Com renovação forçada, FIVB divulgas as 30 inscritas do Brasil para a NVL

A Federação Internacional de Voleibol divulgou oficialmente hoje (01) a lista das 30 convocadas de cada seleção para a Liga das Nações. O alto número de dispensas das estrelas brasileiras forçou José Roberto Guimarães a construir uma renovação na equipe. Nomes como Natinha, Lyara, Lana, Mayany e a promissora Júlia Bergmann aparecem pela primeira vez na convocação da seleção principal.

José Roberto Guimarães tem problemas para definir seu elenco (Foto: FIVB)


Enquanto isso, Adenízia, Thaísa, Dani Lins, Fernanda Garay, Drussyla, Gabi Cândido, Camila Brait e Tássia estão de fora por motivos de saúde ou pessoais. As duas ausências mais sentidas são da levantadora Cláudia Bueno e da ponteira Mariana Costa, ambas de Osasco. Confira a lista:

Levantadoras: 
Macris Carneiro (Minas)
Josefa Fabíola (Bauru) 
Roberta Ratzke (Sesc)
Juma Silva (Barueri)
Lyara Medeiros (Pinheiros)

Opostas: 
Tandara Caixeta (Guangdong)
Bruna Honório (Minas)
Lorenne Geraldo (Osasco)
Paula Borgo (Praia Clube)

Ponteiras: 
Natália Pereira (Minas)
Gabi Guimarães (Minas)
Amanda Francisco (Barueri) 
Rosamaria Montibeller (Praia Clube)
Michelle Pavão (Praia Clube)
Maira Cipriano (Barueri)
Edinara Brancher (Bauru)
Lana Conceição (Minas)
Tainara Santos (Barueri)
Júlia Bergmann (Brusque)

Centrais: 
Ana Carolina Silva (Praia Clube)
Carol Gattaz (Minas)
Ana Beatriz Correa (Osasco)
Milka Marcília (Barueri)
Lara Nobre (Fluminense)
Mayany Cristina (Minas)
Mara Leão (Minas)

Líberos: 
Léia Silva (Minas)
Natália Araújo (Barueri)
Suelen Pinto (Praia Clube)
Laís Vasques (Praia Clube)

Júlia Bergmann, ponteira de 18 anos, é uma das principais novidades do Brasil (Foto: reprodução)

Comentários

  1. Macris/Fabíola
    Tandara/Bruna
    Natália/Gabi/Amanda/Tainara
    Carol/Gattaz/Mayany/Bia
    Léia/Natinha

    Mas sabemos que haverá mais dispensas.

    ResponderExcluir
  2. Mari PB fez falta mesmo. Ela tem um bom fundo de quadra.

    ResponderExcluir
  3. Que cara mais cínico esse Zé!Então agora é "Se pudesse não jogaria a Liga"?A Liga(novo nome do GP)sempre foi um torneio p/laboratório,p/as equipes fazerem testes.As equipes europeias sempre usaram a Liga/GP para testar novas jogadoras,novas formações,diferentes formações táticas etc...Principalmente,Lang Ping e Terzic sempre usaram a Liga/GP p/laboratório!O Zé foi o único técnico q sempre fez questão de desgastar as principais jogadoras nesse torneio,praticamente só jogando c/time titular não dando chance sequer às reservas!Na Liga podem ser inscritas 21 jogadoras,pois o objetivo da Liga é justamente dar oportunidade aos técnicos de fazer testes!O cínico do Zé q sempre fez questão de não dar oportunidades a outras jogadores e manter uma PANELA CONSTANTE que acabava fazendo c/que as jogadoras voltassem quebradas aos clubes!Os torneios que valem 100 pontos no ranking mundial são Olimpíada,Copa do Mundo e Campeonato Mundial e q devem ser prioridade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Terzic tá jogando praticamente com o mesmo time há anos, não força tanto. Lang Ping sim faz testes, porém fica mais fácil já que Nanjing é a sede das finais do GP/VNL desde 2017.

      Excluir
    2. Fora que a China joga as etapas da fase classificatória tbm quase sempre em casa.

      Excluir
    3. Na VNL podem ser inscritas 25* jogadoras. ZRG vai ter que deixar de fora 5 desta lista.

      https://www.volleyball.world/en/vnl/news/galaxy-of-stars-registered-for-2019-womens?id=81409

      Excluir
  4. Claudinha vai fazer uma cirurgia, não poderia estar aí, ficou boa parte da temporada no banco por conta do seu pé, agora Mari parece ser algum atrito com o treinador, só isso explica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente!Não é possível que Mari-PB e Regiane Bidias,Campeã Polonesa, e maior pontuadora e melhor passadora do LKS Lodz no playoff final,não mereçam sequer serem convocadas!

      Excluir
    2. Regiane é boa, mas o Campeonato Polonês é super fraco.

      Excluir
    3. Regiane não quer mais seleção, já disse sobre isso, foi descartada um ano antes das Olimpíadas de Londres e não foi chamada mais, assim como Paula Pequeno.

      Excluir
  5. A prioridade de 2019 deve ser a COPA DO MUNDO que vale 100 pontos no ranking mundial,mesma pontuação de uma olimpíada,p/a Liga,o ideal seria fazer o torneio de laboratório assim como Terzic e Lang Ping fazem e como das equipes costumam fazer!Como esse Zé é rancoroso e paneleiro também,Regiane acaba de ser a maior pontuadora e melhor passadora dos 3 jogos da final do Campeonato Polonês,marcando mais de 20 pontos em todas as partidas enfrentando bloqueios de 1,90m e mesmo assim não é sequer incluída na lista?Não é possível q uma ponteira de 1,90m como a Regiane e q ainda passa bem,não seja útil à seleção!E Claudinha?Não foi melhor q Dani Lins e Roberta?Esse Pré-Olímpico Mundial é perda de tempo,é um torneio caça-níquel que não vale título nenhum e totalmente desnecessário,pois o Brasil não tem adversário na América do Sul e se classificaria fácil contra Peru,Argentina e Colômbia.Logo,esse pré-olímpico não é prioridade e,sim, a Copa do Mundo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A prioridade em 2019 é o Pré-Olímpico e depois a Copa do Mundo apenas pela pontuação do ranking.

      E a Claudinha vai fazer uma cirurgia no pé.

      Excluir
  6. Zé Roberto já deveria ser demitido pelo vexame do 24x19 de Atenas-2004,pois ele cortou nossa melhor oposta canhota,a Leila,que seria a jogadora ideal para fazer o vigésimo quinto ponto.O Brasil era a melhor equipe da Olimpíada de 2004,pois Cuba já não era mais obstáculo devido à deserção ou à aposentadoria das Super Jogadoras cubanas:Bell,Carvajal e Aguero foram jogar na Europa e Carvajal iria representar a Espanha e Aguero, a Itália. Mireya,Torres,Izquierdo já tinham se aposentado da seleção.Cuba já não era imbatível e o Brasil era o favorito e o Zé por inércia,panela e teimosia perdeu o primeiro Ouro Olímpico cortando a Leila da seleção e não sabendo mexer no time para fechar o 24x19.Naquele momento já era p/ele ser demitido.Depois desse vexame,Zé se agarrou em querer ganhar Grand Prix p/se sustentar no cargo,sendo q esse torneio na verdade não vale nada,foi feito p/testar jogadoras.Zé entregava as jogadoras desgastadas/contundidas aos clubes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. GP/VNL ainda valem pontuações no ranking, mas enfim.

      Excluir
    2. Ainda bem que ele não foi demitido como você queria, pois depois disso ele ganhou duas olimpíadas.
      Acho o incrível como tem torcedor que se acha melhor que um tri campeão olímpico.
      Ainda bem que o técnico é ele e não você.

      Excluir
    3. Concordo com o Airton.

      Excluir
    4. Me desculpe mas a China em 2004 tinha um superseleção, sob o comando de Kung Fen..

      Excluir
    5. Sim! A seleção chinesa de Atenas 2004 era bem mais forte que a da Rio 2016, por exemplo.

      Excluir
    6. Quem ainda defende o retardado do ZRG , deve ser tão patético como ele. ABUSO de torcedores q vivem de resultados do passado.

      Excluir
  7. Zé está desde 2003 na seleção e o calendário sempre teve vários torneios,porém,ao contrário de Lang Ping e Terzic,Zé sempre sobrecarregou uma PANELA e não dava oportunidades a outras jogadoras.Em 2019,a prioridade é a COPA DO MUNDO q vale 100 pontos no ranking.Depois vem o Pan-Americano q é um evento multi-esportivo e tem mais visibilidade,assim como a Olimpíada.Esse Pré-Olímpico e a Liga não são prioridades.O Brasil se classifica fácil no Pré-Olímpico Sul-Americano contra Peru,Argentina e Colômbia,sem ter necessidade de se preocupar c/Pré-Olímpico Mundial.A Lang Ping manda time diferentes de acordo c/o torneio e,às vezes,nem ela mesmo vai...Terzic também muda o time de acordo c/o torneio.Será q é por isso que China e Sérvia estão nos pódiuns de Olimpíada,Copa do Mundo e Mundial?China e Sérvia tem gerido bem seus elencos de acordo c/os torneios,priorizando o q realmente deve ser priorizado!Acho q Zé já deveria ter dado adeus depois do 24x19!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pan naõ é prioridade já que vai bater com o Pré-Olímpico. Em Lima com certeza seremos representados pela equipe B.

      Não dá pra deixar a classificação pra Tóquio só para janeiro de 2020 contra outros time sul-americanos. Isso tem que ser resolvido já em agosto aqui em BH contra Azerbaijão, Camarões e República Dominicana.

      E novamente: Terzic não muda elenco como Lang Ping.

      Excluir
  8. Mari PB e Zé Panela se detestam, a prova é que ela curtiu a alguns meses uma mensagem minha no insta: "Parabéns Mari, quero vc com a faca nos dentes, principalmente contra o time do paneleiro Zé Corcunda Guimarães". Kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  9. A Júlia tava sem clube. ..foi contratada pelo Brusque ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aquele Brusque ali se refere ao último clube em que ela atuou.

      Excluir
  10. Renova... nem que seja a pulso, mas renova...

    ResponderExcluir
  11. Macris/ Tandara
    Carol/ Carol Gattaz
    Gabi/ Natália
    Léia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Time dos sonhos, para todos nós, torcedores, menos pra lesma do ZRG. Homem insuportável.

      Excluir
    2. Renovação com Carol gataz de 37 anos ?

      Excluir
    3. Ela está jogando bem independente da idade. Centrais mais jovens tbm foram chamadas.

      Excluir
  12. Natália será novamente a capitã. Pelo jeito ela jogará a competição inteira com a Gabi na outra ponta.

    ResponderExcluir
  13. Pois é... é válido todo o R E S P E I T O ao ZGR, técnico tricampeão olímpico... Agora, isto não deve tornar alguém uma "unanimidade eterna" e/ou insubstituível... Sim, tem sido difícil "compreender"/aceitar as decisões dele para o caminho da nossa tão valoroza seleção... Devemos respeitar nossas atletas...contudo, é imprescindível investir em FORMAÇÃO e RENOVAÇÃO das mesmas....ainda figuramos internacionalmente com uma seleção/escola de VÔLEI de nível (e modelo a ser copiado...), sinceramente, NÃO sei ATÉ quando...pelo andar da carruagem....
    Para mim, na minha modéstia visão, atualmente, poucas de nossas jogadoras ESTÃO em nível global...sendo elas: TANDARA, NATÁLIA, GABI, MACRIS, CAROL GATAZ, FÊ GARAI, BRAIT, FABÍOLA, DANI LINS, THAÍSA, FABIANA, WALESKA...e como é notório, algumas atletas que já pediram dispensa e/ou já estão "envelhecendo".... RENOVAR É PRECISO!!! Parece ser uma boa fórmula mesclar "experiência e juventude", dando espaço para as mais jovens terem experiências internacionais, em diferentes campeonatos....e, definitivamente, parar de dizer que atletas depois dos 23 anos ainda são "meninas"...de fato, demorarão mais ainda a amadurecer se só tiverem oportunidade a partir dos 25...Né?!
    Mas, enquanto torcedores, devemos sempre buscar fazer as críticas pelo viés construtivo...pois, afinal, é uma seleção competitiva e o crescimento do esporte que mais desejamos, com certeza!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renovação com Carol gataz de 37 anos e cheia de problema físico?

      Excluir
    2. 'cheia de problema físico'

      Ela tem tendinopatia no joelho e só.

      Excluir
    3. Ela está com 37 anos sim, mas joga melhor do que qualquer central na casa dos 20 e em boa forma. O que o ZRG não pode e não deve é insistir em jogadoras acima dos 30 que não rendam mais como antes.

      Excluir
  14. ZRG tem méritos por tudo que conquistou, porém essas conquistas o cegaram a ponto de não ver o óbvio: é preciso investir em novos talentos! Sua apatia em não mudar jogadoras que não estão fluindo no jogo e deixá-las apenas por nome é irritante. Sem falar que basta uma atleta ser treinada pelo Bernardinho pra ele abraçar (até aí ele é inteligente, porque pra desenvolver atletas o Bernardo é o melhor) a mesma esteja jogando bem ou não, em forma ou contudida. O que mais me assusta é que se ele deixar a seleção provavelmente quem assumirá é o Paulo Cuoco, uma cópia do pior do Zé.

    ResponderExcluir
  15. Pessoal vocês não acham que a Natalia Fernandes do Brasília deveria ser testada na ponta também. É uma jogadora jovem e vendo uns vídeos dela acho que Pode crescer na seleção. O que vocês acham?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)