chen (1), Liu (L).

Recém-recuperada de lesão, Jovana Brakocevic comandou a vitória do Novara (Foto: FIVB)

Comentários

  1. "Todo mundo" não! Eu nunca achei o Tianjing favorito contra o Campeão Novara! Jovana Brakocevic e Stefana Veljkovic são jogadoras de outro planeta, diferenciadas, líderes natas dentro de quadra, deusas, divas, super stars, super pops e todos os outros adjetivos que puderem descrever essas fantásticas jogadoras! Vocês viram a raça como elas jogam? Viram como elas puxam o resto do time pra jogar com elas? Essas Sérvias são muito raçudas, um exemplo de determinação!

    ResponderExcluir
  2. Pro outro lado, Sansonna e Courtney defenderam tudo o que podiam no fundo de quadra. Courtney estava excelente no ataque, principalmente pelo meio fundo quando Vasileva travava na entrada de rede. Quando Vasileva não dava conta de entrar na entrada de rede, Hancock chamava Courtney pelo meio fundo e esta estava virando muito bem essas bolas de meio fundo.
    Acho um desperdício o Kiraly desperdiçar uma atacante como a Courtney. Será que nos EUA não tem outra líbero para liberar a Courtney pro ataque? Courtney é muito melhor como atacante do que como líbero. Logo os EUA que já teve boas líberos como Stacy Sykora e Nicole Davis não consegue achar uma líbero de origem e tem que ficar improvisando a Courtney?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque antes ela teria que ser melhor ou estar no mesmo nível da Robinson, Hill, Bartsch e Larson, aí sim ela teria chances. Quem sabe num futuro mais próximo, quando as aposentadorias chegarem.
      O problema é que os Estados Unidos são uma máquina de fazer jogadoras excelentes, principalmente ponteiras, logo a concorrência aumenta.

      Excluir
    2. Banwartch era uma líbero espetacular, acho que se aposentou muito precocemente. Davis bem mediana, ela foi a segunda melhor brasileira na final de Londres 2012, era só sacar nela. kkkkk

      Povo se ilude por apenas uma mísera partida, Courtney é uma atacante mediana e como já falei anteriormente o fundo de quadra das equipes chinesas é uma peneira, Zhu e Li como defensoras são péssimas, já as equipes italianas são conhecidas pelo ótimo fundo de quadra. Praia tem boas chances contra o time da Zhu, mas tanto faz detesto o Flopraia.

      Excluir
    3. Courtney é melhor do que a Bartsch e tem totais condições de brigar pela vaga de terceira ponteira com a Hill.

      Excluir
  3. Gostei muito da atuação do Novara, acho uma pena a Hanconk não sacar desse jeito pela seleção americana, como é bonito vê-la sacar e como é potente!!!! Brako jogando demais, como gosto dela jogando, pena que perdeu espaço pra genial Bosko, vou torcer muito pra elas contra o Vakif

    ResponderExcluir
  4. Acho o movimento de braço da Courtney no ataque muito bonito e esconde bem os golpes!

    ResponderExcluir
  5. Hooker 6 pontos em um jogo de 5 sets? Meu Deus, aposenta fia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hooker é de Lua, preguiçosa, só joga quando quer, quando dá na telha. Por isso, Kiraly a afastou da seleção, porque é uma jogadora que não inspira confiança. E tem outro motivo também, Kiraly tem preferência por trabalhar com opostas canhotas. É o estilo dele, Kiraly adora opostas canhotas...

      Excluir
  6. Perdi esse jogo! Vou querer ver a Brakocevic em ação! Ela deveria voltar a seleção da Sérvia. mas a Seleção da sérvia estar muito disputada - há várias pretendentes! E a Olimpíada será muito complicada porque as seleções vem com raiva! rancor! muita gente querendo vingança! Por exemplo: USA e RUS contra o Brasil; Brasil contra a China; USA contra Sérvia. E a China contra a Itália. Olimpíadas com várias estrelas. Ao que parece neste Mundial de clubs, os times da Itália irão para a final. Não será a China!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esquece a Rússia! A Rússia está prestes a ser banida da Olimpíada de Tokyo por doping patrocinado pelo governo russo! Gamova e Startseva fugiram da semifinal da Champions League em 2016 porque estavam entupidas de doping!
      Kosheleva fez míseros "DOIS" pontinhos de ataque contra o Conegliano, foi engolida pelo block de Raphaela Folie e Robin De Kruijf, além de não ajudar em "NADA" no passe! Kosheleva afundou completamente o time da casa Guanddong Evergrand.
      Na verdade, não era sequer p/a Rússia ter se classificado p/Tokyo, a Korea acabou dando mole e entregou de bandeja a vaga p/a Rússia, pois a Korea poderia ter fechado em 3x0 aquele jogo.
      Se a Rússia não for banida de Tokyo pela WADA, ela vai somente a passeio, pois está longe de ser favorita no vôlei feminino!

      Excluir
  7. O Praia tem totais condições de ganhar do Tianjin, basta jogar com Martinez de ponteira de definição e Michelle como ponteira de preparação e Fawcett de oposta, Michelle é a melhor passadora do Praia, deixa Michelle cobrir o fundo de quadra junto com a líbero e põe Martinez, Fawcett ,Walewska e Carol pra atacar.

    ResponderExcluir
  8. Povo ainda se ilude com Rússia e Itália? A primeira esta morta desde 2012, Sheilla, Thaisa e Jaque jogaram a última pá de terra e a segunda é uma seleção boa, mas que não tem culhões para conquistar grandes títulos, sem contar que sempre abusa dos erros, uma seleção que tem Sylla e Chirichella como titulares dificilmente conquistará um ouro olímpico, bronze talvez.

    Ano que vem a briga será primeiramente entre China e Sérvia, com Brasil e chicleteiras correndo por fora, Brasil com tripé de extremas Tandara-Natália-Gabi em forma, Thaísa-Fabiana idem e com Fabíola ou Macris tem boas chances de chegar ao menos em uma semi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabi Guimarães está jogando o fino do voleibol nesse Campeonato Mundial de Clubes, tem tudo pra ganhar o prêmio de melhor ponteira novamente. Natália também está em plena forma pelo Eczacibasi. Thaísa e Fabiana são as nossas Torres Gêmeas do meio-de-rede. Camila Brait, graças a Deus, voltou pra seleção. Macris e Fabíola são as levantadoras pra Tokyo, sem dúvidas. Tandara só tem a crescer jogando com o Bernardinho no SESC.
      Só falta combinar isso com o Zé Roberto, porque ele já fez os cortes mais ridículos e inexplicáveis possíveis...

      Excluir
    2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk que piada! Até parece que Fabiana e Thaisa ainda metem medo em alguma das seleções de ponta...

      Excluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)