Nem mesmo a lendária Kun Feng, campeã e MVP da olimpíada de 2004, conseguiu realizar o que o Beijing Baic Motors conquistou hoje na China. Feng jogou por lá por 11 anos, mas só em 2019 pode aplaudir, de fora das quadras, o inédito: o Beijing é campeão chinês!
Chunlei Zeng abraça a terceira líbero Lin Wang após a vitória na final (Foto: Osports) |
Antes de contar a história do jogo que levou o Beijing ao seu primeiro título, é preciso que falemos um pouco mais da chinesa mais experiente do time de Pequim: a oposta Chunlei Zeng. Também conhecida como Zoe, ela chegou ao time principal do Beijing em 2004, quando tinha 15 anos e durante as últimas 14 temporadas defendeu o time da cidade onde nasceu. Teve uma rápida e infortuna passagem pelo italiano Casalmaggiore em 2017 e retornou para casa. Bateu na trave em 2018, quando jogou ao lado de Yeonkoung Kim, emprestada para o Shanghai após a eliminação de seu time.
O destino foi cruel com Zeng algumas vezes. Em 2016, protagonizou o corte mais injusto de Lang Ping, que preferiu optar por Fangxu Yang e Xiangyu Gong na Olimpíada do Rio, onde as duas opostas fracassaram e Changning Zhang precisou assumir a saída a partir do jogo contra o Brasil. Em 2017, Ping voltou a convocar Zoe e humildemente ela voltou a defender a seleção. Se a injustiça não pode ser corrigida, o tempo fez questão de dar a ela a chance de realizar um sonho. Em entrevista à tv, Zeng, que foi decisiva para a virada no segundo jogo contra o Tianjin, relatou que seu sonho era ser campeã da Liga Chinesa. Chegou o dia, Zoe!
A felicidade de Chunlei Zeng (ao centro) no lugar mais alto do pódio do Campeonato Chinês (Foto: Sina/Osports) |
O último jogo
O técnico Jianzhang foi sensato e retornou com o mesmo time que venceu o Tianjin na primeira partida, com Rachel Rourke e Xiaotong Liu como titulares - no segundo jogo, Zeng e Ren tiveram que substituir as duas. E Ding não economizou, encheu as atacantes de bolas e elas corresponderam - Rourke fez 26 pontos e Liu 19. O Tianjin, totalmente dependente de Yingying Li, viu mais um jogo fraco de suas extremas que não conseguiram ajudar a ponta que está machucada e nitidamente cansada. Li fez 24 pontos, seguida da central Yixin Zheng com 24 (Zheng é a melhor central chinesa na atualidade). O Beijing venceu a partida em casa por 3 sets a 1 (25/21, 25/15, 20/25, 25/20), fechando a série em 3 jogos a 0.
Beijing fechou a série por 3 sets a 0 (Foto: Sina/Osports) |
Venceu o melhor, venceu o time mais completo. O Beijing saiu da primeira fase invicto e com o ranking zerado (o que é injusto) sofreu na segunda, mas saiu como segundo colocado. Empurrou para o bronze o poderoso Shanghai, vice-campeão de 2018, e derrotou o ex-campeão na final com autonomia. Uma curiosidade é que duas alterações foram feitas durante a temporada: Rourke assumiu a titularidade no lugar de Zeng e a americana Kingdon acabou no banco para Jin devido ao limite de estrangeiras.
Em temporada de sacrifícios, Yingying Li chorou copiosamente após derrota (Foto: Sina/Osports) |
Beijing Baic Motors - Campeão Chinês (1º título)
Rachel Rourke, Chunlei Zeng, Madison Kingdon, Xiaotong Liu, Kaiyi Ren, Mengyao Liu, Ye Jin, Kailu Zhang, TeTori Dixon, Xin-tong Chen, Long Chen, Wenjing Sun, Ruige Guan, Xinrui Liu, Lyuchang Lui, Yu Zhang, Weiwei Li, Yang Xiao, Jiayi Huang, Lin Wang, Xia Ding* e Mengjie Wang*.. Técnico: Jianzhang Zhang.
*jogadoras emprestadas a partir da semifinal
Beijing Baic Motors (Foto: Sina/Osports) |
Classificação Final - Campeonato Chinês 2019/2020
- Beijing Baic Motors
- Tianjin Bohai
- Shanghai Ubey
- Jiangsu Zenith
- Liaoning Sanseng
- Shandong S. Lottery
- Guangdong Evergrande
- Fujian Anxi
- Bayi Nanchang
- Henan Silver
- Zejhiang Jiashan
- Yunnan University
- Sichuan Volleyball
- Hebei Volleyball
Zheng a melhor central chinesa? Oi?
ResponderExcluirYuan estava lesionada grande parte do campeonato, assim como a Yan. Ambas praticamente nn jogaram o chinês.
As duas formam a melhor dupla de centrais do mundo, completissimas .
Acho que vc deu uma exagerada. Poderia ter dito que ela é a melhor central do campeonato, mas da China?
Discordo plenamente
Na atualidade é, Rafael. A Zheng foi a sexta maior pontuadora do campeonato com 338 pontos e teve o segundo melhor número de pontos por set, atrás apenas da Li.
ExcluirFoi a Zheng que fez 28 pontos ainda pelo Fujian contra o Zhejiang (time do Mundial 2018) que era favorito à quarta vaga para a segunda fase do Chinês e foi eliminado pelo Fujian, que é um time muito fraco. As extremas do Zhejiang que são selecionáveis, Zhu YZ e Jing Li, fizeram 11 CADA.
E acho que vc deu uma exagerada quando disse que as duas são a melhor dupla de centrais do mundo, mesmo porque a Ding nem usa tanto o meio como era característica da Feng ou da Wei. Sem contar que a Sérvia tem Rasic-Veljkovic, os EUA tem Akinradewo-Adams...
Gosto muito da Yuan e amo a Ni Yan. A segunda, ao meu ver, é a melhor central da China e uma das melhores a nível mundial. A Yuan, no entanto, tem tudo pra ser a melhor, só precisa ainda ser mais definidora no ataque, suas bolas são um pouco lentas e defensáveis. Quero ver essa Zheng na seleção urgente.
ExcluirOi? A Ding nn usa as meios?
ExcluirDesculpa, mas acho que nn acompanhou o Mundial então. Ding usou e abusou da Yan e Yuan, tanto que na semi contra a Itália, juntas fizeram quase 40 pontos.
Pra mim vc está completamente equivocado
Rafael, acho que vc é quem precisa rever o Mundial. Ok, nesse jogo a Ding usou bastante da Yan e da Yuan. Sabe por que? Porque a China já havia perdido para a Itália na fase classificatória, com a Yan fazendo 11 pontos de ataque e a Yuan 6.
ExcluirOutro motivo é que a linha defensiva da Itália é uma das, senão a melhor do mundo. Bosetti e De Gennaro varrem o fundo. E vc sabe, sempre comentamos isso, como a De Gennaro para a Zhu. Sem contar que a Zhang não estava 100% ofensivamente e como vc tb sabe, as opostas na China são jogadoras de preparação. Vc pode perceber uma movimentação semelhante na final olímpica e durante toda a LNV, por exemplo.
Eu não disse que ela não usa o meio, disse que ela não o faz como Feng, que tinha a china como bola de segurança e a Wei acelerando para a Xue (sdds, Xue). Eu disse que não vejo isso como característica principal dela e nunca foi assim por clubes também.
A Yingying Li é uma vencedora, fico muito triste por ela. Mas o tempo é o melhor remédio, espero que ela ainda tenha muitas conquistas tanto em clubes quanto pela seleção, ela merece.
ResponderExcluirCadê a MVP da temporada, e as estatísticas quem foram as maiores: pontuadoras, atacante, bloqueadoras,sacadoras,levantadora?
ResponderExcluirEu vi no instagram da Dixon que ela foi a MVP do Chinês KKK. WTF?
Excluirhttps://www.instagram.com/p/Buy5p0cBedx/
É a quarta foto.
Se vc achar, me mostre.
ExcluirA Dixon não foi MVP da liga, foi MVP do jogo.
Na foto da Dixon a maior parte do cartaz que ela tá segurando está escrito em mandarim. Logo, não consegui compreender se o MVP se referia ao jogo ou à liga.
ExcluirExagero dizer que são as melhores centrais do mundo. Esqueceu que tem Rasic, Akinradewo, Eda Ardem... ?!
ResponderExcluirFabiana quando quer é melhor que qualquer uma dessas.
Excluir"Exagero dizer que são as melhores centrais do mundo." Você está se referindo à Yuan e a Yan Ni? Concordo.
ExcluirAs duas melhores centrais do mundo atualmente são Akirandewo e Rasic, sem mais.
ExcluirCompletam o top 5: Eda, Yuan e Yan.
Akin só ataque ultimamente, pq block... E não dá pra entender pq ela e a Miha se escondem naquela liga japonesa mediana. Até o Chinês já está mais competitivo.
ExcluirEu tiraria a Yuan desse top 5 e colocaria a Robin de Kruijf. Ela ataca muito bem e tem bom block.
Fabiana por muito tempo foi a melhor do mundo agora ela tá em fim de carreira.
ResponderExcluirUhum...
ExcluirAssim como a Kim da Coreia do Sul. Infelizmente, o tempo é curto e cruel na vida de um atleta.
Excluir"Chunlei Zeng abraça a terceira líbero Lin Wang após a vitória na final." A terceira líbero usa o uniforme igual ao das demais atletas como se fosse uma ponteira?
ResponderExcluirSiiim, porque só podem ser inscritas duas líberos por partida, que são a Wang MJ e a outra que esqueci o nome. A Lin Wang é como a Georgia.
ExcluirImaginei que fosse isso!
ExcluirTime dos sonhos atualmente:
ResponderExcluirO: Egonu
Lv: Macris
P: Zhu e Larson
C:Rasic e Akirandewo
Lb: De Genaro
Me julguem :*
Ai MVP, eu só discordo sobre a central. Akinradewo não me convence mais do que a Erdem atualmente.
ExcluirMds, vcs vão me xingar, mas acho a Rasic meio superestimada hahaha. Não temos mais centrais como tivemos no passado Fabiana, Thaísa, Akinradewo, Poljak, Furst...
Pensando por esse lado, a Erdem tá bem mais efetiva do que a Akin, realmente.
ExcluirRasic sempre foi favorecida nas premiações da FIVB, aff. Ela é boa, mas superestimada sim.
"Não temos mais centrais como tivemos no passado Fabiana, Thaísa, Akinradewo, Poljak, Furst..." Fato! Poder contar com Fabiana e Thaísa no auge jogando juntas na seleção durante anos foi um privilégio para o Brasil.
Eu trocaria apenas Egonu pela Boskovic por ter mais equilíbrio nos momentos de decisão. Considerando a chicleteira como ponteira de composição e a Akin na rede de dois, esse time é excelente.
ResponderExcluirResposta ao comentário anterior da 'Zhu TheMonha' KKK.
ExcluirConsiderando dupla de centrais em suas seleções vejo a Sérvia mais forte nesse quesito. Além de ter Rasic e Velkovit tem a Stevanovit, reserva à altura. China e EUA vem logo atrás, mas sem abismos. Brasil comparado a isso atualmente dá até dó.
ResponderExcluirFatos. E olha que central é a posição que o Brasil tem mais opções de atletas haha \:
ExcluirQueria ver a Alhassan na mão do Bernardinho, ela ataca a 3,44, é uma joia que o Karch não está valorizando aparentemente
Excluir