Dossiê Ranking: comparada a Fofão e Venturini, Macris gerou embate entre Minas e Rio

Chegamos à terceira e última matéria da série especial e EXCLUSIVA do To Fly Volleyball sobre a reunião que definiu o ranqueamento para a Superliga 2019/2020. Na primeira matéria explicitamos como cada representante votou nas dez atletas que compõem o ranking e na segunda listamos outras atletas que foram sugeridas, mas recusadas pelos clubes.

A terceira apresenta um fato curioso, ocorrido ao final da votação: um embate entre Jarbas Soares (Minas) e Hélio Griner (Rio). O motivo? A inclusão da levantadora Macris Carneiro no ranking, proposta por Lizandra Pelizaro (Pinheiros).

Ainda assim, Jarbas votou positivamente para que Macris fosse considerada como jogadora ranqueada. Mas ao final das votações, Jarbas voltou atrás. O representante mineiro concordou que as dez jogadoras são as que apresentam necessidade de ranqueamento, mas ressaltou que Macris nunca teve espaço na seleção brasileira principal. O ex-técnico do clube, no entanto, ponderou que pelo campeonato que Macris faz, é justo que ela seja reconhecida. Porém, propôs que nenhuma das levantadoras, incluindo Dani Lins e Fabíola, ficassem no ranking.

Macris Carneiro foi alvo de discussão entre Jarbas Soares (Minas) e Hélio Griner (Rio) (Foto: Nadine Eyes Photography)


Hélio Griner, do Rio, foi quem retrucou, comparando as habilidades da levantadora a Fernanda Venturini e Fofão, ex-jogadoras consagradas pela seleção brasileira e por clubes na Superliga. Para Griner, atletas que jogaram com Fofão  e com Fernanda Venturini ao longo da carreira, tiveram um desenvolvimento maior. Para o carioca, algumas jogadoras jogam melhor dependendo de quem seja a levantadora.

Segundo as palavras de Griner, "Macris está fazendo algumas atletas do Minas renderem mais do que rendiam nas temporadas anteriores". Assim, as levantadoras deveriam ser consideradas no ranqueamento. Não satisfeito e discordando do colega, Jarbas Soares solicitou que sua proposta fosse colocada em votação, ressaltando que acredita que atletas valem 7 pontos, mas que deveriam ser retiradas da relação do ranking por serem levantadoras.

Griner comparou Macris a Fofão e Venturini, dizendo que algumas levantadoras têm o "poder" de fazer suas atacantes jogarem melhor (Foto: FIVB)


No entanto, Jarbas foi atropelado. Todas as equipes, excedendo o Minas, votaram a favor do ranqueamento de Macris, Dani e Fabíola, vencendo por 8 votos a 1. Assim, foi concluída a votação do ranking e mantidos os dez nomes: Macris, Fabíola, Dani Lins, Tandara, Natália, Fernanda Garay,  Gabi, Thaísa, Fabiana e Tifanny.

Comentários

  1. Não pra entender... Primeiro ele vota a favor da Macris ser rankeada, depois ele pede pra tirar as levantadoras da lista de atletas de sete pontos. Piada, né? Acho que o Minas se arrependeu de ter mandado esse Jarbas como representante. Ela já foi técnico do Minas em anos anteriores, né? Eu acho muito bom a CBV dar esse poder de decisão para os clubes, pois as atletas tem que acatar a decisão ou jogar fora do Brasil, dando oportunidade a novas atletas.

    ResponderExcluir
  2. Quanto exagero com a Macris, certo que é uma boa levantadora, mas ser comparada com Fofão e Venturinni chega a ser ridículo, se fosse por isso, pela superação no GP 2017, Roberta também mereceria os 07 pontos.
    Lógico que Macris merece uma chance na seleção, mas não deve fazer tanta diferença assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ridículo é o seu comentário que beira a inveja e ao recalque em relação à Macris. Não é necessário ser torcedor do Minas para reconhecer o talento da Macris. Aliás todos os representantes dos clubes reconhecem esse enorme talento da Macris que realmente faz a diferença.
      e outra, Macris não tem se destacado em somente uma temporada não! Desde 2013 Macris vem ganhando prêmios de Melhor Levantadora e vem evoluindo cada vez mais.
      Melhor Levantadora do Campeonato Sul-Americano de Clubes de 2019
      Melhor Levantadora do Campeonato Mundial de Clubes de 2018
      Melhor Levantadora do Campeonato Sul-Americano de Clubes de 2018
      Melhor Levantadora da Superliga Brasileira A 2016
      Melhor Levantadora da Superliga Brasileira A 2015
      Melhor Levantadora da Superliga Brasileira A 2014
      Melhor Levantadora da Superliga Brasileira A 2013
      Roberta teve uma temporada incrível quando teve que substituir Courtney Thompson no Rio de Janeiro, mas, depois que começou a trabalhar com Zé Roberto, Roberta parece que parou no tempo.
      Já Macris vem temporada após temporada evoluindo e chegou em nível altíssimo.
      Não torço para o Minas. ,mas negar o talento da Macris é uma heresia!
      Mesmo assim, sou totalmente contra o ranqueamento de qualquer jogadora! Elas tem que ser livres para jogarem onde quiserem!
      O Ranking só serve como punição à jogadora pelo seu talento!

      Excluir
  3. Esse Jarbas do Minas é um tremendo de um idiota! Deu um tiro no pé! Fez uma lambança na votação e,no final das contas, acabou prejudicando a própria Macris!
    Como que o Jarbas sendo do Minas vota para a Macris ser ranqueada? E depois que percebeu a merda que fez quis voltar atrás, mas já era tarde!
    Em relação a:"Macris está fazendo algumas atletas do Minas renderem mais do que rendiam nas temporadas anteriores". É óbvio que CAROL GATTAZ, MARA e MAYANY, jogando com MACRIS estão rendendo o que nunca renderam jogando com outras levantadoras, isso é fato, e mostra o tamanho da categoria de MACRIS!
    Jogando com MACRIS, MAYANY foi eleita a melhor central do Mundial de clubes 2018!
    Jogando com MACRIS, GATTAZ lidera pela segunda temporada consecutiva as estatísticas de melhor atacante da Superliga com 62% de aproveitamento, sendo que as demais concorrentes não chegam sequer aos 60%. Não bastasse isso, Gattaz com Macris foi MVP de Campeonatos Sul-Americanos de Clubes seguidos em 2018 e 2019.
    Mara sempre foi uma excelente bloqueadora, mas era pouco acionada no ataque, quando começou a jogar com Macris, Mara passou a ser mais uma opção de ataque da MACRIS, e não é que MARA vem evoluindo no ataque jogando com Macris! Constantemente Mara chega aos 2 dígitos de pontuação jogando com Macris.
    Então, está claro que Macris gosta e sabe jogar com as centrais e essas jogadoras estão rendendo mais com Macris do que com qualquer outra levantadora que já jogaram.

    ResponderExcluir
  4. O Jarbas votando ou não a favor da inclusão da Macris não faz diferença nenhuma, haja vista que seria voto vencido. TODOS votaram na inclusão dela. Então, não faz diferença.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que faz diferença. O Jarbas é do clube que a Macris joga, portanto deveria defendê-la e não indicá-la para o ranking num primeiro momento. Com Macris, o Minas foi Campeão Sul-Americano e Prata no Campeonato Mundial, o dever do Jarbas era defender a jogadora de seu clube, não a indicando para o ranking, mas ele foi o primeiro a inidcar Macris para o ranking e depois tentou corrigir a merda que fez, piorando ainda mais as coisas, envolvendo Dani Lins e Fabíola no meio. Mesmo que fosse voto vencido, ficou feio para o Jarbas que é do Minas não ter defendido a Macris num primeiro momento para que ela ficasse fora do ranking. E ele não tinha nada que meter Fabíola e Dani Lins no caso da Macris, só serviu para piorar mais ainda as coisas!

      Excluir
    2. Amigo, você acha que a comissão técnica das outras equipes não iam colocar o nome dela na pauta? Lógico que iam, vide à comparação do Hélio Griner com Fofão e Venturini. Lógico que reconheço que o Jarbas, como representante do time de Macris, deveria NO PRIMEIRO MOMENTO defender à atleta. Mas, não foi porque ele a indicou, que os outros representantes não iriam colocar em pauta o MARAVILHOSO desempenho da Macris.

      Excluir
    3. É difícil ter que desenhar para você entender, não é mesmo? Lógico que a Macris seria votada por todos para se tornar 7 pontos. O que eu quis dizer é que o Jarbas sendo do Minas, clube da Macris, poderia não ter dado esse desgosto de ter votado nela para ser ranqueada, entendeu?
      Todos os outros poderiam ter votado na Macris para ser 7 pontos, menos o traíra do Jarbas.
      Pegou mal pra ele, Jarbas, ter votado na Macris para ser 7 pontos.
      Não estou dizendo que foi porque o Jarbas indicou que Macris seria 7 pontos, pois pelo talento dela todos votariam mesmo nela, só estou dizendo que o Jarbas poderia ter sido pelo menos o único que votasse contra a Macris ser 7 pontos, já que ele estava representando o Minas e não ao contrário, votar pra uma jogadora do próprio clube ser 7 pontos!

      Excluir
  5. Ja que estou ranqueando as jogadoras, para que todas as 10 nao fossem prejudicadas no quesito máximo de 2 atletas por equipe. Poderiam, como alternativa, deixar livre a quantidade de atletas por equipe, porem em quadra apenas 2 ranqueadas 7 pontos. desta forma as equipes mais lucrativas terias condições de manter essas atletas no Brasil. Porem revezando-as na titularidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou contra o ranking seja de que jeito for! No masculino, depois de 8 anos seguidos com o Cruzeiro na final dos quais o Cruzeiro ganhou 6 títulos, neste ano, sem ranking, temos a Superliga Masculina mais equilibrada de todos os tempos! Então, se no masculino não tem ranking, qual é o preconceito contra o feminino para se manter esse ranking ridículo? Sou a favor da liberdade de que as jogadoras escolham onde querem jogar sem serem impedidas por rankings abusivos.

      Excluir
  6. Acho que o ranking limita e muito a ação das jogadoras em poder decidir onde querem jogar e também limita bastante os clubes na hora de montar os times. E é engraçado dizer que os clubes devem ter o poder de decidir sendo que 60% dos que votam para a manutenção do ranking não tem condições de pagar as mais bem ranqueadas.

    ResponderExcluir
  7. Acho q a Base principal deveria ser pelo que a Atleta já conseguiu vestindo a Camisa da Seleção,

    ResponderExcluir
  8. Se os próprios técnicos estão falando que por causa da levantadora as jogadoras estão atuando acima da média vou falar o que? Macris merece seleção a uns 2 anos no mínimo.

    ResponderExcluir
  9. Não é de hoje que tenho comentado isso. Tenho certeza absoluta que se não fosse pela Macris, a Gattaz não estaria jogando tudo isso. A maior prova disso é que quando jogava com a Naiane, ela era apenas uma jogadora comum. A Macris já poderia ter estourado há muito tempo no cenário nacional, porém sempre jogava por times mais fracos. Não é possível que não terá uma chance na seleção.

    ResponderExcluir
  10. Eu acho Macris superestimada. Ela é uma excelente levantadora sim, mas não creio que seja a solução para a seleção. A temporada de clubes é bem mais extensa que a de seleção, logo, concordo que Macris, devido a um bom entrosamento, faz com que suas jogadoras consigam render mais. Na seleção, em 2015 e nos outros anos posteriores, Macris não entrava com precisão, não fazia bom jogo, por isso sendo preterida por Roberta. Claro que Macris merece mais chance na seleção, até mesmo pra ganhar mais confiança, mas existem jogadoras de clube e jogadoras de seleção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roberta 400 toques é jogadora de seleção??

      Excluir
    2. Macris não é superestimada nada! Ela é craque, é talentosa, foi eleita melhor levantadora do Mundial de Clubes 2018 e foi eleita 4 vezes melhor levantadora da superliga e 2 vezes melhor levantadora do Sul-Americano. O problema de Macris na seleção é o Zé Roberto que poda a criatividade das jogadoras. Zé Roberto não gosta de levantadoras criativas e ousadas. Foi por isso que ele cortou Fabíola de Londres-2012 e nunca deu reais chances À Macris. Zé Roberto gosta de robotizar as levantadoras, de ficar cantando as jogadas, ele acha que a levantadora tem que ser totalmente submissa a ele, que não deixa a levantadora criar por si só! Por isso que Zé Roberto prefere Dani Lins e Roberta que aceitam ser totalmente submissas a ele, o que não é o caso de Fabíola e Macris que têm vida própria, são levantadoras independentes de mais para o padrão Zé Roberto.

      Excluir
  11. Interessante o pessoal defendendo que o Jarbas deveria defender a Macris de ser elevada a 7 pontos.
    Ué, mas o ranking não é para deixar mais justas as disputas entre os clubes, então parabéns ao Jarbas pela coerência. Olhar somente para o próprio umbigo não condiz com aquilo que se prega em relação ao ranking.
    Mas falando sério, esse ranking é uma briga de lavadeira entre os times, cada um querendo ferrar o outro sem pensar no que é melhor para o produto Superliga. Como tornar a Superliga atrativa sem ter grandes jogadoras por aqui?
    As jogadoras fora do ranking achando bom e com dor de cotovelo em relação às de 7, sem perceber que elas próprias estão sendo prejudicadas, sendo cerceadas de se desenvolverem jogando ao lado de exemplos de atletas, ao mesmo tempo que caso alcancem sucesso terão também a mesma dificuldade de jogar no BR. Ou tendo que ter vida de nômade pipocando de cidade em cidade pq tem sucesso na carreira! Reflitam

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)