Thaísa anuncia aposentadoria da Seleção Brasileira

Por Georgia Infante/Ass. Imp. da Thaísa

Após mais de dez anos na seleção brasileira de vôlei, o nome de Thaisa não está na lista de convocadas divulgada nesta quinta-feira (18/4) pelo técnico José Roberto Guimarães. Depois de uma conversa com o treinador, a bicampeã olímpica optou por ficar de fora. Afinal, os últimos dois anos foram vividos com muita intensidade pela atleta que não sabia se voltaria a jogar em alto nível, após a grave lesão no joelho esquerdo. E, ao contrário do que muitos médicos e especialistas previram, Thaisa não só retornou após a cirurgia, como também se destacou na última Superliga. Mas o retorno foi exaustivo e um desgaste mental grande. O momento é de descanso. 

Thaísa pediu dispensa da seleção (Foto: reprodução)


“Hoje eu não penso em voltar para a seleção. Preciso dar um descanso para o meu corpo e a minha mente e poder fazer uma pré-temporada com calma. Quero jogar por mais tempo, o máximo que eu puder. Com o ritmo de seleção, o tempo útil do meu joelho vai diminuir em muitos anos. É uma pegada forte. Hoje jogo e treino normalmente sem problemas, mas o acúmulo de treinos e jogos seria muito ruim para mim. Foi uma escolha minha”, afirmou Thaisa, que ultrapassou a marca dos 1.000 bloqueios na Superliga e foi uma das principais centrais na temporada atuando pelo Hinode Barueri (SP).  

Mesmo estando longe da rotina puxada de seleção brasileira de treinos e das viagens longas e desgastantes, Thaisa aproveita para seguir treinando. “Mesmo estando de férias, já voltei a malhar e estou pegando pesado com personal, para fazer uma excelente pré-temporada. Quero voltar forte. E estou preocupada com o meu fortalecimento muscular. Estando na seleção a gente não consegue. Preciso também do descanso mental, que é o principal”, completou Thaisa, sem revelar o clube brasileiro com o qual acertou para a próxima temporada.

Thaísa revelou conversa com José Roberto (Foto: FIVB)

Comentários

  1. Notícia triste, mas compreensível. Uma das melhores centrais que já passou pela seleção. Muitos elogiam a Walewska, que às vésperas de completar 40 anos, ainda joga um voleibol de alto nível. Se quisesse estaria na seleção até hoje. Mas aí é que entra a sensibilidade do atleta. A Wal se aposentou da seleção aos 28 anos de idade, pegando muita gente de surpresa. O desempenho dela hoje justifica as escolhas do passado. Se não tivesse parado naquele momento, certamente já teria parado de jogar.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por toda alegria que você nos proporcionou na seleção Thaissa.
    Jamais irremos nos esquecer do que ti jogou contra a Rùssia nas olimpiadas de 2012.

    ResponderExcluir
  3. Por favor, a última que sair apague a luz.
    Justamente quando ela estava voltando ao alto nível, mas acho que talvez ela volte pra Tokyo.
    Com as jogadoras que temos agora só não corremos o risco que não irmos para Tokyo, porque as seleções sul-americanas são de um nível baixíssimo. Agora ficar no pódio é quase um sonho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não exagera. A Carol, que é uma central mais nova, está se destacando nesse ciclo olímpico, por exemplo. Temos que respeitar a decisão da Thaísa. A lesão que ela teve naquele clube maldito da Turquia foi muito séria.

      Excluir
    2. Carol é uma jogadora de Superliga que nem altura tem para uma central de nível internacional, sem contar que nem levantar uma bola sabe direito. Mas para agora é uma jogadora necessária.

      Excluir
    3. Nenhuma das atuais Centrais do Brasil, Bia, Caron, Adenizia, Jucy, tem o poder de Definição que Thaissa e Fabiana tem, elas duas na maioria dos jogos pontuavam mais que as Pontas, por exemplo. Essas atuais, principalmente a Bia e Adenizia tem muita dificuldade no ataque, me pergunto qual dessas atuais de poder de definição p Segurar uma Rede de Dois na Seleção, lembrando que nao temos mais a Efetividade da Sheila, para virar aqueles pepinos..

      Excluir
    4. Carol ganhou prêmios internacionais nesse ciclo olímpico. Ela é baixa, mas é rápida no block.

      O que mais preocupa é que não temos uma central boa de china na rede de dois. É impossível que o ZRG insista na Bia pinga pinga.

      Excluir
    5. Meu Pai amado, falar da altura da Carol é besteira, só quem entende de vôlei vai saber o que estou escrevendo, Carol tem a melhor chutada das centrais brasileiras, e ataca na 2 melhor que Bia, além de ser a melhor bloqueadora da seleção, sua estatura não tem nada a ver, ano passado foi preterida pelo Zé, que insistiu em Bia e até hoje não admite que ela não funciona na 2(Bernardinho fez o mesmo no Sesc Rio e se ferrou), Carol tá pronta pra ir pras olimpíadas, quem sabe até treinando mais na 2, porque só temos Bia, Milka e Mayany, só Lara que faz a 2, Carol só não tem mais prêmios pela seleção que Fabiana e Thaisa, além de diversos prêmios nacionais e intenacionais pelos clubes, então falar que a mesma não tem altura é balela, a mesma bloqueia mais que Thaisa e Kakolewska juntas, hehe, olha os pequenos prêmios da menina pela seleção: Melhor central da copa dos campeões de seleções, melhor central sul-americano de seleções, duas vezes melhor bloqueadora do montreux, mvp montreux, mais prêmios que Adenizia e Bia juntas, vai ser essencial pro Brasil esse ano, fato.

      Excluir
    6. Parente da Carol detected, Carol é uma jogadora extremamente limitada fisicamente e tecnicamente, quem dera fosse ao menos ao nível da Adenizia. Até a Bia quando bem fisicamente é melhor opção que essa jogadora de clubes.

      Excluir
    7. CriCri, cadê os fundamentos pra desmerecê-la, ou pra coloca-la abaixo das outras? Sabe nada de vôlei mesmo, colocando Adenízia e até Bia acima da jogadora, não dá nem pra discutir mesmo. Gosto de analisar NÚMEROS E ATUAÇÕES, só nisso você já perdeu no debate, fique aí com as pingadas da Bia, sua péssima china, chutada mediana, é bem superior a Carol mesmo, HAHAHAH, só rindo. Adenízia não chega nem perto das chutadas da Carol, e nem seus prêmios, queria eu ser parente da Carol, mas sou um mero admirador de vôlei qualquer, que não sabe de nada, diferentemente de você.

      Excluir
    8. Carol é bem melhor que a Bia, isso qualquer um percebe. Só falta o ZRG se tocar disso.

      Excluir
  4. Uma das melhores centrais da história. É super compreensível essa decisão dela. Thaisa vai continuar dando alegrias para os torcedores na SL <3

    ResponderExcluir
  5. Jesus, que nuvem negra eu prevejo 🖤😭

    ResponderExcluir
  6. A ausência da Thaísa está explicada. Mas e a da Fabíola? Ela pediu dispensa ano passado, mas será que nunca mais volta pra seleção?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Queria saber também. Não tem sentido algum ver os nomes de Juma, que era reserva e entrou muito pouco durante os jogos e Roberta que fez talvez sua pior temporada depois que virou titular e não ver o nome da Fabíola que fez verdadeiros milagres com a linha de passe desastrosa do Sesi Bauru. Macris está numa fase iluminada, mas sempre que o passe do Minas cai um pouco (não precisa derrubar a linha de passe, basta uma sequência de passes B), o jogo dela se torna comum. Com a linha de passe que teremos na seleção, a presença da Fabíola é mais do que necessária. Outra que também não entendo a ausência é a Mari PB. Não gosto da jogadora, mas fez uma temporada bastante regular pelo Osasco, pela segunda vez consecutiva, segurou o passe e em alguns momentos foi bem no ataque também. Mas enfim, enquanto o Zé Roberto for o técnico serão essas convocações em que raramente os critérios técnicos estarão claros.

      Excluir
    2. Concordo com tudo, Paulo Roberto.

      Excluir
  7. A ausência da Fabiola é estranha, mas talvez não queira mais seleção como a maioria da geração dela.

    ResponderExcluir
  8. Thaisa é uma das maiores maiores jogadoras que o Brasil já viu. Se doou muito pela seleção e ganhou muita coisa. Mais do que merceido esse descanso para que ela continue jogando nos clubes em ato nível.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)