Até aqui, Elitsa Vasileva é a melhor jogadora do Campeonato Italiano

A situação do atual campeão europeu no Italiano não é fácil. Com Jovana Brakocevic afastada por tempo indeterminado (pelo menos não divulgado) e Iza Mlakar fora das quadras por mais uma semana, o time está sem oposta. Mas se o Novara está em segundo lugar, com 3 vitórias em 4 jogos (teve um antecipado), a culpada disso tem um nome: Elitsa Vasileva.

Elitsa Vasileva comanda as vitórias do Novara, que vem jogando sem duas duas opostas (Foto: Luca Pietro Santi)

Vasileva tem jogado o fino da bola e não foi diferente neste domingo (27) contra o frágil Filottrano. Mas vale lembrar que sua equipe já vinha de um jogo muito duro contra o Firenze na quarta-feira (23), vencido de virada por 3 sets a 2, na casa das adversárias. Vasileva ofuscou todo mundo com seus 23 pontos, comandando o resultado. 

Vocês já assistiram a um jogo do Novara na temporada? Vasileva é caçada no saque e é também a bola de segurança da levantadora. Tanto que na partida contra o Firenze, o time só virou quando Di Iulio entrou assumindo parte do passe. Massimo Barbolini tem atitudes estranhas. Apostar em Arrighetti na saída? Sério? Já deu certo lá atrás, no extinto Lokomotiv Baku, antes da central passar por uma cirurgia. Hoje ela mal pontua pelo meio, imagina na saída. O óbvio seria Di Iulio na saída passando para que Vasileva fique mais livre no ataque. Até Veljkovic já jogou como oposta e também não deu certo.

Arrighetti observa recepção de Vasileva durante partida contra o Novara (Foto: Luca Pietro Santi) 


Mas Barbolini, que também já havia usado Veljkovic na saída, insistiu com Arrighetti contra o fraco Filottano. Ela saiu zerada no ataque e fez 2 pontos na partida. Se usassem o 4x2 com as duas levantadoras, seria mais eficiente. Isso só aumenta o mérito de Vasileva, que é a ponteira que mais pontuou na competição, com 81 em 4 jogos. Tem uma partida a mais, é verdade, mas mesmo se não fossem os 23 pontos contra o Firenze, ainda teria 58, superando os 53 de Britt Herbots, a segunda colocada. A búlgara também é a segunda maior pontuadora da competição e seria a quarta sem o jogo antecipado, atrás apenas de Mingardi, Smarzek e Van Hecke. 

Claro que não dá para não elogiar o time do Novara como um todo: Micha Hancock está sensacional neste desafio sem oposta (o que é ótimo para os EUA né? Rs) e deve deixar Kiraly pensativo. Por consequência do jogo sem oposta, Chirichella e Veljkovic estão entre as 15 maiores pontuadoras da competição. O Novara vem dando certo e isso é surpreendente! Mas não posso deixar de dizer que, na minha opinião, Elitsa Vasileva é, até agora, a melhor jogador dessa competição.

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas praticando esportes, shorts, criança, sapatos e atividades ao ar livre
Igor Volley Novara está em segundo lugar no Campeonato Italiano (Foto: Luca Pietro Santi)

Comentários

  1. Veljkovic e Arrighetti de opostas? KKKKKKKKKKK. Hancock vai melhorar ainda mais com esse time desfigurado do Novara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente... Não sei qual das duas foi pior na posição. A Arrighetti saiu zerada no ataque mds.

      Excluir
    2. Deve ter alguma oposta disponível no mundo, pelo amor de Deus kkk. É um absurdo o técnico de um time como o Novara ter que apelar com centrais jogando na saída.

      Excluir
    3. Eu lembrei da Thaísa manca jogando de oposta em um daqueles amistosos podres contra os EUA antes do Mundial KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.

      Excluir
    4. Deixaram escapar a Mammadova, que acertou com um time da China.

      Excluir
    5. O mercado na Italia fechou ha unas semanas, nao podem até Janeiro. Mas a Mlakar volta cedo (dizeram 10 dias).

      Excluir
  2. Ok, sei que a Di Iulio tem menos força que a Sheillinha, mas por que não coloca-la na saída, pra passar com a Courtney e ajudar a a Vasileva no passe, assim como você colocou, essa seria a 1a saída.

    2a saída: colocar Gorecka e Courtney no passe, Vasileva na saída, tirar Veljkovic do meio e colocar a Arrighetti na 3 no meio, pra não estourar o limite de estrangeiras,

    3a: tirar a Hancock e colocar a promissora Rachelle Morello, e colocar Gorecka na saída simples.

    O Barbolini pode mexer muito, só que não quer arriscar nada, o que ele tá fazendo com essas centrais na saída é a pior opção EVER.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)