Está definida a final: o Canadá e a República Tcheca decidem hoje (30) quem será o campeão da Challenger Cup e consequentemente o substituto da Bulgária na Liga das Nações 2020. Vale ressaltar que o vencedor será um participante inédito da VNL.
Se esperávamos uma dobradinha europeia, a surpresa: é a vez do Canadá, 3 sets a 0 contra a Croácia. O país vem crescendo consideravelmente no cenário do vôlei mundial, principalmente desde a chegada de Marcelo Abbondanza em 2017, italiano que deixou a equipe no ano passado. O atual técnico, o americano Tom Black, é mais ousado, colocou jogadoras como Cyr e Ogoms no banco e deu resultado. A base do sucesso canadense é formada por duas extremas: a ponteira Kiera Van Ryk e a oposta Alexa Gray. Gray foi o destaque do jogo com 17 pontos, em duelo direto com a oposta rival.
![]() |
Canadá parou a Croácia e disputa a vaga da VNL 2020 (Foto: FIVB) |
Ela é conhecida, Samanta Fabris, principal nome da seleção croata e ex-comandada do técnico da seleção. Desde 2018, Danielle Santarelli, do Conegliano, é também o técnico da Croácia. Mas o time não resistiu e só a oposta não conseguiu ser superior às canadenses. A Croácia veio muito desfalcada para o torneio, mas, infelizmente para elas, fracassar não é novidade.
Croácia de Santarelli e Fabris não conseguiu parar as americanas (Foto: FIVB) |
Do outro lado, carta marcada: República Tcheca 3 x 0 Argentina. As hermanas caíram muito de nível e eu fico assistindo aos mesmos erros das panteras sul-americanas... Nizetich caiu de produção e Fresco é completamente instável. É hora de trocar de oposta e efetivar Mercado na saída, oposta muito mais eficiente do que Fresco.
Erika Mercado ataca contra duplo tcheco; oposta entrou no segundo set e foi a maior pontuadora da Argentina (Foto: FIVB) |
Méritos paras as tchecas, que nem tem o time completo na disputa e ainda assim chegaram às finais de forma convincente. Dado positivo para a equipe é a oposta Gabriela Orvosova carregando a sua seleção neste torneio, maior pontuadora em todos os jogos até agora. Mas os retornos de Havelkova e Havlickova poderiam fazer muito bem à essa seleção...
Campeã da Liga Europeia, República Tcheca tentará repetir feito da Bulgária em 2018 (Foto: FIVB) |
A partida decisiva acontece hoje, às 21h de Brasília. Ao campeão, vale a entrada inédita à Liga das Nações em ano olímpico.
Challenger Cup - Semifinais
Canadá 3 x 0 Croácia (25 - 18, 25 - 20, 26 - 24)
República Tcheca 3 x 0 Argentina (25 - 16, 25 - 19, 25 - 23)
Van Kyk é oposta e Gray é ponteira.
ResponderExcluir