Hisamitsu joga como equipe, segura Kulan e é heptacampeão japonês

O Campeonato Japonês conheceu seu novo campeão neste sábado (13). Aliás, nem tão novo assim, já que o Hisamitsu Springs conseguiu defender seu título conquistando o nacional pela sétima vez.

Hisamitsu Springs comemorou seu sétimo título (Foto: reprodução/HSP)


Mas não foi fácil! Se no primeiro jogo o Hisamitsu fez 3 a 0 (25-21, 25-13, 27-25) até com certa facilidade, o segundo foi bem mais complicado. Não tem muito segredo para jogar contra o rival, Toray Arrows, que é totalmente dependente de sua oposta. Mas se funcionou no primeiro jogo, a azeri Jana Kulan veio no gás nesta partida: foram 50 pontos (47 att + 3 blq). As altas pontuações de atacantes no Japonês vem exatamente pela alta dependência delas.

Jana Kulan fez 50 pontos no jogo e 10 no set extra (Foto: reprodução)


Mas isso é diferente no Hisamitsu. O time combina três boas atacantes de extrema, todas japonesas, com uma central de alto nível, a americana Foluke Akinradewo. O Hisamitsu é mais time e mais completo, foi assim durante toda a temporada. Mas o ímpeto de Kulan deu certo e o Toray levou o jogo por 3 sets a 2 (31-29, 19-25, 23-25, 25-23, 13-15).

O empate na série levou o jogo para um golden set, novo regulamento da final japonesa, idêntico ao da Superliga Brasileira em 2018. Mesmo com Kulan fazendo um grande set, a levantadora Koto brilhou e colocou todas as suas atacantes para jogar. Nomoto e Ishii fizeram 4, Akinradewo 3,  Iwasaka 2 e Shinnabe 1, a união fez a força e levou o Hisamitsu ao título na temporada, final de 25 a 18. 

Hisamitsu precisou de jogo de equipe para parar fúria de Kulan (Foto: reprodução)


O título é o sétimo do Hisamitsu Springs, que também foi campeão em 2002, 2007, 2013, 2014, 2016 e 2018. 

Comentários

  1. A Liga Japonesa é tão sem graça sempre o Hisamitsu vence pq é praticamente a seleção japonesa em quadra, os outros times não existem sem suas estrangeiras e suas pontuações estratosféricas, fico imaginando se compensa ganhar o salário alto de lá mas sair com o físico destruído pq tem jogadoras que chegam a receber 60, 80 bolas por jogo, que absurdo. Isso mostra pra mim que é uma liga fraquíssima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fatos. A Foluke jogando naquela liga flopada é osso. A China tá com um campeonato bem melhor há anos.

      Excluir
  2. O time que vai dar mais trabalho no Pré-Olímpico para o Brasil será o Azerbaijão. Kulan e Polina têm grande poder de ataque e o time azeri vem melhorando, ao contrário do dominicano que estacionou no mesmo lugar nos últimos anos.

    ResponderExcluir
  3. Uma dúvida: a Jana Kulan joga como ponteira e oposta??? Porque no Mundial vi ela jogando de ponteira, mas lembro que na Turquia ela jogava como oposta...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na seleção ela joga de ponteira por causa da Polina. Nos clubes é de oposta.

      Excluir
  4. Pessoas chamando a liga japonesa de "flopada" mds! Claro que o Hisamitsu é um ponto fora da curva, e não tão equilibrado como o italiano, mais estrutura e organização não se dá pra comparar né! De longe a melhor do mundo nesses fatores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A liga japonesa é flopada - assim como a russa - e foi ultrapassada pelo campeonato chinês em termos de relevância há alguns anos. Isso são fatos e não opiniões.

      Excluir
    2. Estou te entendo, a liga chinesa tornou-se maior que a russa, mais a russa não é flopada, pelo menos pra quem gosta de vôlei! Como eu amo, ela é sensacional .

      Excluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)