A tática de Osasco que já foi usada pelo Volero na temporada passada - e deu errado

Como quase todo mundo sabe, a proposta tática do Osasco Audax para a temporada 2019/2020 não é inédita. Heidy Casanova e Ana Bjelica, ambas opostas, já jogaram juntas como titulares pelo Le Cannet, na França, em um projeto conjunto ao patrocinador suíço, o Volero. Essa parceria almejava não só o título, mas uma vaga na Champions: e as duas coisas deram muito errado.

Heidy Casanova e Ana Bjelica reeditam titularidade do Volero Le Cannet no Osasco Audax (Foto: Ricardo Buffolin/ECP)


Stav Jacobi, presidente do Volero, transferiu seu patrocínio para a França em 2018, alegando que a Liga Suíça era muito fraca. Agora sim algo que nem todo mundo sabe: o Volero Zurich ainda existe, mas é um time juvenil e disputa a 3ª divisão do Francês. Na 17/18, Casanova era a oposta do Le Cannet e Bjelica do Zurich. Na temporada seguinte, as duas acabaram no mesmo time, Bjelica mudou-se junto com o projeto de Jacobi e Casanova foi uma das três remanescentes da equipe francesa.

Mas o que parecia um título fácil para o multi-campeão suíço, acabou sendo uma tormenta. Durante toda a temporada o Volero sofreu nas mãos dos dois primeiros colocados. Sensação da fase classificatória, o Mulhouse bateu o time das atuais jogadoras de Osasco por 3 a 1 no turno e 3 a 0 no returno. Já o Cannes venceu por 3 a 1 no turno e 3 a 2 no returno. O Volero terminou a fase de classificação em 3º lugar com 59 pontos, oito a menos do que o Cannes e 15 a menos do que o Mulhouse.

Volero Le Cannet terminou a fase de classificação do Francês em 3º lugar (Foto: CEV)


Nas quartas de final, o Cannes também começou perdendo, mas virou a série e fez 2 a 1 no Saint-Raphael. Viu nesta mesma fase o Mulhouse cair inesperadamente para o Marcq-en-Barœul e deixar o caminho do título praticamente livre para o vencedor do seu confronto contra o RC Cannes. E foi aí que o Volero falhou...

Na primeira partida da semifinal, a primeira vitória do Volero contra um dos dois favoritos: 3 a 0 uníssono no Cannes. Mas é preciso fazer um adendo: o Cannes acabara de perder por lesão uma de suas titulares, a ponteira sérvia Rankovic. A central Hasanova, do Volero, foi a maior pontuadora do jogo com 14, seguida de Bjelica com 12 e Casanova fez apenas 6. Ficou claro para quem quisesse ver que o supercampeão conseguiu anular a oposta cubana, principal bola do time do Le Cannet.

No segundo jogo o Cannes empatou a série e fez um 3 a 1, com recuperação de Casanova, 18 pontos, e 15 de Bjelica. Bons desempenhos, mas não melhores do que os da oposta sérvia Helic com 22 e com as boas atuações das francesas Bauer, com 18 pelo meio, e da ponteira Cazaute com 16. 

Mas foi no momento de decisão que o Volero deixou a desejar, terceira e decisiva partida em Cannes. O time de Le Cannet deu um pane total e levou um 3 a 0 do RC Cannes. Com grande distribuição da italiana Signorile, Cazaute (13 pts), Helic (12), Kloster (11), Bauer (10) e até Samara (8) comandaram o fim da primeira temporada do Volero na França. Nenhuma jogadora do Le Cannet chegou sequer a dez pontos, Dimitrova foi a maior pontuadora do time com 9. Bjelica terminou a partida com 6 pontos, enquanto Casanova fez 4. Avital Selinger até chegou a promover as entradas de Carrillo na saída e Unternaher na ponta, ambas sem sucesso.

RC Cannes comemora último ponto e classificação para a final do Francês 18/19 (Foto: reprodução/RC Cannes)


O final todo mundo já sabe: o Volero eliminado, o Cannes batendo o Nantes na final, sendo campeão e os dois conquistando a vaga para a Champions League. O Volero voltou com um elenco médio para o Francês neste ano e o Mulhouse atualmente é novamente a sensação da fase classificatória. 

Bjelica, endeusada e citada como uma "nova jogadora" que chegava a Osasco, diferente daquela que passou por aqui anos atrás, realmente merece essas determinações. Mas é amadorismo não considerarmos que o crescimento de Bjelica na seleção foi na saída de rede, atuando como oposta, livre da recepção. Posso estar errado, mas acho que a sérvia sofrerá muito nesse fundamento jogando na liga brasileira e sofrerá ainda mais com a sombra de Ellen do banco.

É claro que Osasco tem Jaqueline e Camila Brait, jogadoras mais eficientes do que Ortschitt e Dimitrova na recepção, e que Roberta é muito mais experiente do que a jovem eslovena Mori, quando comparados o time atual de Osasco e o último do Volero Le Cannet. Mas também preciso lembrar que a Superliga Brasileira é muito mais forte e mais difícil do que o ascendente Campeonato Francês. Nada está garantido e nada é certo, mas quando você não ouve as lições que estão sendo contadas em uma história, você sempre está disposto a repetir o seu fracasso.

Osasco Audax lutará contra o favoritismo de times como Rio e Praia Clube (Foto: João Pires/Fotojump)

Comentários

  1. Infelizmente, Osasco esta contando novamente a sua história da temporada 12/13, quando contratou uma jogadora servia muito mais preparada para a saída, do que para a entrada (Sonja Malagurski); Lembrando que osasco, embora tendo um elenco "favorito" caiu nas semifinais pelo Sesi, e acredito que esta queda possa se repetir nessa temporada. Torço muito para que o osasco reviva seus dias de glória, mas para isso uma organização técnica é essencial! Hora do Luiz pegar e ensinar passe para a Bjelica, nem que seja como se fosse uma juvenil. Não é vergonha nenhuma partir de princípios básicos do vôlei. Da mesma forma o Bernardinho deveria ter feito isso com a Kosheleva na última temporada...E olha só! Os resultados foram os mesmos...Queda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, a tática do osasco, embora criticado por você, deu muito certo. Para começar, essa temporada foi a que a CBV testou os set's de 21 pontos (começou errado daí), o Molico/Nestlé tinha como sexteto titular (Fabíola/Sheilla; Sanja/Bosseti; Adenizia/Thaísa e a Brait), onde foram campeões do turno, returno e ainda nas quartas de forma invictos, não perderam nenhum dos jogos, em vários momentos de pânico, o osasco tinha a entrada de Gabiru e diferentemente de Bjelica, Sanja, que era a mais vulnerável no passe, virava bem as bolas. Fora que não pode tirar os méritos do Sesi que tinha Dani e Fabiana jogando a melhor fase da carreira delas. Enfim, acho que a situação atual de Osasco é bem diferente dessa citada anteriormente. Bjelica tem evoluído muito no passe, mas falta confiança no ataque e isso é diretamente influenciado por Roberta que deveria usa-la mais estrategicamente, fazer fintas, usar a pipe pra que ela possa ter confiança e começar a virar bola porque talento não falta pra Bjelica.

      Excluir
  2. Gustavo, palmas pra você 👏👏👏 por que todos sabem que quando alguém resolve opinar contra algo é a claro mais a torcida de Osasco não gosta de ver, sai de baixo!!
    E eu como não sou torcedor de Osasco, vou torcer muito para Luizomar deixar justamente essa formação, com Bjelica e Casanova em quadra, porque assim as outras equipes tem mais chances, agora pow, Bjelica nos mais de 7 jogos que fez até agora, a mina tá tendo muitas dificuldades na entrada, meu Deus, uma média de tocos por jogo épica, antes do início da Superliga, torcedores já intitulavam o Osasco como o possível grande rival do Praia, mais quando eu olho o início de temporada da Sesc? Cara, Bernadinho monstro, viu que no ano passado seu grande desgosto foi a recepção, e foi logo atrás de duas que estão em grande fase, Amanda e Natinha, e o Sesc continua defendendo demais, Bernadinho monstro, não aguentou mais a Roberta e levou a melhor levantadora do país pra lá, está dando shows até agora, mais o Luizomar vai sempre ao contrário, eles sempre comente o mesmo erros, o passe, mesmo com a Fã de Brait, vai ter problema com Ana Bjelica 😘😘

    ResponderExcluir
  3. Que exagero! A Drussyla passa pior que a Bjelica e o Bernardo insiste nela. Os times ainda estão se acertando. Na temporada passada, Osasco fez um primeiro turno sofrível, mesmo a Hooker estava mal. Depois o time subiu de produção. Vai acontecer o mesmo nessa temporada, Osasco ainda vai melhorar muito. Bjelica ficou muitos meses sem treinar na ponta, quando estava na seleção. Ela ainda vai render. E qualquer coisa, temos opções no banco pra ajudar nessa temporada. Finalmente o Luizomar, depois de muitas temporadas, entendeu que o time precisa ter opções de ponteiras no banco. Osasco passou muitas temporadas tendo só duas ou três ponteiras no elenco (tirando as juvenis que nunca entravam), muitas vezes improvisando opostas no passe também. Muitos times por aí (Europa e Ásia) fazem a mesma coisa, de só usar duas passadoras (com uma ponteira de definição que não passa ou uma oposta improvisada de ponteira). O autor do blog até já fez vários posts sobre isso, de times que usam essas formações alternativas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem migo você está certo, o blog sempre comente sobre essa formação, e sempre comenta que até hoje não deu certo. Só faltou lê melhor as matérias 😂😂😂

      Excluir
    2. Dizer que a Drussyla é pior que a Beljica é uma comédia, todo mundo sabe que a Drussyla está fora de forma e que ta sofrendo com a lesão na canela, me poupe

      Excluir
    3. O pior cego é aquele que não quer ver...

      "E qualquer coisa, temos opções no banco pra ajudar nessa temporada". Quem são essas jogadoras? Elas ainda vão chegar? Osasco tem o pior banco dentre os times grandes.

      A única chance desse time render é conseguir passar só com duas jogadoras (Jaque e Brait), deixando a Bjelica totalmente livre da recepção. Ainda assim, pode não render o esperado. A Bjelica tá visivelmente desconfortável atacando as bolas na entrada de rede.

      Excluir
    4. Bjelica passa melhor do que Drussyla onde? Kkk A brasileira tá longe de ser uma exímia ponteira, mas com certeza tem mais controle na recepção do que a sérvia.

      Excluir
    5. Discordo quando dizem q Osasco tem o pior banco dentre os grandes, o pior banco e o do Minas

      Excluir
  4. Ao meu ver a melhor formação seria a Casanova na ponta e a Bjelica na saida. É quase um crime mudar de posição uma jogadora que foi simplesmente a maior pontuadora de uma COPA DO MUNDO. Ponto negativo(como sempre) para o Luizomar. Bjelica na ponta não vai dar certo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também é um crime mudar de posição uma jogadora que vem rendendo bem na saída de rede. Convenhamos né, a Bjelica é mais esforçada do que talentosa. A comissão técnico errou feio na montagem do elenco.

      Excluir
    2. Casanova tá fazendo bem a parte dela. Não acho que seria viável mudá-la de posição.

      Excluir
    3. O erro foi ter contratado as duas novamente no mesmo time. Era óbvio que alguma delas iria sobrar e ser deslocada para a ponta.

      Excluir
  5. Tandara jogava de oposta com a Bjelica no Oz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tandara nem jogava em Osasco na outra vez, era Bjelica titular e a outra estrangeira era a outra ponteira servia

      Excluir
    2. Tandara jogava como ponteira ao lado da malesevic, as opostas eram a Beljica e a Paula Borgo

      Excluir
    3. Eu lembro da Tandara jogando com as sérvias. O último anônimo confirmou as posições de cada uma.

      Excluir
    4. Tandara jogou com as sérvias sim, temporada 2016/2017, ela era ponteira improvisada, e o Ruizomar, pra variar, não definia um time titular e ficava revezando Bjelica e Paula Borgo na saída. Na temporada seguinte ele enfim se tocou que Tans não rende na ponta a mesma coisa que rende na saída, enfim deixou ela só como oposta e trouxe Mari Paraíba e Leyva para as pontas.

      Excluir
  6. Osasco cada ano um fracasso e pra piorar a situação foram contratar a Jacaberta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que ela fique bem longe da seleção ano que vem, amém!

      Excluir
  7. E parece que a Bjelica ta fora de forma, embora tenha vindo da Liga das Nações, sem Potência nos Golpes, a Casanova vem jogando bem, talvez se invertesse as posições, deixando a Servia passando, mas na saída de Rede... A Sorte dela é que na Seleção Servia nao tem ninguem que tire ela da vaga de Segunda Oposta, pq se depender do desempenho dela nessa liga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brakocevic seria a segunda oposta por merecimento, mas tem o zumbi cigarrento no caminho. Talvez nem a Stevanovic volte mais para a seleção sérvia.

      Excluir
    2. Brako saiu por conta Própria por questoes familiares, alem da Chegada da Boskovic

      Excluir
    3. E tbm por desavenças com o Terzic.

      Excluir
    4. Brako saiu porque não quer ficar longe do filho, ela disse que só jogou a olimpíada pq sabia que tinham chance de ganhar medalha. Ela disse que não jogaria mais onde tivesse que ficar longe do filho

      Excluir
    5. Ficar perto da família e longe do zumbi cigarrento. São vários motivos: filho, Boskovic, técnico nojento etc.

      Excluir
  8. Mudando de assunto rapidinho vocês tão acompanhando as transmissões da Cultura? É muito legal, como todos sabem,uma tv aberta, diferente da globo, transmitir os jogos, mas eles precisam se aperfeiçoar urgente, meu deus.... ta beirando o amadorismo, nem a Rede TV era tão ruim.... O que é aquele repórter de quadra, vergonha alheia... No Jogo São Paulo x Sesi toda hora alertava a substituiçao de libero, como se fosse uma substituição de fato, sendo que no terceiro set ele teve o amadorismo de alertar: ¨Ze Roberto não satisfeito com a atuação da central Diana trocou pela libero Nyene¨. Pode isso Produção? um reporter tem que se informar das regras do jogo que ta cobrindo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKKKKKKKKK

      Nunca assisti, mas lendo o seu comentário deve ser bizarro mesmo. Coloca no mudo kkkkkk

      Excluir
    2. Ainda assim prefiro mil vezes volei na TV Cultura que na Rede TV. Na Cultura eles ainda passam dois jogos por semana e o melhor: eles terminam a transmissão.

      Excluir
    3. Isso sem dúvida, último anônimo.

      Excluir
    4. Com certeza isso é respeito com o telespectador, mas não quer dizer que a transmissão tenha que ser desleixada, nesse aspecto eles precisam melhorar muito.

      Excluir
    5. Muito amadora a transmissão da TV Cultura. A narradora é esforçada, mas nitidamente precisa ainda de treinamento, ainda não sabe narrar um jogo de volei. Fica às vezes a dúvida se ela não entende de volei ou se é só o nervosismo. Valeu pela iniciativa de colocar pela primeira vez uma mulher na narração do volei, mas teria que haver um cuidado maior, para não jogar ninguém na fogueira por falta de preparo adequado.

      Excluir
    6. Porque às vezes a pessoa entende do esporte mas não sabe se comunicar na tv, como o Tande. O cara é campeão olímpico, foi um grande craque da nossa história, mas os comentários dele são muito ruins. Diferente dos demais comentaristas do Sportv que falam bem, principalmente o Marco Freitas, disparado o melhor comentarista, apesar de nem sempre concordar com suas análises, o que faz parte.

      Excluir
    7. Marco Freitas entende do esporte, mas é um xarope clubista insuportável. Na minha opinião, o ideal mesmo seria todos os jogos sem narração.

      https://www.youtube.com/watch?v=6R_pduy50eQ

      Olhem que maravilha esse Brasil x Rússia pela Copa dos Campeões de 2017. Sem nenhum tipo de narração, deu para entender bem melhor o que foi falado em quadra.

      Excluir
    8. A virada do Brasil no final do 3º set desse jogo <3

      É surreal que Tandara, Natália e Gabi só conseguiram jogar juntas e em condições normais apenas nessa competição durante o ciclo inteiro. 2017 foi um bom ano para a seleção, já 2018 foi um desastre.

      Excluir
    9. Qualquer narrador, repórter ou comentarista de televisão deixa a transmissão ruim. O modo como trabalham é oriundo do rádio, que exige rapidez nas falas uma vez que não há imagens. Esse modelo atual (e falido), adotado nos anos 1960, um dia cairá por terra justamente pela incompetência e chatice de todos. Menos (narração) é mais (suavidade), conforme um dos comentários aqui. A emoção cada indivíduo sente ao olhar, sem a necessidade de alguém ficar berrando algo como "fica no bloqueio".

      Excluir
    10. amigo, que video maravilhoso esse da copa dos campeoes! só o barulho do jogo, perfeito

      Excluir
    11. Perfeito né, Lili? Deu para escutar muito bem o que as atletas falaram jogando e com os treinadores nos tempos técnicos. Pena que só foi nesse jogo mesmo. Brasil x Rússia foi a primeira partida de toda Copa dos Campeões. A segunda, EUA X China, infelizmente já contou com narração e seguiu assim até o fim do campeonato.

      Excluir
  9. Bem, o enredo tá praticamente desenhado. Casanova faz o que Carcases fez. Ataque bem mas péssima no fundo de quadra, isso com Dani em forma e sabendo distribuir o jogo.

    Agora temos Roberta que no desespero vai empinar a bola pra Casanova e a sérvia por eqto não ajuda na ponta. Jaque sabemos que raramente ataca bem o jogo todo. Vide Paulista, que Roberta enchia Casanova de bolas e ainda sim tomou a virada do Baureri que soube marcar a defesa dela.

    Roberta levanta bem, mas com alguém desenhando o jogo pra ela. Coisa que Luizomar não consegue fazer.

    ResponderExcluir
  10. Faz tempo que o time de Osasco tem errado nas contratações. Essa formação com Bjelica e Casanova não vai se manter por muito tempo no decorrer do campeonato. A comissão técnica tem se atrapalhado cada vez mais ao longo de todas essas temporadas.

    ResponderExcluir
  11. Até o final da temporada a Pri Heldes vai roubar a vaga de titular da Roberta podem printar kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkk Previsível, né?

      Excluir
    2. Roberta e Bia outra dupla que juntas não funciona!

      Excluir
    3. Roberta só ladeira abaixo, ela devia ter ido para o exterior pq com o Luizomar a tendência é só piorar kkkk

      Excluir
    4. Robia na rede de dois é uma tragédia kkk. Se o ZRG for sensato, não leva nenhuma das duas para Tóquio.

      Excluir
  12. Robia???������

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roberta + Bia kkkkk
      As duas formam um casal tbm.

      Excluir
    2. Achei que a Bia era da Suelen do Praia club!

      Excluir
    3. Já foi sim. Atualmente, a pinga pinga está com as mãos de bruxa kkkk.

      Excluir
    4. Mãos de bruxa??? Kkk. Vai perder a vaga no Osasco para Pro e consequentemente na seleção para Fabíola. Ele deveria ir para o Praia.

      Excluir
    5. Exato. Mãos de bruxa = Roberta kkk.

      "Ele deveria ir para o Praia." Ele quem? Ou vc quis dizer ela?

      Excluir
    6. Errei digitação, quis dizer ela, no Praia club estaria perto do Coco, e ai vai que cola.... Isso q eu quis dizer.

      Excluir
    7. Ela regrediu nas mãos do Bernardo. Roberta é uma levantadora de repertório limitado nas mãos de qualquer técnico.

      Excluir
    8. A Roberta regrediu nas mãos do Bernardo? Cê só pode estar doido. Ela vinha muito bem até a final da temporada 2017/2018. Se ela não tivesse ficado esse tempo todo no Rio, talvez nem para a seleção teria sido convocada.

      Excluir
    9. Ela começou a flopar no Sesc depois que virou titular na seleção. É justamente a esse período que eu me referi. Ela não deveria involuir sendo treinada por dois dos melhores técnicos do vôlei mundial.

      Excluir
  13. O Anderson compete com o Luizomar pra saber quem é pior, com a Drussyla do outro lado ele foi pedir as jogadoras do Bauru para sacarem na Natinha ????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkk Anderson está fazendo hora extra no Bauru faz tempo. Drussyla tem que ser o alvo do saque adversário sem nem pensar duas vezes.

      Excluir
    2. Principalmente qdo está na entrada de rede...e por isso Amanda malandra vai para toquio.kkkk

      Excluir
    3. Eu não duvido o ZRG levar a Amanda como 4ª ponteira só pra sacar kkkk

      Excluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)