O dono das Américas: Minas é campeão sul-americano e garante vaga no Mundial 2019

Pode parecer formalidade dizer que o Minas é o melhor time das Américas devido ao título do Sul-Americano conquistado ontem (23), mas não: eu realmente considero que, hoje, o Itambé Minas é o melhor clube do continente. E as provas estão aí: vice-campeão mundial (perdeu a final para um europeu, então...), campeão da Copa do Brasil, líder da liga nacional e agora bicampeão sul-americano.

Itambé Minas é Campeão Sul-Americano de 2019 (Foto: Orlando Bento/MTC)


Belo Horizonte recebeu nesta semana o torneio entre cinco clubes: o Minas, seu arquirrival Dentil Praia Clube, os argentinos San Lorenzo e Boca Juniors e o boliviano Olympic. Claro, todo mundo sabia que o título ficaria entre os brasileiros, mas a gente não esperava que fosse tão fácil. O Minas bateu o Praia por 3 sets a 0 (25/21, 25/16 e 26/24). O título foi o quarto da equipe no Campeonato Sul-Americano (1999, 2000, 2018 e 2019) coincidentemente o segundo de forma consecutiva.

Credito o sucesso do Minas a dois nomes: Stefanno Lavarini e Macris Carneiro. Desde que o italiano chegou ao time, o Minas mudou completamente de ideologia. Macris é um show à parte, como essa mulher ainda consegue fintar o bloqueio de um time contra o qual já jogou três vezes na temporada e que a conhece há mais de uma temporada? Consegue. Bruna comandou a vitória com 13 pontos, seguida de Natália com 12.

Minas passou por Praia com facilidade (Foto:Orlando Bento/MTC)


Do lado do Praia, Paulo Cocco no mínimo está perdido. Carli Lloyd é a decepção da temporada, talvez a lesão na mão tenha a atrapalhado, mas a americana não tá jogando nada e tá dando muita saudade de Claudinha ao torcedor praiano. Michelle também atuou mal e revezou com Rosamaria, enquanto eu teria dado uma chance a Ellen. O ataque do Praia foi mal, a distribuição também e nem Fawcett segurou o rojão. O jogo só melhorou com a entrada da levantadora Ananda, que eu já deixaria de titular.

O Minas é ainda um grande defensor, tem uma ótima linha de passe, uma levantadora veloz e meios que definem, aliás, Mara vive um ótimo momento! Atualmente o Minas está gigante e voltará à China em 2019 para disputar o Mundial de Clubes em Ningbo, na China, em dezembro deste ano. Na disputa do bronze do Sul-Americano, o San Lorenzo venceu o Boca Juniors e o Olympic terminou em quinto.

Seleção do Campeonato

MVP: Carol Gattaz (Minas)
Melhor Oposta: Bruna Honório (Minas)
Melhor Levantadora: Macris Carneiro (Minas)
Melhores Ponteiras: Gabi Guimarães (Minas) e Fernanda Garay (Praia)
Melhores Centrais: Fabiana Claudino (Praia) e Bianca Faridad (San Lorenzo)
Melhor Líbero: Léia Silva (Minas)

Classificação Final


  1. Minas (BRA)
  2. Praia Clube (BRA)
  3. San Lorenzo (ARG)
  4. Boca Juniors (ARG)
  5. Club Olympic (BOL)
Seleção do Sul-Americano (Foto: Orlando Bento/MTC)

Comentários

  1. Italiano na Coréia, Natália no Novara e Gabi no Vakif. Acho q o Minas não mostrará resistência no próximo Mundial. A solução é manter a base e contratarem duas ponteiras estrangeiras do mesmo nível de Gabi e Natália, Minas terá que abrir os cofres.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lavarini disse que quer ficar no Minas.
      Gabi deve ficar e aposto dizer que Natália também fique.
      Se renovar com todas o Minas só precisa de uma oposta melhor que Bruna.

      Excluir
    2. A Gabi no vakif, no meu lugar?
      Mãe fada lang ping ordenou e estou a ir pra China me preparar para a toquio2020. Seremos campeãs na casa das nanicas! #bjus da mvp :*

      Excluir
    3. Do jeito que Carol Gataz tá jogando o Minas precisa só dela e Macris , kkkkkk
      Tá jogando muito Gataz parabéns pra você, e pro meu Minas.

      Excluir
    4. Acho que a Gattaz só joga bem Superliga, fez um Mundial bem fraco, sendo ofuscada pela principiante Mayany. Seria ótimo ver a Gattaz esse ano na seleção, para termos uma real visão do seu voleibol internacionalmente.
      Impossível o italiano continuar no Minas, logisticamente e a Federação Coreana não permitiria dividi-lo com algum clube.
      Gabi pode até ficar, mas Natalia já confessou ao Voloch que jogará a próxima temporada na Europa, Sheilla seria uma ótima opção para o Minas. Aguardemos os próximos capítulos.

      Excluir
  2. Revoltante será ver a Macris preterida na seleção pela Dani e pela Roberta. Lamentável!

    ResponderExcluir
  3. Sem contar que os times italianos estao de olho na Macris também.

    ResponderExcluir
  4. Macris em ótima fase! Uma pena que uma jogadora em ótimo nível técnico seja preterida na seleção brasileira, assim como a Camila Brait.

    ResponderExcluir
  5. Meu Minas campeão de novo! Quanta alegria! Atropelando as areianas. Pro mundial tem que reforçar se Gabi, Natália e Macris não ficarem. Eu também chamaria uma oposta mais definidora do que a Bruna, que tem feito ótimos jogos mas não segura a nível mundial.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)