Com Caprara como novidade, Holanda cai no grupo da morte do Quali Europeu

A Holanda não terá vida fácil no Qualificatório Olímpico Europeu, sua última chance de conseguir uma vaga para os Jogos de Tóquio. Sede do torneio, as laranjas estarão no Grupo A com rivais pra lá de gabaritados: Polônia, Bulgária e Azerbaijão. O QOE acontecerá entre os dias 5 e 12 de janeiro, em Apeldoorn, na Holanda.

Holanda de Myrthe Schoot e Celeste Plak jogará em grupo mais difícil do campeonato (Foto: FIVB)


O grupo não poderia ser pior para as holandesas. A Polônia foi a grande sensação de 2019, terminou em 4º lugar no Europeu (à frente da Holanda), jogou a fase final da VNL e teve a maior pontuadora do torneio. Na verdade, a ponteira Stysiak inclusive tirou a titularidade da oposta Sloetjes no Scandicci, que também tem Kakolewska como um de seus maiores destaques.

A Itália assiste a uma Vasileva gigante, enquanto a central Nasya Dimitrova faz um início de temporada excelente pelo PPT na Turquia. E se Rabadzhieva, maior pontuadora da estreia do Guangdong, voltar, fica mais complicado ainda. O adversário mais fraco do grupo é o Azerbaijão, que quase tirou o Brasil do qualificatório mundial.

Bom para a Turquia, que pegará a Croácia, a mais frágil dentre as oito seleções. A Alemanha pode dar algum trabalho com Lippmann e a Bélgica até tem boas atacantes também, mas até então nada muito diferente dos últimos anos - a menos que Van Hecke volte.

Técnico novo!

Quem recebe a missão de enfrentar essa pedreira é Giovanni Caprara. A Federação Neerlandesa de Voleibol (Nevobo) anunciou nesta segunda-feira (04) o italiano como novo técnico da equipe nacional. Caprara vem para substituir Jamie Morrison, demitido após o resultado ruim da Copa do Mundo.

O italiano de 56 anos atualmente comanda o Il Bisonte Firenze, terceiro colocado do Campeonato Italiano, que conta com duas holandesas: a levantadora Laura Dijkema e a ponteira Nika Daalderop. O técnico já comandou a Rússia, time com o qual foi campeão mundial em 2006, e mais recentemente treinou o Azerbaijão.

Caprara se apresentará no dia 27 de dezembro e terá cerca de 10 dias para treinar com a nova equipe antes do início do qualificatório.

Giovanni Caprara é o novo técnico da Holanda (Foto: reprodução/Nevobo)

Comentários

  1. Turquia ou Polônia devem levar a vaga

    ResponderExcluir
  2. Caprara pegou um baita de um pepino, que desafio!
    Acho muito difícil a Polônia perder essa vaga. Ficará entre Polônia x Turquia

    ResponderExcluir
  3. Croácia quase eliminou a Turquia em Ankara nas oitavas do Europeu lol. Pode acontecer absolutamente qualquer coisa neste QE.

    ResponderExcluir
  4. Turquia campeã olímpica 2020

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      Excluir
  5. Pra mim a Polônia é o melhor time europeu em atividade depois de Sérvia e Itália. São favoritas à vaga e acredito que só perdem pra Turquia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Polônia tem potencial e deve vir a ser no próximo ciclo. Mas, a fase final do Europeu mostrou que o time ainda precisa de uns ajustes e é bem instável. Adoro elas, quero muito Smarzek na olimpíada, contudo acho que veremos a Polônia forte, de fato, para o ciclo de Paris.

      Excluir
  6. Toda minha torcida para a Polônia, mas acredito que quem ficará com a vaga serão as insuportáveis turcas! Parece quase certo que veremos 'Karadecu' surtando mais que garoto qdo vê a mulher nua pela primeira vez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus é mais! Qualquer um dos 7 times pode se classificar, MENOS a Turquia. Guidetti e as turcas precisam ficar fora de Tóquio para baixarem bem a bola.

      Excluir
  7. O problema vai ser da Turquia q caiu numa babá de grupo e vai enfrentar outro gigante nas semifinais sem o msm ritmo de exigência, do outro lado quem ficar em primeiro praticamente garante a vaga na final!

    ResponderExcluir
  8. Essa vaga e da Polônia,acho k vai ser bem concorrida mas Polônia em conjunto esta melhor.

    ResponderExcluir
  9. Não sei como e nem por que esse povo tá achando que a Polônia vai ganhar essa vaga. Polônia tem 2 boas jogadoras, mas Turquia e Holanda tem mais time e tem banco. Holanda ou Turquia em Tóquio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm acho esse barro em cima das polacas forçado, mas elas podem surpreender.

      Excluir
    2. Sério, temos que começar a compreender o voleibol po composições não-óbvias das equipes e das seleções.

      Não dá pra não reconhecer o trabalho da Medrzyk na recepção da Polônia. Normalmente essa seleção não consegue ter uma boa passadora sequer, imagine uma que segure o passe por duas (Stysiak). E eu tenho certeza que vc não se refere a ela quando diz "2 boas jogadoras".

      A Polônia tem no mínimo quatro jogadoras excelentes: Stysiak, Kakolewska, Wolosz e Smarzek. A Medrzyk não é uma grande atacante, mas é uma ótima passadora. Maj é uma líbero, no mínimo, boa. O problema desse time é realmente a outra central.

      Eu acho a Turquia superior. A grande diferença, ao meu ver, está, não necessariamente no elenco, mas na comissão técnica e na experiência das jogadoras.

      Excluir
    3. Queria ver onde Kakolewska é boa, é uma péssima central consegue bloquear alguma coisa porque é alta e usa sua envergadura, no ataque é medonha, comparar ela com Eda, Gunnes, Belien, De kruif e até com Akman todas são melhores, na Polônia só se salva Smarzek e Woloz que infelizmente com passe péssimo da Polõnia não consegue fazer muito. Sobre Stsyak é alta jovem, porém muito verde, na Polônia é ponteira e bem fraca de passe carrega isso para o ataque, na última VNL teve alguns lampejos, porém é muito irregular, na Itália atuando como oposta talvez renda mais, porém na ponta é apenas mediana mesmo. Sobre as seleções Holanda também depende de Lonneke, porém as centrais são melhores que as polonesas e Anne assim como Stysiak não é confiável. A Turquia é a melhor seleção do qualificatório tem as melhores centrais, o melhor passe, melhor saque, a melhor ou a segunda melhor levantadora, é de longe a melhor seleção e é a favorita de todos que entendem um pouquinho de voleibol.

      Excluir
    4. Eu acho a passada de ataque da Kako super lenta kkk. Ela tem um bom block parado por ter quase 2 metros, mas no deslocamento lateral tbm é lenta.

      Excluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)