Novara põe fim ao sonho do Scandicci e vai à final contra Conegliano

Siena recebeu um jogo incrível nesta quinta-feira (25), a quarta partida da semifinal entre o anfitrião Scandicci e o Novara. A um passo do sonho, o Scandicci novamente ficou pelo caminho: por 3 sets a 2 (25-16, 21-25, 13-25, 25-21, 21-19) o Novara venceu um jogo incrível contra o rival e se classificou para a decisão contra o Conegliano.

Igor Novara chega a mais uma final do Italiano (Foto: Agil Volley)


Chegou ao fim a série entre dois times muito parecidos. Eu até diria que na teoria o Scandicci é melhor, mas na prática o time não aconteceu. Começando por Malinov e sua temporada altamente irregular. Dias ótimos, bolas ótimas, dias ruins, bolas assustadoras, atípico para uma das maiores promessas italianas. Ela vinha numa fase tão boa, mas seu jogo não encaixou. Hoje por exemplo, forçou uma bola de meio com Stevanovic - como se jogar pelo meio fosse algo que ela faz com constância. Errou precisões em momentos decisivos, complicou a vida da alma do time que é Haak. A sueca também errou, encolheu o braço em um match point, a própria torcida se decepcionou com a atitude. Essa é a diferença que faz a experiência: Vasileva, uma das piores jogadoras da equipe, fechou uma diagonal curta maravilhosa empatando o tie-break. Uma boa levantadora deve sentir isso.

Malinov não fez boa temporada no Scandicci (Foto: Savino Del Bene Volley)


Pior do que Malinov, só Carlini, que hoje deu um match point ao Scandicci jogando uma bola de segunda no meio da rede. Deus me perdoe e os fãs dela também, já que eu lhe perdoo por ver sua distribuição centralizada em Egonu. O nível de sentimento de jogo da americana é muito baixo, usa as pontas quando não deve, força com Egonu quando não deve, com Chirichella lembra até o "entrosamento" pífio de Fabiana e Lloyd no Brasil. Sorte que Egonu é uma "bomber woman" e hoje anotou 38 pontos. É o que se faz com uma levantadora limitada, seja uma oposta incrível. O ganso de ouro de Barbolini é Plak, a ponteira cresceu muito nessa reta final, já que Bartsch segue com seu jogo mediano na outra ponta. Pelo menos a ponteira está com um passe decente, no ataque é uma decepção.

Deixo meus elogios a Bosetti, que jogou a alma no tie-break e a Sansonna, boa líbero, como pede o padrão italiano. No Novara, Veljkovic é outra que segue crescendo, pena que recebe poucas bolas. Aliás, apesar da série emocionante, padrão do leste europeu nesses jogos, pouco uso das meios, quase uma semifinal russa. Com o Conegliano é um pouco diferente, Novara...

Aliás, o outro finalista é o: Conegliano, todo mundo já sabe. As panteras foram de longe o melhor time desse torneio, junto a Busto e Monza. E mesmo assim, o Monza eliminou o Busto e o Conegliano atropelou o Monza com 3 jogos a 0 sob extrema superioridade. 

Conegliano venceu Monza em 3 jogos e já está na final (Foto: Imoco Volley)


A final de 2019 é a mesma de 2018, sem muitas surpresas, é o time do Conegliano sem destaques individuais com o Novara girando em torno de Egonu. A final italiana é a mesma final da Champions, provando que, hoje, a Itália tem os dois melhores times da Europa. O primeiro jogo da final entre os dois times acontece no dia 1º de maio.

Campeonato Italiano - Semifinal (Jogo 4)

MP: Haak (24), Vasileva (14), Bosetti (14) | Egonu (38), Plak (15), Bartsch (12)

Comentários

  1. "A sueca também errou, encolheu o braço em um match point, a própria torcida se decepcionou com a atitude."

    O que aconteceu exatamente? Aqui o link caiu bem na hora do tie, aff.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela largou um levantamento na entrada que não precisava. Alguns foram imprecisão da Malinov mesmo...

      Excluir
    2. Na reta final, digo. Egonu viria de pancada em qualquer bola haha

      Excluir
    3. Por isso sai mais balão que na Capadócia.

      Excluir
  2. Savino merecia o jogo 5 pelo menos. Estava perdendo o tie de 14 a 11 e empatou. Mas o bom é que Egonu vai chegar exausta para as finais. Quero o Cone atropelando o time 'russo' que é o Novara na Lega e na Champions.

    ResponderExcluir
  3. Egonuvara já foi longe demais. Agora vai ser destruído pelo Cone.

    ResponderExcluir
  4. Como a Carlini não tem senso tático nenhum, meu Deus. Os EUA estão mal de levantadoras e arrisco-me a dizer que a Lloyd é a melhor dentre as demais; a Hancock simplesmente sumiu nas semifinais contra o Conegliano e o time foi ladeira abaixo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hancock ainda é melhor que a Lloyd mesmo com as semis contra o Cone.

      Excluir
  5. Eu não acredito simplesmente que perdi esse jogo! Mais se ontem teve um jogo como hoje pode ter outro? Caramba.
    Eu te amo Robin De Kruif você é sensacional mais nessa final vai da Celest Plak e eu venho aqui comemorar essa grande vitória da melhor jogadora negra holandesa da história. Vamos não de pilãoooooooo

    ResponderExcluir
  6. Se Monza e Busto tivessem sido os melhores times do campeonato estariam classificados pra CL, Savino e Novara foram melhores e mereceram estar nas semi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu quis dizer no âmbito coletivo, migs, sem depender de individualidades.

      Excluir
    2. Coletivamente, o Monza e, principalmente, o Busto Arsizio foram os melhores times do campeonato junto ao Conegliano. O Novara é muito (mesmo) dependente de Egonu e o Scadicci de Haak e que eles se preparem, porque isso vai acabar ano que vem (risos).

      Excluir
  7. Qual foi o aproveitamento da Egonu nesse jogo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 43%. De 79 bolas recebidas ela fez 34 pontos.

      Excluir
  8. A final da Champions é entre dois times italianos e a VNL começa apenas 3 dias depois. Assim como no ano passado, a Itália começará bem desfalcada e De Kruijf, Wolosz, Plak, Bartsch e Veljkovic podem integrar as suas respectivas seleções apenas mais pra frente na competição.

    Zhu e Goncharova não devem vir para o Brasil na primeira semana da VNL.

    ResponderExcluir
  9. A Haak estava encolhendo o braço porque recebeu muitas jacas. Quando o levantamento sobrava para qualquer outra jogadora, ela virava. Era só a Malinov levantar para a Haak que era jaca.

    A sorte do Novara é que a Plak voltou a jogar razoavelmente.

    ResponderExcluir
  10. Duas levantadoras pífias. Jogo começou a me dar sono pelo padrão "russo". Torço pelo Novara mas está dificil acompanhar com a Carlinni acabando com as meios. Bom ver que a Plak cresceu nessa reta final, Veljkovic tbm.

    ResponderExcluir
  11. Essa VNL só servirá de laboratorio pras novinhas.
    Só a fase final terão jogadoras do naipe de Zhu, Boskovic, Goncharova e Egonu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zhu, Boskovic e Egonu jogaram várias etapas da fase classificatória da VNL 2018. Isso não vai ser diferente esse ano. Goncharova não deve participar, até pq é difícil a Rússia passar pra fase final.

      Excluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)