Em virada de mesa, LVF salva Chieri e Campeonato Italiano terá 14 times

Na última quarta-feira (07), a Lega Volley Femminile (LVF), órgão responsável pela organização do Campeonato Italiano, divulgou o calendário das equipes que disputarão o torneio na temporada 2019/2020. A surpresa ficou pela quantidade: 14 time, número maior do que em edições passadas, favorecendo a repescagem do Reale Mutua Fenera Chieri.

Teoricamente o Chieri deveria ser rebaixado à A2, já que terminou a temporada 18/19 em 12º lugar. No entanto, apenas o Club Italia, 13º colocado, caiu. Ciente disso, o clube já começou a reforçar seu elenco antes do anúncio oficial, como na renovação da levantadora americana Jordyn Poulter, campeã da VNL, e na contratação de selecionáveis como a belga Kaja Grobelna e na repatriação da ponteira Anastasia Guerra.

A LVF justificou a medida como alteração no regulamento de seu campeonato, que agora passa a contar com um número maior de times. Da Série A2, foram promovidos Perugia e Caserta. Clique aqui para ter acesso ao calendário completo do Italiano 2019/2020.

A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sorrindo
Mesmo com a segunda pior campanha do Italiano 2019, Chieri não foi rebaixado para a A2 (Foto: Reale Mutua Fenera Chieri/reprodução)

As alterações na fórmula do Italiano

Além de aumentar o número de times, as novidades do italiano incluem a criação das oitavas de final entre os times classificados entre 5º e 12º lugar, com os quatro primeiros da fase regular avançando diretamente às quartas de final. A novidade mais polêmica é a final em jogo único, medida adotada para reduzir o número de jogos em ano olímpico, segundo a LVF. 

O mais bizarro é que com essa medida o Italiano é reduzido em no máximo dois jogos, já que com 14 equipes, o número de jogos também aumenta em dois (- 4 jogos da final + 2 jogos de uma nova equipe = - 2). 

Fase regular - 13 jogos, ida e volta para cada equipe
Oitavas de final - 2 jogos, ida e volta + gokden set (sn) para cada equipe
Quartas de final - melhor de 3 jogos
Semifinais - melhor de 3 jogos
Final - jogo único

A imagem pode conter: 2 pessoas, atividades ao ar livre
Campeão da Itália em 2020 será conhecido em apenas um jogo (Foto: Imoco Volley)

Comentários