Aos 15 anos, Kadochkina comanda Kazan em vitória sobre o Moscow no Russo

Final de semana de grande clássico na Rússia, encontro dos gigantes Dínamo Moscow e Dínamo Kazan. Em momentos distintos, o Moscow é líder, favorito ao título e tem um grande elenco reforçado por Maja Ognjenovic e Helena Havelkova. Do outro lado, o Kazan, que vive uma fase singular, com redução de investimentos e aposta em um plantel mais modesto, com só uma estrangeira, a pouco conhecida Sonya Mikiskova.

Mas clássico nunca tem favoritos, nós sabemos. Prova disso é que o Kazan derrotou ontem (19) o Moscow por 3 sets a 1 (20:25, 25:22, 25:19, 25:20). E quem comandou a vitória foi um nome pouco esperado até o início desta temporada: a ponta-oposta Tatyana Kadochkina. Nós já falamos dela aqui, mas não custa repetir que ela é a sensação do voleibol feminino na Rússia e a grande promessa do país. Kadochkina tem 15 anos e 1m92 e foi a maior pontuadora do Kazan com 17 pontos. Com certa dificuldade no passe, a menina reveza a saída com a selecionável Kotivoka. O jogo teve ainda uma ótima atuação de Startseva e o brilho absoluto de Bavykina, dona de 17 pontos com 52% de aproveitamento em ataques.

Tatyana Kadochkina foi a maior pontuadora do Kazan no jogo (Foto: Roman Kruchinin)


No Moscow, uma boa explicação: Ognjenovic não atuou. O clube não informou especificamente o que tem a sérvia, mas aparentemente está afastada por motivo de saúde desde o início do mês., quando Sheshenina assumiu a titularidade. O Moscow errou mais e sofreu com a inconstância de Havelkova. Com um passe inferior, as meios jogaram mal, mas Goncharova ainda foi a maior pontuadora do jogo com 23 pontos.

Goncharova teve boa atuação, mas não conseguiu evitar derrota do Moscow (Foto: Roman Kruchinin)


A vitória colocou o Kazan na terceira posição e derrubou o Moscow da liderança, já que o Lokomotiv venceu o Uralochka com facilidade. No entanto, as moscovitas têm um jogo a menos. Confira a classificação atual:

Campeonato Russo - Classificação 

  1. Lokomotiv Kaliningrad - 32 pts
  2. Dínamo Moscow - 29 pts *
  3. Dínamo Kazan - 29 pts
  4. Uralochka NTMK - 27 pts
  5. Yenisei Krasnoyarsk - 25 pts
  6. Dínamo Krasnodar - 20 pts
  7. Zarechie Odintsovo - 16 pts *
  8. Yuzhno-Sakhalinsk - 16 pts
  9. Lenningradka - 13 pts *
  10. Michanska Minsk - 13 pts *
  11. Dínamo Metar - 2 pts *
  12. Próton Saratov - 2 pts *
* Um jogo a menos

Com um jogo a mais que o Moscow, Lokomotiv de Iuliia Kutiukova assumiu a liderança do campeonato (Foto: VFV)

Comentários

  1. Quando eu vejo a Sheshina me lembro de Atenas 2004 por dois motivos:
    O primeiro contra o Brasil enquanto a Venturini fazia seus shows no levantamento, ela só mandava jacas para Sokolova e mesmo assim è vice campeã olimpica e campeã mundial.
    E o segundo foi o Karpol fazer ela chorar muito no jogo contra a Coreia do Sul.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sheshenina era muito jovem. Era nada mais nada menos que a titular numa seleção como a RÙSSIA! e estava sob o comando do Karpol - ela realmente foi a culpada de derrotas nas olimpíadas de 2008 - quando a RUS era a favorita e perderam para a China devidos a erros da levantadora Sheshenina. Na partida decisiva contra as atuais campeãs olimpicas naquele ano: A China, a Sheshenina cometeu erros - em quadra estavam Gamova; Sokolova; Godina e a central Tchichenhko - um timaço - mas com uma levantadora assustada e pressionada! Em 2004 ao vivo - ela foi as lagrimas diante da pressão! Mas triunfaram diante do Brasil na semifinal. Hoje o nível de Sheshenina supera ao dos 2 ciclos olímpicos em que ela foi titular.

      Excluir
  2. Neste link; as russas venceram um torneio na Europa. Há uma jogadora altissima - nº 17 ela é a Tatyana Kadochkina ? Esta jogadora da foto é muito alta e parece ter menos de 18 anos. Parece que vem aí uma grande geração de jogadoras russas!!

    http://www.eevza.eu/ru/Russia-secure-EEVZA-U16-Women%E2%80%99s-Championship-gold-on-home-soil/t1/news/t2/1431

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse foi o Campeonato do Leste Europeu Sub16, disputado entre Letônia, Bielorrússia e Estônia. As russas foram campeãs invictas, perdendo apenas um set para as bielorrussas.

      A nº 17, em destaque na foto, é a Kadochkina. Segundo a VFV e a CEV ela tem 1m90 - um fato é que ela está crescendo. Inclusive ela foi eleita MVP dessa competição.

      Excluir
  3. Essa aí promete! Ela, Voronkova, Goncharova e uma levantadora boa podem levar a Rússia de volta ao top 3 mundial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueceu a Kosheleva com tudo na superliga

      Excluir
    2. Sejamos sinceros: Kosheleva ou Goncharova, as duas não dá, a Kosheleva não passa. Ao meu ver, a formação ideal para a Rússia nas extremas hoje é com Ilchenko, Voronkova e Goncharova.

      Excluir
  4. Alguém sabe o link deste jogo? essa garota tem potencial, mas n acho que ela irá pular direto para a seleção Russa. este ano tem Mundiais das categorias de base. A Gamova é uma das coordenadoras desta geração que já ganhou o europeu e seguem para o Mundial. De olho nelas!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)