Fórmula cubana traz Chemik Police de volta ao topo do voleibol polonês

Parece que o Chemik Police já deixou a sua terrível temporada 18/19 para trás. Depois de ter seu pior resultado na história moderna do Polonês (um 4º lugar) e ficar de fora da Champions após quatro anos consecutivos, o Police começou esta temporada com autoridade.

Base da seleção polonesa, a única solução para a equipe era mudar drasticamente o time e investir em algo diferente. Conhecido por apostar sobretudo em sérvias, o Police foi do outro lado do planeta e trouxe duas cubanas: a ponteira Wilma Salas e a oposta Gyselle Silva. É a primeira vez na história que jogadoras do país defendem o Police.

Wilma Salas (10) e Gyselle Silva (de costas) comandam momento vitorioso do Chemik Police (Foto: Maciej Goclon)

E se os ventos continuarem assim, podem até ficar mais: o Chemik Police não sabe o que é perder nesta temporada! Tudo bem que sua decadência mostrou-se sobretudo nos playoffs da temporada passada, mas até aqui, nos confrontos contra os três maiores times da Polônia foram 3 jogos por 3 sets a 0.

Na final da Supercopa, o Police fez 3 a 0 (25 - 21, 18 e 19) no LKS Lodz, atual campeão. Silva fez 16 pontos, Sallas 14 e a titular da seleção polonesa, a boa passadora Medrzyk fez 12. Na última segunda (25) tomou a "tapas" a liderança do Skyres Rzeszow, quebrando sua invencibilidade na casa delas também por 3 a 0 (28-26, 25-21 e 25-23), com 16 de Silva e 12 de Sallas, parando a segunda maior pontuadora do torneio, a oposta Zaroslinska, que também fez 16. 

Gyselle Silva foi maior pontuadora e MVP da Supercopa da Polônia (Foto: reprodução/LSK)

Hoje (30) foi o dia do reencontro com seu "odiado" rival, o Budowlani Lodz, que o eliminou na semifinal do ano passado. O Budowlani também foi o time com quem o Chemik se envolveu em uma polêmica por Stysiak, que até hoje corre em processo. Mas Salas não teve piedade, anotou 17 pontos e comandou um verdadeiro atropelo (25 - 12, 21 e 19). Medrzyk ajudou muito e marcou 13, em dia ruim de Silva com 7. O Budowlani tem, agora sim, a maior pontuadora do torneio, a oposta ucraniana Kraiduba que hoje fez 13.

Salas é a ponteira que mais marcou no polonês até aqui e também é maior pontuadora da equipe, além de 4ª maior pontuadora do campeonato com 138 pontos, atrás de Kraiduba (195), Zaroslinksa (161) e da azeri Azizova (150), que vem jogando como oposta.

Wilma Salas é a ponteira que mais pontuou na Liga Polonesa até aqui (Foto: LSK/reprodução)


O Police é líder do Polonês com 28 pontos em 30 disputados, 10 vitórias em 10 jogos. Vacilou contra times menores, mas contra os grandes não sabe o que é perder sets. O Rzeszow vem em segundo com 26 pontos, 9 vitórias em 10 jogos, perdendo somente para o Police. Os finalistas da última edição, Budowlani Lodz (19 pts) e LKS Lodz (17) estão respectivamente em 3º e 4º lugares. Bielsko-Biala (15), Legionovia (13), Bydgoszcz (11), MKS Kalisz (11), PTPS Pila (9), Wroclaw (5), Radomka Radom (5) e o problemático Wisla (0) seguem a lista.

Comentários

  1. As cubanas espalhadas pelo mundo irão ser reintegradas a seleção cubana em 2020? elas irão para Tóquio ou desistiram?

    ResponderExcluir
  2. Fico imaginando, com jogadoras assim no mercado (Salas) e o Minas traz 2 ponteiras ruins como fez este ano...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não só Salas, mais a Silie, Calderón, Grothues, De la Cruz, Meinjers, entre outras que sairiam bem mais vantajoso ao minas. Foi péssima escolha do técnico, até Pro Daroit seria mais ideal que essas duas. Que na realidade vem merecendo seleção a algumas temporadas já a Daroit.

      Excluir
    2. A escolha do técnico em si pela direção do Minas já foi um erro. Daí aconteceram as contratações mal feitas.

      Excluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)