Com time sub-20 e MVP de 19 anos, Japão é pentacampeão asiático

Normalmente nós usamos a pouca idade para explicar porque um time não foi bem em um campeonato, mas isso não vai se aplicar ao Japão. Com um time de maioria sub-20, 9 das 14 campeãs no último mundial da categoria, as nipônicas sagraram-se hoje campeãs asiáticas, batendo a Tailândia por 3 sets a 1 (25-22, 18-25, 25-18 e 25-23) na final.

A imagem pode conter: 1 pessoa, praticando um esporte
Ishikawa ataca contra o bloqueio de Tomkom; Japão venceu por 3 a 1 (Foto: AVC)

Quem diria! É claro que elas vêm com ritmo do torneio que foi finalizado no mês passado, mas Coreia do Sul e Tailândia, equipes que as japonesas bateram respectivamente na semifinal e na final, ambas por 3 a 1, vieram completas. Também venceram Índia, Cazaquistão e Austrália sem perder sets, sendo sua única derrota para o time B da China por 3 sets a 2.

A jogadora mais velha do Japão é Miwako Osanai, de 23 anos, que eu preciso me conter aqui para não chamar de experiente, já que ela jogou, por exemplo, a última Liga das Nações. No demais, todas as jogadoras têm no máximo 20 anos. O nome que mais anima, a MVP do Mundial sub-20 e do Asiático tem 19, Mayu Ishikawa, de apenas 1m73. A ponteira comandou a pontuação do campeonato, foi eleita MVP e melhor ponteira, ao lado de ninguém menos do que Yeonkoung Kim.

Mayu Ishikawa, de 19 anos, é MVP do Mundial sub-20 e do Asiático 2019 (Foto: AVC) 


Falando em Kim, na disputa do bronze a Coreia bateu a China por 3 sets a 0. As premiações individuais tiveram o Japão com Nichika Yamada (melhor central) e Haruna Soga (melhor oposta), a Tailândia com Nootsara Tomkom (melhor levantadora) e Piyanut Pannoy (melhor líbero), a Coreia com Yeonkoung Kim (melhor ponteira) e a China com Hanyu Yang (melhor central).

Campeonato Asiático 2019 - Classificação Final

  1. Japão
  2. Tailândia
  3. Coreia do Sul
  4. China
  5. Cazaquistão
  6. Taipé Chinês
  7. Irã
  8. Indonésia
  9. Austrália
  10. Índia
  11. Hong Kong
  12. Nova Zelândia
  13. Sri Lanka
A imagem pode conter: 11 pessoas, pessoas sorrindo
Japão é campeão asiático de 2019 (Foto: AVC)

Comentários

  1. Então o Pré-Olímpico será: Tailandia, Coreia, Cazaquistão e China Taipei?

    ResponderExcluir
  2. 1,73m não dá mais pra vôlei internacional, na minha opinião, uma atacante com uma estatura tão baixa dificilmente jogará em alto nível por muito tempo, infelizmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou a técnica de sofá.
      Japão tem que se virar como pode. Não é china que tem milhões de meninas e que pode escolher as mais altas.
      Pelo Brasil, Gabi é baixinha, e coloca muita girafa no bolso.

      Excluir
    2. Falou tudo Alek. Gabi está aí pra quebrar esses paradigmas, Japão mesmo com jogadoras baixas sempre conseguiu se manter entre os 7 porque eles trabalham todos os fundamentos de forma intensiva, tá a Rússia pra mostra que bastante altura também não serve de muitas coisas.

      Excluir
    3. Os dois sabichões acima vem com o mimimi e o politicamente correto dizendo que altura não é importante para o voleibol, acho que devem ter razão afinal Boskovic, Zhu, Egonu, Drews, Goncharova são jogadoras de 1,73m pra baixo. Ou são muito idiotas ou hipócritas mesmo.
      P.S.: Gabi é realmente craque, mas jamais se igualará as jogadoras citadas acima, simplesmente por sua baixa estatura. Ok que ela derruba muita bola, mas também leva vários tocos.

      Excluir
    4. hahahaha, isso mesmo, Anônimo ! Tá foda viver nesse mundo do politicamente correto. Bando de chatonildos de plantão que querem sempre estar certos, ressaltar, enfatizar, pontuar, acrescentar, afff, me poupe hahahaha. O próprio Bruno se contradiz quando diz que o Japão se mantém entre os 7, como se 7 fosse muita coisa. Falta altura rsrsrs, fatos são fatos!!!

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    6. Todas essas que vcs mencionaram levam varios tocos tb. E segundo sua lógica ridícula, deveriam sempre passar por cima do block não?
      Apenas Zhu e Drews são tecnicas no ataque. As outras só metem porrada pra baixo. Agora convenhamos, se der dor de barriga nelas suas seleções mudam completmente pra baixo kkk

      Excluir
    7. Mireya com 1.73m ri do seu comentário!

      De nada adianta mesmo uma jogadora alta se ela será only ataque e não faz o básico.

      O voleibol sempre será um esporte coletivo e não adianta nada uma baita jogadora se destacar se a equipe também não colabora.

      Se você não leu a matéria, o JAPÃO venceu o campeonato com essa jogadora de 1.73m em quadra sendo MVP.

      O teu problema é enaltecer só as jogadoras altas, nada de politicamente correto

      Excluir
  3. O JAPÃO dominou as estatísticas de passe do CAMPEONATO MUNDIAL SUB-20, Haruna Soga joga como OPOSTA-PASSADORA, ou seja, esse time do JAPÃO, apesar de jovem, é muito técnico, tem líberos excelentes, levantadoras que jogam com velocidade e excelentes ponteiras e opostas passadoras. É uma base muito boa que não só ganhou o MUNDIAL SUB20, mas também o Campeonato Asiático, ganhando dos times Sêniores de Korea e Tailândia completíssimos. É uma geração muito promissora do Japão.

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante ver essas garotas da base talentosa do JAPÃO na premiação das melhores jogadoras do Campeonato ao lado de ícones do vôlei mundial como a excelente levantadora Nootsara Tomkom e a MVP Olímpica Kim Yeon-koung.

    ResponderExcluir
  5. A KOREA com incríveis 7 PRATAS, é o time que mais bateu na trave no Campeonato Asiático, quase sempre está no podium, mas acaba preferindo a PRATA ao OURO...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na história do Campeonato Asiático somente 3 equipes chegaram ao Ouro: Tailândia, Japão e China. Já a Korea, toda a vez que foi pra final acabou ficando com a Prata.
      Interessante que a escola russa das gigantOVAS do Kazaquistão não faz sucesso dentro do Campeonato Asiático.

      Excluir
  6. Que gente chata...
    Eu acho simplesmente incrível que jogadoras fora do padrão de altura se destaquem. Isso só enaltece as qualidades e desempenho delas. Esse vôlei que valoriza só altura e potência, ao invés de técnica, é feio de ver. Altura e potência importam sim, isso é óbvio,mas eu prefiro ver um time coeso, que joga redondo rápido e cujas jogadoras dominem todos os fundamentos (dói ver o jogo da Rússia, Brasil no Pan, etc).

    ResponderExcluir
  7. Do que adianta jogar lindamente e só ganhar asiático devido o boicote da seleção A chinesa? Japão é seleção de segundo escalão e permanecerá lá por um longo período, mesmo com o apoio gigantesco da mamãe FIVB.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo, foi o Japão que introduziu o vôlei nas Olimpíadas, ganhando em 1964 e 1968. Foi bronze em 2012.
      Outra coisa, a cubana Mireya Luiz, considerada por muitos como a melhor jogadora de todos os tempos, tinha apenas 1,76 m.

      Excluir
    2. Pra início de conversa, não sou seu amigo. Segundo, me referi anteriormente que o voleibol atual é completamente diferente do de 15-20 anos atrás. O de agora, potência e força física impera, se não fosse verdade, as grandes atacantes atuais não teriam de 1,90m para cima. Encerro aqui, não adianta discutir com pessoas que querem tapar o sol com a peneira. ADEUS!!!

      Excluir
  8. Chega de racismo contra as japonesas! Elas são assim, baixinhas, esse é o biotipo delas! E elas se esforçam muito pra jogar um belo voleibol! E, sim, o voleibol das japonesas é o mais bonito e técnico do mundo. Não me interessa se elas ganham ou não campeonatos, o que me interessa é o voleibol arte, o voleibol bonito de ser jogado, bonito de ser assistido. Nunca o Japão terá várias jogadoras de 1,90m como Sérvia, Polônia, Turquia, Holanda etc... As japonesas sempre serão assim, é do povo japonês ser baixinho. Então, chega de racismo contra as japonesas, elas são baixas sim, mas fazem um trabalho maravilhoso, ficar sempre criticando a altura delas é racismo, elas não tem culpa de serem baixinhas, elas são assim!

    ResponderExcluir
  9. Falam da estatura das japonesas, mas no último mundial o Japão avançou justamente contra o Brasil e nenhum a jogadora brasileira conseguiu colocar a bola no chão no fatídico 22x17...

    ResponderExcluir
  10. Queria que a Tailândia tivesse ganho por simpatizar com elas. Mas fico feliz que uma geração tão não já avançou um grande resultado pra elas. Espero que em torneios internacionais elas consigam resultados melhores do que a geração anterior.

    ResponderExcluir
  11. Japão eterno mediano, não tem altura, não tem potência , só ganham vantagens quando defendem e tentam explorar bloqueio adversário. Agoniante ver esses times sem altura e sem ataque jogar. Pior que o Brasil está parecido com o Japão.

    China e Itália reinam soberanas, acho que China está em um nível maior ainda, pois Itália só Egonu joga.

    ResponderExcluir
  12. O campeonato asiático é muito fraco não dá para tirar parâmetros de nada. O certo é colocar esse time sub 20 do Japão para disputar a copa do mundo aí sim veremos se o Japão está com tudo isso, pegando as melhores seleções do mundo.

    ResponderExcluir
  13. Yuan,central do time principal da china possui 2,01 de altura,e mesmo assim na maioria das vezes não alcança altura digna para um bloqueio ou ataque merecivel.a altura das jogadoras é um fato importante porém a maior parte do tempo ela não os valoriza...mireya luiz tinha apenas 1,76,mais conseguia atingir mais de 3 metros de altura quando saltava para atacar,o que pra muitas jogadoras atuais de acima de 1,90 não salta.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)