CEV define grupos da Champions League 2019/2020

Foi realizado nesta sexta-feira (25), em Sofia, Bulgária, o sorteio dos grupos da CEV Champions League 2019/2020. 18 equipes já têm vaga garantida, advindas de 14 países diferentes. 

Maior campeã da história da Champions League, Francesca Piccinini realizou o sorteio de ontem (Foto: CEV)


As equipes foram divididas em chaves de acordo com o ranking de clubes da CEV e sua classificação nos campeonatos nacionais, desta forma: 

Chave 1: campeões e vice de Turquia (1º no ranking) e Itália (2), campeão da Rússia (3)
Chave 2: vice-campeão russo, campeão e vice da Polônia (4) e França (6)
Chave 3: campeões de Romênia (8), Alemanha (9), Eslovênia (12), Bielorrússia (13) e Bulgária (14)
Chave 4: terceiros colocados de Itália e Turquia, vencedores da fase classificatória da Champions 

Como ficou cada grupo

Grupo A

Dois gigantes turcos estão aqui: Eczacibasi e Fenerbahçe. A dobradinha turca veio para o azar dos dois gigantes, favoritos ao título Turco. Azar do polonês Budowlani Lodz e finlandês LP Salo. Só um milagre (ou um desastre) tiraria um dos turcos da próxima fase...

LightBox Active Image
Lauren Gibbemeyer e o Eczacibasi caem em grupo forte contra o rival Fenerbahçe (Foto: CEV)

Grupo B

É o grupo da morte! O turco Vakifbank é totalmente favorito, mas o Lokomotiv Kaliningrad, da Rússia, têm bons nomes em seu elenco, incluindo selecionáveis. O italiano Scandicci completa a lista e deve brigar pela liderança com o Vakif. Nós agradecemos pela participação do esloveno Branik Maribor.

LightBox Active Image
Vakifbank de Cansu Ozbay começa com caminho difícil em busca pelo título (Foto: CEV)

Grupo C

Que sorte do atual campeão, o italiano Novara, já que está enfraquecido. Se caísse no grupo de Scandicci e Lokomotiv, por exemplo, teria muitos problemas. Tem dois bons adversários, mas também enfraquecidos: os campeões LKS Lodz, da Polônia, e Allianz Stuttgart, da Alemanha. O azarão do grupo sai do confronto entre Partizani e Budapest, ainda jogando a fase classificatória do torneio.

LightBox Active Image
Stefania Sansonna é uma das remanescentes do título do Novara na última temporada (Foto: CEV)

Grupo D

Para quem passou um sufoco daqueles na última temporada, o Conegliano vai respirar aliviado. O campeão italiano é muito favorito e vai pegar o Nantes, da França, que deu sorte de conseguir chegar ao segundo lugar do nacional por uma sequência de resultados. O romeno Alba Blaj é o terceiro qualificado para o grupo e o último sai do confronto entre Yuzhny e Olomouc. Este é o grupo mais fácil do torneio.

LightBox Active Image
Reforçado e com 5 das 7 titulares renovadas, Conegliano é um dos favoritos ao título (Foto: CEV)

Grupo E

Sorte também para o Dinamo Moscow, as campeãs russas caíram no grupo do francês RC Cannes, do búlgaro Maritza Plovdiv e do seu compatriota Uralochka. É claro que o Moscow é favorito, mas todos esses times podem surpreender. Principalmente o Uralochka, que já venceu as rivais no campeonato nacional.

LightBox Active Image
Desafio do Moscow é não se embolar contra Cannes e principalmente contra o rival nacional Uralochka (Foto: CEV)

Comentários

  1. Como funciona a fase seguinte e qual o criterio de classificação? Os 2 primeiros de cada grupo avançam?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os 8 melhores passam para as quartas independente de qual grupo estiverem. Ano passado, por exemplo, passaram dois times do grupo A, um do B, um do C, dois do D e dois do E. Entre os 8 é feito um novo sorteio para formar os confrontos. Quartas e semis ocorrem em jogos de ida e volta. Caso as equipes empatem nessas etapas, há um golden set para definir quem avança na competição. Citando novamente a Champions 2018/2019, o Novara venceu o primeiro jogo da semi contra o Vakif por 3 a 0. Porém, na segunda partida o clube turco ganhou por 3 a 1. Ou seja, a pontuação agregada dos dois times ficaram iguais (3-3). Logo, a classificação para a final foi decidida em um golden set - emocionante, por sinal - em que Egonu e cia venceram por 16 a 14. A final é em jogo único.

      Excluir
    2. *A fase de grupos da última Champions acabou no fim de fevereiro e não no ano passado.

      Excluir
    3. Bom, simplificando haha, passam os 5 líderes dos grupos + os 3 segundos melhores colocados (pela ordem de: vitórias, pontos, set av).

      Excluir
    4. Ou seja, os 8 melhores times. Mais simplificado que isso não existe haha.

      Excluir
    5. Não necessariamente os 8 melhores no geral... se houver um grupo bem equilibrado e difícil, em que o primeiro colocado termine com uma performance de 3 vitórias e 3 derrotas, e o segundo colocado com 2 vitórias e 4 derrotas.... Pelo regulamento, o time melhor colocado nesse grupo passa para as quartas, apenas o segundo colocado corre sérios riscos de não avançar, visto que é comparado com os outros grupos. Pode ser que esse time que terminou em primeiro, não esteja entre os melhores/favoritos da competição porém, pela regra, avança... acho que isso já aconteceu em algum ano no masculino.

      Excluir
    6. Os 8 melhores times entre os 20 da fase de grupos passam para as quartas, não é difícil de entender.

      Excluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)