Demissões do técnico, riscos altos e marketing: a nova realidade do Minas

O mais emocionado dos fãs do Minas Tênis Clube deve estar preocupado. Quando saíram na mídia as possíveis contratações do atual campeão da Superliga, eu desconfiei. Todo campeão gosta do que sente e normalmente trabalha para ampliar seus resultados. O Minas, no entanto, parecia ir na contramão. E foi mesmo.

Se observarmos os grandes campeões através do mundo, podemos compreender suas metodologias. O Conegliano (Itália) renovou com todo o seu time e foi atrás de seu maior algoz, Paola Egonu. Já o Vakifbank (Turquia) perdeu sua maior estrela e buscou duas jogadoras destaques nas melhores ligas do mundo, Isabelle Haak do italiano e Gabi Guimarães do brasileiro. Outros times ao redor do mundo buscaram pelo menos manter o mesmo nível da temporada anterior: foi o caso de Hisamitsu (Japão), Stuttgart (Alemanha) e Beijing (China). Mas confesso a vocês que não vi nenhum dos campeões mudar seu time de categoria com tanta rispidez como o Minas.

Minas Tênis Clube foi apresentado na última semana (Foto: Orlando Bento/MTC)

A escolha polêmica das estrangeiras

Está certo, o time não conseguiria manter Gabi e Natália. Mas as melhores opções no mercado para substituir duas titulares da seleção brasileira foram Deja McClendon e Roslandy Acosta? Com todo o respeito do mundo, claro. McClendon fez sua carreira no vôlei polonês, onde jogou de 2014 a 2018 e seu título mais evidente foi uma Copa da Polônia em 2015. No ano passado se transferiu para o Trentino Rosa, onde treinou com Nicola Negro e não conseguiu chegar à primeira divisão, ficando em 3º lugar na A2. 

Assim como Negro, Deja McClendon veio do Trentino Rosa, clube da segunda divisão do Italiano (Foto: Alesso Marchi/Trentino Rosa)


Roslandy Acosta se destacou na Alemanha e de lá, em 2017, foi para o Foppapedretti Bergamo. Infelizmente para ela, sua chegada coincidiu com a decadência total do Bergamo. Na sua primeira temporada, foi a maior pontuadora do time, era titular ao lado de Miriam Sylla e Sanja Malagurski (que fez uma temporada terrível). Na temporada seguinte, ela caiu de desempenho e disputou vaga com Camilla Mingardi e Megan Courtney. Nesta temporada Acosta também se machucou e ficou 3 jogos totalmente afastada. Foi a quinta maior pontuadora do Bergamo e terminou portanto em 10º e 9º lugares quando jogou no Italiano.

Roslandy Acosta viveu junto ao Bergamo a pior fase do maior campeão da Itália nos últimos anos (Foto: reprodução)

As demissões e os "quases" de Nicola Negro 

Com todo respeito ao novo técnico do Minas, qual feito justifica sua contratação? Stefano Lavarini negou a informação de que o compatriota fosse seu indicado. Um técnico jovem de 38 anos que nunca teve uma grande conquista em suas mãos. Sua primeira experiência como técnico de alto nível foi em 2013/2014 com o polonês Tauron Dabrowa Gornicza, terminando em quarto lugar no campeonato nacional. 

De lá, assumiu o auge de sua carreira: o Imoco Volley Conegliano na temporada 2014/2015. As panteras vinham de um vice-campeonato, mas terminaram em sexto, pior resultado do Conegliano na A1 até hoje. Não totalmente por culpa de Negro, o técnico foi demitido menos de quatro meses depois da contratação. Em comunicado oficial, a diretoria do Conegliano declarou: "Tivemos que intervir para retomar nosso caminho de crescimento em busca de nossos objetivos". Negro foi substituído por Alessandro Chiappini (de quem ele já fora assistente).

Nicola Negro foi técnico do Conegliano na pior temporada da equipe e acabou demitido antes do fim do contrato (Foto: reprodução)


Na temporada seguinte, a 2015/2016, Nicola assumiu o romeno CSM Bucuresti - onde ficou menos de três meses. Negro pediu demissão do clube, alegando que acreditava "não haver condições para continuar liderando a equipe de forma serena". Com sua saída, o time foi assumido pelo assistente Paul Bogdan que acabou levando o Bucuresti ao título da Challenger Cup daquele ano. 

Nos dois últimos anos ele dirigiu o Trentino Rosa, equipe da segunda divisão italiana que sonha em chegar à liga principal. E sob seu comando, fracassou. Na temporada 2017/2018 foi superado pelo Chieri e terminou em sexto lugar. Na última temporada, o Trentino ficou em segundo lugar na fase de classificação, com o Perugia ganhando a primeira vaga. Era o favorito pela segunda, mas foi derrotado nos playoffs: 2 jogos a 1 contra o Caserta, terminando em 3º lugar e ficando sem a vaga na A1.

O que esperar do Minas

O Minas de hoje me parece uma mistura do Barueri da temporada passada e do próprio Minas na retrasada. Barueri por ter Thaísa como uma grande atacante, boa líbero, boa levantadora, mas sem Skowronska como definidora. Gosto de Bruna, mas não acredito que ela assumirá o time com efetividade semelhante. O Minas porque é o mesmo time com Gattaz, Macris e Léia, uma ponteira que passa mal e ataca bem, como Rosamaria, mas Daroit ainda me parece opção bem melhor do que McClendon em qualquer função.

E isso me leva a outra pergunta: o Minas não tinha opção melhores? Thaísa é uma das melhores centrais do Brasil, talvez do mundo se voltar a jogar bem, mas essa era uma posição em que o Minas se garantia com Mara, Gattaz e Mayany. Talvez o investimento na central poderia ter sido feito para a ponta e havia opções mais seguras, tanto no Brasil quanto no exterior: Sarah Wilhite está ali do lado dizendo que sim, era possível e Mari Paraíba, hoje titular no Monza, também. Me parece que as escolhas do Minas são pautadas em um investimento menor, tanto financeiro quanto técnico e sobretudo em uma necessidade de marketing, de ouro olímpico para o narrador citar na transmissão.

Se eu pudesse arriscar, diria que o Minas vai brigar por uma semifinal. Mas não creio que passe daí. Claro que é cedo para cravar e muita coisa ainda vai acontecer, Macris tende a crescer muito com esse time. Mas se olho para os elencos de Rio, Praia, Bauru e Osasco, sinceramente, não vejo muito lugar para o brilho de mais uma estrela da equipe mineira.

Carol Gattaz, Sheilla e Thaísa em apresentação do Minas (Foto: Orlando Bento/MTC)

Comentários

  1. Honório tem a chance da vida de se provar como uma oposta definidora com o atual elenco do Minas. Ano passado era carregada por Gabi e Natália e esse ano tem a Sheilla quase aposentada como companheira de posição. Ou seja, vai ter que se virar justamente para virar as bolas.

    ResponderExcluir
  2. Excelente texto Gustavo! Vou tentar continuar torcendo pro Minas e contra o Rio, mas tbm não acredito que chegue à semi, achando que sua briga direta vai ser com Osasco que é mais clube no geral. Espero que a Macris volte a ser aquela levantadora do Brasília que mesmo sem passe foi eleita a melhor e espero que a Bruna volte a ser aquela do Pinheiros quando foi a segunda maior pontuadora atrás apenas da Tandara. E se nada disso der certo que o Minas rompa o contrato com o treinador pois pelo que vi na final ele tem a tendência a ficar inerte diante de uma derrota. O que eu sei é que Rio e Praia decidirão o título novamente esse ano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Correção: Praia x Bauru decidiram a final esse ano!!!

      Excluir
    2. Correção: Praia x Bauru decidirão a final esse ano!!!

      Excluir
    3. Obrigado ^^
      Não esperava tanta repercussão e visualizações, vcs são incríveis!

      Excluir
  3. Que análise sensacional! Você está certíssimo quando fala que o minas (naipe feminino) busca um tanto de prestígio com jogadoras campeãs olímpicas. Quando perdeu o patrocínio do Camponesa, os dirigentes asseguraram a permanência de Gabi e Natália, uma das duplas de ponteiras mais vitoriasas do Brasil, aliado a boa técnica de Macris e o comando de Lavarini, além de uma temporada espetacular de Gattaz, não tinha como dar errado. Porém, nessa temporada, a dupla vitoriosa com a seleção (Thaísa e Sheilla) fisicamente estão bem abaixo do que jogava Natália e Gabi, errando feio na contratação, mas buscando o mesmo prestígio. Uma pena, mas torcendo para que essa temporada seja como o Italiano, com gratas surpresas e resultados surpreendentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado =D

      A ponteira é a contratação mais importante de um time depois da levantadora. Ela é a única que carrega todas as funções da equipe. Como um grande equipe pode não investir na ponta? :o

      Excluir
    2. DE FATO, QUALQUER EQUIPE DO VÔLEI CONTEMPORÂNEO PRECISA, AO PENSAR EM MONTAR UMA EQUIPE COMPETITIVA, PRIORIZAR A CONTRATAÇÃO DE PONTEIRA-PASSADORA DE EXCELÊNCIA.

      GOSTARIA DE SUGERIR, INCLUSIVE, UMA POSTAGEM SOBRE AS MELHORES PONTEIRAS-PASSADORAS DA ATUALIDADE, EM NÍVEL MUNDIAL. Que tal??
      #FICA_AQUI_O_PEDIDO

      Excluir
  4. Eu não me conformo de eles não terem contratato a De La Cruz. Uma ponteira do nível dela faria uma puta diferença, e olhe que até o Pan Americano ela estava sem clube

    ResponderExcluir
  5. Essa temporada toda vai provar que o Minas ganhou tudo superliga passada por causa da Gabi e Natalia simples

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinceramente não dá pra entender esses times da nossa superliga,em vez de dar oportunidades para jogadoras com potencial da nossa base que na minha opinião e melhor que essas estrangeiras E além de ser economicamente mais viável,vai lá fora buscar o que no Brasil já tem,sem nenhuma necessidade.

      Excluir
  6. Poderiam ter contratado o Speencer Lee como técnico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O próprio Duda seria uma opção melhor que esse italiano mediano

      Excluir
  7. Ótima análise. Esse time sempre achei fraco, mesmo antes de entrar em quadra! Esse técnico de time pequeno surgiu de onde? Ficou louco quando viu a Capacidade do Minas, a Estrutura. As ponteiras nem medianas são, Deja muito simpática mas não é jogadora pra estar em um time desse, Acosta só ataca na diagonal,vai tomar toco até não aguentar mais quando enfrentar um Rio, Praia, Osasco até Bauru. Bruna Honório vai mostrar quem ela é"Não tem nível de estar na seleção principal", os fãs irão comprovar nessa temporada, não tem Gabi nem Natália pra carregar ela nas costas. Sheilla não dá nem pra contar, não ataca! É minha jogadora favorita, mas sei reconhecer que o Minas deu um tiro no pé ao contratar uma jogadora parada 3 anos, sem físico e sem ritmo. Thaísa( custou muito alto, é uma jogadora espetacular, mas concordo não era necessário com outras 3 centrais que o Minas tinha). Macris vai sofrer, e vai mostrar se consegue jogar sem passe A. Vamos esperar pra ver, o Minas está lutando pelo 4°, 5° lugar, realmente beliscando as semifinais, mas está longe, longe mesmo de ser favorito a alguma coisa nssa temporada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resumindo, o problema do Minas não é financeiro, embora até acho que possa ter havido diminuição de orçamento. O erro foi na montagem de elenco. O dinheiro que gastaram pra trazer Thaísa e essa duas estrangeiras daria pra trazer uma ponteira melhor. Amanda Coneo, Daly Santana, Nika Daalderop, Hanna Orthmann, Bethania De La Cruz só pra citar algumas ponteiras boas e não muito caras. Até Anne Buijs seria uma opção melhor pela grande experiência internacional e aceitaria um proposta com um valor menor, por motivos pessoais.

      Excluir
    2. A Bujis viria por conta do noivado dela com a Carol. BH e Uberlândia não deve ser tão longe.

      Excluir
    3. 7 horas e meia de carro de acordo com o Google Maps.

      Excluir
    4. 1 hora e meio de avião. Ambas cidades tem bons aeroportos.

      Excluir
  8. Uma perguntinha, o Bauru contratou a Sarah Wilhite para ser banco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, porque ela é bem mediana. Quando ela foi contratada vi um grande alvoroço em torno dela, que era uma jogadora completa, promissora, com muito potencial. Eu já tinha ouvida falar dela, mas não conhecia seu jogo. Então fui assistir algumas partidas dela e percebi que ela não é nada demais. Apenas boa na recepção e fraca no ataque. Gabi Cândido é melhor do que ela. Mas talvez, por ser estrangeira (e aqui as estrangeiras são contratadas pra jogar), ela seja titular.

      Excluir
  9. O minas tinha cacife pra contratar a Bethânia de Lá Cruz, ou até a Holandesa Maret Grothues, e outras opções como a Argentina Yamila Nizetch, a italiana Indre Sorokaite, e até opções melhores do nosso país como Daroit, Sonally, Suelle, Mari Pb ou Até Gabiru rende bem na ponta pra banco em nossa superliga assim como Thaisinha. Seria mil vezes mais viável ter mantido gattaz e Mayany e com o investimento de Thaisa ter trago uma ponteira dessas estrangeiras boas.
    Assim como teria sido bem mais vantajoso ter contratado Ivna pela temporada que fez oi Lorenne no lugar de Sheila. Assim como técnico seria bem mais viável tbm p Spencer ou Wagão. tinha tudo pra ter timaço.
    Levantadoras: Macris e Bruninha
    Opostas: Bruna e Lorenne ou Ivna
    Ponteiras: De la Cruz, Sorokaite, Daroit e Thaisinha
    Centrais: Gattaz, Mayany, Laura Kuddies
    Líbero: Léia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na minha opinião o minas tem/tinha dinheiro para contratar excelentes jogadoras, não contrataram pq não quiseram.
      Do que adianta ter uma thaisa e uma gattaz se não tiver passe?

      Excluir
  10. O problema do Minas foi justamente a falta de perspicácia nas contratações. Luizomar, tão criticado, com menos investimento montou um time bem mais interessante e coeso. Esse desequilíbrio em contratação lembra (numa versão muito pior) Vakif e Vitra e é um problema recorrente por aqui, a falta de um olhar mais antenado. Depois não adianta reclamar quando de novo e, infelizmente, o Rio ganhar de novo porque o Bernardo foi cirurgico nas contratações.
    Até o doido do Voloch já levantou a bandeira sobre como os clubes brasileiros as vezes dão mole na hora de contratar estrangeira

    ResponderExcluir
  11. Lembro-me da quantidade de críticas negativas de quando Lavarini foi contratado... Agora com comentários maldosos e depreciativos querem tombar o MINAS de novo? Mas não vão conseguir! O Minas tem um bom elenco e que vai se ajustar às gringas que chegaram no momento certo. Agora basta de seca-pimenteiras, os mesmos que criticaram muito a contratação do Lavarini e que vão quebrar a cara depois...

    ResponderExcluir
  12. Diretoria do Minas foi LERDA!

    De La Cruz sem clube até o Pan, tinha Britt Herbots,Lippmann,Buijs, que são nomes interessantes e não muito caros.

    O dinheiro foi todo desperdiçado pela contratação da Thaísa e Sheilla, a última sem condições de jogo! Minas já tinha um bom trio de centrais: Gattaz,Mara e Mayany, não havia a necessidade de contratar a Thaísa.

    Se EU fosse montar um time:

    Macris/Bruninha
    Lippmann/Lorenne
    Bethania/Mari PB/Clarisse/Edinara
    Gattaz/Mara/
    Mayany/Lays
    Léia

    Minas precisa arrumar esse passe, tirar a Deja, colocar a Kasy, Bruna aparecer, Macris conseguir acionar as centrais e Acosta fazer o dela no ataque, só assim o time consegue o equilíbrio necessário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Herborts seria acessível mesmo e MUITO interessante. Lippman também é muito boa, foi para o chinês, né?

      Excluir
    2. Clarisse???? kkkkkkk

      Excluir
  13. Vocês conhecem alguma pagina do facebook ou mesmo no youtube que tenha os jogos da Copa do Mundo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jogos inteiros eu não sei. Mas na página da FIVB "Volleyball World" tem os melhores momentos de todos os jogos.

      Excluir
  14. Temho certeza que todas essas que são vitimas da lingua ferina de vcs vão surpreender.

    ResponderExcluir
  15. Meu caro blogueiro, porque você cita o time do Rio em primeiro lugar??? Depois Praia, Bauru e Osasco? Seria a representação do favoritismo em relação ao título da próxima superliga?? Porque se for, o Rio deveria ser citado como a terceira ou quarta força, após o Praia, que larga bem na frente do que qualquer outro time, devido ao plantel que montou. Nenhum outro time se equivale, em relação ao poderio financeiro, ao time do Triângulo Mineiro. Logo depois vem Bauru, logicamente, ai sim, você poderia citar Rio, ou mesmo Osasco antes. Se não foi sinal de bairrismo, me desculpe, mas mesmo para citar a relação dos times favoritos ao título ou em condições de alçar mais um "estrela" na SL, por favor, vamos ser coerentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geração mi-mi-mi é foda né.

      Excluir
    2. É sério mesmo esse textão sem sentido? Zzz.

      Excluir
    3. Esse ai começou a acompanhar a Superliga ontem... kkkk Ano passado, infelizmente(porque não gosto do Rio) foi ponto fora de curva, mas o Bernardo é um monstro, inigualável, montou um time que mesmo não tendo o poderio financeiro de outros( o que nunca foi problema para ele) é bem coeso. O favoritismo do Rio é respeito dos haters(como eu hahaha), fãs, admiradores ou apenas alguém que saiba bem o velho script da superliga nacional.

      Excluir
    4. Eu achava de verdade que os anos de ouro de Osasco, com timaços que batiam de frente com qualquer badalado mundo, tinha feito o povo desencanar sobre como na superliga poder financeiro não quer dizer nada hahaha (como torcedor de Osasco, sofro! kkkkk) Rio não tem o melhor elenco, mas fez contratações bem interessantes. Uma mescla de juventude (Milka <3, Natinha <3, Dru<3) com jogadoras fantásticas como a Fabiola e a Tands. Apostar neles é questão de lógica

      Excluir
    5. Me desculpem, mas o grande favorito pra essa superliga é mesmo o Praia, não só pelo investimento, mas também pelo elenco montado! É ainda superior ao time que levou a SL em 2018. Qualquer leigo confirmaria! Rio com Amanda e Drussyla nas pontas e Tandara gorda, lesionada e que nem na Copa do Mundo foi...não acredito...mesmo Bernardo sendo o técnico consagrado que é, não faz milagre! Praia, Bauru e Rio, nessa ordem favoritos, ainda com Osasco podendo entrar ai em terceiro, batendo de frente com Rio e talvez Bauru!

      Excluir
    6. Favoritismo não ganha campeonato.

      Tandara está finalmente perdendo peso e terminando de se recuperar das lesões. Ela não participou da Copa do Mundo justamente para isso acontecer.

      E não, eu não sou fã do Rio (muito pelo contrário kkk), mas não contrario fatos.

      Excluir
    7. Sou torcedor do Praia, mas acompanhei todas as últimas 10 superligas jogo por jogo e por isso não tiro o favoritismo do Rio. Um time com Tandara, Fabíola e Jucy já sobe de nível, imaginem isso sendo dirigido pelo Bernardinho! Ele pode não ser o mais político dos técnicos, mas tira leite de pedra e com ele só joga quem está bem. Por isso, eu acho que o Rio é o favorito para ganhar a Superliga, Praia e Bauru vão brigar pela outra vaga e Osasco e Minas vão disputar uma vaga na semifinal. Claro, isso é só minha opinião baseado no “eu acho” haha

      Excluir
    8. Meu caro comentarista anônimo,

      Elenquei os quatro times de forma totalmente aleatória hahaha. Mas, por coincidência, seria exatamente essa a ordem dos favoritos, na minha opinião: Rio, Praia, Bauru, Osasco, Minas, Barueri....

      Está tudo bem em termos opiniões diferentes e eu nem sou torcedor do Rio. Mas se eu já temia um título com Monique, como poderia não temer com Tandara? Conheço Bernardinho, ele já foi campeão com elencos muito inferiores contra times teoricamente bem mais fortes. Mas essa é uma aposta pessoal e nem é a minha torcida.

      Que comecem os jogos =]

      Excluir
    9. É tanto mi mi mi que dá preguiça

      Excluir
    10. Ohh povo lambe saco de Rio!!! Praia deu um cacete na cariocada na temporada atrasada, na qual foi campeão, quando o Rio contava com GABI!!!! Agora, que possui um elenco mais forte e contando com praticamente a mesma base de quando foi campeão, não ser o favorito??? Não digo que Uberlândia vai ganhar a SL, pois jogo é jogado, mas, como sempre fazem, colocando os times de maior investimento na frente e também baseando-se nas formações das equipes, Praia não leva a SL se foi muito incompetente. Se conseguir andar sem imprevistos, os outros times é que brigarão pela outra vaga na final, isso se Praia e Rio não se encontrarem numa eventual semifinal. Mesmo com Bernardo, não acredito em um titulo do RIo com Drussyla e Amanda nas pontas! Tandara vai ter que remar bastante (e emagrecer, obviamente) se quiser fazer a diferença.

      Excluir
    11. Nossaaaaaa, nada de Praia e Rio! Minas vai surpreender nas mãos de Sheilla, Thaisa, Macris e Leia e fará final com Bauru, recheado de musas e estrangeiras porradeiras! Será a final entre a técnica/experiencia x força bruta!

      Excluir
    12. Que chatice esse papo de favoritismo, aff.

      Excluir
    13. Favorito é o Mengão!!!

      Excluir
  16. Bom texto. Boas reflexões. #VaiMinas assim mesmo rsrsrs

    ResponderExcluir
  17. Brasil venceu o mundial militar em um torneio em que a China tinha várias selecionáveis. Prova como a nossa escola ainda é uma das melhores do planeta e como ser de lua é tradição( a mesma seleção que toma um 3x0 avassalador de uma equipe um dia pode vencê-lá no outro hahaha)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Sonhar é precisoooo...viver não é precisooooo..."

      Excluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)