Aprilia Manganang: a história de preconceito e acusações contra uma estrela indonésia

O voleibol é um esporte crescente na Indonésia e sua liga batalha para ser uma das maiores do continente. Por lá já passaram nomes como Marianne Steinbrecher, Yimei Wang e Bethania De La Cruz. Mas quando o assunto é seleção, a Indonésia ainda precisa caminhar muito. Recentemente a equipe nacional foi rebaixada para o 117º lugar do ranking da FIVB, atrás de países mais carentes como Haiti e Cabo Verde. 

Ainda que o nível de voleibol seja mais limitado, uma jogadora se destaca na seleção. Com 1m70 e 26 anos, Aprilia Manganang é a sensação do país! Jogadora do Jakarta Electric, a ponteira é definidora, com média superior a 22 pontos por jogo. Mas infelizmente não foi o nível de voleibol de Aprilia que chamou a atenção no continente e sim um fato medonho: o preconceito com sua aparência.

Aprilia Manganang defende a seleção da Indonésia desde 2014 (Foto: reprodução)


Em 2015, quando foi convocada para representar a Indonésia nos Jogos do Sudeste Asiático em Singapura, Aprilia recebeu uma acusação completamente ridícula da Federação Filipina de Voleibol: Aprilia seria homem. Não, não é brincadeira. As Filipinas protocolaram contestação junto ao comitê dos Jogos, exigindo que Aprilia fosse impedida de jogar. O pedido foi endossado por mais dois países, Malásia e Vietnã.

Na ocasião, o técnico da seleção Filipina, Roger Gorayeb, deu entrevista preconceituosa à agência Reuters. "Quando você vê pessoalmente, realmente ele é um homem. Fiquei assustado. Ele usa uniforme masculino, é musculoso e tem bigode. Não, não é brincadeira", disse o técnico.

Mas Aprilia não é um homem, uma mulher transexual ou hermafrodita, a jogadora apresenta características de uma mulher intersexual. A intersexualidade não tem nada tem a ver com orientação sexual ou transição de gênero. Intersexualidade é uma condição em que uma pessoa tem características do gênero oposto destacadas e com certeza as Filipinas não sabiam disso. Manganang já havia recebido aval da Confederação Asiática (AVC), braço da FIVB, quando disputou o qualificatório para o mundial em 2014. Então, do que as Filipinas reclamavam?

Aprilia ataca contra bloqueio triplo das Filipinas; Indonésia venceu confronto por 3x0 (Foto: Spin Ph.)


O pedido dos três países foi negado pelo comitê dos jogos, Aprilia foi inscrita e atuou pela Indonésia, vencendo as Filipinas por 3 sets a 0 na competição, como a maior pontuadora. Mesmo assim, naquele 2015 Aprilia viveu mais um momento triste: da arquibancada soavam gritos de "lésbica", "macho", "oportunista". Manganang foi exposta na seleção, dentro de quadra e por parte da mídia que questionava seu gênero.

O preconceito não é novidade para a atacante. "Eu passei por exames de gênero muitas vezes, tanto na minha carreira anterior no atletismo, como agora no vôlei e não tive medo de ser testada novamente. Eu sempre estive pronta. Eu não estou errada", disse a jogadora. "Isso realmente me deu mais garra para jogar. Tornou-se uma motivação para mim, um sentimento de que eu não deveria desistir. Eu tenho que seguir em frente porque há muitas pessoas me apoiando. Isso me estimulou a provar que não estou errada", disse Aprilia Manganang.

Em 2016, Manganang foi às Filipinas, país cuja torcida protagonizou os xingamentos durante os Jogos. Um grupo esperava especificamente por ela no aeroporto. Com gritos e cartazes, Manganang se surpreendeu: era o Fã Clube de Aprilia nas Filipinas. "Estou muito feliz porque eles torceram por mim. Estou muito feliz porque os filipinos são muito simpáticos e amigáveis. Eu realmente não esperava que fosse assim", disse a indonésia. Talvez o preconceito contra Aprilia ainda esteja longe de acabar - mas já estamos em dias melhores.

Fãs recebem Manganang em ginásio nas Filipinas (Foto: reprodução)

Comentários

  1. Ela é uma mulher! Sempre falei sobre ela aqui, e você prometeu um dia estudar e falar sobre ela, e agora cumpriu. Ela é intersexual, antigamente conhecida como hermafrodita(que hoje só é usado para designar animais), Aprilia não é trans como muitos pensam, assim como a Tiffanny é. A Aprilia nasceu mulher mas tem a aparência de um homem, exatamente por conta de nascer com os dois cromossomos. O seu alto nível de voleibol impressiona, o que faz com que as pessoas a julguem pela aparência. Ainda acredito que ela vai ganhar o mundo, pq voleibol tem de sobra,e pontua muito, exatamente o que as equipes buscam. É uma história muito interessante e acima de tudo de luta, de nunca desisitir do seu sonho e sempre provando que não está errada. O erro não está nela e sim nos que a julgam.

    ResponderExcluir
  2. A INDINÉSIA com atacantes de 1,70m nunca terão destaque internacional. A INDONÉSIA consegue ter jogadoras mais baixas que JAPÃO E TAILÂNDIA!

    ResponderExcluir
  3. Só não gostei de uma coisa, eu não aceito quando se esquecem da divissima Logan Tom que jogou na Indonésia também(espero que eu não esteja errado) de qualquer forma, boa sorte à ela, Filipinas tem a grande Alyssa Valdez e ainda chora.

    ResponderExcluir
  4. Inclusive, na Europa há muita busca por mulheres intersexuais. Aumentando o interesse por elas. Muitos homens estão querendo manter relações com elas. Pagam se muito mais do que as mais requintadas; sofisticadas e femininas transformistas. Há produtoras de videos nos Estados Unidos pagando cifras altas para estas mulheres com a aparência masculinas fazerem videos com homens. Essa jogadora de vôlei é mulher mesmo, porém tem aspecto masculino. Mas isso não é problema nenhum. Espero que ela seja contratada por clubs da Itália. Porque é na Itália que o babado é fortíssimo!!! vejam o italiano no BBB.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha maravilhosa!
      Pra mim isso tudo aqui é ferveção.
      Eu moro na Itália há 03 anos. Tá vendo isso daqui: três salários minimos na minha cabeça!

      Excluir
  5. Zhu me fala mais de suas amigas na itália. Como é viver ai? Hoje a tarde o italiano do BBB arrasou!! As meninas do Reality vestiram o italiano de mulher e ele caiu na brincadeira e fez comentários daquele lado que desconfiamos e sabemos dos homens italianos. Depois ele - Mezzetti - colocou um maiô, ele tem um bb muito feminino - palavras dele mesmo. Conta mas ! A itália deve ser show!!

    ResponderExcluir
  6. Tô passado que um post lindo desse falando sobre vôlei, pessoas venham pra falar de BBB...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)