Maior campeã da história da Champions, Francesca Piccinini anuncia aposentadoria

Sete: esse é o número de vezes em que Francesca Piccinini subiu ao ponto mais alto do pódio da Champions League, o campeonato interclubes mais disputado e de melhor nível técnico do mundo, em duas delas (2010 e 2016) como MVP. Pela seleção, foi campeã mundial (2002), campeã europeia (2009), campeã da Copa do Mundo (2007) e da Copa dos Campeões (2009). 

Por clubes também foi pentacampeã italiana e tetracampeã da Copa Itália, recebendo honrarias da Presidência da República e do Comitê Olímpico Italiano. Mas chegou a hora de se despedir: a lenda italiana de 40 anos e 1m85 anunciou nesta semana sua aposentadoria, em entrevista que vai ao ar na tv italiana neste sábado. Mas na prévia, já adiantou: "eu estou me retirando do vôlei".

Francesca Piccinini fez o anúncio da aposentadoria em lágrimas (Foto: reprodução)


O adeus de Piccinini!

"Estou aqui para anunciar que não vou mais jogar voleibol, vou me aposentar. Vivo um sonho há muitos anos, mas acho que é hora de parar com essa vida maravilhosa e começar uma nova. Quero experimentar outras emoções. Foi difícil tomar essa decisão, mas tenho 40 anos e saio vencedora porque há dois meses venci minha sétima Champions League. Sentirei falta das sensações antes dos jogos e da adrenalina depois das vitórias, mas procurarei por outras coisas. Ainda estou um pouco atordoada, mas acho que é a decisão certa. Agradeço a este belo esporte que me formou e me ajudou muito a me tornar a mulher que sou hoje".

Resultado de imagem para francesca piccinini
Heptacampeã da Champions, pentacampeã italiana, tetracampeã da Copa Itália: Francesca Piccinini deixa as quadras (Foto: reprodução)

Comentários

  1. Gustavo preciso ao citar a lenda "italiana" rsrsrs. Mas a Picci vai realmente ser muito lembrada, seja pelo pé-quente, pela estrela, pela beleza e pela qualidade técnica. Me lembrei da passagem da Chica no bom e velho Rexona que chegou chegando e destronando o Leite Moça....

    ResponderExcluir
  2. Só faltou uma medalha olímpica para ela. Aposentou-se na hora certa com o atual título da Champions.

    ResponderExcluir
  3. Uma lenda! Uma das maiores de todos os tempos. Em um mundo do vôlei internacional em que cada vez mais se torna escasso de pontas que são completos (acho isso de ponta de "definição" e outro de "ataque" uma droga, tem que ter um equilíbrio em ambos) é triste ver nossos últimos exemplares do real sentido da palavra "completa" deixando as quadras. Uma pena também a Itália ser tão flop em Olimpíada, só faltou isso para coroar uma senhora carreira, um mero detalhe que não diminui o seu tamanho e importância! <3

    ResponderExcluir
  4. Não tem como falar de Champions e não lembrar dela. Em 2016 ela jogou um absurdo, mesmo não sendo tão brilhante nos últimos anos. Como foi comentado acima, as “completas” estão saindo sem deixar substitutas a altura. Que falta fará!

    ResponderExcluir
  5. Que mulher linda, olha essa foto dela da entrevista, belíssima. Realmente só faltou uma medalha olímpica, jogava demais.

    ResponderExcluir
  6. Ninguém transmitirá BRASIL x CHINA ? Nos canais SPORTV só tem reprises programadas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo? Talvez depois do último jogo acho que até a direção do sportv abriu mão de madrugar seus funcionários para mais um vexame...rsrsrs

      Excluir
    2. É claro que vão transmitir o 3 a 0 para a China, queridas.

      Excluir
  7. Acho ela boa jogadora, mas nunca vi nada de excepcional. Poderia citar várias jogadoras melhores do que ela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Escreveu o que eu queria escrever. Mas como aqui alguns são cheios de mimimi, desisti.

      Excluir
    2. Entenda! Não é somente pelo voleibol em si, é pela essência dela, pela história. Olha o caminhão de títulos que essa deusa conquistou.
      Claro que tem melhores jogadoras do que ela, mas que não possuem um terço do que ela conseguiu.

      Excluir
    3. Já em Jogos Olímpicos, só flop. Hilária a cara dela nos momentos finais do atropelo coreano em Londres 2012. Kim pisou sem dó.

      Excluir
    4. hehehe, famoso "depois que o cara morre é que a gente reconhece". De repente, para os mais aflorados, a mulher vira lenda, deusa, etc. Me poupem rsrsrs. Muito feijão para a Picci ficar na história. Lenda é Mireya, Gamovão, Torres.... e como caminha Bosko, Zhu, e a própria Egonu.... Menos, rapazes, menos !!!!

      Excluir
    5. Kim, mesmo sem a metade dos títulos, irá se aposentar em um patamar MUITO acima da Piccinini.

      Excluir
    6. Lenda mesmo, por exemplo, é Marianne Steinbrecher: oposta que virou ponta para fortalecer o conjunto da melhor seleção da história do vôlei feminino mundial. Lenda que não se abalou com o pesadelo de Atenas 2004 e deu a volta por cima ganhando o ouro olímpico - maior honraria na vida de um atleta de vôlei - em Pequim 2008. Não tem jeito: o que conta de verdade no final são as Olimpíadas, queridas.

      Excluir
    7. Exato, último anônimo, quem é Flopninni diante da Frozen Marianne Steinbrecher?

      Excluir
    8. Mari é uma RAINHA. A virada de chave entre Atenas 2004 e Pequim 2008 foi extraordinária. Lendas de verdade se destacam e entram para a história desse jeito nas Olimpíadas. As outras são apenas meras mortais.

      Excluir
  8. Gente vocês ouviram em um dos tempos técnicos do jogo contra as americanas em que o Ze disse na Lorrene: " A gente precisa de você na quadra... jogando" kkkkkk quem mandou ele levar essa pipoqueira kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou gritando com ela

      Excluir
    2. E ia levar quem? rsrsrs Lorenne deitou toda sim, sentiu o jogo e teve uma atuação sofrível. Mas, se não passar por esse tipo de coisa nunca vai atingir a consistência que precisa. Única coisa que me incomoda nela é a apatia em quadra, cabeça baixa não é postura de atleta da seleção brasileira, talento tem de sobra e já mostrou indo bem nas finais da VNL, no PO e em alguns jogos. Não é uma realidade para agora, quem clama por ela em Tóquio está sendo totalmente precipitado. O problema é que a Sheilla ainda está totalmente sem ritmo, tivemos aquele problema com a Bruna(que para mim tem que ter uma chance, só o saque dela já ajudaria muito), dispensa da Rosa e o erro do Zé de não ter levado a Paula(que mesmo pantufeira, sem ser lá uma bola de muita segurança, ainda vira e seria uma solução menos constrangedora para a atuação pífia das opostas do Brasil em um jogo tão importante). Isso para não falar da Tandara, que mesmo com um físico questionável não teria uma atuação tão inexpressiva no ataque como vimos na quinta.

      Excluir
    3. Eu lembro disso e o ZRG estava certo: um time não joga sem oposta em quadra. Ao invés de levar Sheilla, deveria ter mantido a dupla de opostas da VNL pelo menos. Rosa não pediu dispensa, simplesmente não foi convocada (o que não faz sentido).

      Excluir
    4. Eu li em algum lugar que não j0gar na seleção este ano partiu da própria Rosa, que viu que precisava recomeçar depois de uma superliga bem decepcionante e de,definitivamente, não render de ponteira. Deve ter conversado com o Zé sobre isso, até porque ele foi um dos incentivadores para a ida dela na ponta. Pena, porque fez muita falta e era o ano perfeito para ela pleitar vaga no time olímpico, até porque ela tem uma coisa que anda faltando muito: explosão. Que faça uma boa temporada na Itália, porque vamos precisar dela.

      Excluir
    5. Tbm vi essa versão pela internet, mas não foi confirmada em absolutamente nenhum lugar. Nem pela CBV nem pela própria Rosa, em especial.

      Excluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)