Naturalização, carência e erro da FIVB: o drama de Meliha Ismailoglu

Uma situação bizarra prejudicou a seleção da Turquia no Qualificatório Olímpico de Ningbo, quando seu principal adversário era a China. Por decisão da Federação Internacional de Voleibol (FIVB), a ponteira Meliha Ismailoglu foi impedida de participar do torneio por problemas com sua nacionalidade, já que a jogadora é bósnia naturalizada turca. 

A medida é comum por lá: o país é pequeno e tem pouco investimento no esporte. Gigantes como Sérvia e Turquia, geograficamente próximos, sabem disso. Em uma dessas investidas, a Turquia apostou em Meliha Smajlovic, que deixou o país aos 18 anos de idade para naturalizar-se turca. Mudou também seu sobrenome, Smajlovic para Ismailoglu, mais próximo do idioma do novo país. Em seu novo país, Meliha Ismailoglu começou atuando pelo voleibol de praia em 2013, chegando à seleção turca em 2014. 

Meliha Ismailoglu enfrenta drama frente à FIVB por naturalização (Foto: Dominique Schreckling/GetSport Media)

Naturalização é um direito!

Os motivos que levaram Meliha a trocar de nacionalidade podem ser pessoais ou profissionais, mas isto é um direito dela assegurado pela FIVB. No manual de regulamentações da instituição é determinado que todo atleta pode mudar de federação uma vez na carreira, desde que cumpra alguns requisitos, como por exemplo, viver no país a que se destina a naturalização há mais de dois anos.

O problema com Meliha é que ela foi uma das primeiras "cobaias" de uma nova regra da FIVB: a chamada "carência". Até julho de 2012, todos os atletas poderiam se naturalizar sem qualquer tipo de prazo. Foi assim que Nataliya Goncharova deixou a seleção adulta da Ucrânia em 2009 e apresentou-se à Rússia em 2010 e Brankica Mihajlovic deixou a seleção adulta da Bósnia em 2011 para atuar inclusive nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.

Brankica Mihajlovic foi autorizada a jogar as Olimpíadas de Londres meses antes de seu início, precedente perigoso para a FIVB (Foto: reprodução)

O novo regulamento

Enxergando essa possibilidade entre as confederações, a FIVB resolveu intervir. Coincidência ou não, em julho de 2012, dois meses após aprovar a naturalização de Mihajlovic, a FIVB publicou o novo regulamento em que tornava obrigatório o prazo de dois anos sem atuar pela seleção da federação atual, caso o jogador quisesse trocar de federação. Se aplicada antes, essa regra não permitiria que Mihajlovic e Goncharova atuassem por suas seleções de imediato, assim como outras naturalizadas no passado, como Victoriia Ravva (Geórgia/França), Taismary Aguero (Cuba/Itália) e Carolina Costagrande (Argentina/Itália).

Mas note que jogadoras como Tijana Boskovic (Bósnia/Sérvia) e Kaja Grobelna (Polônia/Bélgica) trocaram imediatamente de federação sem cumprir carência. Por que? A carência só é necessária quando se atuou por outra seleção, em qualquer categoria selecionável. E é aí que Meliha tem problemas: ela já defendeu a seleção bósnia de juniores. Esse caso a coloca na mesma categoria de Mihajlovic e Goncharova, aqueles casos em que a jogadora é a única naturalizada do time e só pode ter uma. Na Rússia isso custou vaga a Anna Makarova, ucraniana naturalizada russa que acabou substituída por Goncharova.

Resultado de imagem para KAJA GROBELNA
Jogadoras que nunca defenderam a seleção do país em que nasceram não precisam cumprir carência; é o caso de Kaja Grobelna (foto) e Tijana Boskovic (Foto: CEV)

Então, o que aconteceu com Meliha?

Essa é a grande questão. Provavelmente Meliha Ismailoglu solicitou a naturalização ainda em 2012, após a instituição do novo regulamento, tendo sido aprovada em 2013. Mas a FIVB só percebeu isso em 2019, 6 anos depois... E é isso que deixou Giovanni Guidetti irritado, com absoluta razão: se Meliha tivesse que ser "banida", teria sido de 2012 a 2014 - nós já passamos quase dois ciclos depois disso!

Esse processo é grave e complicado. Se Meliha estava inelegível para disputar competições pela Turquia, todas as colocações dela com a seleção serão subtraídas? Isso seria assumir um erro de mais de 6 anos! Se não, a FIVB errou ao tirá-la do Pré-Olímpico? Mas isso beneficiou a China, não? O caso de Meliha segue indefinido e a Federação Turca (TVF) recorre à FIVB. 

Independente do ano e da nacionalidade, tudo o que podemos afirmar é que a FIVB errou. E errou feio! Seria plausível assumir esse erro, custe o que custar, e devolver a Meliha Ismailoglu o sonhado direito de defender sua seleção, assim como foi dado a tantos outros. Afinal, sonhos são construções, como casas. E quando você conquista seu espaço, ninguém deve te tirar de lá...

Meliha Ismailoglu (9) antes do hino da Turquia (Foto: FIVB)

Comentários

  1. Meliha Ismailoglu INJUSTIÇADA,com certeza. A FIVB é corrupta e,com certeza, foi comprada pela "máfia chinesa". A CHINA foi crocodila e esperou a véspera do Pré-olímpico para dar essa rasteira na Turquia. A China não precisava de jogar sujo desta forma para se classificar. A FIVB tem o dever de reintegrar urgentemente Meliha Ismailoglu à seleção turca! Isso é um absurdo! Outro grande absurdo foi LEAL ter jogado o último jogo por Cubo lá em 2010 e só ser liberado pra jogar pelo Brasil em Abril de 2019. A FIVB tem atitudes pra lá de ridículas com esses seres humanos injustiçados!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No caso do Leal, eu sei te explicar. Ele só se naturalizou brasileiro em 2015 e só em 2017 pediu a troca de federação, da cubana para a brasileira. Foi por isso que a FIVB só autorizou em 2019...

      Excluir
    2. Na verdade, no caso do Leal foi um "erro" da Federação cubana, que enviou um formulário incompleto para a Federação internacional em março de 2016, o que só foi resolvido em abril de 2017. Ou seja, logo que conseguiu se naturalizar (em 2015), o Leal iniciou o trâmite com a Federação cubana. Se eles tivessem feito tudo correto, ele estaria apto a jogar em março de 2018 (dois anos após o envio do primeiro formulário). Mas como erraram e demoraram a corrigir, só foi liberado em abril de 2019. Novamente, por um erro alheio, quem sofre é o jogador...

      Excluir
    3. Eu não conheço a fundo a história do Leal, mas pelo que sei, a Federação Cubana {que nunca responde aos meus e-maisl} tinha que liberá-lo para ele ser aceito na CBV. Senão, a FIVB não poderia fazer nada...

      Excluir
  2. Sendo a entidade máxima do vôlei mundial e tendo o Sr. Ary Graça como presidente, tudo de anormal pode acontecer. Ele e o Sr. Cristóban, dominicano, presidente da Norceca são inescrupulosos.
    Não me surpreende essas histórias macabras e tendo a China como o novo eldorado do vôlei, tem muita sujeira debaixo deste tapete imundo.
    Aguardem as cenas dos próximos capítulos!

    ResponderExcluir
  3. Excelente post. Além de muito bem exposto e explicado, a sua conclusão é irreparável.

    Caso a atleta tenha, de fato, começado a jogar antes do que impõe a regra, a solução dada pela FIVB foi completamente equivocada. E as razões são várias.

    Primeiro, ela não pode ser prejudicada por um erro da própria federação. Aliás, tampouco a equipe, os torcedores e os adversários podem ser prejudicados por um erro da federação.

    Segundo, ela claramente não teve o direito de se defender de maneira adequada, já que a decisão foi tomada repentinamente.

    Terceiro, a regra não prevê que o jogador será, a qualquer tempo, proibido de defender a nova seleção por dois anos, mas sim que terá de esperar dois anos para fazê-lo.

    Quarto, e pior, o próprio objetivo da regra acaba totalmente desvirtuado. Se a intenção era impedir que decisões desse tipo surtissem efeito imediato beneficiando uns e prejudicando outros, o que aconteceu foi exatamente isso: a China saiu beneficiada por essa decisão de véspera!

    Acabaram criando mais um gravíssimo precedente: a possibilidade de usar o regramento para manipular o desempenho de uma seleção, e até mesmo o resultado de um torneio importante.

    E isso é exatamente o oposto do que o esporte de alto rendimento se baseia.

    Uma injustiça tremenda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente, muito obrigado pelo comentário. Eu fico muito feliz quando vocês elogiam uma matéria minha <3

      No demais, só reforço e concordo com tudo o que você disse. Que tipo de decisão é essa tomada dias antes de um qualificatório olímpico? Por que essa gravidade em tirar a Ismailoglu de quadra?

      Ficou bem bizarro.

      Excluir
  4. Tem um site russo em que os donos tem uma obsessão por Jaqueline. Sempre postam fotos dela. É a única brasileira que eles vivem enaltecendo via fotos. Há fotos de Jaqueline em poses diversas. Já colocaram ate fotos dela em praias. Nunca se referem a Murilo. "Jacqueline" sempre aparece como se fosse solteira! Acho que esses caras deste blog tem um amor platônico pela pernambucana. Imagine se ela fosse assinar um contrato em club russo! Não o Moscow ( porque Goncharova não aceitaria nunca). Acho que ela faria sucesso em terras russas! Outras que aparecem por lá são as beldades russas. As russas odeiam a Jaqueline! Mas,certamente, neste site os produtores idolatram a jogadora do Brasil e essa pessoa deve ser apaixonado por ela mesmo! lembrou ate de seu niver!! Será que é um loiro também? Jaqueline deveriam jogar mesmo no exterior! acho que faria muito sucesso. Ele já colocou uma foto dela com a camisa do Osasco e antes de ontem colocou uma foto da Jaque vestida com um colante preto e botas pretas e shortes curtos!! É uma obsessão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jaqueline é um mito, pra mim jamais haverá uma jogadora tão espetacular como Jaqueline, seu passe é esplendoroso e se vira no ataque, a última atuação dela na SL na temporada 2017/2018 foi de encher os olhos, acho que fez 22 pontos na derrota do Barueri para o Osasco, quem é Piccinini diante da deusa Jaque, que além de tudo é um amor no insta, sempre responde nossos comentários, elas e a minha outra deusa Fabíola, amo essas duas.
      P.S.: Morro com o recalque das outras jogadoras com a Jaque, elas nunca curtem as fotos dela, só Thaísa, minha bebê Fabíola e a linda Suelle são as que curtem vez ou outra. Hilário foi o dia em que ela colocou uma foto e a imagem da Sheilla ficou ofuscada, a oposta de imediato a cornetou. Adoro ver tretas de jogadoras. JAQUELINE é o MÁXIMO, as outras deveriam ser mais agradecidas, afinal o ouro em Londres devemos principalmente a três jogadoras: Sheilla, JAQUE e Thaísa, sem contar a técnica motivacional Adenizia. #ressuscita-me #jaqueemtokyo2020

      Excluir
    2. Um adendo: esqueci de creditar o nosso ouro as pessoas mais importantes: as CHICLETEIRAS. Amo e "odeio" essas rainhas SEM-OURO.

      Excluir
  5. Tchauzinho Smajlovic, beijos Guidetti, toma suco de maracujá que passa ♥️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ismailoglu foi claramente injustiçada e a culpa é da FIVB(presidida por um brasileiro). Mesmo que nós brasileiros não tenhamos simpatia pela seleção turca não significa que devemos compactuar com essas injustiças dentro do esporte!

      Excluir
  6. Nada ver esses comentários sobre a Jacque..a matéria e sobre o caso da turca e o povo falando de Jacque etc..aff

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simplesmente, porque dez Ismailoglus não dão meia Jaque em fim de carreira. #jaquesuprema

      Excluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)