Com direito a 25 a 10, Conegliano detona Scandicci no Italiano

Aconteceu hoje (24) o clássico mais esperado da Itália: os favoritos Conegliano e Scandicci se enfrentaram pela 8ª rodada do nacional. Mas o duelo esteve longe de ser equilibrado, emocionante ou mesmo bom tecnicamente: o Conegliano deu mais uma prova de seu poder e sobrou em quadra, batendo o rival por 3 sets a 0 (25-23, 25-10, 25-15).

Paola Egonu foi a maior pontuadora do jogo com 19 pontos (Foto: Imoco Volley)


Os números ajudam a entender a superioridade do Conegliano: 43x27 em ataques, 10x2 em bloqueios, 5x2 em aces, 71% x 45% em recepções positivas. É muito difícil jogar contra Egonu quando ela consegue controlar seus erros de ataque. Hoje foram 16 pontos de ataque em 23 apenas levantamentos, o que é pouco para a oposta, é a mesma quantidade de bolas que Bricio recebeu do outro lado. Só que Egonu saiu com 70% de aproveitamento em ataques, a melhor taxa de sucesso entre as atacantes!

A porcentagem é a mesma de Hill, que busca crescimento depois de uma temporada ruim pela seleção. A americana recebeu 10 bolas e pontuou em 7 delas. Chamo a atenção para esses números altos, não é qualquer time, é o Scandicci! Time que é a decepção do campeonato, ou mais além ainda, a decepção da temporada até aqui. Stysiak foi a maior pontuadora do time com 9 pontos, seguida de Bricio com 7. As bolas de meio quase não foram usadas, Malinov foi mal mais uma vez e Sloetjes saiu do banco para fazer 1 pontos e cometer 3 erros (10% de aproveitamento, coitada).

Magdalena Stysiak ataca contra duplo do Conegliano; Scandicci não suportou a maratona de jogos (Foto: Savino Del Bene Volley)


Está certo que o cansaço pesou para o Scandicci, vindo de Istambul diretamente para Villorba, mas o time tem duas opostas de seleção, quatro ponteiras de seleção e três centrais de seleção justamente para tentar ser campeão em dois campeonatos e reduzir a exaustidão. Não deu. Tic-tac, Mencarelli!

Se Villorba recebeu 1º e 3º da última temporada, Novara teve o confronto entre o vice-campeão e o 4º colocado de 2019. Mas quem se deu mal foram as anfitriãs, o Monza venceu por 3 sets a 1 (22-25, 25-22, 16-25, 21-25). Esse é o cartão de visitas do Monza com suas duas ponteiras que sofreram lesões no início da temporada se recuperando: Orthmann e Meijners foram as maiores pontuadoras do jogo com 16 pontos para cada e Ortolani também foi bem com 14. 

Monza comemorou um dos melhores resultados da temporada (Foto: Vero Volley)


Não por coragem de Dagioni, mas por falta de opção a troca de Isabella Di Iulio como titular no lugar da consagrada Skorupa fez muito bem ao Monza. Skorupa sentiu um desconforto no ombo antes da partida e sequer entrou. No Novara, Courtney, se recuperando de lesão, começou como titular, mas acabou substituída por Chiara Di Iulio, irmã de Isabella, dividindo de vez o coração da família. Mesmo com Brakocevic efetiva, hoje com 14 pontos, a marcação do Monza funcionou contra Vasileva, que saiu de quadra com apenas 10 pontos.

Essa é a primeira vez na história em que o Monza vence o Novara dentro da sua casa, no Pala Igor Novara. Outra curiosidade é que os dois times encontraram ex-levantadoras que já se enfrentaram: Skorupa atuou pelo Novara na temporada 2017-2018, mesmo ano em que Hancock defendia o Monza. O duelo entre americana e polonesa ficou em 2x1 para Hancock naquela temporada.

Brakocevi ataca contra duplo de Danesi e Ortolani (Foto: Agil Volley)


Quem põe os joelhos no chão e agradece esse resultado é o Busto Arsizio, que finalmente chega ao segundo lugar! Lavarini não gosta de ficar longe da liderança e sob o comando de Lowe, com 19 pontos, sua equipe bateu o Cuneo por 3 sets a 0 (25-19, 25-12, 25-18). O Cuneo está em decadência e agora é vice-lanterna do Italiano, na zona de rebaixamento. Van Hecke não vem repetindo os grandes desempenhos do início do campeonato, infelizmente, e nesse jogo foram apenas 6 pontos.

Vitória contra o Cuneo deu a vice-liderança ao Busto (Foto: G. Alemani/UYBA)


O Bergamo teve uma atuação pífia em casa, o time não consegue se firmar. Há algo de errado acontecendo com Smarzek, uma das maiores pontuadoras do campeonato que hoje saiu zerada da partida. A polonesa recebeu 13 bolas e levou 2 tocos, nenhum ponto. Será que a confusão na seleção está refletindo em seu desempenho? Foi só com a entrada da boa Van Ryk a partir do segundo set que o Bergamo igualou o jogo. Mas durou pouco, porque Nwakalor e Foecke, duas promessas de suas seleções, tiveram atuação de gala (22 e 20 pts) para que o Firenze vencesse por 3 sets a 1 (25-18, 28-26, 22-25, 25-16), confirmando-se no terceiro lugar.

Firenze também venceu na rodada (Foto: Lorenzo Innocenti/Il Bisonte)


Não durou muito a sensação causada por Chieri e Brescia, que estavam no Top 6 do Italiano. Agora, os dois times estão na segunda metade, mais próximos do rebaixamento do que do primeiro lugar. Casalmaggiore passou pelo Chieri por 3 a 0, com Carcases jogando muito mais uma vez! O Brescia foi surpreendido pelo Filottrano, que venceu a partida por 3 sets a 1 e deixou o Z4 pela primeira vez na competição! Méritos? Giulia Angelina (olho nela!) que fez 23 pontos, batendo de frente com Mingardi, maior pontuadora do jogo com 24 e do campeonato.

No duelo de lanternas e de promovidos à liga principal, o Caserta deu adeus à zona de rebaixamento ao vencer o Perugia em um 3 a 0 seco, com excelente distribuição da ex-pantera Bechis e uma das melhores apresentações de Castañeda na temporada. Mesmo assim, a maior pontuadora foi Rosamaria, do Perugia, com 16 pontos.

Campeonato Italiano - 8ª Rodada

MP: Egonu (19) | Stysiak (9)

MP: Brakocevic (14) | Orthmann e Meijners (16)

MP: Nwakalor (22) | Mitchem (18)

MP: Lowe (19) | Markovic (10)

MP: Carcases (16) | Rolfzen e Grobelna (11)

MP: Mingardi (24) | Angelina (23)

MP: Castañeda (14) | Rosamaria (16)

Classificação

  1. Conegliano 26; *
  2. Busto Arsizio 19;
  3. Firenze 18; *
  4. Novara 17; *
  5. Casalmaggiore 16;
  6. Scandicci 12;
  7. Monza 12;
  8. Brescia 11; *
  9. Chieri 10;
  10. Filottrano 8;
  11. Caserta 7;
  12. Bergamo 7;
  13. Cuneo 6;
  14. Perugia 5.
Perugia não só voltou à zona de rebaixamento como agora é lanterna do Italiano (Foto: divulgação/ Bartoccini Perugia)

Comentários

  1. É interessante a decadência da Malinov depois do Mundial. Não pela atleta em si, mas já pensando em Tóquio.

    Sloetjes é aquela pipoca de sempre, previsível. Jogadora que vive de lampejos. Quero só ver o que será da Holanda no QE. O pior é que está nas mãos das laranjas a composição dos grupos olímpicos SOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Orro pede passagem na seleção italiana. Jogando como está hoje Malinov deveria ser a terceira levantadora e olhe lá.

      Excluir
    2. Exato! E tem a Cambi na disputa ainda. Mas sinto que o Mazzanti vai manter a panela ano que vem. Pior para a Egonu rsss.

      Excluir
    3. Com Mazzanti a treinar, Orro nunca terà muitas oportunidades de titularidade na seleção, ele sò gosta da Malinov infelizmente.

      Excluir
  2. Gustavo só fala do Scandicci quando elas perdem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gustavo ainda não falou de nenhum jogo do segundo dia da Champions, porque Gustavo não teve tempo nos últimos dias. Mas calma, Gustavo vai falar.

      Inclusive eu comecei o post da vitória do Scandicci sobre o Vakifbank minutos depois do fim do jogo, mas não consegui terminar.

      Dei prioridade para os jogos de hoje para não ficar atrasado com 2 competições.

      Excluir
    2. O time de atletas renomadas do Scandicci não deu liga e isso é um fato incontestável.

      Excluir
  3. Pinkmarie é a segunda maior pontuadora do Italiano até agora o_o

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na posição de oposta!

      Excluir
    2. No geral, Rosa fica atrás da Mingardi e da Vasileva.

      Excluir
    3. Mas com toda certeza ela passa a Vasileva, pois o Novara tem 1 jogo a mais. A diferença entre as duas é de 9 pontos.

      Excluir
  4. Sinto falta de um post ou algum comentário analtecendo a Lowe. Ela está jogando muita bola e merece reconhecimento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chega na seleção e flopa hohoho.

      Excluir
    2. Como a Nathing, nos clubes arrebenta, chega a seleção vive lesionada

      Excluir
    3. É super coerente comparar as lesões da Natália com o eterno papel de coadjuvante do antigo banco da Murphy na seleção dos EUA kkk #SQN.

      Excluir
  5. Gustavo, posta os resultados da liga Chinesa

    ResponderExcluir
  6. https://www.worldofvolley.com/Latest_news/Russia/106982/russian-athletes-including-volleyball-players-at-serious-risk-of-being-excluded-from-olympics.html

    Toda punição para a rede suja de doping russo ainda é pouca.

    ResponderExcluir
  7. Há poucos minutos, durante transmissão da Superliga no Canal Volei Brasil:
    - Fofão, quem é a melhor levantadora da Superliga?
    - Macris!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eterno banco da Venturini falou bem, levantadora de Superliga, já de seleção... São outros 500. #deboche

      Excluir
    2. Fernanda foi a melhor levantadora de todos os tempos, mas Fofão também foi muito craque. As duas jogaram em patamares muito superiores a qualquer levantadora atual.

      Excluir
    3. Takeshita foi a maior e melhor de todos os tempos! Lendária e eterna.

      Excluir
    4. Eterno banco da Venturini que a fez comer poeira quando a dita cuja pensou que tinha cadeira cativa só por ser uma grande levantadora. Um grande atleta não pode ser excelente só naquilo que faz: liderança,coletivo, equilíbrio e sobriedade são fatores tão importantes quanto.

      Sobre a maior de todos os tempos: Takeshita fácil, fácil.

      E continuar com essa tese fajuta de que Macris se resume à ótima jogadora de clubes não é só injusto como também leviano.

      Excluir
  8. Site Elite do Vôlei afirma que pelo sonho olímpico e por intermédio do Caprara, Floortje Meijners regressará as laranjas depois de 12 anos afastada, será um baita reforço e pode ser que só assim a nefasta Buijs se aposente no banco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato. Falta agora ele trazer de volta a Stoltenborg.

      Excluir
  9. Pra vocês rio x osasco ainda é um clássico ?? Pra mim já deixou de ser clássico há muito tempo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clássico no cenário de hoje é Osasco x Barueri, Praia x Minas, e em menor grau SESC x Bauru.

      Excluir
    2. Não concordo que bauru x sesc seja um clássico

      Excluir
    3. Óbvio que é clássico pela tradição e história das duas equipes. Clássicos não considera os momentos das equipes ou afins e sim a história construída ao redor do jogo. E, ontem, seja no nível de jogo (tirando o quinto set), na postura das meninas ou na atmosfera do ginásio ficou bem claro. E rivalidades de momentos não formam clássicos como alguns citados. Depois do RioxOsasco creio que a rivalidade mais interessante e que tem tudo para superar esta é a Mineira.

      Excluir
  10. Gente foi impressão minha ou parecia que a Roberta tava querendo chorar na entrevista? Kkkk

    ResponderExcluir
  11. Qual a confusão que teve na seleção com a Smarzek?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teve com a seleção inteira:

      https://www.toflyvolleyball.com/2019/11/escandalo-na-polonia-assedios-boatos-e.html

      Excluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)