Favoritos abrem Europeu com vitória, mas Bulgária decepciona contra a França

Começou nesta sexta-feira (23) o Campeonato Europeu 2019. Nem pensem sobre os elencos, as seleções sempre vão com o que tem de melhor. E será um bom teste para vermos, por exemplo, se a Sérvia é mesmo absoluta no continente, o atual estado da Rússia diante de seleções fortes, o patamar em que estão Turquia e Holanda, se a Polônia seguem em crescente, entre outros. 

Mas quem surpreendeu no Pré-Olímpico e começou decepcionando pelo Grupo A do continental foi a Bulgária, derrotada ontem pela França por 3 sets a 2. Parece um alerta da França para a Europa : nós estamos crescendo. E estão, o campeonato delas está evoluindo e a Federação vem investindo para os Jogos de Paris em 2024. A principal culpada pela vitória francesa também foi o destaque do último título do RC Cannes, agora em 2019: Helena Cazaute. A ponteira de 21 anos e 1m83 é o principal nome da França na atualidade e fez 24 pontos ontem. Na Bulgária, a oposta Paskova fez 18 e Vasileva 16.

França foi algoz da estreia búlgara; da esquerda para a direita: Dascalu (17), Stojiljkovic (9), Giardino (3) e Cazaute (1) (Foto: CEV)

Bom, ainda no grupo A, vamos aos favoritos? A Sérvia mesclou seu time para bater a Finlândia por rápidos 3 sets a 0. Recuperada de lesão, a oposta Kornohen foi a maior pontuadora do jogo com 12, enquanto Bjelica fez 10 pela Sérvia. A Turquia também se impôs contra a Grécia, que começou fazendo um bom primeiro set, mas foi derrotada por 3 a 0. A oposta Boz foi o destaque do jogo com 12 pontos.

Imagem ativa do LightBox
Sérvia abriu com vitória fácil sobre a Finlândia (Foto: CEV)

No Grupo B, três bons times do continente venceram por 3 a 0. A Itália não deixou Portugal passar dos 15 pontos por set, com time titular e com a curiosa escolha de Sorokaite na ponta, dona de 11 pontos, atrás apenas de Egonu com 13. Nem preciso dizer quem foi o destaque da Polônia na vitória contra a Eslovênia, não é? Smarzek fez 25 pontos, sem folga. Encerrando o grupo, a Bélgica venceu a Ucrância com certa facilidade e eu esperava mais do time de Rykhliuk, mas a verdade é que Herbots, dona de 21 pontos, não deixou.

Imagem ativa do LightBox
Egonu supera duplo português; oposta dividiu a responsabilidade com Sorokaite na partida (Foto: CEV)

Chegamos ao Grupo C, onde a Holanda venceu a Romênia por 3 a 0, com time revezando e 13 pontos de Belien, e a Hungria derrotou a Estônia pelo mesmo placar, com 14 pontos de Németh. Complicado mesmo foi só no confronto de Azerbaijão e Croácia, times bem parecidos inclusive. O Azerbaijão venceu por 3 a 2 de virada, no 17º ponto do tie-break. Fabris estava em chamas e fez 31 pontos, maior pontuação da estreia. Mas do outro lado, Samadova fez uma de suas melhores apresentações na carreira, a melhor na seleção com certeza, com 28 pontos - detalhe é que Rahimova, dona de 13 pontos, foi mal e acabou indo para o banco no quarto set.

Imagem ativa do LightBox
Azerbaijão virou jogo tenso contra a Croácia (Foto: CEV)

Por fim, o Grupo D deixou também a sensação de "esperava mais" para os times derrotados. Foi um triplo 3 a 0: a Rússia bateu a Bielorrússia com 17 pontos de Goncharova, a Alemanha venceu a Suíça também com 17 pontos de sua oposta Lippmann e a Eslováquia venceu a Espanha, mesmo que Escamilla tenha sido a maior pontuadora do jogo com 18.

Imagem ativa do LightBox
Russas passaram por bielorrussas na estreia (Foto: CEV)

O Campeonato Europeu tem 4 grupos de 6 seleções cada, totalizando 24 times. É realizado em quatro países: Turquia (A), Polônia (B), Hungria (C) e Eslováquia (D). Todas as equipes se enfrentarão e as quatro melhores de cada grupo avançarão para as oitavas de final, totalizando 16 e iniciando o mata-mata até o campeão ser conhecido no dia 08 de setembro, no Ankara Sport Hall, na Turquia. 

Comentários

  1. Euro Volley tem muita tradição! É um campeonato sofisticado! As seleções treinam - se preparam. As jogadoras querem ostentar prêmios - títulos. Há muita disputa e rivalidades.

    ResponderExcluir
  2. Até agora nenhuma grande zebra mas a Turquia penou pra ganhar da Finlandia,so no tie msm

    ResponderExcluir
  3. Por que a República Tcheca não disputou o EuroVolley?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)