Federação Coreana denuncia comissão técnica da Rússia por racismo

Como se não bastasse a derrota de virada sofrida pela Coreia do Sul no torneio Pré-Olímpico Intercontinental, a Federação Sul Coreana (KOVO) se viu envolvida em um novo processo contra a Rússia, seu algoz na competição: um ato de racismo.

Após o final do jogo, o assistente técnico da equipe, o italiano Sergio Busato, comemorou repuxando os olhos, em referência à característica comum de alguns povos orientais. Nem todo mundo sabe, mas o gesto é um crime racial, proibido pelas diretrizes do Comitê Olímpico Internacional (COI).

Prática de Sergio Busato é proibida pelo COI (Foto: reprodução)


Infelizmente acontece, mas a KOVO decidiu não se calar. Segundo o portal sul-coreano Yna, a Federação entrou com representação contra a atitude de Busato na FIVB e na Federação Russa (VFV) exigindo punição. 

A resposta tosca da Federação Russa

Como se não bastasse a vitória e o ato de Busato, a VFV resolveu piorar a situação. A assessora de imprensa da Federação Russa, Irina Zolotova, disse em entrevista ao portal Russia News que o assistente apenas comemorava a classificação e que "tem 100% de certeza que esse não é um gesto racista". 

Busato ainda foi mais humilde, se desculpou, mas disse não ter compreendido o erro. “Eu não queria ofender ninguém. Estou muito surpreso que meu gesto foi considerado ofensivo. Eu não entendo porque meu gesto foi chamado de racista. Naquele momento, estávamos todos felizes na quadra, eu também estava feliz e assim celebrei nossa ida para Tóquio ”, disse à agência RIA Novosti.

Comemoração indevida aconteceu após virada da Rússia sobre a  Coreia no Pré-olímpico (Foto: FIVB)

Comentários

  1. Nenhum racista percebe que é racista

    ResponderExcluir
  2. Eu não sabia que esse gesto é considerado um crime racial, mas agora já sei. Conhecimento é cultura. E ainda tem gente aqui que apelida as chinesas com aquele nome, mesmo sabendo que é uma injúria.

    ResponderExcluir
  3. Chega de bláblá,chega de nhémnhém.

    ResponderExcluir
  4. Geração mi-mi-mi é foda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao último anônimo: parabéns pelo argumento de um cavalo. Gente como você não deveria viver em sociedade. Deveria viver numa jaula. Racista do caralho.

      Excluir
    2. E isso serve pro último anônimo também. Lugar de racista é debaixo da terra.

      Excluir
  5. Gente e essa vitória da Colômbia em cima do Brasil?!?! ADOREI!!!! Chorei de emoção com elas. Que virada sensacional, histórica (mais uma pra conta do ZRG).
    Coneo e Martinez destruíram sem dó e piedade.
    Lorenne tomou tanto toco.
    Foi uma vitória maravilhosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito feliz pelas colombianas, tem muito mais qualidade que as argentinas para ir à Tóquio ano que vem! Esse tesão, vontade, não vejo no Brasil há muito tempo seja time A ou B.

      Excluir
    2. Vitória maravilhosa é pouco!!! Foi uma vitória indescritível!!! Vibrei demais... Como é gostoso ver o Brasil perder, ainda mais com o Zé Roberto perdendo junto... Falando da Amanda Coneo, que menina linda e craque de bola!!! Vitória perfeita... Obrigado, Colômbia!!!

      Excluir
    3. Mais vergonhoso é ver o Brasil tomar tanto toco de um time tão baixo. Dá muita vergonha. Mas as colombianas merecem. Queriam ir para final de verdade. O Brasil amarelou de novo como é tradição para o Zé Roberto desde Rio 2016

      Excluir
    4. Foi cada tocasso que não foi brincadeira, nem a Marabocona escapou. Lorenne então... foi tanto toco que a máscara caiu, escancarou.
      Que jogo maravilhoso senhor!!!

      Excluir
    5. Já imaginou a vida deplorável desse demente que odeia o próprio país que nasceu/reside. Vai morar lá no Piru, idiota!!!
      A alegria colombiana vai acabar daqui há algumas semanas no sul-americano, Brait e cia não terão paciência e com peruanos menos ainda.

      Excluir
    6. "Já imaginou a vida deplorável desse demente que odeia o próprio país que nasceu/reside". Pode ser que seja deplorável a vida dele mesmo. O Brasil e seus governantes são mestres em tornar a vida de seus habitantes deploráveis. Imagino que a sua também seja. Para chamar de "demente" uma pessoa com a qual você não concorda. Estados autoritários (como os nazistas, por exemplo), adoram ufanistas/nacionalistas como você. Cuidado. Talvez você tenha uma privada na cabeça, no lugar de um cérebro.

      Excluir
    7. Último anônimo, você destruiu!

      Excluir
    8. Ninguém é obrigado a torcer para o país que nasceu, tampouco a não apoiar outra nação. Mas, o que observo aqui em vários tópicos é uma obsessão doentia em se "deliciar" com qualquer tropeço do Brasil. Não sei se é caso de demencia como citado pelo anônimo, mas não é saudável ou normal ver certos comentários que hora ou outra surgem por aqui. Vocês podem não gostar, podem torcer contra, mas ter um pouquinho de empatia com seus compatriotas é além de qualquer percepção ufanista/ nacionalista é saber que o ser humano que está lá passando vergonha ou arrasando com a camisa do Brasil passa pelas mesmas coisas que você no dia a dia, tem a mesma base de formação cultural e é uma pequena face de mais de 200 milhões. Você citou essa postura como "cega" típica de estados autoritários mas não se esqueça que as grandes referências mundiais em democracia são também referência no suporte àqueles que representam suas nações. França, Austrália, UK e o maior e mais fanático exemplo: USA (no vôlei só não tem o frisson pela questão da popularidade).

      Excluir
    9. E concordo que o Anônimo possa ter sido duro nas palavras, cada um tem o direito de torcer para quem quiser. Mas, também é fato que esse "tesão" em ver o próprio país se dar mal muitas vezes ultrapassa a linha da normalidade.
      Enfim, conheço gente que torce para a Sérvia, para americanas, para os russos e mesmo assim sabe respeitar e separar bem as coisas.

      Excluir
    10. Querido, vou explicar pra você que minha crítica ao anônimo que chamou de "dementes" as pessoas que sempre torcem contra o Brasil.

      Primeiro, que o fato de uma pessoa "obssessivamente" torcer contra o Brasil em qualquer situação não torna ninguém demente (assim como não é produto de uma demência). Segundo, que a minha crítica ao ufanismo/nacionalismo exacerbado se refere aos argumentos pesados e agressivos direcionados às pessoas que não torcem pelo Brasil (algo parecido com o "Brasil, mas ou deixe-o", bastante utilizado entre 1964-1985). Acho problemático essa torcida cega e essa obrigação de torcer sempre para o Brasil, assim como acho ruim a torcida contra o Brasil em 100% das vezes.

      Quanto ao seu argumento "Você citou essa postura como 'cega' típica de estados autoritários mas não se esqueça que as grandes referências mundiais em democracia são também referência no suporte àqueles que representam suas nações", acho que você misturou de forma oportunista um argumento com o outro. Os países ditos democráticos dão mais suporte aos seus atletas porque na maioria dos casos se tratam de países desenvolvidos, com capacidade de investimento no esporte, além de uma cultura esportiva que carregam há décadas (para não dizer séculos) com eles. A cegueira nacionalista não é exclusividade do Brasil e ela também existe em países democráticos e desenvolvidos ("América para os americanos", um slogan que os EUA utilizaram por muitos anos para manter seu domínio político e econômicos sobre os países das Américas).

      Um abraço e minha participação nessa discussão fica por aqui.

      Excluir
    11. Corrigindo o que meu corretor "descorrigiu": Brasil, ame* ou deixe-o.

      Excluir
    12. Sim, eu entendi seu ponto de vista. Eu só não acho sadio ou legal ver inúmeros comentários nojentos sobre as brasileiras aqui que vão muito além do direito de liberdade e denotam sim desequilibrio (o "russo-chines" daqui é icônico rs). Bem como não concordo com muitos comentários de ataque pessoal às estrangeiras (como chamar de cadeia por exemplo), eu detesto as turcas e as italianas mas sempre procuro me conter quando comento sobre elas. Deve-se haver respeito sempre, ainda mais quando se trata de mulheres que defendem a nossa e suas nações. Já cansei de ver comentário aqui que fura essa linha, e é muito mais continuo contra as próprias brasileiras. Você mesmo é um bom exemplo de ter uma outra percepção sem ter a necessidade de fazer comentários que ultrapassam a linha do respeito. Parabéns, debates servem para isso mesmo discordando do seu ponto de vista em alguns aspectos. E sobre a alusão aos outros países, creio que você não entendeu bem o que quis dizer. Enfim, também encerro minha participação nesta discussão por aqui.

      Excluir
  6. Irina Zolotova, disse em entrevista ao portal Russia News que o assistente apenas comemorava a classificação e que "tem 100% de certeza que esse não é um gesto racista".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. RACISMO é uma atitude ou manifestação ostensiva de desdém, menosprezo, sarcasmo, escárnio, deboche, zombaria, baseado em diferenças biológicas entre os povos.
      O RACISTA é tão idiota e sem empatia que não percebe que ofende os outros com suas atitudes RACISTAS.
      Deprimente essa cara de idiota desse Sergio Busato sendo racista com as asiáticas.
      Mais deprimente e ignorante é essa Irina afirmar que "tem 100% de certeza que esse não é um gesto racista"!!!
      A KOVO tem que exigir mesmo a punição desse tipo de comemoração racista.
      Se as pessoas se indignassem mais com o RACISMO, talvez HITLER fosse impedido de executar milhões de judeus no Holocausto!!!

      Excluir
  7. Zé Panela realmente não tem paciência com a Maja de Taubaté, após esse Pan tenho absoluta certeza que ela assistirá Tokyo no seu aconchegante lar, já imaginou em um jogo olímpico eliminatório essa maluca querer enfeitar jogando com apenas uma mão, ou fazer jogadas de segunda contra um bloqueio chinês ou sérvio. Como disse anteriormente, Macris não me passa confiança.
    O bom é que nos resta apenas mais um ano de Zé Corcunda na seleção. Vai timbora seu CAGÃO mequetrefe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Como disse anteriormente, Macris não me passa confiança.". Ainda bem que você não é nada na fila do pão do voleibol...

      Excluir
    2. 1° anônimo: Você é trouxa ou vai querer colocar a culpa da derrota na Macris? Tá na cara que você não viu o jogo (E assistir o jogo não significa que você "viu" o jogo. Significa só que você ficou de olho aberto olhando pra tela da TV)

      Excluir
    3. E quem são vcs na fila do leite B? Torcedoreszinhos do Leite B Minas. Majacris vai ver de casa o retorno das rainhas Dani e Fabíola. Roberta ainda defende bloqueia e saca. Macris só sabe fazer firula. #aceitaquedoimenos

      Excluir
    4. Para o anônimo #aceitaquedoimenos : Parabéns pelo argumento, lacriane. Uhuuu arrasou, lacrou. Demais! #ParabensPeloArgumentoLacriane #EnfiaAHashtagNoRabo #SeuArgumentoNãoTemEspaçoNesseBlog #VaiComentarNoInstaDoBrunoVoloch

      Excluir
    5. É cada uma. O retardado quer me proibir de comentar no blog, depois quer bancar o maduro.
      E sobre esse negócio de enfiar no rab*, conte-me mais, vc me parece ser bem experiente nesse assunto.

      Excluir
    6. Quem fala o que quer ouve o que não quer. E por falar em enfiar coisas no rabo, retardada deve ser a corajosa da sua maré que te defecou depois de 7 meses carregando você dentro dela. A partir do momento em que você resolve ofender as pessoas, vai ter que aguentar a pressão.

      Excluir
    7. E voltamos ao Ensino Fundamental. Parabéns pela grande maturidade, idiotinha, já tomou o leitinho B ITAMBÉ na mamadeirinha hoje?

      Excluir
    8. As vezes a gente tem que descer o nível para discutir com gente do seu nível.

      Eu vou enterrar minha discussão com você porque não te conheço e porque:

      - Não sou vidente como você, para saber um ano antes do jogos olímpicos que a Macris não vai pra Olimpíada.

      - Não faço críticas jocosas às atletas (como fazer uma comparação da Macris com a Ognjenović, chamando a primeira de "Maja de Taubaté"). E depois sou eu que volto para o Ensino Médio...

      - O fato de eu partir para a defesa de uma atleta não significa que eu torça para o clube que ela joga.

      Aproveite seu fim de semana ofendendo os outros e não querendo que as pessoas devolvam na mesma moeda suas ofensas. Isso é triste.

      Excluir
  8. Sim o Zé Corcunda vai sair após Tóquio mas o infeliz indicou o Paulo Coco para o seu lugar.É horrivel sabe que tivemos 4 anos para nos renovar,test
    ar novas atletas mas o técnico preferiu ficar correndo atrás das jogadoras da geração anterior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos que criar a hashtag #paulococoNAO o mais rápido possível e invadir as redes sociais da CBV, prefiro a Adenizia como técnica/motivadora do que essa versão paraguaia do Zé Panela.

      Excluir
  9. Pior do que o desespero de ver a Lorenne claramente mal e o Zé deixando a menina em quadra, queimando e comprometendo a crescente que ela vive é ver gente passando pano para atitude racista.
    Entendam: uma coisa é você fazer algo imbecil por não ter bagagem cultural o suficiente para discernir que certas ações machucam outros. Outra é você ser isso representando em um jogo formal a federação de um país,pior, sendo da comissão técnica e tendo o pano passado pela PRÓPRIA federação: o maior agravante de todos.
    É muito além de minimi ou "Blá Blá Blá (argumentos dignos de uma criancinha, diga-se) a atitude tosca poderia ter sido tranquilamente resolvida com um pedido de desculpas, mas a isso você junta os envolvidos: Coréia tem um histórico exemplar de fair play em quase todos os jogos que participa (menos contra o Japão rsrsrsrs) já os russos...
    OS mesmos que bufam com qualquer piada imbecil sobre eslavos têm um histórico lamentável que nem cabe citar aqui e sempre passando para o debaixo do tapete, o que só desgasta e antipatiza mais a imagem de um país que não merecia carregar como cartão postal tais "adjetivos". Enfim, que atitudes assim não se repitam mais dentro de quadra e que pessoas que eufemizam esse tipo de coisa abram mais a mente para entender que respeito é bom e todo mundo gosta.

    ResponderExcluir
  10. A EUROPA é extremamente racista!! O racismo é presente em muitas situações. Ontem no duelo entre franceses e polacos não tinham pessoas escuras entre o público. Só brancos e loiros. Na quadra tinham alguns morenos entre os jogadores da França e apenas Leon no lado da Polônia. Alguns negros - se forem esculturais - servem para outros fins noturnos em casas de ricos. No mais, são muitos discriminados. A Polônia se impôs ontem e a França não consegui igualar o jogo. Ngapeth tentou. Vejo a POL e a RUS a frente das demais.

    ResponderExcluir
  11. Macris exagera nas bolas de segunda

    ResponderExcluir
  12. Sobre a Macris, duas coisas me incomodam: A ousadia inoportuna, o quarto set estava na mão e mesmo não sendo culpa dela a falta de virada de bola e o problema com a Lorenne faltou mais limpeza, menos é mais, garante o jogo sem firulas. Em uma olimpíada seria um enterro. A segunda é que ela fica visivelmente tensa em momentos cruciais e isso é muito claro e preocupante. Nisso, ainda perdôo pela falta de rodagem. São pontos a serem evoluídos, ela é sim uma das melhores na atualidade mas se não podar algumas ações vai perigar perder a titularidade. Nunca pensei que ia dizer isso, mas senti uma falta enorme da Roberta! rsrs As vezes ter uma levantadora feijão com arroz é crucial. Enfim, com as pontas que foram ao pan esse resultado era previsível, nunca vi na minha vida inteira oposta improvisada de ponteira porque as "ponteiras" não sabem bater manchete ou virar bola. Agora o agoniante, o que me deixa mais temeroso para o ano que vem é a inércia do Zé, não gosto de fazer o clube dos haters dele mas tem coisa que simplesmente não dá! Quantos jogos o Brasil não perdeu neste ciclo com o mesmo filme: apagão, falta de malícia para segurar jogo e inércia da comissão? Abala as meninas, perdem a confiança e o resultado disso é constrangedor. Enfim, de positivo mesmo é que temos libero promissora para depois de Tóquio e esperar ver a Lorenne continuar crescendo. O problema dela é confiança, e lá vai o Zé novamente e queima totalmente a jogadora mesmo com ela claramente fisicamente e depois psicologicamente fora do jogo.
    Depois de Tóquio, teremos muitas aposentadorias e será hora de pegar Lorenne, Rosa e a promissora Kisy e colocar elas na fogueira real das grandes competições. (Considerando que se Tandara não se aposentar ano que vem deverá aparecer menos no próximo ciclo). Enfim, se fizerem campanha para o próximo técnico ser o Lavarinni ou um dos técnicos do Sesi eu apoio! Hahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que o José Roberto Guimarães fez ontem com a Lorenne foi "crime". Simples assim. A garota estava chorando se dor.

      Excluir
    2. Senti o mesmo desespero de 2004 com a Mari

      Excluir
  13. O que foi o Zé querendo comer a Macris dentro de quadra como se fosse culpa dela o constrangimento das ponteiras? Assustador!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse ZRG é um cretino, maldito, ultrapassado, arrogante, estúpido, sonso! Já não bastasse a forma grotesca que falou com a Claudinha chamando-a de burra anos atrás na SL, agora, novamente, tratando de forma escabrosa e injustificável as atletas brasileiras como forma de desabafar a própria mediocridade e incompetência como profissional! A CBV deveria, de alguma forma, punir esse tipo de desrespeito. Ou então as próprias jogadoras baterem de frente para que esse tipo de ocorrido não se repita. Basta de tamanha ignorância. Só no Brasil mesmo para que um técnico que não apresenta resultado há tempos continue à frente do esporte que mais trouxe resultados expressivos para o país. Deplorável! Sinceramente, me faz mal ver a maneira que esse escroto conduz a seleção e trata as jogadoras. Sai fora ZRG! Precisei desabafar!

      Excluir
  14. Em pleno 2019 e a gente tem de se deparar com:

    1) auxiliar técnico fazendo gesto racista depois de seu time estar perdendo por 2 sets a 0 (quando na verdade deveria se ajoelhar e fazer o sinal da cruz de alívio, rs)

    2) Um técnico berrar na cara de uma jogadora para se fazer entendido.

    Alô século 19, temos visitas...

    ResponderExcluir
  15. A post fala de racismo e deveríamos refletir sobre. A discussão se perdeu em meio à análise da atuação brasileira. Devemos falar sobre racismo sim. Não podemos nos calar frente a qualquer forma de discriminação. Um absurdo o gesto desse assistente técnico russo. Como assim ele não sabia que era racismo? Não precisamos ser coreanos para lutar contra o racismo. Isso é responsabilidade de todos nós!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)