Escândalo na Polônia: assédios, boatos e até 'relações íntimas' levam jogadoras a pedir demissão do técnico

Uma verdadeira guerra está acontecendo entre as jogadoras da Seleção Polonesa de voleibol, a Federação Polonesa (PZPS) e o técnico Jacek Nawrocki. 

Tudo começou ontem (06), quando o site Wyborcza publicou uma matéria afirmando que 13 jogadoras da equipe nacional enviaram uma carta à Federação pedindo a demissão do técnico. De fato, elas fizeram isso - mas as versões e os porquês apontam uma crise sem precedentes no voleibol da última década. 

Grupo de 13 jogadoras se manifestou contra atitudes de Jacek Nawrocki (Foto: Lukasz Sobala/Pressfocus/Newpics)

Como tudo começou? 

Os problemas já vinham de muito tempo e até de outras temporadas, segundo as jogadoras. Mas ao final do Campeonato Europeu 2019, em que a Polônia terminou em 4º lugar, melhor resultado dos últimos anos, Joanna Wolosz e Malwina Smarzek se reuniram com o presidente da PZPS, Jacek Kasprzyk, para apresentar problemas no relacionamento com o técnico que comanda a seleção polonesa neste ciclo. 

As jogadoras apresentaram seus motivos e disseram que não havia mais como manter um bom relacionamento com Jacek Nawrocki. No entanto, o presidente afirmou que não via credibilidade nesse movimento e que ele provavelmente representava um pequeno grupo de atletas.

Foi então que a capitã da seleção, Agnieska Kakolewska escreveu a carta com conteúdo simples, apenas dizendo que Wolosz e Smarzek poderiam representar a seleção, quanto aos conflitos com Nawrocki. 

Além de Smarzek, Wolosz e Kakolewska, outras 10 jogadoras assinaram: Katarzyna Zaroślińska, Paulina Maj, Martina Grajber, Zuzanna Efimienko, Natalia Mędrzyk, Klaudia Alagierska, Martyna Łukasik, Marlena Plesnerowicz, Aleksandra Wójcik e Kamila Witkowska. Duas jogadoras da última convocação não assinaram o documento: Maria Stenzel e um dos algozes dessa situação, Magdalena Stysiak.

Assinaturas na carta que vazou de dentro do escritório da PZPS (Foto: reprodução)

O posicionamento tosco da PZPS

A carta foi enviada no dia 09 de setembro e depois deste ocorrido, Kasprzyk, o presidente da PZPS, se reuniu com algumas das jogadoras do Chemik Police, um dia antes do jogo contra o Legionovia pelo Campeonato Polonês. Medrzyk, Plesnerowicz, Grajber, Lukasik e Maj atuam no time. Segundo as jogadoras, o presidente teria afirmado que Nawrocki se manteria no cargo até o final de janeiro de 2020 e que após isso, novas conversas seriam feitas para pôr fim à essa confusão.

O problema é que antes de dar uma resposta oficial à jogadoras, alguém vazou a carta enviada à PZPS e o presidente mudou sua versão. A publicação feita pelo Wyborcza não só expôs o pedido das jogadoras, mas trouxe uma resposta negativa da Federação: Kasprzyk anuncia a extensão do contrato com Nawrocki até 2022, quando a Polônia sediará o Campeonato Mundial. 

Ainda segundo o site, que notavelmente tomou o lado de Nawrocki e da PZPS, o principal motivo dos desentendimentos entre as duas partes seria "ciúme" das jogadoras com Stysiak, que acabou se tornando titular da equipe. 

Jacek Kasprzyk e a PZPS ficaram contra as jogadoras (Foto: Leszek Szymański /PAP)


A situação se agravou com a declaração bizarra do presidente: Kasprzyk disse que as jogadoras que não quisessem, não precisavam atuar pela Polônia. "Não vamos forçar ninguém a jogar. É difícil, porque existem várias jogadoras jovens que podem ter uma chance. Talvez tenhamos que fazer o que fizeram na equipe feminina da Sérvia, quando, há alguns anos, houve também uma revolta contra o técnico Zoran Terzić. A Federação ameaçou as jogadoras com a retirada de registros e a revolta terminou. Terzić ainda lidera a equipe com grande sucesso e a Sérvia é campeã mundial", afirmou Kasprzyk para Przegląd Sportowy. 

O presidente só está se esquecendo que no caso da Sérvia, a "revolta" foi causada apenas por parte das jogadoras e não pela maioria absoluta, além de que para se reerguer e chegar ao patamar atual, a Sérvia naturalizou duas jogadoras da Bósnia-Herzegovina. 

A bomba: mas afinal, o que Nawrocki fez?

Em entrevista ao site Przegla Sportowy, a capitã Kakolewska disse que o principal problema era de comunicação e que os motivos específicos não haviam sido revelados porque as jogadoras acreditavam que isso poderia ser resolvido internamente. Kakolewska também declarou que, em conjunto, as atletas se manifestariam hoje (07) em um comunicado oficial. 

Hoje, os motivos foram elencados. As jogadoras alegaram:
  1. Não conseguir conversar com o técnico sobre problemas e que ele sempre tinha recepção negativa, subestimando as jogadoras (e que algumas não tiveram uma conversa particular com ele em 5 meses de treinamento);
  2. Não haver contato com o técnico durante a temporada de clubes;
  3. Terem lesões menosprezadas e resultados de exames adiados pela comissão;
  4. Serem assediadas moralmente pelo técnico;
  5. Ouvirem mentiras e ofensas repetidas do técnico sobre outras jogadoras;
  6. Serem ofendidas e humilhadas por erros táticos dele;
  7. Falta de reação do treinador a um comportamento de "relações íntimas" e vulgares entre um membro da comissão técnica e uma jogadora;
  8. Ausência de uma equipe profissional de treinamentos;
  9. Calúnias sobre as jogadoras para outra atleta do grupo.
Segundo nossa apuração, o assistente técnico do 7º ponto é casado e sua esposa, uma ex-jogadora da seleção, está grávida. No 9º ponto, a atleta seria Magdalena Stysiak, com quem Jacek Nawrocki inventava boatos e coisas supostamente ditas pelas outras jogadoras. Por isso, Stysiak ficava afastada das demais e em uma conversa com o grupo, tudo foi esclarecido.

Relação entre Magdalena Stysiak e as companheiras teria sido complicada por comentários de Nawrocki (Foto: CEV)

Tóquio em jogo

Alguns fãs dizem que a Polônia desmorona. E como não? Jogadoras e fãs não se sentem apoiados pela PZPS e por Jacek Nawrocki, que, por sua vez, parecem não ter autonomia com a equipe e nem reconhecimento pelo seu trabalho. É uma pena que o momento de crise figure no melhor momento da Polônia nos últimos anos.

Após a declaração das jogadoras, a PZPS e Nawrocki não se manifestaram. O técnico já havia pregado que tudo poderia ser resolvido com conversa e que não há lugar para "protagonismo" na seleção, mas isso foi antes da divulgação dos 9 motivos da jogadoras. Agora, a situação é crítica e parece insustentável. A luta polonesa por Tóquio está por um fio...

Seleção da Polônia disputa Qualificatório Olímpico em menos de dois meses (Foto: CEV)

Comentários

  1. É incrível ver as grandes mazelas da humanidade entrando dentro de quadra. Não é só na Polônia que o comportamento abusivo e silenciador das atletas do vôlei feminino é uma tônica preponderante. Me pergunto até quando vamos ver o esporte coletivo cuja popularidade em grande parte das vezes é muito mais ancorada no naipe das meninas vai persistir abrandando e corroborando isso. Usam essa ideia por vezes contraditória de "representar a nação é o mais importante" para fazer descer goela abaixo o descaso, a apatia, a negligência e o abuso. É triste (e infelizmente não é surpreendente vendo o perfil de 90% dos seres que administram federações e FIVB). Só me pergunto uma coisa: se Kurek, Kubiak e cia fizessem o mesmo a recepção seria essa? Tenho certeza absoluta que não.

    ResponderExcluir
  2. Estou chocado. Holanda e Turquia se fortalecem para o QE, então. Pesado acontecer isso justo no momento de ressurreição da Polônia. Espero que as jogadoras consigam ter suas reivindicações acolhidas. Tbm teve polêmica envolvendo a Stysiak na última temporada entre clubes polonesas por causa de manobras contratuais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. A Turquia se fortalece e muito com os escândalos na federação polonesa e com a troca do técnico da Holanda às vésperas do QE. Eu diria que a Turquia só não se classifica se não quiser. Acho difícil que o Guidetti deixe escapar essa oportunidade.

      Excluir
    2. Concordo muito com o segundo comentário. Caprara mal terá tempo na Holanda e agora a Polônia se destrói sozinha.

      Excluir
    3. O meu primeiro comentário foi no sentido de a Holanda se fortalecer pelo 'fracasso' de um adversário direto no QE como é a Polônia e não por méritos próprios. É óbvio que as laranjas estão bem fragilizadas após as participações medíocres no Europeu e na Copa do Mundo e a mudança de técnico.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. QUE PORRA É ESSA? WTF? Doente, vá se tratar.

      Excluir
    2. Se Thaisão ler isso no mínimo processa essa POC sedenta, ou então mete a mão na cara mesmo. Kkkkk

      Excluir
    3. Gustavo, apague o primeiro comentário da thread. Você já deletou postagens bem mais inofensivas do que aquela.

      Excluir
    4. Achei esse comentário tão triste que ia salvá-lo para a minha reportagem do TCC de preconceitos no voleibol. Acabei esquecendo e só tive tempo agora.

      Desculpem, é DEPLORÁVEL qualquer tipo de misoginia, machismo, sexualização ou qualquer outro preconceito. Vou apagar todas essas porcarias.

      Excluir
  4. Sabemos como a Polônia é um país extremamente machista e homofóbico. Não me impressiona isso acontecer, haja visto o governo deles ser de extrema direita. A federação ao respaldar o técnico e não as jogadoras só mostra o machismo enraizado e que eles estão pouco se lixando pra essa geração que pode levar o vôlei polonês a um patamar de destaque assim como a geração de Skowronska e Glinka fez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. Che Guevara desprezava gays e era de 'extrema direita' por causa disso? Machismo e homofobia existem em todos os espectros políticos, cretino. Pare de fazer politicagem barata em cima de denúncias graves que cercam a seleção polonesa feminina de vôlei.

      Excluir
  5. Deplorável o posicionamento da federação e mais deplorável ainda alguns comentários daqui. Isso só demonstra o quanto o mundo está doente e contaminado por diversos seres que se dizem humanos e que nele habitam.

    ResponderExcluir
  6. Não questiono os outros motivos, até pq se for verdade é um crime..agora em relação a Stysiak oq seria da Polônia sem ela???
    Apenas um time mediano de uma atacante só, elas devem essa evolução justamente a ela que obviamente se tornou titular pq é disparada a melhor ponteira do time 🤦🏻‍♂️

    ResponderExcluir
  7. Meu Deus, não deixo de amar Jaqueline, essa mulher é um espetáculo, vou me repetir, uma jogadora perto dos 40, um ano parada e não perde a excelência nos fundamentos e ainda se vira no ataque com aquelas bolas nefastas da horripilante Roberta. Jaque <3
    Já Lorenne espero que continue nessa crescente e mantendo o ritmo merece sim uma vaga em Tokyo. Quero muito Jaque e Lorenne em Tokyo.
    Zé Panela quando quer é realmente um dos melhores de todos os tempos, conseguir fazer jogadoras medianas/fracas como Maira, Tainara e Juma tornaram-se boas jogadoras em tão pouco tempo é algo extraordinariamente admirável, o grande defeito do Zé são as escolhas erradas na seleção e a covardia em momentos que exigem uma atitude mais ousada, uma pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chocado com o crescimento da Maira e da Tai na ponta, sobretudo no passe. Zé preparando o nosso setor mais deficiente para o próximo ciclo, já que hoje ponteira de alto rendimento internacional abaixo dos 26 só a Gabi. Também destaco a Kisy, ela ainda está verde, mas se ele tá operando milagre com Maira que até força no ataque está tendo, essa menina promete e muito. E o que mais impressiona é como é gostoso vê-las jogando, Barueri ano passado com uma equipe teoricamente melhor não tinha um jogo tão fluido assim. Um alívio para todos nós e para o futuro da seleção em inúmeros setores. Sobre a Lorenne: quando ela começar a variar os golpes e mostrar mais a personalidade que mostrou nestes últimos jogos terá tudo para ser uma das grandes opostas do mundo, feliz demais em ver o talento que assombrou o mundo na base retomando suas credenciais. <3

      Excluir
    2. Roberta é um pesadelo. Espero que passe bem longe da seleção ano que vem.

      Olhem a diferença gritante para a Fabíola (lance tirado da final do Carioca):

      https://www.youtube.com/watch?v=L2UJtWiSjYI

      Excluir
    3. Minha Fabíola eterna injustiçada por Zé Panela, a mais europeia das nossas jogadoras. Imagino Fabíola na seleção olímpica russa de 2012, ouro olímpico disparado. Sorte que ela é nossa!

      Excluir
    4. Fabíola vai ser titular em Tóquio e Macris sua imediata reserva. Roberta não segurou a titularidade na seleção nem com a Dani Lins recém parida e a última esqueceu o vôlei em Londres. A pastora, além da experiência e da habilidade de saber jogar sem passe na mão o tempo todo, tem ao seu favor uma temporada inteira junta com a nossa principal atacante.

      Excluir
    5. Até o final da Superliga a Roberta vai quebrar a coluna da Casanova.

      Excluir
  8. Uma pena! Smarzek já se tornou uma das minhas atletas preferidas, principalmente por seu comportamento muito elegante dentro de quadra, mesmo sendo destruidora e por fora dela parecer um amor de pessoa. S2 Essa geração polonesa é promissora e é uma pena isso poder prejudicar seu desenvolvimento não só por agora, mas também no próximo ciclo, o qual elas seriam uma das minhas grandes apostas de grandes forças para Paris.

    ResponderExcluir
  9. Jaqueline quando a Mayany mandar você descer, você desce, mayany voltando a jogar como jogou no mundial de clubes ano passado, ela é seleção e não a Biapinga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com a nefasta Roberta até a Mimi Sosa vira paredão. Octavia Spencer do Barueri fez a festa.

      Excluir
    2. "Octavia Spencer do Barueri"

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.

      Adoro as duas, a atriz e a Mayany.

      "EAT MY SHIT!!!" Entendedores entenderão kkkkkk.

      Excluir
    3. Lays também muito boa! Diana ainda precisa de muita rodagem, porém é lindo demais ver uma central alta e cravando bola. É incrível como nós temos uma variedade enorme de opções ótimas de centrais para mais de um ciclo e de todas as idades. A Karyna (que está em Osasco) também é um diamante e uma das coisas que o Luizomar faz muito bem ao longo da carreira foi trabalhar centrais, espero que ela tenha chances nesta temporada.

      Excluir
  10. Acho que o ZRG vai levar o time do SP para jogar as três últimas semanas da fase classificatória da VNL.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos ver na superliga e contra equipes com comissões técnicas menos problemáticas como Sesi e Osasco. Mas, até aqui o trabalho do Zé é brilhante, o time joga muito bem nos fundamentos, um voleibol de ótimo nível e a nossa esperança de uma renovação efetiva em várias posições.

      Excluir
  11. Chocado que as "novinhas" de Barueri não deitaram para um Liberatti lotadaço, com uma das torcidas mais insuportáveis (no melhor sentido da palavra) no mando de jogo no volei do país. Maturidade incrível e admirável. Um título surpreendente e inquestionável. @Gustavooo, vale matéria hein? Hahahaha

    ResponderExcluir
  12. Teoricamente, a Jaque seria ponteira de composição e a Bjelica de definição, mas a Jaque fez os dois ontem, até bola da Brait ela tava passando na frente. A Bjelica nem prejudicou tanto no passe como nas vezes anteriores, mas no ataque... Sem comentários. Valeu Luizomar, vc contribuiu muito com a derrota do seu time, pq além das novinhas estarem viradas no capeta, tu não arriscou colocar ninguém no lugar da Bjelica pra melhorar o ataque. Há, nem falar nas defesas pífias que a servia deixou cair...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não quero defender o Luziomar, pois contratar a Bjelica como ponteira me faça o favor.... mas ele até que tentou com opção que ele tinha no jogo: a vanessa janke. a Elen e a fernanda estavam machucadas.

      Excluir
  13. Triste triste, sou fã da seleção polonesa e apaixonado por Martyna Grajber

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)