Ilchenko e Voronkova frustram dínamos no início das semifinais do Russo

As semifinais do Campeonato Russo começaram de maneira atípica neste sábado (13). Os tradicionais Dínamo Moscow e Dínamo Kazan foram derrotados na primeira partida da série de melhor de três jogos. 

Líder da fase regular, o Moscow decepcionou mais. Em casa, a equipe de Nataliya Goncharova foi derrotada por 3 sets a 2. E olha que o time fez um bom jogo, a oposta fez 27, Havelkova 19 e as centrais juntas fizeram 23, não me lembro inclusive da última vez que vi Lyubushkina marcar 11 pontos. Méritos a Ognjenovic.

Ognjenovic não conseguiu evitar a derrota do Moscow na primeira partida da série semifinal (Foto: VFV)


Mas o Uralochka foi maior. Toda vez que eu falar desse time, comandado por Nikolai Karpol, vou enalter Ksenia Ilchenko (Parubets). Afinal, o sistema de jogo do time é único no mundo dentre as grandes equipes. Ilchenko joga como oposta passadora para que duas opostas atuem nas pontas. Isso faria sentido se as opostas fossem melhores atacantes, mas não são, inclusive Klimets é péssima atacante. 

FAZ TUDO: Ksenia Ilchenko (Parubets) é a principal responsável pelo passe e jogadora que mais recebe bolas no Uralochka (Foto: VFV)


Além de ser a jogadora que mais recebe bolas, Ilchenko ainda é a jogadora que mais recebe saques, 73 dos 95, porque precisa cobrir Garelik no passe. Pelo menos desta vez Garelik jogou e fez 24 pontos, enquanto a oposta que mais recebe saques e levantamentos fez 25, maior pontuadora do time. Klimets conseguiu fazer uma partida mediana com 16 e isso é muito bom para ela.

Menos surpreendente é a vitória do Lokomotiv por 3 a 2 em cima do Kazan. O Kazan montou um time sem nenhuma estrangeira de relevância, sendo que nas últimas temporadas contou com nomes como Del Core, Larson, Mammadova, Vasileva... Agora o gigante se vira como dá, com ponteiras selecionáveis e foi Bavykina a maior pontuadora do time com 18 pontos. Jogando na saída a talentosa Kadochkina fez apenas 13 - na minha opinião, deveria jogar na ponta, livre do passe, porque essa define. 

Kadochkina larga contra bloqueio duplo do Lokomotiv (Foto: VFV)


No Lokomotiv, uma das grandes jogadoras da Rússia na atualidade deu seu show: Voronkova fez 25. Esse post me parece suficiente para dizer que o trio de extremas da Rússia na atualidade deve ser sem dúvidas Goncharova, Voronkova e Ilchenko. A oposta Cleger fez 16 e a boa Kutiukova fez 14. O Lokomotiv é um bom time e me parece favorito nesta disputa, apesar das fracas centrais. 

Agora, o Lokomotiv decide em casa contra o Kazan, enquanto o Moscow tem sérios problemas, já que fará o jogo decisivo em Ecaterimburgo, casa do rival. Os jogos acontecerão no dia 17.

Campeonato Russo - Semifinais (Jogo 1)

MP: Goncharova (27) | Ilchenko (25)

MP: Voronkova (25) | Bavykina (18)

Comentários

  1. Seria ótimo uma final diferente, Uralochka já foi um timão no passado(se não me engano é o time com mais títulos da competição) e não ganha desde 2005. O Lokomotiv montou um time pra tentar título e dentre os seus adversários possa ser que consiga, não vejo times excepcionais e favoritos esse ano, o Moscow pra mim é bom, mas em comparação com o Kaliningrad é bem parecido:opostas que pontuam bem, ponteiras pra mim do mesmo nível, levantadora a Maja é melhor mas a Zivkovic tbm não fica pra trás, as centrais o Moscow leva vantagem pq a Maja faz a diferença.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc colocar Ognjenovic e Zivkovic no mesmo patamar de novo, eu vou passar seu IP para o FBI ir na porta da sua casa com algemas hahaha.

      Eu vejo muitas chances do Lokomotiv ser campeão. No entanto, quando é hora de decisão (no russo, cof, cof) a Goncharova chama a responsabilidade.

      Esse time do Uralochka é muito esquisito... Duas opostas que pontuam menos do que a ponteira de preparação, a Klimets é um peso morto! O Kazan é favorito ao quarto lugar, inclusive.

      Excluir
    2. Zivkovic não é melhor nem que a Antonijevic KKK

      Excluir
    3. Em nenhum momento eu comparei a Maja com a Zivkovic, eu falei que a Zivkovic não é uma levantadora péssima,não fica pra trás pq faz o trabalho dela bem pro time que tem, óbvio que a Maja é a melhor precisa nem falar né.

      Excluir
    4. Apesar que nesse jogo a Maja ousou sem necessidade com as centrais e acabou errando vários levantamentos, e esqueceu a Goncharova nas bolas mais importantes nos finais dos sets. Ela usa muito as centrais, desafogou muito o time,mas a Goncharova é essencial se quiser o título.

      Excluir
  2. Goncharova correndo o risco de perder o único campeonato que ainda ganha... que fase da acomodada de Moscow!

    ResponderExcluir
  3. A Ilchenko deveria dar um tempo da Liga Russa(sei que tem contrato longo com o Uralochka), mas deveria jogar em outras ligas ou até em outros times russos melhores, pra se aprimorar mais, ganhar conhecimento, pra mim é a melhor ponteira russa há anos mas não tem espaço algum na seleção, tem potência, tem habilidade, tem o braço rápido joga com velocidade não sei o que falta, talvez um bom técnico pra enxergar isso pq os últimos russos são péssimos e estão ajudando a afundar cada vez mais o time a nível mundial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela é treinada pelo Karpol no clube e nesse ciclo olímpico tem jogado bastante de titular na seleção russa.

      Excluir
  4. Se vc acompanha a seleção na era Karpol sabe que ele sempre jogou nessa formação, como a oposta sendo a principal passadora do time depois da libero (Sokolova em 2000 e Plontnikova em 2004), a diferença é que na seleção as opostas só atavam bolas de velocidade pelo meio e saída, mas como Klimets é uma oposta canhota, eles jogam no mesmo esquema da seleção russa no Mundial 2010, a oposta atacando duas pela entrada e uma pela saída, com a diferença que Ilchenko recepciona diferente da Gamova.
    Discordo da Garelik e Klimets, a primeira é decima maior pontuadora do campeonato, e recebeu 201 saques, e a segunda tem feito uma ótima temporada bem diferente da ultima, o que acontece é pelo esquema do time ser "diferente" ela não era favorecida no ataque, o time vem se ajustando a canhota que tem recebido bem mais bolas e com condições de ataque.

    ResponderExcluir
  5. Mas quem é a revelação da vez? e aquela jogadora que estava ou estar sendo preparada para sair da praia e desbancar a a Malygina da reserva, será que ela irá mesmo ser convocada para os treinamentos pela RUS. No Granprix boa parte das titulares não irão jogar.

    ResponderExcluir
  6. Eu queria muito ver a Voronkova e a Ilchenko jogando por aqui, especialmente a primeira.

    ResponderExcluir
  7. Que venham russas para o Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No dia 23 de maio elas jogam contra a gente pela VNL. Acredito que Goncha não venha.

      Excluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)