Polônia bate Alemanha e volta à semifinal do Europeu após 10 anos

Depois do hiato de resultados importantes pelo qual a Polônia passou na última década, as coisas estão melhorando para essa seleção. Diante de mais de 9300 torcedores, a equipe de Jacek Nawrocki bateu hoje a Alemanha por 3 sets a 2 (22-25, 25-16, 25-19, 17-25 e 15-11) e se classificou para as semifinais do Campeonato Europeu 2019, algo que não acontecia desde 2009, quando a equipe sediou o torneio e ficou com o bronze.

Polônia saiu vencedora das quartas de final contra a Alemanha (Foto: CEV)


Na verdade o duelo foi entre duas seleções emergentes da Europa, que vêm de recuperação em uma fase ruim. Eu vou chamar atenção mais uma vez para a solidificação da levantadora Denise Hanke como titular dessa seleção e os grandes jogos que ela vem fazendo. Hanke faz muita diferença quando pega uma seleção mais lenta, mas se sua levantadora for Joanna Wolosz, você claramente tem vantagem.

A Polônia está crescendo muito com o time atual e o nome que vem fazendo a diferença pode ser um novo fenômeno, de 18 anos e 1m98: a ponteira Magdalena Stysiak. A ponteira superou a gigante Malwina Smarzek hoje e foi o fator surpresa que assombrou a Alemanha com 22 pontos. Smarzek fez 21, 20 deles de ataque (Stysiak fez 15 de ataque). Não é justo, não é cabível e não é aceitável que eu não elogie Natalia Medrzyk. Os mais antigos, como eu, podem compará-la a Anna Baranska (Werblinska), uma ponteira não tão alta, que cobre Stysiak no passe e sai com 16 pontos, mesma pontuação da oposta rival e um aproveitamento superior a Stysiak no ataque. O dia foi dela!

Mas a Polônia está longe de ser uma seleção perfeita e parece apática para ganhar, é sempre assim. A Alemanha é corajosa, obstinada, Felix Koslowski não tem medo de mudar e às vezes peca por isso. Teve um dia muito ruim de Louisa Lippmann, dona de apenas 16 pontos. Para ela isso é pouco. Mas ganhou com as boas entradas de Lena Stigrot na ponta e da central Camilla Weitzel, posição mais deficitária da Alemanha. A melhor em quadra pela Alemanha também foi uma central, Marie Schoelzel, dona de 14 pontos e mais de 90% de aproveitamento em ataques.

LightBox Active Image
Lippmann supera triplo de Stysiak, Alagierska e Smarzek; oposta ficou devendo na partida de hoje (Foto: CEV)

A Alemanha encerra sua temporada e a Polônia terá um grande desafio: a Turquia, favorita e jogando em casa.

Quartas de Final 

MP: Stysiak (22) | Lippmann (16)

Comentários

  1. Nao acho a Turquia favorita frente as polonesas.
    Vejo a Polônia na final

    ResponderExcluir
  2. Menino, a Stysiak foi dona e proprietária do tie break. Ela fez os primeiros pontos de ataque do time e deu tranquilidade no set decivo com aquela sequência de aces. Foram 5 ao longo do jogo. Para mim, ela é a grande revelação do voleibol mundial nessa temporada. Brilha, Stysiak!

    ResponderExcluir
  3. A Schölzel estava imparável. Nunca a vi jogar tão bem. Bloqueio pesado e passada China precisa. A Gründing também entrou e contribuiu bastante. E a Weitzel, de 1,95m, é super promissora. As centrais estão evoluindo muito, e isso se deve ao trabalho da Hanke que está sempre jogando acelerado.

    ResponderExcluir
  4. Sou suspeito pra falar da Polônia, sem dúvidas a melhor torcida do mundo (alguém faz uma tradução aí do que eles falam quando a equipe realiza o passe, levantamento e ataque) Stysiak fada, já já sai da Polônia para um time italiano e é isso que me irrita nos clubes brasileiros, só querem tentar a contratação quando a atleta já estar formada e com valores altíssimo, na nossa superliga não tem bloqueio para jogadoras que usam bem essa envergadura, estou torcendo mais nao acredito que as polonesas possam vencer as turcas diante de mais de 12mil insuportáveis torcedores, mas, let's go.
    Talvez se Hanke fosse ponta com certeza seria melhor que as fracas Poll e Gertiees porque braço pesado ela tem, achei que usou pouco ontem, no Jogo contra a Rússia ela destruiu.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)