Sem surpresas, semifinal do Mundial de Clubes será entre turcos e brasileiros

Não é surpresa para ninguém: os quatro maiores clubes do Mundial de Clubes estão nas semifinais. Os turcos e os brasileiros têm duas vitórias cada um e decidem a liderança de seus grupos nesta sexta-feira (07).

Em um grupo mais fácil Praia Clube e Eczacibasi seguem sem perder sets na competição. O Praia bateu ontem (05) o frágil Altay, do Cazaquistão, por 3 sets a 0 (25-14, 25-16, 25-17). As brasileiras tiveram o comando ofensivo de Nicole Fawcett, dona de 19 pontos na partida. Um número curioso é que Michelle Pavão (1m78) fez 4 pontos de bloqueio. As cazaques são bem limitadas e a ponteira Sana Anarkulova foi a maior pontuadora do time com 11 pontos.

Praia Clube venceu Altay sem dificuldades (Foto: FIVB)


Mas quem lidera o Grupo B é o gigante turco Eczacibasi Vitra. As tigresas garantiram a vaga na próxima etapa batendo o Supreme Chonburi por 3 sets a 0 (25-15, 25-11, 25-17). Com time titular, as turcas foram totalmente superiores na partida, em todos os fundamentos e Tijana Boskovic foi a maior pontuadora do jogo com 16 pontos. Pelo Chonburi, a selecionável tailandesa Wipawee Srithong fez 11. Assim como o Praia, o Eczacibasi ainda não perdeu sets no campeonato.

RIVAIS HISTÓRICAS: conhecidas continentais, Kim supera o bloqueio de Thinkaow na vitória do Eczacibasi (Foto: FIVB)

Caminho um pouco mais árduo faz o Minas Tênis Clube. Além de ter ido ao tie-break na estreia, o time ainda deu uma tropeçada no segundo set contra o anfitrião Zhejiang, vencendo por 3 a 1 (25-12, 21-25, 25-10, 25-17). Não que as chinesas tenham feito um grande jogo, mas, mais uma vez, o Minas errou muito. Foram 25 erros na partida, um set todo dado ao Zhejiang, que errou menos do que as brasileiras. Yanhan Liu fez até uma partida melhor do que na estreia, maior pontuadora de seu time com 11 pontos, mas o Zhejiang conheceu o ápice do jogo de Gabi: a ponteira fez 28 pontos, 57% de aproveitamento em ataques. Bruna e Gattaz tiveram atuações abaixo do normal e Natália foi só estável. Gabi foi grandiosa pelo Minas!

Gabi foi o destaque do Minas na vitória contra o Zhejiang (Foto: FIVB)

O teste de fogo do Minas será contra o Vakifbank, que passou fácil pelos dois rivais e também não perdeu sets na competição (leia mais). Portanto, os quatro semifinalistas estão definidos: Vakifbank, Minas, Eczacibasi e Praia Clube. Confira a classificação do Mundial:

Mundial de Clubes 

MP: Fawcett (19), Garay (14) | Anarkulova (11), Mammadova (10)

MP: Boskovic (16), Kim (13) | Srithong (11), Apinyapong (6)

MP: Gabi (28), Mara e Natália (11) | Liu (11), Zhu (8)

Vakifbank 3 x 0 Volero Le Cannet (25-21, 25-15, 25-17)
MP: Zhu (23), Karakurt (16) | Bjelica (15), Unternaher (8)

Classificação

Grupo A
  1. Vakifbank - 2 vitórias, 6 pontos
  2. Minas - 2 vitórias, 5 pontos
  3. Volero - 0 vitórias, 1 ponto
  4. Zhejiang - 0 vitórias, 0 pontos
Grupo B
  1. Eczacibasi - 2 vitórias, 6 pontos
  2. Praia Clube - 2 vitórias, 6 pontos
  3. Chonburi - 0 vitórias, 0 pontos
  4. Altay - 0 vitórias, 0 pontos
Vakifbank lidera Grupo A sem perder sets (Foto: FIVB)

Próximos jogos 


07/12 - Sexta-feira
00h00 - Chonburi x Altay
04h00 - Praia Clube x Eczacibasi
07h00 - Vakifbank x Minas
10h00 - Zhejiang x Volero

08/12 - Sábado
00h00 - Disputa de 5-8º lugar 1
04h00 - Disputa de 5-8º lugar 2
07h00 - Semifinal 1
10h00 - Semifinal 2

09/12 - Domingo
00h00 - Disputa de 7º lugar
04h00 - Disputa de 5º lugar
07h00 - Disputa de 3º lugar
10h00 - Final

Comentários

  1. Finalmente Gabi acordou, espero que continue assim.

    ResponderExcluir
  2. Esqueceu de citar a Malu, que entrou no lugar da Bruna Honório q estava um pouco desconcentrada ontem e cometendo erros não -forçados no saque, ataque e bloqueio. Malu foi muito bem no saque e no ataque. Mara também teve uma participação importante no ataque. Léia defendeu mais que as chinesas. E a segunda líbero Geórgia foi usada algumas vezes para sacar e fazer fundo de quadra no lugar de Mara.
    No segundo set o Minas cometeu a maioria dos erros de saque da partida, dessa forma, as chinesas não precisavam se esforçar na virada de bola, já que o Minas dava pontos desaque de graça pra elas. Outra coisa nesse set foi o excesso de ataques pra fora, tentando o preciosismo de buscar a linha. Por isso, no segundo set, teve mais pintos em erros do Minas do que marcados pelas próprias chinesas. Nos sets em que o Minas errou menos, as chinesas sequer viram a cor da bola!

    ResponderExcluir
  3. O Praia vem jogando muito bem! Fawcett e Garay destruindo no ataque, Lloyd cada vez mais entrosada com as centrais, que estão super efetivas, Michelle passando tudo na mão e Suelen fazendo boas defesas! Infelizmente os jogos do minas tem sido muito tarde (ou muito cedo) e não da pra acompanhar. Agora foi só eu que reparei ou os comentaristas do Sportv só chamam o VakifBank de "Istanbul"? Kkkk como se fosse o único clube da cidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O nome completo é Vakıfbank Sports Club em inglês ou Vakıfbank Spor Kulübü, em turco. Não tem nada de Istanbul no nome do Vakıfbank!
      Até porque Galatasaray, Eczacibasi, Besiktas, Fenerbahce são todos da cidade de Istanbul e nenhum deles tem Istanbul no nome.
      Essa canal ridículo do Sportv nunca poderia transmitir o Campeonato Turco, pois iria chamar os times de Istanbul? Istanbul x Istanbul?
      E Carlão,Fabi, Nalbert etc... são um nojo na transmissão!

      Excluir
    2. Quanto recalque dos nossos campeões olímpicos.

      Excluir
    3. Os comentaristas estão a mando da emissora em não promover o Banco Vakifbank que financia e dá o nome ao time. Isso acontece inclusive no Brasil, quando no Sportv chamam o Hinode de Barueri, o Sesi de Bauru e o Vôlei audax de Osasco.

      Excluir
  4. Sem errar tanto o Minas é um dos favoritos à SL. O time é consistente, a Macris distribui muito bem o jogo e consegue fazer a pantufeira da Mara jogar. Agora, quando começa a errar, como fez no quarto set do jogo contra o Volero, o time é um desastre. Então, essa inconstância precisa ser diminuída pra que o time tenha o mínimo de chance contra o Vakif e na semifinal (provavelmente contra o Vitra) mas, especialmente, para a sequência da SL. Times com menos qualidade mas maior regularidade costumam ir mais longe em campeonatos longos. Acredito que o Praia tenha mais chances contra o Vitra se jogar no limite o tempo todo. Dessa forma daria pra sonhar com uma semi entre Minas e Praia. Caso contrário a final será Vitra x Vakif.

    ResponderExcluir
  5. Se o Praia jogar tudo q sabe e o Eczacibasi jogar tudo q sabe, falo com toda certeza vai ser o melhor jogo da temporada 2018/19. onde ñ terá favorito e q o melhor vença.Cada time tem seu ponto forte e seu ponto fraco, o Eczacibasi tem centrais pouco efetivas, uma levantadora bem limitada e Larson q ñ está na melhor parte da carreira dela, po outro lado tem 2 das 10 melhores atacantes do mundo, e isso ñ é pouca coisa!!! Já o Praia tem centrais mais efetivas, duas excelentes atacantes, coloco Garay tranquilamente entre as 10 melhores atacantes do mundo e Fawcett, q campeonato ela está fazendo, é a melhor sacadora da competição e uma das melhores atacantes, porém essas perdem pra Boskovic e Kim, por muito pouco mais perdem! Lloyd é muito melhor q Alikaya todos sabemos, até pq Lloyd até o momento é a melhor levantadora da competição, o Praia pode bater o Eczacibasi se continuar jogando assim...acredito q será 3x2 pra qualquer lado!!!

    ResponderExcluir
  6. Aposto num Eczacibaci 3x1 Praia e Vakifbank 3x0 Minas.
    Por favor galera me surpreendam, please

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Bruno, vc está um pouquinho pessimista... Espero que dentro de quadra o resultado seja diferente, quem sabe não é?
      O fato é que temos um confronto entre os 2 melhores times das Américas, Praia e Minas, e os 2 melhores times da Europa, Eczacibazi e Vakifbank, na atualidade.
      A grande decepção desse Mundial ficou por conta das chinesas. A China gasta uma fortuna para sediar o Campeonato Mundial e as chinesas não só são eliminadas já na primeira fase, como perdem feio os seus jogos diante da própria torcida, dentro da própria China. O público chinês que foi aos jogos deve estar muito frustrado, já que as chinesas deixaram a torcida a ver navios.

      Excluir
    2. Acho que o erro da China nesse caso foi a escolha de seu representante. Não fez muito sentido o país ser representado pelo Zhejiang, sendo que o atual campeão chinês é o Tianjin da YY Li. Acho até que ao invés de Altay e Volero, os convidados deveriam ser times da Itália como o Conegliano e até mesmo o Dinamo Moscou da Rússia. E mais uma coisa, eu acho que o Supreme só conquistou o título asiático pela ausência das principais jogadoras do Hisamtisu-JPN e do Tianjin na competição que aconteceu ano passado, o Supreme também foi campeão esse ano e pelo mesmo motivo. Ou seja, a competição seria super equilibrada com Minas, Praia, Vakif, Vitra, Conegliano, Moscou, Tianjin e Hisamitsu

      Excluir
    3. Hiago Victor , seria um campeonato perfeito!

      Excluir
  7. O Supeeme tinha um timaço quando ganhou a Champions! A MVP foi a senegalesa Fatou Diouck que destruiu todas as defesas ao longo do campeonato. O time ainda tinha a Tomkom(uma das melhores levantadoras do mundo), a Blanco(gigante central venezuelana e uma recepção mais equilibrada com a Kongyot(boa atacante) e a Moksri.Das titulares apenas a líbero e a Tinkao continuaram

    ResponderExcluir
  8. A fórmula ideal seria com 12 equipes, assim times de todos os continentes podiam participar e o mundial continuava bem forte!Mas com 8 times as vagas deveriam ficar!

    2 melhores da Champions
    Sede
    Campeão Asiático e Sul Americano
    Time africano ou da norceca(podiam se revezar)
    2 Wild cards

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)