Como esperado, deu Rio! Mas Osasco aprendeu uma lição (e deu esperança)

O super clássico entre Rio e Osasco ontem me saiu melhor do que o esperado, sinceramente. Achei que veríamos o Sesc totalmente superior ao rival, passando em um 3 a 0 com facilidade. Não me xinguem, os resultados anteriores indicavam isso, mas o que vimos foi um inesperado "acordar" de Luizomar de Moura e da comissão técnica de Oz.

Ana Bjelica jogou toda a partida como oposta (Foto: João Pires/Fotojump)


Não dá, Osasco. É como eu venho falando desde o início dessa temporada: não é possível enfrentar grandes times brasileiros com Bjelica e Casanova de titulares. Barueri mostrou isso para vocês lá no Paulista e mostrou de novo aqui na Superliga. Que bom para vocês que só demorou seis rodadas para perceber isso, ainda é cedo. 

E Bjelica correspondeu: foram 21 pontos, atrás só de Tandara com 22. Não é plausível que você pegue a maior pontuadora de uma competição de nível mundial e na sequência desloque-a para a ponta. Ellen é melhor opção do que Bjelica na ponta e Bjelica é melhor opção do que Casanova na saída. Parece uma matemática simples, não?

Voltemos ao clássico. Um jobo bonito para o início de temporada, com poucos erros e emocionante. Teria sido melhor se a arbitragem não estivesse tão mal. Rafael Souza Lino deixou passar um erro em momento decisivo do primeiro set, uma defesa legal e muito bonita de Jaqueline e perdeu o seu padrão no apontamento dos dois toques. Notem como Roberta tem um levantamento de uma china penalizado no quarto set (se não me engano) e como no tie-break Fabíola faz também em uma china um levantamento que roda bem mais e passa limpo pela arbitragem. Árbitro não define jogos, mas eu sempre espero poder dizer que um time venceu e perdeu por méritos e deméritos próprios.

Invicto, a expectativa é que o Rio fosse melhor mesmo. Mas eu me senti constrangido pela postura de Osasco no tie-break. Depois de quatro sets, o time paulista daria mesmo um vexame no desempate? Deu. E Luizomar, apático que ele só, viu seu time levar um 6 a 1 e não mudou nada. Outra coisa que acabo por achar inevitável é que Pri Heldes assuma a titularidade nesta equipe. Naquele tie-break era extremamente necessário sua entrada efetiva.

Osasco levou sequência de pontos no tie-break sem ação de Luizomar (Foto: João Pires/Fotojump)


O Rio não tem nada a ver com isso e Fabíola deu o problema à monstruosa (no bom sentido) Juciely. Esse time fez tão bem a ela quanto ela faz ao time, é decisiva, não se omite, chama a responsabilidade de uma jogadora de extrema. E convenhamos que Fabíola está um nível acima da rival... Não dói a mão elogiar Amanda, que está em uma provável disputa por vaga na seleção com Drussyla. É muito cedo ainda, mas a vantagem de Amanda é enorme! Aliás, Drussyla foi o principal ponto negativo do Sesc ontem. Eu acredito que ao longo do campeonato ela se recupere, porque até o momento...

Juciely fez sozinha a mesma quantidade de pontos do que toda a equipe de Osasco no tie-break (Foto: João Pires/Fotojump) 


Eu acredito que o Rio é um time pronto taticamente, completo, que vai crescer ao longo do caminho. Osasco, por outro lado, parece ainda em construção (o que faz menos sentido se você considerar que já tiveram um Paulista para se descobrir). Mas é curioso que, mesmo nesse Rio em construção e nesse Osasco em formação, os dois times consigam jogar tão bem e a mesmo nível. Espero que Osasco, que não é e nunca foi favorito, encontre seu caminho a partir de agora. A maior lição, neste caso, fica para o derrotado.

Superliga Feminina - 6ª Rodada

Osasco Audax 2 x 3 Sesc RJ (23/25, 25/21, 22/25, 25/21 e 5/15)

OSA: Mara 8, Ellen 14, Jaqueline 12, Bjelica 21, Roberta 3, Bia 13 e Camila Brait (L). Sub: Casanova 1, Pri Heldes, Vanessa.

RIO: Milka 8, Juciely 17, Amanda 15, Fabíola 4, Tandara 22, Drussyla 11 e Natinha (L). Sub: Gabiru.

Maior pontuadora do jogo, Tandara foi eleita a melhor da partida (Foto: João Pires/Fotojump)

Comentários

  1. Como dói torcer contra Osasco (ainda mais com a minha Jaque e minha Brait) e a favor pro detestável Sesc Rio, mas meu amor por Fabíola, me faz cometer esse pecado abominável que é torcer pra esse time.
    Jaqueline é uma jogadora de outro nível e tenho a mais absoluta certeza que o final da SL estará tinindo e pronta para mais uma Olimpíada. Amanda é esforçada, mas jamais alcançará o nível de uma Jaqueline.
    Fabíola só não irá pra Tokyo se não quiser, impossível Zé Panela cometer um crime hediondo desses em não levá-la.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jaque ainda varre o fundo de quadra, pqp. É uma possibilidade mesmo ela ir para a Olimpíada como 4ª ponteira/2ª líbero. E acho que dessa vez ZRG não vai ter como boicotar a Fabíola.

      Excluir
    2. Primeiro anônimo. Pela lógica hoje as levantadoras da seleção seriam Macris e Fabíola. Mas Zé Roberto segue uma lógica pronta. Tem um apego que não entendo em Dani Lins. Pelo Zé, acho que vão Dani e mais uma, provavelmente e Roberta, que ele já deu várias declarações dizendo que gosta muito dela.

      Excluir
  2. Foi um bom jogo, Jucy da gosto de ver, dentre as Centrais ativas no Brasil, ela junto c a Thaisa eh a que é mais completa, Ataque e Bloqueio, ela gira a rede, não empaca feito a Bia, Carol e Adenizia por exemplo, Amanda tem jogado bem, A Milka que acho que poderia render mais e vejo que ela sente isso, passa varias redes sem receber bola, participa pouco do jogo, do lado do Osasco a Elen tambm vem jogando bem e ganhou a titularidade na bola, é uma pena essa construção do time onde se tem uma Oposta que seria titular em um outro grande time, no banco.. Como tambem acontece no Praia Clube..

    ResponderExcluir
  3. Bia e Roberta parece que jogaram com ódio kkkkk, acho que a Roberta queria ganhar o jogo para afrontar o Bernardinho, mas chegou no 5 set e pipocou kkkk

    ResponderExcluir
  4. Não consigo compreender os críticos, quanto ao voleibol da Jaquelinhe, gente essa mulher joga demais q fundo de quadra.....

    ResponderExcluir
  5. Não acho que o jogo estava premeditado ou previsto. No primeiro set o Osasco teve a chance de vencer de lavada.
    O Rio está longe de ser imbatível e não acho que seja essa coca-cola toda.
    A raça da Jaqueline no fundo de quadra é impecável. Bijelica destruidora na saída. Ellen virando bolas importantes. Bia surpreendendo. Brait fazendo a parte dela.
    O problema no jogo de ontem nem foi a Roberta, que conseguiu distribuir bem o jogo em relação aos jogos anteriores. O problema foi a Mara, o jogo pedia mais da parte dela, tanto no bloqueio quanto no ataque.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mara tem um problema crônico com bloqueio e a Bia com ataque na china. Juciely, com quase 39 anos, está surrando as duas juntas. Será que o ZRG pensa na central do Sesc para Tóquio?

      Excluir
    2. Jucicreide brigaria pela vaga de terceira central junto com a Adecreide, a Maracreide, a Gattazcreide e a Biacreide, e ainda tem a Carolcreide.
      Friboiana e Thaísafênix, se disserem sim, já estão com o pé em Tóquio. Thaísa por mérito próprio, já Fabiana, pelo nome.

      Excluir
    3. Tbm acho. Thaísa garantirá a vaga na bola e Fabiana por causa da panela do ZRG. Acredito que ele não leve 4 centrais visto o que aconteceu na Rio. Então, só sobra uma vaga. Eu levaria mais uma meio que faz bem rede de dois. Daí ficaria entre Gattaz e Juciely.

      Excluir
  6. Ninguém aqui lembrou d elogiar Natinha, que se posicionou impecavelmente durante toda a partida. Natinha e Nyeme são o futuro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, que diferença que uma líbero de verdade faz em um time.
      Já no jogo contra o Bauru ela mostrou a que veio, os saques foram quase todos direcionados pra ela e ela entregou quase todos na mão da Fabíola .

      Excluir
    2. Como gostaria de ver a Jaque jogando em algum gigante europeu, fazendo o mesmo estilo de ponteira de composição que a Piccinini fazia no Novara. Seria um deleite vê-la jogando em um Eczacibasi ou Conegliano da vida.

      Excluir
    3. Verdade! As duas tem jogado muito. A Nyeme então, uma grata surpresa!

      Excluir
  7. * Como gostaria de ver a Jaque jogando em algum gigante europeu, fazendo o mesmo estilo de ponteira de composição que a Piccinini fazia no Novara. Seria um deleite vê-la jogando em um Eczacibasi ou Conegliano da vida.

    ResponderExcluir
  8. O 5 set do Osasco foi vergonhoso pq a Roberta não levantava a bola pra Bjelica, nunca vi levantadora tão ruim, é mediana e pronto

    ResponderExcluir
  9. Osasco foi melhor muito mais porque teve duas ponteiras de origem do que pela troca seca de Casanova por Bjelica. Amo a sérvia, mas não apresentou nada que Casanova não já tenha mostrado na temporada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apresentou uma defesa e bloqueio infinitamente melhor... ELa defendeu muito ontem

      Excluir
    2. Exatamente Pop On Air!! Ela estava inspiradíssima na defesa ontem, subiu várias bolas, além de ter formado um block poderoso.

      Excluir
  10. Osasco sempre faz contratações confusas, o problema não era a Casanova até porque ela tava fazendo a parte dela, agora o Ruinzomar vai bancar a coitada que seria titular fácil em qualquer time grande da superliga.

    ResponderExcluir
  11. O Voloch é um nojo, chamou a Tandara de gorda, se eu fosse ela processava esse nojento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele sempre foi nojento, mas a Tandara precisa entrar mais em forma pensando principalmente em Tóquio. Ela evoluiu fisicamente em relação ao PO e tem que continuar esse processo até a Olimpíada.

      Excluir
    2. Mas ela está imensa! Visivelmente fora de forma, pesada, passa na marra pelas bloqueadoras da superliga pq possui muita força, mas a nível internacional somente força não adianta, tem que saltar mais pra enfrentar um bloqueio alto pesado. Tandara no início do jogo atacou diversas bolas pra fora pq estava com dificuldade de tirar do bloqueio adversário.

      Excluir
    3. Sim, Raffael. Mas você viu como ela jogou o PO? Estava pior ainda. Se a Tandara voltar ao shape que competiu pela seleção em 2017, já estamos no lucro. Ela visivelmente tem dificuldades para emagrecer e isso se acentuou depois que foi mãe. Acredito que ao longo da temporada irá entrando mais em forma, é natural isso acontecer.

      Excluir
    4. O Voloch comentou sobre a forma física da Tandara mas ele já olhou pra Bia ?? Essa ta tao enorme que nem ataca China só pinga

      Excluir
    5. Exato, último anônimo.

      Excluir
  12. Osasco melhoro muuto n tinha como maior pontuadora d copa do mundo Bjelica k e oposta joga como ponta d dia pra noite. Eu acho k osasco pode sim ganha d sesc no próximo embate.

    ResponderExcluir
  13. Gustavo, você escreve muito bem!! que talento! obrigada por compartilhar com a gente. espero que voce possa acompanhar bastante esse ano pré-olímpico do volei feminino. um abraço.

    ResponderExcluir
  14. Opa Gustavo. Parabéns pelo texto! Acho que existe uma unanimidade numa situação. Jaque com 35 continua sendo melhor do que Amanda, que eu particularmente não gosto do seu jogo, mas tem boas qualidades. Jaque é melhor do que Drussyla e Rosamaria, e nem vou falar das outras. Casanova nas categorias de base de Cuba jogou de ponteira, então deveria ser testada na posição, da mesma forma como Vargas passa quando está na posição 1 no Fener pra Brankika estar livre pra atacar. Quanto as centrais, Jucielly está anos luz a frente das outras 3 que jogaram o clássico. É uma jogadora de decisão, não foge a responsabilidade. Penso que na seleção devem estar as melhores, independente da idade, até porque as carreiras tem se estendido cada vez mais, então se as melhores são as mais velhas, não há o que questionar. Em 2005 o ciclo começou com jogadoras de pouca experiência internacional, então pós 2020 que se inicie um novo ciclo.

    ResponderExcluir
  15. Juciely renasceu. Antes da última cirurgia estava voando, mas nas últimas duas temporadas, não conseguiu voltar ao alto nível. Mas agora, está demais. Entrou na briga por duas vagas para Tokyo 2020. Thaísa é nome certo. Juciely x Fabiana x Gattaz. Disputa das veteranas mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente isso. Só torço muito para que elas não sofram lesões. Vamos precisar das veteranas inteiras em Tóquio.

      Excluir
  16. Vocês acham que a Roberta saiu do Sesc porque quis ou saiu pq foi dispensada?? Eu tenho a sensação de que ela não queria ter saído ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claramente dispensada e eu tbm acho que ela não gostaria de ter saído. Fabíola já deu outra cara ao time.

      Excluir
    2. Ela foi para Osasco para ficar perto da mal educada da Bia

      Excluir
  17. Se for feito justiça as centrais serão Thaísa, Carol Gataz e mais uma. Não carimbo ainda a terceira central. Juciely é ótima, mas teve sua oportunidade na última olimpíada e não foi decisiva, ser decisiva na Superliga é muito diferente do que ser decisiva em Olimpíada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na Rio 2016, Juciely foi bem.... até mandar aquele saque para fora. Mas se formos avaliar jogadoras por um único jogo, Camila Brait também foi uma decepção na semi do Mundial de 2014, uma atuação para ser esquecida.

      Excluir
    2. Nessa linha de raciocínio Carol Gataz é uma incógnita, pois ela nunca foi a uma olimpíada.

      Excluir
    3. Não sei pq as pessoas acham que a Gattaz vai pra Tóquio, ela só sabe atacar mais nada, no bloqueio é um cone, as centrais têm que ser Thaísa, Juciely e Fabiana (essa ultima o Ze vai levar só pelo nome).
      Eu tenho a certeza que o Ze não vai levar a Gattaz

      Excluir
    4. Entendo Amanda, mas acredito que Gataz mereça essa oportunidade, está numa sequência de temporadas muito forte.

      Excluir
    5. Eu acho que as posições que vão dar mais dor de cabeça no Ze são ponteiras e centrais, pela lógica levantadoras deveriam ser Fabíola e Macris, mas não duvido do Ze levar a Dani e Roberta já que ele tem uma grande obsessão por elas.

      Excluir
    6. Só falta definir a 4ª ponteira. Garay faz cena agora, mas aceitará jogar a última Olimpíada da carreira da mesma forma que aconteceu na época do Mundial 2018.

      Se o ZRG levar Dani Lins e Roberta, eu não acompanho a Olimpíada kkk.

      O mais importante sobre as centrais é levar apenas 3 considerando que duas delas sejam especialistas na rede de dois. Na minha opinião, Adê, Bia, Carol e Mara têm chances mínimas de serem convocadas. As centrais veteranas, por mais que tenham sofrido com sucessivas lesões, ainda são mais confiáveis para jogar em Tóquio.

      Excluir
    7. Pelo ZRG, Thaísa vai pelo vôlei e Fabiana pelo nome. Agora só falta definir a 3ª central. Acredito que a vaga fique entre Gattaz e Juciely.

      Excluir
    8. Gattaz vive com aquele joelho bichado. Além disso, me arrisco a dizer que se não for a Macris levantando ela se torna uma central comum.

      Excluir
    9. Na verdade, o físico de todas as veteranas é uma incógnita. Thaísa está voando, mas não sabemos como o joelho dela responderá mais adiante. É agoniante vê-la jogar com aquela proteção horrorosa.

      Excluir
  18. Osasco, como de praxe, tem ingredientes melhores que o Rio nas mãos de um cozinheiro pior. Hoje eu acho que para chegar no "ponto", de fato, Heldes merece uma chance como titular. Pensando em uma margem de crescimento e mantendo essa base Oz tem tudo para ser a pedra no sapato dos dois favoritos (Praia e Rio).
    Sobre o Rio, mais um ano amparado em uma das melhores comissões do mundo, a contratação da Fabiola e Tandara foram cirúrgicas e embora eu seja meio cético com relação às pontas do time e o banco (acho o Praia muito mais forte nesses dois setores) é impressionante o que faz aos quase 40 anos a Jucy. A China da mulher é mortal, uma atleta completa. Muita gente zoa que o Brasil tem um time sub40, mas ninguém detalha como essas "velhas" jogam no auge o fino da bola com a idade no teto. Gattaz, Fabiola, Walewska e Jaque também estão comendo tudo, incrível! Aqui as jogadoras demoram mais a chegar no auge, mas também parecem durar mais que que as chinesas, por exemplo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ps: eu DETESTO a equipe do Rio, ri muito com Tandara tentando debochar no fim do jogo, esqueceu rápido dos 547464 tocos, rs. Mas, fatos são fatos, mais uma vez Bernardo se colocando como forte favorito ao título com uma equipe que, tirando algumas jogadoras, não tem nada de mais a não ser contratações lúcidas, equilíbrio nos fundamentos e muita sintonia no conjunto. Fica a lição para Sesi e Minas, por exemplo.

      Excluir
    2. Tandara debochou? Ela tomou tocos e falou do que a Jaque levou no final do tie, normal. Lembre-se que a Tandara foi chamada o tempo inteiro de burra pra baixo pela torcida do Osasco. A entrevista pós-jogo dela foi bem adequada pela situação.

      Excluir
  19. Mto bons os comentários e reflexões importantes aqui O meu lance de preocupação Tóquio 2020 tem endereço certo.Chama-se Tandara.E preocupante demais que há 6meses de uma Olimpíada ela esteja ainda fora do peso,embora a sua estrutura não seja para quadril 90 e as ocorrências pessoais e físicas que não tem ajudado na confiança do seu rendimento em quadra.Ta mto abaixo do que a gente tá acostumado.A escolha pelo Japão colaborou na grana mas não no nível técnico dela.NAO TEMOS OPOSTA depois da era SHEILA.Nao dá pra deixar isso com Lorene ou esperar Sheila.(4ou 5@ Olimpíada) e não apareceu ninguém? Centrais ,líberos e ponteiras,estão sobrando.Tandara tbm precisa de um componente metabólico que ajuda muito: HUMILDADE.A sua ausência causa lesões irreparáveis sejam elas no corpo ou no espírito.Toquio 2020 é Tandara senão ..não teremos chance nem no grupo inicial .Quanto a Jaqueline concordo e sou fã e não há ainda no Brasil melhor posicionamento que o dela em defesa.Mas entre ela e a Garay o ZR é Garay...pela presenca no ataque "embora eu tenho pra mim que esse Zé Panela queimou as duas nas últimas convocações.Torco pelo vôlei feminino do Brasil ,coisa que esse senhor Voloch tem tão mal resolvido na sua alma desabastecida e irrecuperável desde os Jogos olímpicos de Atlanta...problema dele né...

    ResponderExcluir
  20. Queria ter a mesma quantidade de jogadoras excelentes e de várias faixas etárias em outras posições como temos de centrais. Que jogadoraça é a Jucy! Mesmo não gostando muito do Rio. A mulher incendeia qualquer jogo e não deita. Será que fisicamente ela aguentaria outra Olimpíada? Bem, felizmente neste setor estamos muito bem cotados.

    ResponderExcluir
  21. Muito se fala da Jucy e do quanto ela joga e é verdade. No Rio, tirando a temporada passada, ela sempre foi brilhante, sendo responsável direta por muitas vitórias do Rio. Mas a verdade é que na seleção nunca teve uma grande passagem como outras já tiveram. O mesmo eu digo da Gattaz, que até teve algumas oportunidades lá atrás mas só fez seu vôlei desabrochar depois dos 30 anos e em clube (no Minas). Então, embora sejam duas jogadoraças mesmo com 40 anos, ainda não foram testadas sob grandes pressões, como é o caso de uma olimpíada (Jucy até jogou a Rio mas sem grandes chances de ser destaque). Eu acredito que o Zé prefira levar as figurãs Thaísa e Friboiana (que não vem rendendo no Japão e já tava jogando abaixo do que sempre rendeu no Praia) e mais uma como a Carol ou mesmo Adê (outra que nunca rendeu de fato na seleção).

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)