Com Sérvia, Itália, Holanda e Alemanha líderes, Europeu chega às oitavas

Começam amanhãs (01) as oitavas de final do Campeonato Europeu de Voleibol Feminino 2019. Lodz (Polônia), Ancara (Turquia), Bratislávia (Eslováquia) e Budapeste (Hungria) recebem os jogos da fase decisiva do torneio. Sérvia, Itália, Holanda e a surpreendente Alemanha lideraram seus grupos na primeira fase, finalizada na quinta-feira (29).

Na briga direta pela liderança do Grupo A, a Turquia começou vencendo, mas o duo Boskovic e Mihajlovic foi implacável. As atacantes fizeram 20 e 19 pontos respectivamente. A Turquia teve um pane de suas extremas e a maior pontuadora do time foi Erdem, com 16 pontos. A Bulgária bateu a Finlândia por 3 a 0 e assumiu o terceiro lugar do grupo, eliminando as rivais. O quarto lugar ficou com a Grécia. A França foi a lanterna do grupo.

Tijana Boskovic comemora durante vitória contra a Turquia (Foto: CEV)


O Grupo B teve um dos jogos mais emocionantes do campeonato até aqui, a vitória da Polônia por 3 sets a 2 sobre a Itália. Egonu e Smarzek fizeram um duelo pessoal, com 25 e 23 pontos respectivamente. Mas as extremas ajudaram muito, Sorokaite fez 19, dividindo a responsabilidade com a oposta italiana. Mas a Itália jogou mal no passe e suas centrais não atuaram bem, com superioridade das polonesas. Mas a derrota não mudou a classificação italiana, a azurra terminou em primeiro. Bom para a Polônia que ultrapassou a Bélgica. No duelo de eliminados, a Ucrânia ficou em quinto lugar e Portugal deixou o torneio sem vencer. 

LightBox Active Image
Stysiak para Egonu no bloqueio; Polônia venceu por 3 a 2 (Foto: CEV)

Sem emoção no Grupo C: a Holanda tem a melhor campanha do campeonato, sem perder nenhum set até aqui. Convenhamos que é o grupo mais fácil também... O time de Morrison cravou a eliminação das anfitriãs, as húngaras, vencendo por 3 sets a 0. O Azerbaijão venceu a Romênia pelo mesmo placar. Holanda líder, Azerbaijão vice e a Croácia em terceiro, com a Romênia pegando a última vaga. Hungria e Estônia foram para casa.

LightBox Active Image
Holanda tem a melhor campanha do Europeu até aqui (Foto: CEV)

Lá na Eslováquia também nenhuma surpresa. De folga na rodada, a Alemanha já estava garantida na liderança e só restava à Rússia brigar pelo segundo lugar. E conseguiu, vencendo a Eslováquia por 3 sets a 0. A Espanha ficou com a quarta vaga, enquanto no duelo de eliminado a Suíça venceu a Bielorrússia (que não venceu nenhum jogo) por 3 sets a 1.

LightBox Active Image
Rússia venceu duelo contra as anfitriãs pelo segundo lugar (Foto: CEV)

Oitavas de final - 1º de setembro

Teoricamente, Alemanha, Polônia, Sérvia, Itália e Holanda não deve ter muitas dificuldades. O confronto mais duro com certeza será entre Rússia e Bélgica. A Turquia pode encontrar resistência da Croácia e o Azerbaijão tende a ter problemas com a boa Bulgária. Confiram os confrontos:

Alemanha x Eslovênia
Polônia x Espanha

Sérvia x Romênia
Turquia x Croácia

Itália x Eslováquia
Rússia x Bélgica

Holanda x Grécia
Azerbaijão x Bulgária

LightBox Active Image
De folga na rodada, Alemanha já havia garantido o primeiro lugar (Foto: CEV)

Comentários

  1. Tirando as vitórias de Alemanha sobre Rússia e Polônia sobre Itália não houve nada do que não era esperado. Rússia está em declínio e Itália é, por vezes, inconstante, e consequentemente se torna freguesa de outros seleções, tais como Sérvia, China e agora Polônia. A Itália é altamente dependente da Egonu, porém ela não consegue manter o rendimento em toda uma partida sendo acionada de vez em sempre. Vai uma bola fora ali, outra lá, e o bloqueio se ajusta pra ela, aí já viu.

    Acredito muito que a Sérvia vai garantir o título. Maja e Boskovic dão conta do recado, além de contarem com Miha. Quem sabe vai uma final entre Sérvia e Itália, o que teria um gostinho de vingança por parte da Itália já que deitou pra Sérvia no mundial do ano passado. Mesmo assim, acho que essa possível final só iria provar novamente a superioridade de Boskovic sobre Egonu.

    Mas eai, qual a aposta de vocês?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sérvia e Itália caíram na mesma chave e podem se enfrentar já na semi.

      Excluir
    2. Não tinha visto, obrigado por informar

      Excluir
    3. Vdd manas, elas podem se enfrentar nas semis.
      Do outro lado Holanda e Polonia vão duelar pela outra vaga na final.

      Excluir
    4. Itália freguesa da China?
      Que eu me lembre dos últimos jogos a China só ganhou o 3 a 2 na VNL.
      Perdeu duas no mundial e uma na VNL 2018, que eu me lembre.
      É lógico que se for contar anos e mais anos os dados mudam.

      Excluir
    5. Perdeu duas vezes na VNL pra China, a última de 3x1 pro time reserva da China...

      Excluir
  2. Vou copiar meu comentário nessa matéria para ver se alguém tira a minha dúvida.

    Playoffs do Europeu:

    Sérvia (A1) x Romênia (C4)

    Azerbaijão (C2) x Bulgária (A3)

    Itália (B1) x Eslováquia (D3)

    Rússia (D2) x Bélgica (B3)

    Turquia (A2) x Croácia (C3)

    Holanda (C1) x Grécia (A4)

    Polônia (B2) x Espanha (D4)

    Alemanha (D1) x Eslovênia (B4)

    A única coisa que eu não entendi nesse chaveamento é pq só a Itália como líder de grupo não pegou o 4º colocado de outro grupo. A lógica seria Itália (B1) x Espanha (D4) e Polônia (B2) x Eslováquia (D3) e não ao contrário. Mas no fim não muda muita coisa, pq Itália e Polônia devem avançar para as quartas de qualquer forma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Houve a troca, pq a Polônia e a Eslováquia sao paises sede e não podem se enfrentar nessa fase.

      Excluir
    2. Valeu pela resposta!

      Excluir
    3. Gente, eu nem tinha me tocado sobre isso, vcs são maravilhosos. É por isso que vi o Conegliano lamentando o 3x2 contra a Polônia.

      A Polônia estava em terceiro, se perdesse enfrentaria a Rússia e a Itália enfrentaria a Espanha. Por isso Mazzanti foi com time titular até o final, agora faz todo o sentido...

      Excluir
    4. O que a Luciana falou faz sentido. Os confrontos B1 x D4 em Bratislava e B2 x D3 em Lodz já estavam programados desde o começo do torneio. Com essa formação, a Eslováquia (D3) teria que viajar para Lodz a fim de enfrentar a Polônia nas oitavas. Seria justo e lógico acontecer isso, mas acredito que não quiseram desprestigiar a sede em Bratislava e inverteram a ordem para os dois países-sede começarem os playoffs jogando em casa. Porém, isso não muda muita coisa no final como eu disse anteriormente. Itália e Polônia têm times para vencer Eslováquia ou Espanha.

      Em relação ao comentário do Gustavo, o Conegliano deve ter lamentado o resultado contra a Polônia pela derrota em si, certo? O que eu não entendi foi o trecho de o Mazzanti ter deixado o time titular até o fim do jogo. Com 2 a 1, a Itália já tinha assegurado o primeiro lugar no grupo B mesmo se perdesse por 3 a 2 para a Polônia. Foi o que acabou acontecendo. Acredito que o Davide manteve as titulares em quadra pq era o jogo mais difícil do grupo.

      Excluir
    5. Esqueci de dizer que vcs são maravilhosos, entendem demais dos baguio, melhores leitores! <3

      Não, Anônimo. O Conegliano lamentou a ida para a Bratislava.

      E o jogo valia muito, porque se a Itália tivesse vencido, tiraria a Polônia do segundo lugar e ficaria em Lodz, enfrentando a Espanha nas oitavas.

      Aí a Itália ficaria na chave da Polônia. Agora a Itália já vai cruzar com a Rússia nas quarats e com a Sérvia em uma possível semifinal, o que todos esperavam como uma final.

      Excluir
    6. O seu blog é ótimo, Gustavo! Jamais se desfaça dele.

      "E o jogo valia muito, porque se a Itália tivesse vencido, tiraria a Polônia do segundo lugar e ficaria em Lodz, enfrentando a Espanha nas oitavas."

      Ok, mas daí ficariam 3 primeiros lugares dos grupos em uma mesma chave (Itália, Holanda e Alemanha). Isso é possível? Acredito que não. Eu entendi desde o começo do Europeu que o B1 jogaria de qualquer forma em Bratislava e ficaria na outra chave junto com o A1 (Sérvia).

      Excluir
    7. Muito obrigado! =D
      Mesmo com todos os problemas, eu faço o possível para continuar escrevendo com vocês <3

      Olha, é um chute, mas eu acho que seria assim mesmo haha. Uma possibilidade é que alterassem as chaves de AD-BC para AC-BD.

      Excluir
    8. Continue escrevendo independente do tempo entre uma matéria e outra :)

      Eu já achei errado não seguirem à risca somente o B1 x D4 e B2 x D3 por causa das sedes, mas dá pra relevar pq Itália e Polônia passariam para as quartas nos dois cenários. Porém, se deixassem três primeiros lugares da fase classificatória em uma mesma chave seria muito injusto.

      Excluir
  3. Roberta foi titular ontem e hoje no Sula. Espero que o ZRG esteja apenas dando um descanso para a Macris. A fada vegana precisa acelecar muito o jogo do Brasil na Copa do Mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que seja isso mesmo.
      Mas temo tb. Aquele velho asqueroso não suporta a macris por ela não ser um fantoche como era dani Lins e fabiola.

      Excluir
    2. Era só o que faltava o ZRG boicotar a Macris por causa do Pan. A mulher fez verdadeiros milagres jogando completamente sem passe na mão o tempo inteiro. Macris vem competindo direto desde o Campeonato Mineiro. Logo, descanso em uma altitude de 2750 metros como a de Cajamarca é bem-vindo antes da Copa do Mundo. ZRG odeia a Macris pq ela não baixa a cabeça pra ele como a Roberta. A fada vegana conquistou o espaço na seleção esse ano na marra e no talento. Nunca vou esquecer que ela foi preterida pelo Barueri card da Naiane na Copa dos Campeões e pela Dani Lins recém parida no Mundial. O velho não pode repetir o mesmo erro na Copa do Mundo.

      Excluir
    3. Fabíola nunca foi fantoche do Zé Panela, ao contrário essa rainha sempre foi uma jogadora ousada e de personalidade, é atualmente a melhor levantadora brasileira, a única que sabe jogar sem passe. Só é preguiçosa no bloqueio, em Tokyo tem que ser Fabíola e + uma.

      Excluir
  4. Só sei de uma coisa, Holanda campeã 2019

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No contexto hodierno, as laranjas não podem ver um "Azul", seja italiano ou sérvio, que treme. Espero que elas surpreendam. Mas ainda assim prefiro a garra da Smarzek, aquela cara de tristeza dela após o pré olímpico foi de cortar o coração.
      Quero ver griteiro em quadra, que vença a melhor.

      Excluir
    2. Amigo eu concordo em partes, nos últimos dois jogos a Itália se deu melhor contra a Holanda, o que tem um grande peso porque foi no quality, but, antes disso a Itália nem via a cor da bola de 2015 ao final de 2018 foram muitas surras, a pior delas foi na Rio 2016 agora quando já se trata de Sérvia aí sim, a última vez que a Holanda derrotou elas em um grande jogo foi na fase de grupo da Rio 2016.

      Excluir
    3. Acho q a Servia perdeu esse jogo para evitar algum confronto...

      Excluir
  5. Turquia venceu a Croácia no tie por 16 a 14 com a Fabris jogando sozinha kkk. Holanda não pode deitar para Guidetti e cia nas quartas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Detalhe que o time nojento da Turquia só está jogando em casa neste Europeu. Erdem carregou a equipe nas costas hoje.

      Excluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)