A República Tcheca tem uma dor de cabeça considerável para a final da Challenger Cup nesta noite de domingo (30). O confronto, que acontece às 19h de Brasília, será contra o Canadá, valendo o título da competição e uma vaga inédita na Liga das Nações de Vôlei (VNL) para ambas as equipes. O problema paras as tchecas será a ausência de uma de suas titulares e principais jogadoras, a ponteira Andrea Kossanyiova.
Kossy, como é carinhosamente chamada pela equipe, sofreu uma torção no tornozelo durante o 16º ponto argentino no terceiro set da semifinal de ontem. Na tentativa de bloquear um ataque de Rodriguez, a ponteira acabou aterrissando sobre o pé da argentina e caiu com expressão de muita dor. Retirada de quadra carregada, foi substituída por Svobdova até o final da partida.
![]() |
Momento em que Kossanyiova cai chorando durante a partida contra a Argentina (Foto: reprodução/Youtube) |
O técnico da República Tcheca, Giannis Athanasopoulos, falou sobre o ocorrido. “A lesão no Kossy afetou o nosso desempenho no final do terceiro set. Essa é a segunda final que jogados em duas semanas e eu só tenho elogios a todas as meninas. Todos nós queremos dedicar a vitória a Kossy e esperamos que não seja nada sério e em breve ela estará conosco”, disse.
De fato, a RTC voou direto da final da Liga Europeia (que aconteceu no dia 22) para a disputa da Challenger em Lima. Campeã da Liga, a equipe teve justamente Kossanyiova como melhor jogadora (MVP). A Federação Tcheca (CVS) ainda não divulgou oficialmente a ausência de Kossy, mas exames preliminares indicam uma entorse no tornozelo.
![]() |
Andrea Kossanyiova foi eleita a MVP da Liga Europeia 2019 (Foto: CEV) |
Para conferir o momento da lesão, clique aqui: https://youtu.be/VOLMdK_LMPk?t=4903
A disputa do bronze ocorreu às 19h e o ouro às 21h. A República Tcheca perdeu a principal ponteira do time (Kossanyiova por lesão no tornozelo) no fim da semi contra a Argentina e o Canadá perdeu a segunda ponteira da equipe (Bailey por lesão no joelho) no final do segundo set durante a disputa do título da Challenger Cup. Logo, foi justo a partida que valeu uma vaga na VNL 2020 ter ido para o tie. As substituições forçadas fizeram diferença no quinto set. Richey, capitã do Canadá, sentiu menos a pressão do que Svobodova***. Isso é compreensível, pois esse foi o primeiro jogo internacional disputado pela tcheca segundo o técnico Ioannis*** Athanasopoulos. Havelkova e Havlickova podem voltar à equipe europeia para o Pré-Olímpico.
ResponderExcluirGanhou a equipe que apresentou o vôlei menos ruim
ResponderExcluirSério? rssss
Excluir