Estados Unidos se impõe e quebra a invencibilidade da Holanda

Restam apenas dois invictos na Copa do Mundo 2019. A tabela impôs essa condição nesta quarta-feira (18), quando Holanda e Estados Unidos se encontraram na quarta rodada do torneio. Em uma vitória convincente, os EUA bateram as europeias por 3 sets a 0  (25-23, 25-18, 25-19) e assumiram a segunda colocação, atrás apenas da China.

Duelo de dois técnicos americanos, a Holanda é uma seleção que cresceu muito na defesa. Culpemos Jamie Morrison, pupilo de Hugh McCutcheon e assistente técnico de Karch Kiraly até o final de 2016, quando assumiu a Holanda. Mas se a Holanda cresceu na defesa, caiu de rendimento no ataque e não consegue ter opções de alto nível no banco.

Sloetjes tenta ataque contra duplo de Robinson e Washington (Foto: FIVB)


O sistema defensivo americano é maravilhoso, principalmente quando Larson e Robinson estão em quadra. Não há muito o que se questionar sobre a equipe olímpica americana nas pontas. Os maiores problemas americanos na atualidade são, sem dúvidas, o meio e as levantadoras. E mesmo dividindo opiniões, Jordyn Poulter vem assumindo o levantamento das estadunidenses com sucesso. A levantadora, que está em seu segundo ano no voleibol profissional, lidera as estatísticas de levantamento. Problema para Carlini...

Kiraly reveza tranquilamente entre suas quatro ponteiras e o único problema que pode sentir é que Bartsch não passa tão bem quanto as demais - mas normalmente compensa no ataque. Um dado negativo para o jogo contra Holanda é que Poulter usou pouco as centrais, principalmente Washington, que fez apenas 5 pontos, mesmo com aproveitamento superior a 62%. Se foram mal no ataque, elas corresponderam no bloqueio: apenas 5 pontos. Ogbogu inclusive deixou a quadra com 4 pontos, mesma pontuação de sua levantadora.

Drews pega alto contra Grothues e Koolhas (Foto: FIVB)

Uma coisa que me incomoda na Holanda é o seu banco. Morrison usou praticamente toda a VNL para testar novos talentos e repetiu as convocações de temporadas anteriores. Pior, sem usá-las depois de levar um 2 a 0. A verdade é que mesmo que parte da comissão americana do último ciclo esteja na Holanda, os Estados Unidos são superiores com folga.

Outros resultados 

Com Kim no banco, nem é preciso dizer que a Coreia foi um adversário fácil para a Rússia. A seleção de Goncharova bateu a rival por 3 sets a 0 (25-18, 29-27, 25-12) e subiu na tabela. A oposta russa foi a maior pontuadora do jogo com 14.

Líderes invictas, as chinesas também venceram a República Dominicana por 3 sets a 0, com Li no lugar de Zhang. Mas como sempre, quem deu as cartas foi Zhu, dona de 20 pontos. O Brasil passou fácil pelo Quênia por 3 a 0, mesmo placar da vitória do Japão sobre Camarões.

Fechando os resultados, a Sérvia passou um certo sufoco para vencer a Argentina. O time de Hernan Ferraro não só conseguiu tirar um set do time B das atuais campeãs europeias, mas apresentou uma boa novidade, Daniela Bulaich, que fez 13 pontos em dois sets, somando 16 ao total. Mas o dia era de Ana Bjelica, boa surpresa sérvia e maior pontuadora do campeonato com 29 pontos. Com sets decididos na menor margem de pontuação, a Sérvia fez 3 a 1 (25-15, 23-25, 25-23, 25-23).

Maior pontuadora da Copa até aqui, Ana Bjelica voltou a ser decisiva contra a Argentina (Foto: FIVB)


Classificação


  1. China
  2. Estados Unidos
  3. Holanda
  4. Rússia
  5. Brasil
  6. Japão
  7. Sérvia
  8. Rep. Dominicana
  9. Coreia
  10. Camarões
  11. Argentina
  12. Quênia
China segue líder da Copa do Mundo (Foto: FIVB)

Comentários

  1. O grande problema atual das chicleteiras se chama ataque. Pois o sistema defensivo, bloqueio, o passe e o volume de jogo delas é fortíssimo. Sem contar as limitadíssimas levantadoras, centrais e opostas medianas e líberos fubazentas. Tô achando que o 3x0 que elas levaram das chinesas na Grand Champions Cup 2007 se repetirá nessa World Cup.

    Sobre o Brasil, Lorenne mostrou se uma oposta pouco confiável de 13 bolas virou 4 isso enfrentando o poderosíssimo Quênia, Brait hoje foi bem razoável e Macris incorporando a Roberta e boicotando as centrais, mais uma vez saliento que Macris não me enche os olhos, inúmeras vezes se nota as bolas baixas levantadas por ela. O teste de fogo dela será contra as chinesas, com Roberta na titularidade fizemos bons jogos contra elas, a partir veremos se Macris é essa coca toda.

    P.S.: Morri com o surtado do Sérgio Mauricio dizendo que os brasileiros apelidam "carinhosamente" as chicleteiras de chicleteiras americanas. Kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *2017
      Dificilmente as chinesas não levam essa World Cup 2019.

      Excluir
    2. China fez 3 a 1* na Copa dos Campeões contra os EUA.

      Lorenne recebeu 18* bolas e só virou 4, o que é mais preocupante até pq o adversário era o Quênia. Ela enfrentou muito o block hoje sem a menor necessidade.

      Excluir
    3. Acho que o tri corte olímpico de brait é uma realidade brincadeira não acho que ele tenha coragem de cortar ela de novo, se fosse léia já me adiantava e pedia dispensa ano que vem.

      Excluir
    4. Aquele homem é louco, logo não duvido cortar a Brait de novo.

      Excluir
  2. Amanhã com Leia em quadra é a chance da Larson fazer um caminhão de pontos com os seus truques e pingadas. Larson hoje só no truque, dava pena essas duas últimas temporadas dela no Eczacibasi, a coitada só levava toco ou pingava, até a pantufeira Robinson pisou nela nessa temporada. Cansada de ser pisada a chicleteira foi lá pra China literalmente, porque sabe que lá qualquer mequetrefe derruba bolas. Rabadzhieva e outras whos não me deixam mentir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engano sei querido, Rabadzhieva teve muitas dificuldades no chinês, levou uma avalanche de tocos, Tandara não foi diferente. E não vem com essa história de que o levantamento era ruim pq é papo furado.

      Excluir
    2. Na ausência de Tandara, Dobriana sempre saia como maior pontuadora do Evergrande, bobinho. Até Murphy foi bem nessa última temporada chinesa.

      Excluir
    3. Acho que não vimos o mesmo jogo, Larson jogou super bem e com potência no ataque. https://twitter.com/i/status/1174229083481354241

      Excluir
    4. Realmente não assisti a esse jogo, criança. Nem da seleção brasileira assistiria um jogo às 2 da manhã, imagine das chicleteiras. Larson é uma grande jogadora, ótima passadora e com ótimo volume de jogo, mas lhe falta potência no ataque, não adianta tapar o sol com a peneira. Tanto que bancou várias vezes na grande VNL. Kkkkkkk

      Excluir
    5. Concordo com o anônimo 2 .

      Excluir
  3. O volume americano de jogo é absurdo.
    Mas será capaz de derrotar Brasil e China? Será o maior teste delas.
    Além disso, conseguirão manter o jogo com duas ponteiras de preparação? Interessante ver como elas dependem do passe A ponto de sacrificar ponteiras de força no banco.

    ResponderExcluir
  4. Holanda tem ou tinha tudo pra ser pelo menos uma das quatros maiores seleções do mundo, um time com altura média de 1.90m, um ótimo sistema de defesa e bloqueio, mais o que pesa mesmo é a inconstância, nós torcedores da Orange não conseguimos entender como um time que joga super bem contra o Brasil( estão enganados os que acham que o Brasil vai ser pisado pelo USA, as brasileiras vem quente) coloca a grande selecso bicampeã olímpica no bolso e uma noite depois está totalmente desestabilizada, desde 2016 quando Holanda surgiu, ela não passa de uma emergente sendo que a Sérvia voltou até protagonismo em 2016 e hoje já são as maiores do mundo, mesmo com um sistema de defesa e recepção horrorenda, já não sei se a culpa é de Morrison, não sei nem se Bernardo poderia dá jeito nisso, foi uma derrota feia, ainda bem que fui dormir antes desse desfecho.

    ResponderExcluir
  5. O Europeu Masculino estar arrebentando!! Público lotando as Arenas! Já houveram alguns embates entre as seleções favoritas: ITA x BUL; FRA x BUL. A Rússia estar avassaladora!! Invicta e jogando com alternância entre todos os jogadores!! A 2ª fase ainda não começou. A ESPN transmite no Brasil. Nos outros grupos a POL invicta! a Itália invicta! Seleções estão completas! A Rússia já venceu todos os torneios disputados este ano e já estar classificada para a fase seguinte da Euro. E olha que eles ainda estão em evolução!!! Só a POL - Campeão Mundial - podem superar a Rússia. Mas será difícil! Quando não é Kliuka, é Muserskhiy ou Poletaev - tem Mikhaylov - tem jogadores fortíssimos!! Dois baitas levantadores!! Quem vai parar a Rússia? Não é mais aquela Rússia gelada! mas uma seleção vibrante!!! e destemida!!

    ResponderExcluir
  6. Que critérios usaram para a Holanda e Russia estarem nesse torneio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maiores pontuações no ranking da FIVB de seleções europeias. Sérvia se classificou por ser a atual campeã mundial.

      Excluir
  7. Kiraly apostando forte nas novas peças que se juntaram ao time nesta temporada. Eu não vejo nada demais na Washington(o prêmio de melhor central na VNL foi um exagero). Ogbogu é realmente interessante, embora claramente sinta o jogo quando ele pega(por isso é importante dar rodagem). E Dixon, sem comentários. Não sei não, Akin vai retornar ano que vem, voltando após gravidez e vai precisar de uma boa recuperação pois ela ainda é claramente vital para as pretensões da equipe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda assim é o time com o melhor conjunto de centrais. E tem a Retke, com os seus 2m. Até Tóquio 2020, o que essa seleção vai estar jogando será um absurdo. Não dá pra saber ainda qual a melhor seleção atualmente entre EUA, China e Sérvia. Seria formidável ver antes de Tóquio confrontos entre EUA e Sérvia (talentos individuais de um lado e o melhor conjunto do outro). Sei não, mas acredito que a força do conjunto americano seria capaz de parar Boskovich e a Brankika. China ai no meio seria uma incógnita, pois acredito que ela se situa justamente entre americanas e sérvias, pois tem um talento individual excepcional que é a Zhu e tem um conjunto bom também que funciona, mais que o sérvio, mas não é tão consistente quanto o americano e sem tantas peças de reposição à altura. Itália e Turquia correndo ai por fora, podendo surpreender qualquer umas das três no topo!

      Excluir
  8. Brasil nunca ganhou a Copa do Mundo. Terá que vencer USA na madrugada de hoje 3 x 0 é o placar ideal para continuar na briga por titulo inédito ! Além dos USA, o Brasil ainda terá fortes oponentes! A Seleção Cubana é a maior detentora de títulos, seguida por China! A China é a atual Campeã - China tem o atual título Olímpico e o título da Copa dos Campeões também. Todos os títulos com Zhu e Lang Ping no comando das chinesas!!! Campeonato, como a Copa do Mundo - com pts seguidos não possibilita chances para perdedores! Em 2015, a Sérvia foi completa e o Brasil não participou! sabe-se porque! RUS só perdeu para CHI e SER em 2015! RUS faz contas e se vencer BRA ou USA será pódio!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cuba E China têm mais títulos na Copa do Mundo (4 cada um).

      Brasil não participou em 2015 pq aquela edição oferecia duas vagas para a Rio 2016.

      Só dá para projetar pódio até agora para China e EUA, Rússia obviamente não.

      Excluir
  9. Sérvia B acabou de dar uma virada completa contra a Holanda com 35 pontos da Bjelica. Ana está aproveitando muito bem a chance que deram para ela finalmente mostrar o potencial na seleção.

    ResponderExcluir
  10. Time do Brasil contra os EUA:

    Macris/Lorenne
    Gabi/Drussyla
    Fabiana/Bia

    Os sites das competições da FIVB não confirmam as líberos um pouco antes das partidas começarem, mas quem deve jogar é a Léia. Ou seja, a mesma formação que tomou um 3 a 0 da Holanda. Espero que a história da partida de hoje seja diferente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brait vai jogar!!!

      Excluir
    2. Que pesadelo o Brasil ter de oposta titular na Copa do Mundo uma morta como a Lorenne. E ainda tem gente dizendo que ela precisa estar em Tóquio kkk. Tandara deixou o Brasil na mão justo na hora em que a Sheilla volta definitivamente para o radar do ZRG. Tá feia a coisa.

      Excluir
    3. O Brasil tem que conseguir pelo menos um pódio pra sair com dignidade.Tandarace Natália fazem falta demais

      Excluir
    4. Infelizmente, acho muito provável que o Brasil não pegue pódio. Não sei se o time consegue vencer República Dominicana, Japão, Coreia do Sul e Rússia.

      Excluir
  11. Drussyla e Gabi tiveram bons momentos, Brait fez algumas defesas importantes, Mara mostrou vontade e raça (duas coisas que andam faltando) e só. Não tem nada demais na equipe americana, a não ser o trabalho FANTÁSTICO do sistema defensivo, mas é uma equipe que depende muito da velocidade imprimida e o Brasil não conseguiu quebrar isso (coisa que se tenta com saque) em quase nenhum momento. Lorenne jogou bem mal também. Enfim, torcer por algum tipo de recuperação para ao menos fechar com alguma dignidade este torneio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sistema defensivo e conjunto impecável, vale ressaltar também. Mesmo com uma geração um pouco menos brilhante que a de outrora os EUA ainda se sobressai por ter o elenco mais homogêneo do mundo.

      Excluir
    2. Se as americanas não possuem nada demais, quero saber o motivo do Brasil não derrotar uma seleção tão fraca... kkkkkk

      Excluir
    3. Em momento algum disse que é fraca, ao contrário elogiei o conjunto que é o melhor do mundo e o sistema defensivo fantástico e muito bem posto taticamente, isso as fazem se sobressair. Mas, a atuação ridícula do Brasil não tapa o buraco que a equipe americana não é nenhuma máquina imbatível, não tem nada de extraordinário como já teve em outros ciclos (e isso não é desmerecer) , é uma seleção que depende muito da velocidade e quando isso não sai o caldo vem engrossando ao longo do ciclo, vários jogos não me deixam enganar um filme que se repetiu diversas vezes.
      Enfim, sugiro que preste mais atenção na leitura, rsrsrs.

      Excluir
    4. Foi lindo de ser ver o massacre americano em cima das brazucas!!! Percebe-se que depois da VNL, as yankees evoluíram mais ainda. Drews continua soberba, Coutney vem numa crescente como líbero. Robinson vem se tornando uma ponteira não só com característica mais técnica, mas que também passa a definir. Larson é sem comentários, joga pelo time e provê muita consistência e não há no mundo hoje uma ponteira de preparação mais bem preparada e constante como ela. Levantadoras competentes e centrais eficientes. Ou seja, não é necessário ter um talento individual absurdo para carregar time nas costas, o conjunto americano é uma verdadeira máquina de joga vôlei e isso já está sendo expandido pela base, vide a conquista do mundial sub-19 na última semana, nunca conquistado pelos EUA. Futuro ainda mias promissor. Que os brasileiros deixem a prepotência de lado e aprendam com os melhores. Embate entre EUA e China promete!

      Excluir
    5. Chicleteiras não têm ouro olímpico, nas duas chances que tiveram foram pisoteadas pelas amarelas. No dia que elas deixarem de ser flopadas, nossa prepotência acabará. Entendeu POC mimizenta?

      Excluir
    6. Último anônimo foi cirúrgico.

      Excluir
    7. Cirúrgico foi o time americano pisoteando a seleção brasileira sem dó nem piedade! E o chiqueirinho rindo à toa, enquanto o plantel tupiniquim era estraçalhado!

      Excluir
    8. Daí chegam nas Olimpíadas e flopam lindamente nos jogos decisivos como sempre kkk. Eu lembro das porcas no chiqueirinho na partida contra a Sérvia dançando feito loucas quando estava 11 a 8 no tie. O final todos já conhecemos KKKKKKKK #karma.

      "Ain, mas o Brasil perdeu para a China." O Brasil é bicampeão olímpico. Eu prefiro ver Zhu e cia levarem mais um ouro em Tóquio do que as farsantes chicleteiras.

      Excluir
  12. Fazia tempo que eu não via o time feminino do Brasil tão podre em defesa e bloqueio, duas coisas que pareciam muito boas na primeira parte deste ciclo. Sem defesa, sem passe, sem Block e sem ataque fica difícil. E ainda falta o trator chinês para terminar de enterrar mais uma competição decepcionante. Queria acreditar que elas possam renascer para brigar ao menos pelo bronze, o qual está aberto. Contudo, está difícil. Não é tomar 3x0 que choca é jogar extremamente mal em quase tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O saque do Brasil está fraco demais. Poulter e Bongaerts jogaram o tempo inteiro com passe na mão contra a gente ¬¬

      Excluir
    2. O que é aquele saque da Drussyla???

      Excluir
    3. Eu não entendi pq ela não salta mais pra sacar, aff.

      Excluir
  13. O maior erro do ZRG nessa Copa do Mundo foi ter levado a Sheilla recém parida e longe das quadras há 3 anos. Era óbvio que Lorenne não aguentaria a pressão. Paula Borgo deveria ter sido mantida no grupo após o Pan.

    ResponderExcluir
  14. Uhé já estão temendo os próximos adversários???? Já tem gente preocupado com a RUS. kkkk - Larson foi titular do inicio ao fim!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rússia está completa e tem uma oposta definidora. Brasil está incompleto e sem opções de opostas confiáveis.

      Excluir
  15. Uma saída seria botar Amanda e Gabi nas pontas e Drussyla na saída. A última pelo menos vibra e sabe explorar block.

    ResponderExcluir
  16. É incrível como o ZRG não confia na Carol. Bia estava péssima hoje e ele não faz a substituição de jeito nenhum. Mesmo se fizer uma SL excelente, a Carol já deve sentir desde agora que não irá para Tóquio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só hoje que a Bia estava péssima??? Kkkkkkk

      Excluir
    2. Carol fora de Tóquio, isso é fato, Zé não gosta da jogadora.

      Excluir
    3. A única coisa que a Bia tem de bom é o bloqueio. Se ela não tava bem, deveria ter colocado a Carol, que não à toa foi a melhor bloqueadora da última Superliga.

      Excluir
    4. Eu comentei da Bia sobre o jogo de hoje, mas ela não é uma central de confiança - principalmente na rede de dois.

      A central que tem a melhor china do vôlei brasileiro atualmente é a Gattaz. Gostaria de ter visto ela na seleção esse ano. Não entendi pq ela não foi convocada depois do período de quarentena do joelho após a SL.

      Excluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)